Um terremoto de 6,5 graus ocorreu no início da tarde de hoje no Acre, segundo o Instituto de Pesquisa Geológica dos Estados Unidos (USGS, pelas iniciais inglês) na internet.
De acordo com os dados técnicos disponibilizados pelo USGS na internet, o epicentro do tremor foi detectado a 464 quilômetros de Rio Branco, a capital acreana, e a 749 quilômetros de Lima, a capital do Peru. O abalo sísmico ocorreu às 13h18min no horário de Brasília, a uma profundidade de 580,5 quilômetros.
O tremor não foi sentido na superfície devido à profundidade, disse um porta-voz da Defesa Civil da cidade de Cruzeiro do Sul, que fica a 127 km do epicentro do fenômeno:
— Não registramos na superfície nenhuma desordem ou dano. Esta zona é sujeita a muitos terremotos, o último de que tivemos notícia aconteceu há 20 dias.
Segundo uma fonte do Observatório Sismológico de Brasília, é nessa região que se chocam as placas tectônicas Sul-Americana e Andina, mas os tremores ocorrem à grande profundidade. Em geral, terremotos a mais de 500 km de profundidade não deixam sinais na superfície.
A zona aonde foi localizada o epicentro do sismo fica em plena selva amazônica, sendo difícil verificar qualquer dano material na superfície.