19 junho 2013

Vaca 'atola' em banhado no RS e é resgatada após mais de seis horas

Vaca ficou atolada em banhado de Passo Fundo
(Foto: Jorge Martins/RBS TV)
O Corpo de Bombeiros e voluntários de Passo Fundo, no Norte do Rio Grande d trabalharam juntos nesta quarta-feira (19) para resgatar uma vaca holandesa. O animal, chamado pelo dono de "Pombinha", ficou atolado em um banhado e demorou mais de seis horas para ser retirado de uma localidade próxima à ERS-324.

O trabalho para remover a vaca começou pela manhã, mas apenas no fim da tarde o bovino foi retirado com auxílio de outros profissionais. O animal precisou ser alimentado durante o procedimento.

"Agradeço aos bombeiros que se empenharam nesse trabalho que retirou a vaca mais velha do meu rebanho", disse Orlando Oro, agricultor e proprietário do animal, emocionado após a remoção.

Presidente da CNA adverte para perigo do protecionismo sobre emprego

Senadora Kátia Abreu
A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA), senadora Kátia Abreu, alertou contra o risco que políticas protecionistas de países desenvolvidos podem ter sobre o emprego, durante a 102a sessão da conferência da Organização Internacional do Trabalho (OIT). A reunião da Organização, que conta com 185 países membros, acontece de 5 a 20 de junho, em Genebra, Suíça.

Diante das delegações internacionais presentes na conferência, a senadora discursou, nesta terça-feira, como representante do setor empresarial brasileiro. Ela lembrou a importância de evitar que, levados pelo medo da crise que assola as economias desenvolvidas, os países ricos acabem por adotar políticas protecionistas, interferindo na economia de mercado.

“Não seria justo nem compreensível que diante de dificuldades que são transitórias, estes países patrocinassem uma volta aos mercados protegidos e ao Estado onipresente, tudo o que não lhes serviu em sua marcha para o progresso”, afirmou a senadora.

A presidente da CNA afirmou, ainda, que apesar da crise atravessada pelas grandes economias mundiais e o “terrível efeito” das mesmas sobre o emprego em países desenvolvidos, é “impossível não reconhecer que o mundo está melhorando”.

“Se a desigualdade está se elevando no interior das economias mais ricas do mundo, a desigualdade entre países e portanto entre populações está claramente se atenuando. Neste momento as economias emergentes e em desenvolvimento já tem uma participação maior na produção mundial do que as economias desenvolvidas. O mundo como um todo está se tornando mais justo”, afirmou a senadora Kátia Abreu.

Estavam presentes na sessão os presidentes das Federações da Agricultura do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel; de Minas Gerais, Roberto Simões; da Paraíba, Mário Borba; de Goiás, José Mário Schereiner; de Santa Catarina, José Zeferino Pedrozo; o Secretário Executivo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Daniel Carrara; e o presidente do Instituto CNA, Moises Gomes.

Mais duas prisões por tráfico de drogas em Cruz Alta

Foto: 5ª DPR/Cruz Alta/Eugênio
A Polícia Civil de Cruz Alta prendeu duas pessoas por tráfico de drogas nesta quarta-feira (19/6), no município. Por volta das 11h30min, a 1ª DP de Cruz Alta, com apoio da 2ª DP do município, deu cumprimento a mandado de busca e apreensão na casa de um suspeito de envolvimento com furtos, receptação e tráfico de drogas. No local, foi encontrada uma porção de crack (3,8g). Conforme a polícia, devido a informações anteriores e denúncias da prática de tráfico, o investigado G.R.G, 21 anos, o "Mulinha", foi preso em flagrante e encaminhado para a delegacia. 

Minutos depois, a Polícia Civil recebeu uma denúncia anônima da comunidade, dando conta que uma mulher descia uma das escadarias daquele núcleo habitacional transportando drogas. Ela foi identificada, abordada e revistada. Com a suspeita, foi encontrada uma porção de crack (21,70g). A mulher E.T.L., 33 anos, foi presa e também encaminhada para a delegacia. 

Os dois presos foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e, em seguida, encaminhados ao Presídio Estadual de Cruz Alta. A ação foi coordenada pelos delegados João Gabriel Parmeggiani Pes (1ª DP) e Rafael dos Santos (2ª DP), recém-lotados nas Delegacias de Cruz Alta.

Com multidão contra 11, Brasil vence México em atuação de gala de Neymar

Neymar vibra com a torcida: combinação perfeita no
Castelão (Foto: EFE)
De Neymar para José. De José para Fred. De Fred para Antônio. De Antônio para Oscar. De Oscar para João... O Brasil apelou. Burlou as regras. Usou mais de 50 mil pessoas para vencer apenas 11 mexicanos. Uma vitória garantida antes de a bola rolar, quando o povo ignorou o protocolo que só toca 50 segundos do hino nacional, e, na garganta, de peito aberto e orgulhoso, entoou palavra por palavra até o “Pátria amada, Brasil”. Um golaço inesquecível.

A Seleção derrotou o México por 2 a 0 numa interação poucas vezes vista, principalmente na história recente. Uma manifestação. Por um ataque mais rápido, por uma defesa mais segura, por um time mais apaixonado. Uma manifestação de amor que encantou e fez brilhar os olhos dos jogadores.

O gol de Neymar, aos nove minutos, assim como o passeio do começo do jogo, foi embalado pela torcida. Ricos, pobres, turistas, cearenses, apaixonados ou os famosos “coxinhas”, termo bem atual. Não importa. Eles apoiaram, tabelaram, deram o gás necessário a uma equipe que ainda comete falhas. No fim, ainda festejaram com o gol de Jô, aos 48 do segundo tempo, em nova jogada genial do camisa 10 da Seleção.

PM é preso por suspeita de participar de assalto a banco em Sarandi

Banco do Brasil foi assaltado no dia 6 de maio em
Sarandi  (Foto: Fernanda Carriço )
Um policial militar foi preso nesta quarta-feira (19) suspeito de participação no assalto à agência do Banco do Brasil no dia 6 de maio, em Sarandi, na Região Norte do Rio Grande do Sul. A ação movimentou a cidade de 32 mil habitantes no dia 5 de maio. O PM detido foi levado como refém dentro de um dos veículos usados pela quadrilha na fuga. De acordo com a investigação, tudo estaria combinado.

Dos cinco integrantes da quadrilha, três já haviam sido presos. No dia 6 de maio, dois bancos foram assaltados na Região Norte do Rio Grande do Sul, em Constantina e Sarandi. A polícia acredita que os dois crimes foram cometidos pela mesma quadrilha, mas o caso não foi confirmado. Cerca de 25 quilômetros separam os dois municípios.

Dentro da agência em Sarandi, houve confronto com a polícia, segundo o delegado Edson Cezimbra. Cinco homens deixaram o Banco do Brasil com dois policiais militares como reféns. Na fuga, eles acabaram capotando o carro e liberaram os dois PMs. Os ladrões pegaram outro veículo e foram até um posto de combustível, onde largaram o carro e pegaram uma caminhonete.

Com a caminhonete, eles entraram na rodovia BR-386. No caminho, cruzaram com uma guarnição do Batalhão de Operações Especiais (BOE) de Passo Fundo, que estava indo ajudar na ocorrência do roubo ao banco de Constantina. Houve tiroteio e perseguição.

Os bandidos então se refugiaram dentro de uma empresa particular, que fica às margens da rodovia. Lá pegaram como refém outras três pessoas: o proprietário e o casal de filhos, segundo a polícia.

Dois homens foram presos no dia do crime e três conseguiram escapar em dois carros. Um veículo foi encontrado no interior do município. Dentro dele, estava parte do dinheiro roubado nas agências, um fuzil e duas pistolas.

Entenda o caso:
O primeiro ataque ocorreu em Constantina e começou com a invasão da casa do gerente de uma agência do Banrisul ainda na noite de domingo (5). Ele e a mulher foram mantidos reféns por quatro homens até a manhã desta segunda, quando ocorreu o assalto. Funcionários foram rendidos, e o dinheiro do cofre, levado.

Logo depois, ocorreu um assalto a uma agência do Banco do Brasil em Sarandi. A polícia investiga se foi a mesma quadrilha que cometeu os crimes. A Polícia Civil de Constantina diz que policiais militares, clientes e funcionários foram feitos de reféns.

Pouco antes das 13h, os ladrões deixaram a agência e foram para dentro da sede de uma empresa em Sarandi. Eles pediram a presença de um promotor de Justiça e um advogado, além da equipe de imprensa.

Na sexta-feira (3), as agências do Sicredi e do Banco do Brasil em Fagundes Varela, na Serra, foram atacadas. Segundo a BM, os assaltantes estavam disfarçados com coletes da Polícia Civil. Eles renderam dois policiais militares antes de atacarem as agências, uma seguida da outra. Na fuga, abandonaram dois veículos.

Dilma aprova migração de 2 mil emissoras AM para FM

Presidente aprovou demanda do setor de radiodifusão
A presidente Dilma Rousseff aprovou a migração de 2 mil emissoras de rádio AM para a faixa de FM. A decisão atende a uma demanda da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) e das Associações Estaduais de Radiodifusão.

Presidente aprovou demanda do setor de radiodifusão

De acordo com informações da Abert, a proposta foi levada à presidente pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, na última quinta-feira, 6. A entidade acredita que o caminho mais adequado para o rádio AM brasileiro é a migração para os canais 5 e 6 de televisão. As emissoras, que operam em ondas médias, sofrem com níveis crescentes de interferências e ruídos, que prejudicam a prestação do serviço.

“A decisão da presidente Dilma será fundamental para o futuro de mais de 2 mil rádios AM que poderão integrar-se ao atual ambiente de convergência, com mais qualidade de transmissão e condições de seguir prestando o relevante serviço ao país”, afirmou o presidente da Abert, Daniel Slaviero.

As condições para a realocação serão encaminhados, em regime de urgência, ao Congresso Nacional. A proposta será definida pelo secretário de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, Genildo Lins, que discutirá os termos em reunião com a Abert.

Escola de Consolata é alvo de ladrões

Foto: Arquivo da Escola Alberto Pasqualine
O projeto da Horta Escolar da Escola Estadual de Ensino Fundamental Alberto Pasqualini de Consolata foi criado para os alunos produzirem variedades de hortaliças, orientados por professores e técnicos. Além da aprendizagem, os produtos complementam a merenda escola, com maior qualidade.

Porém, quando as hortaliças estão no ponto de colheita, a horta escolar é constantemente invadida por alheios durante a noite, causando frustração e desânimo em toda a comunidade escolar, principalmente nos alunos.

Ontem à noite, 18, foram colhidos aproximadamente, 50 pés de alface, as quais seriam utilizadas sexta-feira na merenda das crianças. 

Super Cotrirosa será inaugurado neste sábado em Giruá

Super Cotrirosa será inaugurado neste sábado em Giruá
A partir deste sábado, 22 de junho, a comunidade de Giruá e região poderá usufruir de toda a estrutura da rede de Supermercados Cotrirosa. A inauguração do supermercado de Giruá acontece a partir das 9h, com a solenidade de abertura em frente ao supermercado. Durante todo o dia haverá degustação de produtos da padaria Super Cotrirosa e ofertas especiais de inauguração.

De acordo com o presidente da Cotrirosa, Eduino Wilkomm, muitos investimentos foram feitos na estrutura em Giruá. “Investimos na estrutura que adquirimos do antigo supermercado Daloss, ampliamos o espaço, readequamos a rede elétrica e estamos deixando o espaço preparado para atender a comunidade de Giruá e região com a marca de bom atendimento e a credibilidade da nossa rede de supermercados”, afirmou. Ao total, a Cotrirosa investiu cerca de um milhão de reais no supermercado, que tem 1200m² para oferecer uma variada linha de produtos, serviços de padaria, confeitaria, açougue e depósito e empregará, diretamente, 29 funcionários.

Além das ofertas especiais de inauguração, as pessoas que adquirirem produtos no supermercado de Giruá estarão participando da promoção “Carrinho Premiado” e concorrendo a 45 prêmios da promoção “Super Aniversário Cotrirosa”.

O gerente do supermercado de Giruá, Paulo André Mombach, lembra que toda a comunidade está convidada a participar e conferir as promoções de inauguração do supermercado. “O supermercado terá a qualidade dos serviços oferecidos pela Cotrirosa, desde os produtos até o atendimento dos nossos funcionários”, ressaltou.

O supermercado de Giruá que está localizado na Rua Coronel Bráulio de Oliveira, terá atendimento de segunda a sábado, das 8h às 12h e das 14h às 19h. Aos domingos, o horário de funcionamento será das 8h30min às 12h.

HSVP está cadastrado no Nota Fiscal Gaúcha


Programa distribuirá milhares de prêmios como incentivo para que os cidadãos exijam a emissão do documento fiscal no momento de suas compras


O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Três de Maio, integrante da Rede Verzeri, está cadastrado no Programa Nota Fiscal Gaúcha, promovido pelo Estado do Rio Grande do Sul, que distribuirá todos os meses milhares de prêmios como incentivo para que os cidadãos exijam a emissão do documento fiscal no momento de suas compras.

Para concorrer aos prêmios, basta que a pessoa solicite a inclusão do seu CPF na nota ou cupom fiscal e cadastre-se no Programa, habilitando-se a participar dos sorteios. Também pode ser usada a modalidade de lançamento das notas fiscais, em que a população pode levar ao HSVP as notas fiscais que não tem CPF cadastrado, para que elas sejam lançadas diretamente no sistema, acumulando pontos para a Instituição.

Através do Programa, os cidadãos concorrem a prêmios de até R$ 1 milhão e as entidades sociais por eles indicadas são beneficiadas por repasses de recursos. “Ao cadastrar o HSVP como destinatário dos recursos, é a própria população quem estará ganhando, pois os recursos destinados
à Instituição serão revertidos em investimentos na infraestrutura e na aquisição de novos equipamentos que ficarão à disposição da comunidade”, ressalta a Gerente Administrativa e de Infraestrutura, Eliane Amaro Arenhart.

Como o cidadão pode participar:
- Acesse o site www.notafiscalgaucha.rs.gov.br, clique no ícone Cidadão e posteriormente em Cadastre-se. É neste momento que você irá cadastrar o Hospital São Vicente de Paulo como destinatário dos recursos do Estado a serem aplicados na Instituição.

- Depois é só informar o seu CPF em suas compras. A empresa participante do Programa enviará os documentos fiscais à SEFAZ para que você acumule pontos para o sorteio.

- Acompanhe a pontuação obtida pelos documentos fiscais emitidos com seu CPF, a geração dos seus bilhetes e os sorteios.