05 outubro 2011

Laudo sobre acidente com 29 mortos aponta que motorista invadiu pista

Além dos 29 mortos, 17 pessoas ficaram feridas
No laudo divulgado nesta quarta-feira (4) sobre o acidente entre um ônibus e uma carreta, que deixou 29 mortos em Santa Catarina, em março deste ano, a polícia informa que o motorista do caminhão invadiu a pista contrária na curva e depois tombou. A colisão foi na BR-282, em Descanso, Oeste do estado.
Além dos 29 mortos, 17 pessoas ficaram feridas. O laudo mostra que o caminhão estava a 95km/ h e os policiais investigam se havia excesso de carga no momento do acidente. O motorista transportava madeiras. As notas fiscais indicavam 27 mil quilos de tábuas, o que estaria dentro do limite permitido pela montadora.
No entanto, a perícia constatou que a altura da carga ultrapassava 1,60 metro, o limite da carroceria. Segundo a polícia, isso significa que ela pode ser superior ao que constava na nota fiscal apresentada na época. O inquérito ainda não foi concluído.
Os passageiros do ônibus eram, na sua maioria da comunidade Linha Salto, localidade do interior de Santo Cristo. O grupo seguia para Marechal Cândido Rondon, Oeste do Paraná, onde parte dos passageiros participaria de um evento esportivo de bolão – um esporte típico da região e semelhante ao boliche.

Santa Rosa no VI Congresso Federal da Economia Solidária e Associativismo

O evento foi realizado em Buenos Aires, na Argentina
Santa Rosa esteve representada no VI Congresso Federal da Economia Solidária e Associativismo. O evento foi realizado em Buenos Aires, na Argentina. A Diretora de Turismo Marlene Bamberg e uma Comitiva da região, com representantes das Rotas Turísticas: Rio Uruguai, Yucumã e das Águas e Pedras que Encantam, participaram do evento.
O Congresso aconteceu no início do mês e contou com a participação de representantes da Argentina, Brasil e Paraguai. O trabalho turístico é realizado, no país vizinho, inserido na Economia solidária. De acordo com Marlene, “A Economia Solidária na Argentina está organizada com os mais diversos segmentos de serviços, no qual o Turismo está ligado em Cooperativas. Nossa Região está inserida na Associação Binacional de Turismo-ABITUR, a qual proporcionou nossa participação, e bons exemplos que poderemos inserir em nossa cidade”.

Homem assalta casa e atira idoso em poço em São Pedro do Sul

Homem assalta casa e atira idoso em poço em São Pedro do Sul 
Crédito: Divulgação / Polícia Civil
Um homem de 73 anos foi jogado em um poço por um homem que assaltou a casa do idoso, em São Pedro do Sul, no Centro do Estado. A vítima permaneceu por cerca de 14 horas no buraco que tem 5 metros de profundidade. O crime ocorreu por volta das 17h de segunda-feira e o agressor foi
identificado ontem, segundo a Polícia Civil.
De acordo com o delegado Guilherme Paul, o suspeito invadiu a casa e foi surpreendido pelo idoso durante o assalto. O dono da residência foi agredido a socos e arrastado até o poço, sendo resgatado após 14 horas. O idoso foi encaminhado ao hospital com hipotermia.  O assaltante roubou R$ 1,3 mil, documentos e um revólver.

Apreensão de Entorpecentes na RS 344

Nesta terça-feira (4/10), às 10h30, durante abordagem a veículo suspeito na RS 344, Km 28, próximo ao trevo de acesso à Tuparendi, a Polícia Rodoviária Estadual apreendeu aproximadamente 200 gramas de pasta pura de cocaína, encontrada por um cão farejador. O veículo Renault Megane, de placas argentinas, ingressou ao país através de Porto Mauá. Foram presos três indivíduos de nacionalidade argentina e, conduzidos a Polícia Federal de Santo Ângelo, onde está sendo lavrado o flagrante.
Apreensão de entorpecentes em Alecrim

Na segunda-feira (3/10), 19h30, os policiais civis e militares de Alecrim, área do CRPO Fronteira Noroeste, cumpriram um mandado de busca e apreensão no interior de uma residência, onde foram localizados 3,334 (três quilos, trezentos e trinta e quatro gramas) de maconha. Na residência estavam dois homens e uma mulher, sendo um deles menor de idade. Foram encaminhados à Delegacia para lavratura de flagrante.
Captura de Foragido
Na terça-feira (4/10), foram recapturados dois foragidos. Na cidade de Tiradentes do Sul, após denúncia, foi efetuada a prisão de um foragido em encaminhado ao Presídio Estadual de Três Passos. Outro foragido preso, foi encontrado na cidade de Novo Machado e apresentado na Delegacia de Polícia de Tucunduva.

Morte súbita de rapaz de Horizontina gera boatos infundados sobre a causa do problema

O jovem morreu no Hospital Vida e Saúde de Santa Rosa 
Segundo o Jornal Folha Cidade, após retornar de uma viagem, ele teria se sentido mal e foi consultar no Hospital Osvaldo Cruz. Como o quadro dele piorou, o vendedor de 22 anos foi transferido para o Hospital Vida e Saúde de Santa Rosa. Apesar dos esforços da equipe médica, não foi mais possível evitar a morte dele por pancreatite, que é uma inflamação do pâncreas.
O que está causando comentários inverídicos, segundo a própria família, é o fato de o jovem ter comido um pastel quando estava voltando para Horizontina. Circulam boatos que o pastel estaria impróprio para o consumo e teria sido a causa da morte, o que foi descartado pelo atestado de óbito, o qual aponta uma crise aguda de pancreatite como a verdadeira causa.
O pâncreas é uma glândula de aproximadamente 15 cm de extensão fundamental para o funcionamento do sistema digestivo.

II Domingo na Praça em São José do Inhacorá

As crianças da Pré-Escola à 4ª série terão
acompanhamento dos seus respectivos professores
Em comemoração ao Dia da Criança, será realizado o II Domingo na Praça. 
O Evento coordenado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, oportunizará a todas as crianças, gratuitamente, diversão com os brinquedos do SESC (cama elástica, chute a gol, futebol inflável, tobogã gigante, castelo pula-pula e surf mecânico).
As crianças da Pré-Escola à 4ª série terão acompanhamento dos seus respectivos professores, pois a atividade faz parte do calendário escolar, portanto dia letivo. Alunos de outras series, demais crianças e pais também poderão participar.
O transporte sairá às 13h da Secretaria de Obras. Cada criança será responsável pelo seu lanche, podendo este ser adquirido no local.

Outubro Rosa ilumina o Chaminé

A primeira-dama Elisabete é a coordenadora do IMAMA
Foto: Pato Roberto
Como parte da programação da campanha do Outubro Rosa, o Núcleo de Conscientização do Instituto da Mama (IMAMA) de Três de Maio, participou da Sessão  da Câmara Municipal de Vereadores, realizada no auditório da ACI, no dia 3 de outubro.
No evento, o IMAMA foi representado pela coordenadora voluntária, a primeira-dama Elizabeth Caraffa Casali, que falou sobre dados do câncer de mama, que mata diariamente 30 brasileiras. “O câncer de mama é uma doença que ameaça a vida, mas possuí 95% de chaces de cura, se diagnosticado precocemente”, informa.
Conforme a coordenadora, o Outubro Rosa é um mês dedicado à  conscientização da importância sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama, realizado em todo o mundo, e tem como principal atividade, a iluminação de monumentos na cor rosa, como alerta à prevenção do câncer de mama.
A chaminé da está decorada
Foto: Ramone Pacheco
No Brasil, pelo quarto ano consecutivo, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, receberá a iluminação com a cor símbolo da campanha. Em Três de Maio, o monumento iluminado será o Chaminé, localizado na Avenida Senador Alberto Pasqualini.
Como parte da programação do Outubro Rosa, serão realizadas oficinas na cidade e interior, com o tema 'Mulher, previna-se'. Dia 6 de outubro a oficina será realizada no Salão Evangélico da Comunidade de Consolata, e irá atender usuários do ESF Viva Melhor Quaraí. No dia 18 de outubro, a oficina será realizada no Salão Comunitário do Jardim das Acácias, e irá atender usuários do ESF São Pedro – Viva Mais.
A programação será encerrada no dia 4 de novembro, com um jantar promovido pelo Núcleo de Três de Maio, no Armazém Liquid, onde será exposto o livro gigante do programa IMAMA na Escola.

PMDB alegriense realiza quatro eleições da sigla na convenção municipal

O PMDB de Alegria também realizou no último dia 25 a sua Convenção Municipal, uma das maiores dos últimos tempos, com o processo de escolha do novo Diretório Municipal e dos novos dirigentes da Sigla no Município, Cujos trabalhos foram coordenados pelo seu presidente e Secretário Municipal da Saúde, Valdir Natal Rochinheski.
O Diretório Municipal do PMDB Alegriense é composto por 36 convencionais titulares e 07 suplentes, 05 membros da Comissão de Ética e Disciplina Partidária – Titulares e Suplentes, e 01 Delegado Titular e 01 Delegado Suplente para a Convenção Estadual.
Eleito o novo Diretório, aconteceu as Eleições da COMISSÃO EXECUTIVA MUNICIPAL, Eleição do PMDB MULHER, eleição do PMDB JOVEM e eleição do novo comando da COORDENADORIA REGIONAL DO PMDB DA GRANDE SANTA ROSA. 
 A Executiva Municipal ficou assim constituída:
PRESIDENTE: Vereador Valdir Zavaski, 1º VICE-PRESIDENTE: Mauro weiller, 2º VICE-PRESIDENTE: Luiz Rosa Vettorato, SECRETÁRIO GERAL: Valdir Natal Rochinheski, SECRETÁRIO-ADJUNTO: Ivete H.B. Rolim Segatto, TESOUREIRA: Marli Terezinha Pavlak, LIDER DA BANCADA: Ver. Elton José Sausen, 1º VOGAL: Cláudio Wisneski, 2º VOGAL: Beatriz Casali Schossler, PRIMEIRO SUPLENTE: Diomar Rene Filipin;, SEGUNDO SUPLENTE: Élio knebelkamp;, TERCEIRO SUPLENTE: Alceno Raimundo Boeck;, QUARTO SUPLENTE: Amauri Wisneski; , CONSELHO FISCAL TITULAR: 1- Sady Kopper, 2- Fiorindo Wisneski, 3- Ivo Guilherme Graupe., CONSELHO FISCAL SUPLENTES: 01- Oldemar Zayaskoski, 02 Delmar Lemainski, 03-Eliseu Luiz Scarati., DELEGADO DO PARTIDO: Irineu Visneski, SUPLENTE DE DELEGADO: Darmir Antonio Goulart, PRESIDENTE DE HONRA: Edmundo Lemaiski
A Professora Lenir Terezinha Borges Michelsen foi eleita Presidente do PMDB MULHER composta ainda pelas companheiras: 1ª - VICE-PRESIDENTE: Neusa Maria Rochinheski, 2ª - VICE PRESIDENTE: Maria Dolores Kopper, SECRETÁRIA GERAL: Luci Maria Zavaski Johann;, SECRETÁRIA ADJUNTA: Rosani Giacomelli Zavaski, TESOUREIRA: Ivete H.B. Rolim Segatto, 1ª VOGAL: Lucia Lemainki, 2ª VOGAL: Beatriz Casali Schossler, PRIMEIRA SUPLENTE: Marli Terezinha Pavlack, SEGUNDA SUPLENTE: Dirlei Elvira Wisneski, TERCEIRA SUPLENTE: Irma KnebelKamp, QUARTA SUPLENTE: Maria Inês Carvalho Bueno Weiller, CONSELHO FISCAL TITULAR: 01- Erica isolde Kemp, 02-Dolores Sklar Willers, 03- Maria Selita Pelison Rounow, CONSELHO FISCAL SUPLENTE: 01-Loriva Pinto, 02-Vilma Scheer Boeck, 03- Libertina de Moura Martine.
Já o Estudante Diórgenes Natiel Rochinheski, vai comandar o PMDB JOVEM que tem na composição da chapa como:
1º VICE-PRESIDENTE: Fernanda Raquel Rolim Segatto, 2º VICE-PRESIDENTE: Carlos Alexandre Cicowinez; SECRETÁRIO GERAL: Jorgiane Darcieli Pertile, SECRETÁRIO ADJUNTO: Katieli Rochinheski TESOUREIRO: Márcio André Mattner, 1ª VOGAL: André Visneski, 2ª VOGAL: Fábio Luiz Bueno, PRIMEIRO SUPLENTE: Diego Jardel Muller, SEGUNDO SUPLENTE: Gerson Springer. 
No comando da Coordenadoria Regional do PMDB da Grande Santa Rosa concorreu a chapa de consenso assim composta: COORDENADOR REGIONAL: Vilarim Melgarejo de Abreu de Três de Maio/RS – VICE-COORDENADOR: Odinir Antonio Garbinatto de Giruá/RS – SECRETÁRIO GERAL: Abilio Kapelinski, de Santa Rosa/RS –TESOUREIRO: Valdir Natal Rochinheski de Alegria/RS – 1º VOGAL: Romeu Inácio Wolfarth de São José do Inhacorá /RS – VICE-COORDENADORIA REGIONAL PMDB MULHER: Rosane Ines Goulart de Candido Godói /RS – VICE-COORDENADORIA REGIONAL PMDB JOVEM: Rafael Godóy de Horizontina/RS – VICE CORRDENADORIA REGIONAL DE VEREADORES DO PMDB: Vereador Ivo Balsan de Tucunduva/RS -  VICE-COORDENADORIA REGIONAL DE PREFEITOS, VICES, EX-PREFEITOS E EX-VICES-PREFEITOS DO PMDB: Prefeito Leo Miguel Weschenfelder de Porto Lucena/RS.
Nas quatro eleições, concorreram chapas únicas, as quais obtiveram a unanimidade dos votos dos convencionais. Ao Assumir pela 2ª vez o cargo de Presidente do Partido, Valdir Zavaski fez seu pronunciamento e afirmou que a sua intenção é agregar as forças Pemedebistas. “Queremos unir o PMDB, que sempre foi o maior partido no município e é o maior Partido do Brasil, queremos ter o reconhecimento da comunidade do trabalho que o nosso partido faz e pode fazer pelo nosso município”, destacou. Ele afirmou ainda que o PMDB quer manter o acordo que foi selado quando da formação do consenso na eleição passada, porque nunca antes Alegria recebeu tantos benefícios e se desenvolveu tanto, como nesses últimos 2 anos e 8 meses de administração. Uma frente ampla com todos os partidos será uma realidade, que está sendo construída com muito diálogo. “Queremos continuar o projeto de desenvolvimento para Alegria, é o que sempre estaremos buscando e para isso o Partido está organizado, estruturado e mobilizado com 4 Pré-candidaturas a prefeito já definidas para o próximo pleito, ressaltou o novo presidente eleito.
O PMDB de Alegria tem como metas: a Agricultura Familiar, a Conservação de Estradas, a Saúde com mais recursos para o SUS, Geração de Emprego e Renda, Esporte e mais investimentos em Infraestrutura Urbana e Rural.

Corpo de PM desaparecida é encontrado em Fontoura Xavier

Luane estava desaparecida desde o dia 19 
Crédito: Arquivo Pessoal / CP
O corpo encontrado às margens de um açude, em uma propriedade rural de Fontoura Xavier, no início da madrugada desta quarta-feira, é o da policial militar de Passo Fundo Luane Chaves Lemes, de 23 anos. A soldado estava desaparecida desde 19 de setembro.
O chefe de investigação da 1ª Delegacia de Homicídios, comissário Caroará Mor Alves, informou, por volta da 1h, que a vítima, uma mulher loira, vestia roupas semelhantes às que Luane usava no último dia em que foi vista. A delegada Daniela Mineto, responsável pelo caso, seguiu imediatamente para Fontoura Xavier, município a aproximadamente 100 quilômetros de distância, onde confirmou tratar-se de Luane.
Próximo ao corpo, foi encontrada a provável arma do crime, de propriedade da Brigada Militar, assim como o celular da oficial, o que faz a polícia acreditar em suicídio, como já suspeitava a delegada, devido às  mensagens de texto enviadas para o ex-namorado.  Segundo o comissário, o avançado estado de decomposição do cadáver não permitiu identificar marcas de violência. O corpo seria encaminhado para necropsia.
Nas imagens captadas pelo sistema de monitoramento da Estação Rodoviária de Passo Fundo, Luane aparece comprando passagem, em 19 de setembro. Ouvido pela delegada na tarde passada, o motorista da Unesul confirmou que todos os passageiros que haviam comprado o bilhete embarcaram no coletivo, reforçando a hipótese de que Luane seguiu, realmente, para a Capital. 
À imprensa, antes de depor, o condutor revelou que, em Vila Assis, parou por 30 minutos para o almoço e, na hora de seguir viagem, deu falta de um passageiro. O profissional disse ter esperado, por mais cinco minutos, sem que a pessoa tenha aparecido. Ele afirmou que não houve reclamação posterior do passageiro que ficou para trás. O motorista disse, ainda, não se lembrar se um homem ou uma mulher havia sumido.
Confira as imagens das câmeras da rodoviária de Passo Fundo: