06 agosto 2009

Setrem amplia recesso até o dia 17 de agosto

A SETREM, sociedade Educacional Três de Maio, decidiu ampliar o recesso escolar até o dia 17 de agosto. As aulas estavam previstas para serem retomadas neste 2º semestre, no dia 3 de agosto. Por causa das consequências da Gripe A (H1N1), inicialmente, a SETREM decidiu protelar o início das aulas para dia 10 de agosto. Diante da manutenção do quadro epidêmico da gripe A, e, também para acompanhar a quase totalidade das demais instituições de ensino, a SETREM decidiu rever sua decisão. Com isto, o Diretor Geral Flávio Magedanz, anunciou que a retomada das aulas do 2º semestre, no âmbito de toda a Instituição de Ensino, passa a ser a data de 17 de agosto, sendo que a situação será novamente reavaliada no dia 13 de agosto. As demais atividades estão mantidas com atendimento preferencial nos seguintes turnos: Ensino Fundamental, Médio, Técnico e Centro de Idiomas pela manhã; Graduação e Pós-Graduação à tarde.

Confirmada a morte de um paciente que estava internado com suspeitas de Gripe A (H1N1) em Três de Maio

Em entrevista ao programa Linha Aberta na Rádio Colonial AM, nesta quinta-feira (06), o Secretário Municipal da Saúde Rafael Soder, foi questionado a respeito do novo decreto publicado pelo Prefeito Municipal Olivio José Casali, no qual, ao contrário do anterior, libera a realização dos eventos no município de Três de Maio. Soder, destacou que após intensas reuniões da administração com os responsáveis, se entendeu por bem de liberar os eventos particulares, mas nunca esquecendo de que a própria comunidade é quem deve tomar precauções para tentar evitar ao máximo possível o contágio da nova gripe.
O secretário Rafael, também confirmou a morte de um paciente com suspeitas da Gripe A, o qual estava internado no Hospital São Vicente de Paulo em Três de Maio. O jovem técnico agricola Inácio Dalla Rosa, 25 anos, natural de Ijui. Ele estava internado na CTI do Hospital São Vicente de Paulo em Três de Maio desde o dia 28 de julho, o rapaz, que vivia em Santa Rosa, estava em Três de Maio visitando a namorada quando foi interando após sentir os sintomas ainda no domingo (26), tendo procurado atendimento médico na segunda-feira (27).
Inácio, faleceu por volta das 13h desta quinta-feira 06 de agosto.

Prefeito de Três de Maio asssina novo Decreto Municipal que libera a realização de eventos

O Prefeito Municipal de Três de Maio, Olivio José Casali, assinou nesta quarta-feira (05), um novo Decreto Lei Municipal de prevenção contra a gripe A (H1N1).
O decreto tem o seguinte conteúdo: Declara estado de alerta no município de Três de Maio, prolonga as férias de inverno nas escolas municipais e libera a realização de eventos, como medida prevetiva contra a Gripe Influenza A (H1N1).
A partir desta data, até nova determinação, ficam liberadas as promoções de iniciativa privada.
Segundo o que diz no documento, novas medidas poderão ser tomadas a qualquer momento, desde que haja o recrudescimento da situação epidemiológica no município, obedecendo sempre à avaliação da Secretaria Municipal de Saúde.

Prefeito assina convênio com CTG Chama Crioula de Santa Rosa

Depois de ter fechado parceria com o CTG Sepé Tiaraju, agora foi a vez do Centro de Tradições Gaúchas Chama Crioula. Foi assinado na tarde desta terça-feira(04), o convênio, no qual a Prefeitura irá auxiliar a Instituição com R$5 mil reais. A intenção é auxiliar as entidade e incentivar a cultura gaúcha para a comunidade.
Com esse recurso o CTG Chama Crioula irá realizar um projeto em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e a Secretaria Municipal de Educação e Juventude. De acordo com o Prefeito Orlando Desconsi, “É intenção da Administração incentivar a cultura e auxiliar as entidades. Nós prometemos que iremos manter esse convênio durante os quatro anos de trabalho”. O CTG Tarumã também deverá fechar parceria com a Prefeitura.

Participação de suínos na Expointer deve ser definida até 15 de agosto

O presidente da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURS), Valdecir Folador, disse na última terça, dia 4, durante lançamento da Expointer, que a princípio, o ingresso de suínos no Parque Assis Brasil, em Esteio, está mantido.
Folador observou, no entanto, que o setor deverá ter uma reunião nos próximos dias com o Ministério da Agricultura, Secretaria de Agricultura, demais órgãos de Estado e entidades para uma nova avaliação da questão. Ele informou ainda que a data da reunião será definida pelo Ministério da Agricultura, mas que talvez seja por volta do dia 15.
De acordo com o dirigente, o ingresso de suínos no parque não requer nenhuma medida especial em termos de sanidade animal diante do avanço da gripe A, mas mesmo assim teria ficado acertado em reuniões anteriores que os suinocultores não poderão participar da feira com fêmeas paridas, a parir, e nem leitões, para evitar aglomeração de pessoas em torno desses animais.
– O perigo está em esses animais serem contaminados por pessoas que contraíram o vírus da Gripe A e não nas pessoas serem contaminadas pelos animais – frisou Folador.