11 fevereiro 2010

Trânsito gaúcho deixa 1,4 mil mortos e 46 mil feridos em 2009

O total de mortes nas vias públicas do Estado chegou a 1.430 no ano de 2009, sete a mais do que em 2008 e 27 a mais do que em 2007. Levantamento preliminar realizado pelo Detran-RS detectou que quem mais está morrendo são jovens entre 18 a 24 anos (281 vítimas) e idosos acima de 60 anos (167 vítimas), número que pode ser ainda maior, considerando 189 vítimas sem identificação. Ainda, as vítimas contabilizadas no Estado são somente aquelas que morrem no local, não sendo registradas as que falecem nos hospitais ou ao longo do tempo.
A taxa de fatalidade, que relaciona o número de vítimas fatais ao tamanho da frota, vem caindo ano a ano. Em 2007, 3,64 pessoas morreram para cada 10 mil veículos da frota. Em 2008, foram 3,44; e em 2009, 3,24. Mas os números não podem ser comemorados, porque ainda assim são alarmantes.
Em 2009, foram 46.010 feridos, bem menos que os 49.232 do ano anterior, mas bem mais que os 44.278 de 2007. Assim como as vítimas fatais, em que 81,6% são do sexo masculino; entre os feridos, 71,6% são homens e 13.993 (ou 30,4%) estão na faixa dos 18 a 24 anos.
A grande maioria dos acidentes acontece nas vias municipais: 64% dos acidentes com lesão e 45% dos acidentes com vítimas fatais. Tanto nas estradas federais e estaduais, quanto nas vias municipais, o número de acidentes com vítimas fatais sobe nas sextas-feiras, atingindo um pico nos sábados e domingos. Os municípios com maior número de vítimas são aqueles com maior concentração populacional ou cortados por rodovias de grande movimento, como Porto Alegre, Caxias, Pelotas, Novo Hamburgo, Santa Maria, Passo Fundo, São Leopoldo, Canoas e Rio Grande.
Carnaval vitimou 56 pessoas nos últimos três anos
Em 2009, doze gaúchos perderam a vida em acidentes de trânsito nos quatro dias do feriado de Carnaval. Em 2008, foram 25 vítimas, e em 2007, 19. Grande parte desses acidentes com mortes aconteceu no período da manhã.
O total de acidentes com lesões no Carnaval chega perto de mil ao ano. Foram 704 acidentes com lesões em 2007, que deixaram um número estimado de 826 pessoas feridas. Em 2008, 901 acidentes deixaram 1.069 feridos (estimados), e em 2009, calcula-se que 1.030 pessoas ficaram feridas em 840 acidentes de trânsito.

Polícia desarticula quadrilha que movimentava um quilo de crack por semana no RS

A Brigada Militar (BM) e a Polícia Civil deflagraram por volta das 6h desta quinta-feira a Operação Retomada contra o tráfico de drogas em quatro municípios do Rio Grande do Sul. Mais de 200 policiais cumprem 34 mandados de prisão em Tramandaí, Cidreira, Gravataí e Santo Antônio da Patrulha.
O alvo é uma quadrilha que movimentava um quilo de crack por semana, a maior parte em Tramandaí, no bairro Agual, onde teria 19 pontos de venda de drogas. A quantia equivale a 6 mil pedras de crack aproximadamente.
Vinte e quatro pessoas foram presas (19 hoje e cinco durante os oito meses de investigação) e 2 mil pedras de crack, seis carros, uma moto e quatro armas apreendidas.
Conforme a polícia, a base da quadrilha era em Gravataí, onde ficavam o chefe do grupo, que ainda não foi preso, e a mulher dele. Ainda não se sabe onde foram feitas as prisões.
Durante a investigação, a polícia interceptou 5 mil telefonemas e uma conta corrente de um envolvido, que tinha R$ 48 mil. Mais detalhes sobre a operação devem ser divulgados a qualquer momento.

SICREDI de Tiradentes do Sul realiza Pré Assembleia

Na noite de ontem, realizou-se mais uma Pré Assembleia do Processo Assemblear 2010 da SICREDI Noroeste RS, na Unidade de Atendimento de Tiradentes do Sul. Contando com a participação de 745 associados(as), a Pré-Assembléia proporcionou aos presentes no Ginásio Poliesportivo de Tiradentes do Sul, informações e o relatório da prestação de contas relacionadas às atividades desenvolvidas pela cooperativa durante o ano de 2009.
Na oportunidade foi sorteado uma moto 0 Km, onde o ganhadora foi a associada Marlete kerwald.
A próxima pré assembleia, será amanhã à noite em Crissiumal , com início às 21 horas, no CTG Estância da Saudade.

Raquel Wünsch confirma inscrição de pré-candidatura a Assembléia Legislativa

O Partido dos Trabalhadores fez uma grande festa na tarde de quarta-feira, 10, para recepcionar o pré-candidato da sigla ao Governo do Estado, Tarso Genro, no Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre. A três-maiense Raquel Wünsch, pré-candidata a Deputada Estadual, esteve em Porto Alegre e confirmou a sua inscrição no Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores.
Filha do cooperativista Antonio Wünsch, Raquel é jornalista e estava assessorando o prefeito de Canoas Jairo Jorge (PT). Mesmo sendo a primeira disputa a um cargo eletivo, Raquel afirma estar motivada e impressionada com a aceitação de sua pré-candidatura. “Queremos abrir um diálogo com as mulheres, a juventude, o cooperativismo e colaborar com o desenvolvimento da região noroeste. Estamos felizes com o apoio que temos recebido das lideranças do partido em várias regiões do estado”, comemora.
Em junho, a convenção oficial do partido deve confirmar a candidatura de Raquel Wünsch, que poderá se tornar a mais jovem candidata da região a uma vaga a Assembléia Legislativa.

Criança desaparece no Salto do Yucumã

Uma criança de sete anos desapareceu na tarde desta quarta-feira (10), ao cair no Salto do Yucumã, em Derrubadas, no noroeste do Estado. Lucas Pereira da Silva estava com a família no Parque Estadual do Turvo, onde está localizado o salto, considerado a maior queda longitudinal do mundo.
Nas pedras que antecedem as margens do Rio Uruguai, o menino teria escorregado e caído na água por volta das 15h30min. A família é de Santo Augusto e estava passeando no parque. A Brigada Militar e funcionários do Parque iniciaram as buscas. O Corpo de Bombeiros de Três Passos também está no local. No trecho do Rio Uruguai onde está o salto, a correnteza é forte e a profundidade pode chegar a 120 metros, conforme a Brigada Militar.