08 setembro 2009

Formanda do Curso de Engenharia de Produção é aprovada em concurso do Inmetro

Está chamando a atenção pela competência e talento, a segunda turma de formandos do Curso Bacharelado em Engenharia de Produção Agroindustrial da SETREM, composta por 14 acadêmicos. Há poucos dias, recebemos a notícia da aprovação no Mestrado de Engenharia de Produção da UFSM, das acadêmicas Ana Maria Fabricio e Elisângela Pinheiro. Agora, sabe-se, também, da aprovação da estudante Gabrielle Cassol, 23 anos, no concorrido Concurso Público, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior para preenchimento de 127 vagas no INMETRO.
A jovem, natural de Três Passos, ocupará o cargo de Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade na área da Engenharia de Produção na sede da organização, no Rio de Janeiro. Será o seu primeiro emprego na área de formação, sendo a nomeação prevista para 2010. A remuneração inicial para quem possui somente graduação é de R$ 5.964 mensais, podendo chegar a R$ 7.563, para quem possuir maiores titulações. “Com certeza, esta conquista é reflexo do ensino de qualidade da SETREM e do desempenho dos professores do curso de Engenharia em disseminar o conhecimento”, destaca.

Comemoração do 7 de setembro diferente caiu no gosto do povo

A comemoração do 7 de Setembro, em Três de Maio, nos 187 anos de Independência do Brasil, foi inédita. Já que a tradicional parada cívica dos estudantes foi cancelada, tendo sido promovido o 3° Encontro Regional de Bandas Marciais e Fanfarras do Grande Santa Rosa - 3° EBAMARF. Apesar do tempo ameaçador, o público lotou, desde as primeiras horas de ontem, a avenida Uruguai – calçadas e canteiro central - para assistir de perto às apresentações das bandas e fanfarras convidadas. Pelo menos, 3 mil pessoas olharam, ouviram e aplaudiram.
A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desportos, com o apoio do Departamento de Cultura, organizou os festejos da Semana da Pátria, com muitas atividades cívicas na praça Henrique Becker Filho e nas escolas. O ponto alto foi a comemoração do Dia da Pátria. O prefeito Olívio José Casali, acompanhado da primeira-dama, Elizabeth Caraffa, pronunciou uma vibrante oração cívica, carregada de boas mensagens, de mensagens positivas, fazendo referências a várias conquistas do seu mandato de apenas oito meses. “A nossa pequena Pátria é Três de Maio, onde batalhamos, construímos e hasteamos as nossas bandeiras”, proclamou Casali. Depois do discurso do prefeito, tiveram início as apresentações do 3° EBAMARF, que se estenderam até perto do meio-dia, cujo encerramento esteve a cargo do pelotão da Brigada Militar.
O palanque oficial esteve concorrido, presentes o presidente da Câmara de Vereadores, Gílson Antônio Grando; vice-prefeito, João Mella Neto; promotor Público, Ricardo Mello de Souza; comandante da Brigada Militar, Paulo Roberto do Nascimento; comandante do Corpo de Bombeiros, Marco Antônio Ferreira Barreto; o prefeito municipal de São Valério do Sul, Clóvis Taborda; secretários e diretores municipais, bem como diretores de escolas e entidades comunitárias e convidados. Neste ano, a administração municipal prestou homenagem à professora municipal mais antiga, com 83 anos de idade, professora Amália Pereira do Amarante. Por motivo de saúde não se pôde fazer presente para receber a merecida homenagem.
Todas as bandas que patrocinaram o bonito espetáculo na avenida Uruguai, no Dia da Pátria, receberam troféus e certificados de participação. Abaixo a relação das bandas e fanfarras integrantes do 3º Ebamarf:
Banda Municipal de Humaitá
Banda Municipal João Batista Cardoso de São Valério do Sul
Banda de Latas de Tucunduva
Banda Municipal de Chiapetta
Banda Municipal Prof. Acilio da Silva Tavarez de Inhacorá.
O encerramento da Semana da Pátria 2009, esteve a cargo do prefeito municipal, tendo participado do ato cívico do arriamento dos pavilhões, na praça Henrique Becker Filho, o comandante da Brigada Militar e o representante do Poder Judiciário. O prefeito municipal, logo após o arriamento dos pavilhões, procedeu a extinção do Fogo Simbólico na Pira da Pátria.

Todos Pela Educação Rumo a 2022 foi o tema da Semana da Pátria

As comemorações da Semana da Pátria de São José do Inhacorá colocaram a educação em destaque. Com o propósito de atingir até 7 de setembro de 2022, ano bicentenário da Independência do Brasil, as 5 metas que garantem ao Brasil uma educação de qualidade, comparada aos países de 1º mundo, a Semana da Pátria mobilizou representantes da sociedade civil, organizações sociais, iniciativa privada e gestores públicos para aderir ao movimento Todos Pela Educação.
Durante a semana foram realizadas visitas às empresas e diferentes segmentos da sociedade aos quais foram entregues orientações de como podem contribuir para a melhoria da Educação.
O ponto alto da programação foi à passeata cívica que teve como objetivo mobilizar a comunidade e divulgar o que se está fazendo em prol da educação no município que tem como carro chefe a leitura e escrita. Para tanto, as quatro escolas levaram para a avenida os seus projetos e as suas ações enfatizando que ler e escrever é compromisso de todas as áreas.

Três municípios decretam situação de emergência por conta das chuvas

Segundo a Defesa Civil, três municípios decretaram situação de emergência em função dos estragos provocados pela chuva no Rio Grande do Sul: Frederico Westphalen, Itaara e Vitor Graeff.
Em Itaara, há 200 desalojados depois da forte chuva de granizo na segunda-feira. O temporal deixou mais de mil casas destelhadas. As sete escolas da cidade (cinco municipais e duas estaduais) suspenderam as aulas. As estruturas das instituições de ensino também foram afetadas pela chuvarada.
Em Vitor Graeff, são 60 desalojados. Segundo o prefeito Paulo Lopes Godoi, há destelhamentos, árvores arrancadas e animais mortos no interior do município. A cidade foi atingida pelo temporal que chegou ao Estado entre a noite de segunda-feira e a madrugada desta terça-feira.
Em Frederico Westphalen, não há desalojados, mas mais de noventa residências foram destelhadas durante a ventania com chuva que atingiu a cidade por volta das 21h de segunda-feira. Duas escolas municipais também ficaram sem cobertura. O prefeito, José Alberto Panosso, informou que as aulas foram suspensas hoje e amanhã no bairro São Francisco de Paula para que sejam feitos os reparos.
Ibirapuitã, Herval e Ibirubá encaminharam para a Defesa Civil uma notificação preliminar de desastre, que segundo o órgão, serve para informar a Defesa Civil de que houve danos e que o município poderá decretar situação de emergência.

Tornado mata 10 na província argentina de Misiones, ao norte do RS

Pelo menos 10 pessoas morreram e aproximadamente 50 ficaram feridas por um tornado ocorrido na madrugada desta terça-feira, que atingiu um povoado na província de Misiones. O local atingido fica no noroeste da Argentina, a cerca de 280km de Três Passos, no norte do Estado. O epicentro do fenômeno foi o povoado de Santa Rosa, município de San Pedro, 1.460 quilômetros ao norte de Buenos Aires.
— O tornado foi realmente fora do comum — afirmou o diretor de Rendas de San Pedro, Paulo Albes.
— Foi uma tragédia para a população — disse, em entrevista ao canal TodoNoticias.
Albes afirmou que o tornado começou antes da meia-noite, mas alcançou máxima intensidade durante o dia. Ele também destruiu dezenas de casas da região, próxima do Rio Grande do Sul.
— Desapareceu o monte, casas. Havia nessa colônia um centro de saúde inaugurado há três anos e desapareceu — relatou o prefeito de San Pedro, Orlando Wolfart, à agência Noticias Argentinas.
No Uruguai, uma tormenta com fortes ventos derrubou telhados e árvores, a norte e nordeste de Montevidéu. Não houve registro de feridos no país.

Temporal de granizo destelha mais de mil casas em Itaara

Uma chuva de granizo destelhou mais de mil casas no município de Itaara. A prefeitura já entrou em contato com a Defesa Civil de Santa Maria para pedir doações de lona para os moradores. No ginário de esportes, mais de 230 famílias já se cadastraram para receber o material.
No momento, a prefeitura, postos de saúde, e centenas de casas estão sem energia elétrica. Hoje, o prefeito deve decretar situação de emergência.