05 junho 2013

PROJETO AMOR DE MÃE: Gestantes terão novo encontro nesta quinta-feira

Futuras mamães receberão diversas orientações 
sobre os cuidados com os bebês
O Projeto Amor de Mãe, promovido pelo Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Três de Maio, terá na tarde desta quinta-feira, 06, o encontro de mais um ciclo de palestras e orientações às futuras mamães. A expectativa é da participação de aproximadamente 20 gestantes. A gravidez é influenciada por múltiplos fatores, desde os de natureza biológica até as características sociais e econômicas da população, além do acesso e qualidade técnica dos serviços de saúde disponíveis à população. Na primeira gestação, as mudanças são ainda mais radicais, e a partir do momento em que tomam conhecimento da gravidez agregam mais responsabilidades e comprometimento com o novo ser.

A intensidade da mistura de sentimentos em relação à situação de ter um filho varia de pessoa par
a pessoa e, também, da época ou do momento de vida que atravessam. A elaboração do Projeto Amor de Mãe justifica-se pela necessidade e busca de informações referentes a esse período de transição mulher-mãe, que é muito importante e acarreta expectativas, anseios e temores. O Projeto é proporcionado às gestantes que buscam informações sobre essa nova fase de suas vidas. Na programação desta semana constam duas importantes palestras, uma delas a cargo da odontóloga Luciane Grams Zanette, que falará sobre a saúde bucal durante a gestação e a primeira infância.

“É fundamental ressaltar que a gestante deve ter cuidados com sua saúde bucal, seja com a escovação ou com a gengiva, que pode sangrar mais durante a gravidez. Há ainda no período gestacional uma maior incidência da doença periodontal, reação infecto-inflamatória que acomete a gengiva e a sustentação dos dentes. É fundamental que ela mantenha as visitas ao consultório odontológico”, explica Luciane.

A outra palestrante convidada é a médica pediatra Sandra V. Viegas, que vai trabalhar sobre a admissão do recém-nascido, os primeiros cuidados, a vacinação e a puericultura (ciência médica que se dedica ao estudo dos cuidados com o acompanhamento do desenvolvimento infantil). As futuras mamães que quiserem participar deste encontro devem comparecer ao auditório do HSVP.

Comerciantes fazem protesto contra insegurança em Salto do Jacuí

Protesto reuniu comerciantes e tomou as principais ruas da
cidade (Foto: Eveline Poncio/RBS TV)
Um protesto para pedir mais segurança parou o comércio do município de Salto do Jacuí, no Noroeste do Rio Grande do Sul, na manhã desta quarta-feira (5). De acordo com a Brigada Militar, mais de mil pessoas percorreram as principais ruas da cidade com faixas e cartazes de protesto contra os roubos e furtos na cidade.

Segundo a BM, o município registrou em um mês 30 ocorrências por furtos e roubos. O movimento seguiu até a frente do Fórum, onde um documento foi entregue à Justiça. Com milhares de assinaturas, o manifesto pede reforço no policiamento e mais segurança para os moradores do município de 11 mil habitantes.

Foragido é recapturado em Santo Augusto

Foto: Brigada Militar de Santo Augusto
Homem era foragido de Santa Rosa e mulher descumpria prisão domiciliar
   
Ontem a noite por volta das 22 horas, a BM de Santo Augusto recapturou um foragido do sistema prisional de Santa Rosa. Josinei R. de 38 anos, responde pelo crime de tráfico de drogas.

Ele dirigia um gol de cor branca na Av. Central do município, e tinha como carona Mirta R.A de 34 anos, que encontrava-se em descumprimento de prisão domiciliar, por envolvimentos em crimes de porte ilegal de arma, furto e latrocínio. A apreensão foi efetuada nas proximidades do posto Novo Horizonte, os dois foram encaminhados a DP para registro de ocorrência e posteriormente encaminhados ao Presídio de Três Passos.

O carro foi recolhido, por estar com o licenciamento vencido, e o condutor não possuir habilitação.

São José do Inhacorá é contemplado com Recursos da Consulta Popular

Prefeito Eliseu esteve presente na solenidade
(Foto: Divulgação/PMN)
Nesta terça-feira (04), o Prefeito de São José do Inhacorá, Eliseu Schenkel, esteve na capital gaúcha participando da solenidade de anúncio de liberação dos recursos para os municípios através do RS Mais Cidades Desenvolvimento com Participação.

Na oportunidade foi oficializado pelo Governador do Estado a liberação do montante de R$ 332.140,00 para o município de São José do Inhacorá referente as demandas da Participação Popular e Cidadã.

Aprovado na Câmara projeto sobre criação de novos municípios

Aprovado na Câmara projeto sobre criação de novos 

municípios
Com a rejeição de cinco dos seis destaques apresentados ao projeto de lei complementar do Senado que estabelece regras para a criação, a incorporação e o desmembramento de municípios, a Câmara dos Deputados concluiu no fim da noite dessa terça a votação da matéria. O único destaque aprovado retira do texto o dispositivo que proibia o desmembramento de municípios localizados em terras da União.

Por 319 votos a 32 e duas abstenções, o plenário aprovou o substitutivo da deputada Flávia Morais (PDT-GO), pela Comissão de Desenvolvimento Urbano. A matéria estabelece, entre os critérios a observar, a viabilidade financeira, a população mínima (12.016 habitantes, no caso de criação de um município novo na região Sul) e um plebiscito que envolva toda a população, tanto do distrito que pede emancipação, quanto da sede.

Na prática, porém, o texto garante que as Assembleias Legislativas dos Estados voltem a ter autonomia para aprovar alteração de status de municípios. Segundo o deputado José Augusto Maia (PTB-PE), que preside a Frente Parlamentar Mista de Apoio à Criação de Municípios, com as regras podem ser criadas mais 150 prefeituras no Brasil.

Aprovado pelo Senado em 2008, o projeto deve agora ser mais uma vez apreciado pelos senadores, já que a Câmara aprovou um substitutivo ao texto, com várias alterações. A aprovação do destaque que permite o desmembramento de cidades em terras da União desagradou lideranças governistas. O líder do governo, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), disse que a proposta pode abrir brechas para criação de cidades em terras indígenas, ou em terrenos do Exército e da Marinha, por exemplo.

Já os defensores da emenda explicaram que em caso de manutenção do artigo, o risco era de "engessar" a criação de novos municípios.

Ao fim da sessão da Câmara, que foi acompanhada por centenas de manifestantes defensores da aprovação do projeto, o presidente da Casa, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), autorizou os manifestantes a descer das galerias para cumprimentar os deputados em plenário.

Jogadora três-maiense é convocada para Seleção Brasileira de Futebol Feminino

Jêniffer se apresenta dia 17 no Rio de Janeiro
(Foto: Paulo Marques)
Jêniffrer Winkelmann Felten, 14 anos, foi convocada para integrar a Seleção Brasileira de Futebol Feminino, sub 17.

A atleta recebeu a notícia na tarde desta terça-feira (04), na sala de aula na Setrem onde estuda. Jêniffer, é atleta da escolinha do Botafogo de Três de Maio, e treina com os meninos a cinco anos.

Documento oficial da CBF
Falando de sua convocação, a jovem atleta “disse ter recebido a notícia de uma forma muito especial, com alegria e surpresa, e a primeira coisa que pensou foi na sua família e em Deus, por estar chegando a um momento tão especial, fruto de seu trabalho e persistência e a força de todos”.

Jêniffer Felten, é filha de Margarete Winkelmann e Jeferson Felten. Ela irá se apresentar a Seleção Brasileira no próximo dia 17 de junho, no Rio de Janeiro.

8 de junho é o dia D de vacinação contra a Poliomielite


Campanha de Vacinação se estende ao dia 21 de junho

A Secretaria Municipal de Saúde comunica que estará realizando mais uma Campanha de Vacinação Contra a Paralisia Infantil, no período de 8 a 21 de junho.

O Dia D de vacinação contra a poliomielite irá ocorrer no sábado, dia 8 de junho, e podem ser vacinadas as crianças de 6 meses a menores de 5 anos. Neste dia, as Unidades de Estratégia de Saúde da Família da cidade e a Unidade Central atenderão das 8h30min às 17h. A ESF de Consolata/Quaraim atenderá entre às 8h30min e 12h e a ESF Progresso/Manchinha atenderá entre às 8h30min e 15h.

No dia 8 de junho também será possível atualizar as vacinas que estão em falta, por isso é importante apresentar o cartão de vacina.

Juiz quer fazer nova reconstituição no prédio da Kiss em Santa Maria

Manifestação em Santa Maria termina em conflito
(Foto: Bernardo Bortolotto/RBS TV)
A Justiça quer fazer uma nova reconstituição da tragédia de Santa Maria. O juiz encarregado do processo criminal sobre o incêndio na boate Kiss, Ulysses Louzada, pediu nesta terça-feira (4), ao Instituto Geral de Perícias (IGP), informações sobre as condições do prédio onde funcionava a casa noturna. Em até 10 dias, será analisado se o imóvel é seguro para receber a reconstituição, pedida pelos advogados dos réus.“Pedi a análise para não colocar em risco as pessoas que participarão da reconstituição”, explica Louzada. A tragédia, que ocorreu no dia 27 de janeiro, causou a morte de 242 jovens.

A Justiça também definiu a ordem dos sobreviventes que vão ser ouvidos nas audiências a partir do 26 de junho. Em cinco sessões, 60 vítimas devem prestar depoimentos até o dia 10 de julho. A intenção do juiz é ouvir todas as testemunhas até o final do ano.

O processo criminal vai julgar em separado os acusados por fraude processual e falso testemunho – que podem fazer acordos e não ir a julgamento – e os réus por homicídio, que ficaram presos até a última quarta-feira (29). O Ministério Público de Santa Maria tem 15 dias para recorrer da decisão do Tribunal de Justiça, que concedeu liberdade provisória aos quatro. O recurso vai ser encaminhado ao Superior Tribunal de Justiça e ao Supremo Tribunal Federal, em Brasília.