09 setembro 2010

Larissa Riquelme autografa revista em Porto Alegre

A Copa do Mundo na África do Sul fez da paraguaia Larissa Riquelme uma celebridade. Considerada a musa do Mundial, ela reuniu centenas de fãs, ontem, em Porto Alegre, no lançamento da revista Playboy deste mês, da qual é a estrela da capa.
O evento ocorreu na livraria Cameron, no Bourbon Shopping Ipiranga. Larissa, simpática como é de costume, chegou no horário previsto, às 18h, tirou fotos com os fãs — na sua grande maioria homens — distribuiu autógrafos e despertou a curiosidade de quem passava pelo local.
A presença dela, literalmente, parou o shopping. A grande novidade da edição de setembro revista que traz a paraguaia como protagonista é a tecnologia 3D.

Lançada a programação do Hortigranjeiros

Faltando 15 dias para a 27ª edição do Hortigranjeiros, foi lançada a programação do evento, na noite desta quarta-feira(08). O evento organizado para a imprensa, aconteceu no Centro Administrativo do Parque de Exposições.
Na ocasião, foram apresentados os coordenadores das 36 comissões organizadoras. O objetivo foi aproximar os responsáveis por cada setor, dos jornalistas, que serão fundamentais na divulgação do Hortigranjeiros, e assim, colocar a equipe à disposição para qualquer informação que a imprensa necessitar.
A presidente Claudia Bachinski apresentou a Programação Oficial. Este ano, a abertura será no primeiro dia do evento, quinta-feira(23), às 14h30min, na Praça de Alimentação do Parque. No dia 23, destaque também para o Lançamento da Pedra Fundamental do Memorial Hortigranjeiros(16h30min), às 6h, às 14h e às 22h serão realizadas Ordenhas do Concurso “Ubre de Ouro”.
No dia 24 de setembro tem: reunião FEBAP, exposição morfológica dos cavalos crioulos, palestra “O Desafio de Agroindústria Familiar”, apresentações de capoeira, grupo de danças, teatro, lançamento de livro, premiação gado de corte, premiação da exposição dos eqüinos, entre outras atividades. No sábado(25), será realizada a credenciadora de inéditos ao Freio de Ouro, julgamento das raças Jersey e Holandesa, treinos e corridas livres Citadino e Veloterra, apresentações artísticas e provas funcionais. No último dia, 26 de setembro, acontecem provas finais e premiações, esporte, apresentações artísticas e o sorteio de prêmios dos compradores de verduras e legumes. Paralelamente serão realizados shows, projeto Ecopapão, oficinas, Caminho de Especiarias e o 4º Festival o Rio Grande Canta o Cooperativismo.
O 27º Hortigranjeiros foi pensado para marcar a relação do campo com a cidade e também o desenvolvimento de novas alternativas de produção e de tecnologia para o agricultor. O tema, Alimentando o Desenvolvimento, evidencia a importância do trabalho do produtor rural, aliando novas tecnologias e respeitando o meio ambiente. O Hortigranjeiros tem como entidades promotoras a Prefeitura Municipal de Santa Rosa, a EMATER e a Aphorosa. Este ano, o evento conta com o patrocínio: Câmera, Banco do Brasil, Ministério do desenvolvimento Agrário, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ketten bebidas e Sicredi. Co-patrocínio: Dimap Moda Couro, Tulipa Floricultura e NM Festas, Sul Net, Salão Rosaflor, Cooperluz, Comex e Cotrirosa. Apoio do Sindicato Rural de Santa Rosa.

Reaberto posto de identificação civil de Três de Maio

A prefeitura cedeu um funcionário do quadro de servidores para atender a população. A unidade ligada ao Instituto Geral de Perícias volta a funcionar na própria Delegacia de Polícia do município. A partir de hoje quem precisa fazer a primeira Carteira de Identidade ou encaminhar a segunda via não precisa mais se deslocar a Independência ou Santa Rosa.
O serviço de confecção da Carteira de Identidade foi suspenso em setembro de 2009 por determinação do IGP devido a falta de servidor com vínculo de emprego (celetista ou estatutário) com o Estado.
Na época, quem realizava o atendimento era uma estagiária contratada pelo Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública de Três de Maio. Além disso, segundo a Justiça local havia a cobrança indevida de uma taxa de pessoas carentes do município.
Principais dúvidas sobre a Carteira de Identidade:
A identificação civil dos brasileiros é realizada por meio da emissão de documento conhecido como Carteira de Identidade, expedida no Estado do Rio Grande do Sul pelo Departamento de Identificação.
Que requisitos devo cumprir?
Legislação vigente (Lei 7116 de 29 de agosto de 1983).
Como fazer?
O cidadão deverá se dirigir a qualquer das Unidade do TudoFácil ou a qualquer Posto de Identificação do Instituto Geral de Perícias/Departamento de Identificação (IGP/DI) no Estado do Rio Grande do Sul, munido da documentação abaixo.
Menores de 16 anos devem estar acompanhados de uma das seguintes pessoas: mãe, pai, avô(ó), guardião(ã), tutor(a), curador(a), e estes deverão portar a sua Carteira de Identidade.
Quais documentos são necessários?
Solteiros - apresentar Certidão de Nascimento original e legível ou cópia autenticada por tabelionato (autenticação deve ser original);
Casados/Viúvos - apresentar Certidão de Casamento original e legível ou cópia autenticada por tabelionato (autenticação deve ser original);
Separados Judicialmente ou Divorciados - apresentar Certidão de Casamento com a respectiva averbação original e legível ou cópia autenticada por tabelionato (autenticação deve ser original).
Acréscimos Opcionais:
Se desejar incluir o número do CPF e PIS na carteira de identidade é obrigatório a aprestação dos documentos originais, conforme Decreto n° 98.963, de 16/02/1990.
É facultativo a apresentação da Ocorrência Policial, nos casos de perda, furto ou roubo da Carteira de Identidade anterior.
Quanto custa?
Primeira via: R$ 28,25 - isentos menores de 16 anos.
Segunda via: R$ 40,36 - isentos maiores de 65 anos.
(Publicado no Diário Oficial do Estado em 29/01/2009, páginas 104 e 105 - período de vigência: 01/02/2010 a 31/01/2011).
Onde pagar?
O cidadão recebe, ao final do processo de confecção da Carteira de Identidade, a Guia de Arrecadação (GA) para realizar o pagamento da taxa em qualquer agência do Banrisul, em dinheiro.
Quanto tempo demora?
O prazo de entrega da Carteira de Identidade na Rede TudoFácil (Centro e Zona Norte) é de cinco (05) a dez (10) dias úteis após o pagamento da taxa.

Ladrões roubam carro em Três de Maio

Os criminosos renderam a proprietária do Astra na rua Horizontina, no início da noite de ontem. A mulher foi libertada mais tarde no trevo da BR-472 em Santa Rosa com ferimentos na cabeça provocadas por coronhadas. O automóvel ainda não foi localizado.
A polícia investiga se há ligação deste assalto com o acidente que aconteceu ontem no trevo principal de acesso a Três de Maio quando criminosos capotaram uma Blazer. Dois ocupantes da caminhonete foram presos, mas a polícia acredita que outros dois fugiram do local do acidente com a ajuda de comparsas que estavam em outro veículo.

Ministério da Educação anuncia fim da exigência de fiador para Fies

O Ministério da Educação (MEC) informou nesta quarta-feira que a exigência de fiador no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) vai acabar. Uma medida provisória publicada hoje permite a criação de um fundo garantidor para as instituições, com o fim de substituir o sistema de fiança e facilitar o acesso à educação superior.
— A maioria das pessoas que tentam contratar o Fies e não conseguem é porque não tem fiador — afirmou o ministro da Educação, Fernando Haddad.
De acordo com o ministro, a composição do fundo garantidor será feita a partir do próprio mecanismo de financiamento. De cada título emitido pelo Fies a favor da instituição será destacada uma parcela para o fundo garantidor.
A medida provisória deverá ser regulamentada até o fim de setembro, com regras definidas pelos ministérios da Educação e da Fazenda. A adesão das instituições ao fundo garantidor será voluntária.
— Portanto, o fiador será necessário naquelas que não optarem pelo fundo — esclarece o ministro.
Atualmente, cerca de 800 instituições participam do Fies. Até o fim de 2009, foram fechados 562 mil contratos. Só este ano, foram firmados 47 mil, com a reformulação do programa.
— O Brasil precisa chegar a 10 milhões de universitários na próxima década, que é um patamar adequado para atender às necessidades de crescimento do país —ressaltou Haddad.

Maria Bethânia lidera lista de brasileiros no Grammy Latino 2010

Maria Bethânia e Maria Gadú estão entre os destaques da 11ª edição do Grammy Latino, segundo anunciou a Academia Latina de Gravação, em anúncio feito no clube Avalon, em Hollywood. A cerimônia de premiação será celebrada em 11 de novembro, em Las Vegas (Oeste dos EUA).
Maria Bethânia disputa o prêmio de Gravação do Ano, com a canção "Tua". Já Maria Gadú foi indicada em duas categorias, Melhor Artista Revelação e Melhor Álbum de Cantor e Compositor, com o álbum "Maria Gadú".
A canção gravada por Bethânia, de composição de Adriana Calcanhoto, concorre ainda ao prêmio de Melhor Canção Brasileira, junto com "Há de ser", de Jorge Vercillo; "Litoral e Interior", de Sérgio Santos; "Quebra-mar", de Dori Caymmi e Paulo César Pinheiro; e "Tantas Marés", de Edu Lobo e Paulo César Pinheiro.
Jorge Vercillo e Dori Caymmi concorrem ainda na categoria Melhor Álbum de MPB, com "D.N.A" e "Inner World", respectivamente. Gilberto Gil também disputa duas categorias: Melhor Álbum de MPB, com "Banda Dois", e Melhor Álbum de Música de Raízes Brasileiras, com "Fé na Festa".
Na categoria Melhor Álbum Instrumental, Yamandú Costa e Hamilton de Holanda competem com "Luz da Aurora"; ao lado de Arthur Maia ("O Tempo e a Música") e Paulo Moura e Armandinho ("Afrobossanova"). João Donato e seu trio, por sua vez, concorrem na categoria Melhor Álbum de Jazz Latino, com "Sambolero".
Artistas internacionais
Entre os artistas com maior número de indicações este ano destacam-se o uruguaio Jorge Drexler, o espanhol Alejandro Sanz, o mexicano Mario Domm, do grupo de rock Camila, e o dominicano Juan Luis Guerra, com quatro indicações cada.
Uma das surpresas deste ano foi a indicação do roqueiro argentino Gustavo Cerati, em coma desde maio, nomeado em duas categorias, de Melhor Álbum de Rock, com "Fuerza Natural" e Melhor Canção de Rock, com "Deja Vú".
O cobiçado Gramofone dourado de Álbum do Ano tem na disputa artistas de diferentes estilos: Bebe, com "Y".; Miguel Bosé, com "Cardio"; Camila, com "Dejarte De Amar"; Juan Luis Guerra, com "A Son De Guerra"; e Alejandro Sánz, com "Paraíso Express".
O uruguaio Drexler, ganhador do Oscar de melhor canção em 2005, disputará os prêmios de Gravação do Ano e Canção do Ano com "Una Canción Me Trajo Hasta Aquí"; Melhor Álbum de Cantor e Compositor por "Amar La Trama"; e Melhor Vídeo Musical Versão Longa por "La Trama Circular".
Ganhador de nove Grammy Latinos e dois Grammy, Juan Luis Guerra, voltará a competir pelo prêmio de Álbum do Ano e Melhor Álbum Tropical contemporâneo por "A Son De Guerra"; e Melhor Canção Tropical e Melhor Vídeo Musical Versão Curta por "Bachata En Fukuoka."
Já o espanhol Alejandro Sánz disputará o prêmio de Álbum do Ano e Melhor Álbum Vocal Pop Masculino por "Paraíso Express", e Gravação do Ano e Canção do Ano por "Desde Cuando".
A premiação
O anúncio dos indicados ao Grammy Latino, em Hollywood, contou com a participação de apresentadores do trio pop Camila, do compositor cubano Arturo Sandoval, do cantor e compositor Alex Cuba, da porto-riquenha Kany Garcia, do dueto de pop/rock JotDog e o cantor Mario Quintero Lara (de Los Tucanes de Tijuana).
"Este prêmio é único porque não está baseado na popularidade, nem nas vendas; é concedido por um grupo de colegas da música que fazem parte da Academia e colaboraram em um processo de busca da integridade e da excelência artística", disse Gabriel Abaroa, presidente da Academia Latina de Gravação.
Segundo Abaroa, "este ano, é especialmente renovador ver o maior número de profissionais criativos que jamais participaram do processo de premiação, que reconhece colegas da música, enquanto ao mesmo tempo o Latin Grammy inicia uma década de existência".
A décima primeira edição dos Grammy Latinos será celebrada em 11 de novembro no hotel Mandalay Bay de Las Vegas (Nevada, oeste), e segundo os organizadores, o show será transmitido para cerca de 100 países, depois de alcançar a cifra recorde de audiência nos Estados Unidos no ano passado, com 13 milhões de telespectadores.