01 maio 2011

Inter vence o Grêmio nos pênaltis e conquista a Taça Farroupilha

Inter vence o Grêmio nos pênaltis
e conquista a Taça Farroupilha
Crédito: Pedro Revillion
Após uma decisão nos pênaltis, o Inter conquistou a Taça Farroupilha e adiou a conquista antecipada do Campeonato Gaúcho. No tempo normal, o Colorado saiu na frente, com um gol de Leandro Damião. Durante o segundo tempo, o Grêmio chegou ao empate com o Junior Viçosa. Na cobrança de penalidades, a equipe de Falcão venceu por 4 a 2.
Passada a decisão, a Dupla se volta para a Libertadores, competição a qual tem compromisso nesta quarta-feira. Às 19h30min, o Inter recebe o Peñarol precisando de um empate para se classificar. Logo em seguida, às 21h50min, mas em Santiago, no Chile, o Grêmio enfrenta o Universidad Católica precisando de uma vitória para seguir em frente.
Alterações nas escalações foi boa para o Inter
Renato surpreendeu na escalação do Grêmio para o Gre-Nal. Mexeu no esquema tático do time, sacou Leandro e deixou apenas Borges no ataque. Gilson foi escalado na ala esquerda e o meio contava com seis jogadores. O Inter, que foi com Tinga e Oscar, agradeceu as modificações.
Mais ofensivo, os comandados de Falcão encurralaram os tricolores em seu campo de defesa. Com vantagem na decisão, o Grêmio custou para ultrapassar a linha divisória, safando-se apenas, porque os colorados armavam, armavam, mas esqueceram-se da objetividade.
Apesar disso, o primeiro “uh” no Beira-Rio foi em lance de ataque gremista. Gilson recebeu na intermediária e mandou uma pancada violenta. Renan precisou intervir para evitar o gol. Aí, enfim, o Inter respondeu na mesma moeda. Com Andrezinho, concluindo por cima, após boa jogada.
Se não foi fatal nesse lance, Andrezinho foi decisivo no seguinte, aos 23. O meia recebeu de D'Alessandro na esquerda e levantou para a área. Rodolfo tentou se antecipar, mas passou batido. A bola sobrou para Leandro Damião e, pela 19ª vez no ano, ele balançou as redes do adversário. Dessa vez, com categoria, com um leve e suficiente toque para encobrir Marcelo Grohe, que deixava a meta.
O gol mexeu com as convicções de Renato, que mandou Leandro a campo logo a seguir, no lugar de Willian Magrão. Com dois atacantes, o Grêmio melhorou e passou a ter lances ofensivos – ainda que escassos. No melhor deles, Leandro recebeu na área e chutou forte na rede, pelo lado de fora. Antes do intervalo, Andrezinho quase acertou a trave em chute forte perto da área.
Guiñazu é expulso e Grêmio vai com tudo para cima
As coisas ainda pioraram para Renato. Gabriel não teve condições de retornar e Fernando entrou. Pouca diferença fez para os colorados, que armaram uma verdadeira blitz assim que que o jogo foi retomado. O segundo gol quase saiu aos 6, quando Andrezinho errou a baliza por centímetros, em chute de rebote, e aos 9, ao que Marcelo Grohe voou bonito no canto direito para evitar que D'Alessandro comemorasse mais um gol em Gre-Nal.
O Inter não ampliou e, com o passar do tempo, o Grêmio começou a se animar. E teve uma grande injeção de ânimo aos 24, quando Guiñazu cometeu falta, levou o segundo cartão e deixou os donos da casa com um a menos. Renan, então, começou a ter trabalho e o Gre-Nal ganhou uma forte dose de emoção para os seus minutos finais.
O Grêmio se atirou à frente. Renato, então, colocou mais um atacante, Junior Viçosa, no lugar do zagueiro Vilson. Na base do abafa, deu certo. Numa pressão irresistível, o atacante que saiu do banco de reservas fez brilhar a estrela do treinador. Aos 41, após confusão na área, Viçosa empatou. Eram 41 minutos do segundo tempo. Depois disso, Damião quase marcou, assim como o Grêmio.
Inter, nos pênaltis
Na decisão dos pênaltis, o Inter foi perfeito. Em quatro cobranças, quatro gols. Já o Grêmio pecou. Borges e Fernando erraram – na segunda, Renan defendeu –, o que deixou a Taça Farroupilha no Beira-Rio e garantiu mais dois Gre-Nais nas próximas duas semanas.

Safra recorde anima produtores de soja

Reportagem: Everson Dornelles, 
RBS TV Santa Rosa
Fotografias: Clóvis Pacheco
A safra de soja deste ano é apontada como a melhor da história aqui na região. A produtividade deve ficar acima da média prevista para todo o estado.
No Rio Grande do Sul foram plantados pouco mais de 4 milhões de hectares de soja, maior parte já colhidos. Na região de Santa Rosa o cultivo ultrapassou 635 mil hectares.
Quase todas as lavouras de soja da região já foram colhidas. De acordo com o agrônomo Sérgio Schneider, a média de produtividade deve chegar a quase 50 sacas por hectare. É a melhor já registrada na região.
Alguns produtores colheram até 65 sacas por hectare. É o caso de Jhoni Facchinelo, agricultor de Tuparendi. Ele acredita que a boa safra está ligada à antecipação do plantio, que neste ano, foi em meados de novembro.
Para os próximos anos, a expectativa é ainda melhor. Nas principais cooperativas de Santa Rosa, com os armazéns lotados, quase não tem mais espaço para o armazenamento de grãos.

Vacinação contra febre aftosa começa neste domingo no RS

Secretaria Estadual da Agricultura espera imunizar
quase a totalidade do rebanho de bovinos e 
bubalinos até o final do mês
Foto:Duda Pinto, BD, 05/01/2009
O Rio Grande do Sul inicia neste domingo a primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa em 2011. No entanto, as doses gratuitas destinadas aos agricultores familiares podem demorar alguns dias para chegar às inspetorias veterinárias — devido ao atraso na distribuição.
Até o final do mês, a Secretaria Estadual da Agricultura espera imunizar quase a totalidade do rebanho de bovinos e bubalinos — de 14,3 milhões de animais. Um total de 3,8 milhões será imunizado com doses distribuídas gratuitamente pelo governo do Estado — beneficiando 270 mil produtores enquadrados no Pronaf com rebanho de até 50 cabeças por família.
A campanha
— Período: 1º a 31 de maio
— Onde retirar a vacina gratuita: inspetorias veterinárias
— Valor da dose no mercado: em torno de R$ 1,60
— Onde: nas 250 inspetorias veterinárias espalhadas pelo Estado ou nos 130 postos de atendimento mantidos em convênio entre prefeituras e o governo estadual