13 junho 2013

Três de Maio sediou seminário sobre Alimentação Escolar e Agricultura Familiar

Evento foi realizado na AABB (Foto: Ramone Pacheco)
No dia 11 de junho, o município de Três de Maio sediou o Seminário Territorial da Alimentação Escolar e Agricultura Familiar, que teve como tema “Avaliação e perspectivas da agricultura familiar no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) – Fronteira Noroeste”.

A atividade, que ocorreu na AABB, é apoiada pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto/Setor de Alimentação Escolar e desenvolvido pelo Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar (CECANE UFRGS) que é uma parceria do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que objetiva qualificar a execução do PNAE, a fim de auxiliar na implementação das suas diretrizes no Rio Grande do Sul bem como na consolidação da Política de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) no ambiente escolar.

Representando o secretário de Educação, a assessora pedagógica Gelci Assmann salientou que o Seminário faz parte das ações do CECANE UFRGS, para a qualificação dos atores envolvidos no PNAE na perspectiva da implementação da Lei nº 11.947/2009 e da Resolução CD/FNDE nº 38/2009, com relação à compra e venda de produtos da agricultura familiar para a alimentação escolar nos municípios do RS, dentro do projeto “Qualificação de atores na perspectiva da implementação da Lei nº 11.947/2009”.

Em uso da palavra, o prefeito municipal, Olívio José Casali, destacou que o evento é de grande valia, visto que a alimentação das crianças representa qualidade de vida, e uma boa merenda garante boa saúde aos alunos. “Três de Maio já compra 70% de gêneros alimentícios da agricultura familiar, dos 30% exigidos pelo PNAE, mas temos a meta de chegar aos 100%”, enfatiza.

Após o pronunciamento do prefeito iniciaram as explanações do Seminário, com os seguintes palestrantes: Fernanda Rockett, agente do PNAE; Manoela de Oliveira, Joseila Tesse e Leonardo Medeiros de Jesus, assistentes técnicos do CECANE; Lecian Gilberto Conrad e Roberto Ferreira, do Sindicato de Trabalhadores Rurais; e Antônio Palhano, da Vigilância Sanitária.

Participaram do evento representantes dos municípios de: Alecrim, Alegria, Boa Vista do Buricá, Campina das Missões, Cândido Godói, Doutor Maurício Cardoso, Horizontina, Independência, Nova Candelária, Novo Machado, Porto Lucena, Porto Mauá, Porto Vera Cruz, Santa Rosa, Santo Cristo, São José do Inhacorá, Senador Salgado Filho, Três de Maio, Tucunduva e Tuparendi.

Carroceiro escapa da morte em acidente na BR 472

Carroceiro escapa da morte em acidente na BR 472
Na noite desta quarta-feira (12), por volta das 19h20, ocorreu um grave acidente na BR 472 entre Santa Rosa e Giruá.

O veículo Escort estava no sentido Santa Rosa, Giruá quando colidiu com uma carroça, o impacto foi muito forte destruindo totalmente a carroça e danificando a parte frontal do carro.

No momento do acidente, em trechos da BR 472, havia nuvens de neblina, o motorista apenas conseguia visualizar poucos metros a frente do carro, precisando de muita atenção, este pode ter sido o motivo do acidente onde o motorista não conseguiu visualizar a carroça.

O motorista e passageiros do carro não sofreram ferimentos, o homem que estava na carroça foi encaminhado ao hospital e após exames foi liberado.

O cavalo não sofreu ferimentos e estava muito assustado, foi amarrado em uma árvore.

Segundo informações no local o carroceiro sempre realiza esse trajeto, o Corpo de Bombeiros de Giruá compareceu ao local para evitar que o carro pega-se fogo, a BR 472 ficou somente em uma via até às 22h.

Ladrões invadem casa e amarram mulher dentro do banheiro

Os ladrões invadiram a casa de um empresário na rua Albino Ivanowski  em Três de Maio, e renderam a esposa dele.

A mulher foi amarrada pelo homem que estava armado e escondia o rosto com uma touca ninja. Ela foi trancada no banheiro da residência. O outro elemento, ficou esperando no carro.

O homem, então, revirou a casa toda, mas não encontrou dinheiro. A mulher conseguiu soltar as mãos e telefonou para o marido pelo celular que estava com ela. O empresário voltou para casa e a libertou.

Operação "Rescaldo" foi desenvolvida pela Polícia Civil em Alegria

Foto: Divulgação/Polícia Civil
A comunidade de Alegria acordou nesta quinta-feira (13), com a presença de um expressivo numero de viaturas e policiais de Policia Civil e brigada Militar.

A Operação "Rescaldo" da Polícia Civil, foi comandada pelo Delegado Regional Márcio Steffens, contou com as participações do Delegado João Vitório Barbato (que responde pela DP de Alegria) e policiais da DP de Três de Maio, policiais da região e com apoio da Brigada Militar de Santa Rosa. Foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão na cidade e interior.

Segundo o delegado Steffens, a operação de uma certa forma demonstra a força da polícia no combate a diversos problemas que foram registrados em Alegria, inclusive alguns fatos ocorridos nas eleições de 2012. Entre os ocorridos, estão porte ilegal de arma, disparos de arma de fogo e tentativa de homicídio.

Foram apreendidas 3 armas, uma delas com número raspado, munições e outros objetos.

Nevoeiro prolongado desperta curiosidade das pessoas

Nevoeiro prolongado desperta curiosidade das pessoas
(Foto: Paulo Marques)
Difícil de acreditar, mas a densa cerração que se formou ontem não se dissipou como normalmente acontece em Três de Maio e região. O fenômeno durou a quarta-feira toda com períodos de abertura do sol somente no meio da tarde e afetou, principalmente, os motoristas que não tem visibilidade para dirigir com segurança. Junho é o mês com maior incidência de nevoeiro, conforme um estudo realizado pela Meteorologia da Força Aérea Brasileira. O nevoeiro é uma nuvem que está perto do solo.

Conforme o meteorologista Eliton Lima de Figueiredo do Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas da Universidade Federal de Pelotas o nevoeiro não se dissipou entre ontem e hoje porque a região está sob a atuação de uma masasa de ar seco e estável e isso impede a formação de nuvens. Assim, o ar fica parado e com ele as gotículas ficam suspensas no ar. Além disso, não há aquecimento da temperatura suficiente para dissipar a neblina.

Projeto Amor de Mãe

Dra. Sandra Viegas explicou às gestantes como serão os
primeiros dias de contato com o bebê
Dra. Sandra Viegas explicou às gestantes como serão os primeiros dias de contato com o bebê, esclarecendo o que é normal e os eventos inesperados que podem exigir atendimento especial

O Projeto Amor de Mãe, promovido pelo Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Três de Paulo, é referência no acompanhamento e apoio às gestantes neste momento tão especial para cada uma delas. Diversos ensinamentos são repassados em cada ciclo do projeto, como ocorreu na quinta-feira, 06, em que a médica pediatra Sandra Viegas falou às futuras mamães sobre os primeiros dias após o nascimento do bebê. “O que procuramos é explicar para as mães o que é normal no nascimento do bebê e o que pode ter de eventos inesperados, que são normais, mas que precisam ser atendidos e tratados”, explica.

A Dra. ressalta que o foco de sua conversa com as gestantes está em explicar como será o atendimento na Instituição, questão que causa dúvidas às futuras mães, principalmente as que terão seu primeiro filho. “Por não imaginarem como é uma sala de parto, de cesariana, elas podem ter algum temor. Então, nós fazemos um descrição do que vai acontecer a partir do momento em que o bebê nasce, e também falamos de algumas alterações que podem acontecer nos primeiros dois dias, que são normais, mas que precisam ser monitoradas”, complementa Sandra.

Segundo a médica, os ensinamentos ao longo do Projeto Amor de Mãe fazem com que as gestantes já cheguem ao HSVP mais preparadas para compreender os procedimentos por que irão passar. “Com as palestras do grupo, elas ficam mais preparadas para os eventos inesperados que podem vir a ocorrer e já ouviram falar, por exemplo, de um amarelão. Ao saber que isso pode ocorrer, conseguem passar pela situação com mais tranquilidade”, argumenta a pediatra.

Para Sandra, os encontros são momentos importantes também para que ocorra uma mediação entre o científico e a cultura popular. “Sempre tem uma avó ou tia que vêm com orientações que passam de geração para geração. Sabemos que nem sempre são as maneiras mais corretas de acompanhar o recém-nascido. Temos que explicar e orientar, respeitando a cultura de cada um, mas sempre orientando com o procedimento correto”, afirma.

Homem morre em acidente na BR 472 em Três de Maio

O Automóvel ficou parcialmente destruído
(Foto: Paulo Marques)
Um acidente próximo das 19h desta quarta-feira (12), fez uma vitima fatal na BR 472 em Três de Maio.

Jorge Lauri Herckert, 47 anos, conduzia um automóvel Ford Corcel com placas de Boa Vista do Buricá no sentido Três de Maio/Boa Vista do Buricá, quando saiu da pista e colidiu em um barranco, na localidade de Esquina Wusch. Jorge, foi socorrido pelo SAMU de Boa Vista do Buricá e conduzido ao Hospital São Vicente de Paulo, mas não resistiu os ferimento e morreu.

Informações que foram colhidas com a esposa da vitima, Marlene Herckert, 47 anos, que estava junto no veículo, são de que o condutor do Corcel teria desviado para não bater em um caminhão e perdeu o controle do automóvel. A mulher foi socorrida pelos bombeiros de Três de Maio com ferimentos leves.

O casal estava em Três de Maio e retornava para casa em Boa Vista do Buricá.

Após acidente, motorista é flagrado no bafômetro em rodovia do RS

Carreta tombou e motorista foi flagrado no teste do
bafômetro na BR-386 (Foto: Divulgação/PRF)
Um homem de 36 anos foi flagrado no teste do bafômetro após um acidente na BR-386, em Pouso Novo, no Rio Grande do Sul, na madrugada desta quinta-feira (13). De acordo com a  Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Lajeado, que atendeu a ocorrência, o teste foi aplicado após a carreta que ele dirigia tombar no km 296,5. A carga transportada caiu sobre a pista.

Os policiais rodoviários federais aplicaram dois testes do bafômetro. No primeiro, segundo dados repassados pela PRF, o resultado foi de 0,85mg/l de ar expelido. O outro teste, feito 25 minutos depois, resultou em 0,81mg/l de ar expelido. Com isso, o motorista recebeu uma multa por dirigir após consumir bebida alcoólica.

Conduzido a uma delegacia de Polícia Civil em Lajeado, o homem não pagou o valor da fiança estabelecida, de seis salários mínimos, para responder em liberdade. Por isso, segue preso. O veículo que ele dirigia foi retirado da rodovia, assim como a carga que caiu sobre a pista.

Sistema Farsul e BB firmam parceria na área de armazenagem

Sistema Farsul e BB firmam parceria na área de armazenagem
O presidente do Sistema Farsul, Carlos Sperotto, e o vice-presidente de Agronegócios e Micro e Pequenas Empresas do BB, Osmar Dias, firmaram protocolo nessa quarta-feira, 12/06, na sede da Farsul, visando a difusão do programa de armazenagem do governo federal no RS. O protocolo prevê possibilidade de parceria com os associados dos Sindicatos Rurais para divulgação das linhas de armazenagem anunciadas no Plano Safra 2013-2014 que tem 15 anos de prazo para pagamento com juros anuais de 3,5%. A parceria envolve também linhas de crédito para irrigação. Dentro do Sistema Farsul, a CasaRural-Centro do Agronegócio será responsável pela aproximação dos produtores com as empresas.

O vice-presidente do BB, Osmar Dias, garantiu que a instituição vai financiar projetos de construção de armazéns e licitar reformas e novas instalações para credenciamento na Conab. O limite de crédito para os financiamentos será de acordo com cada projeto e a valorização do produto armazenado será levada em conta na capacidade de pagamento do produtor.

Grêmio e São Paulo empatam e fecham a 'primeira fase' fora do G-4

Luis Fabiano deixou a sua marca
(Foto: Wesley Santos/Agência PressDigital)
Dois times que entraram em campo sonhando com o G-4 e saíram frustrados. Com cada equipe dominando um tempo, o empate por 1 a 1 entre Grêmio e São Paulo, na noite desta quarta-feira, em Porto Alegre, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro, foi justo. Com isso, paulistas e gaúchos fecham a "primeira fase" do Campeonato Brasileiro, antes da paralisação para a Copa das Confederações, longe do objetivo inicial, que era a zona da Libertadores. Os rivais têm oito pontos. O São Paulo é o sexto colocado por ter saldo de gols superior ao do Grêmio, que está em sétimo.

Pior para os técnicos Vanderlei Luxemburgo e Ney Franco, que continuarão sendo questionados durante a pausa da competição por causa da Copa das Confederações. No duelo deste meio de semana, Luis Fabiano, que, logo após a partida, admitiu que pode ser negociado, abriu o placar no primeiro tempo; Kleber, após cobrança de escanteio de Zé Roberto, deixou tudo igual.

Os dois times só voltarão a campo na primeira semana de julho. No dia 7 (domingo), o time paulista receberá o Santos no Morumbi. No mesmo dia, os gaúchos vão a Curitiba para enfrentar o Atlético-PR.