19 julho 2011

Justiça indefere pedido de prisão de suspeitos de estupro em Alegria

Os cinco suspeitos pelo estupro de uma jovem de 23 anos, na madrugada do dia 11 , em Alegria, já foram ouvidos pela Polícia Civil.
Diante da gravidade do fato, a polícia solicitou a prisão preventiva dos homens. Entretanto, a Justiça indeferiu o pedido, sob a alegação de que os depoimentos são muito contraditórios.
Segundo o delegado responsável pelo caso, João Vitório Barbatto, está prevista uma acariação, ou seja, os suspeitos serão colocados frente a frente com a vítima para confrontar os posicionamentos. Também estão sendo aguardados os resultados dos exames laboratoriais que comprovam o estupro, para dar continuidade às investigações.
Relembre o caso
Após sair de um bar, na madrugada de segunda-feira, a vítima de 23 anos recebeu carona dos suspeitos. Cinco homens teriam praticado o crime no cemitério da cidade, segundo a Polícia e conhecidos da vítima.
A Polícia Civil de Três de Maio investiga o caso. É o segundo caso de estupro no município, em menos de dois meses.

Talita Brun Fachinnello assume diretoria de Indústria e Comércio de Tuparendi

Talita Fachinnello assume diretoria de Indústria e Comércio
A servidora do quadro de carreira da Prefeitura Municipal de Tuparendi, Talita Brun Fachinnello, foi nomeada pelo prefeito Olavo Pawlak, para exercer o cargo de Diretora de Industria e Comércio, pasta que estava vaga desde a saída de Alberto Berwian. Talita é funcionária da prefeitura desde o início de 2010, trabalhando na Secretaria de Administração. Talita explica que inicialmente pretende fazer uma visita à empresários locais, para promover uma aproximação da administração municipal com o setor. 
A nova diretora disse que também dará continuidade  ao processo de implantação da Lei Geral no município, com a criação da “Sala do Empreendedor”, que terá como objetivo auxiliar os micro-empresários tanto para se adequaram a Lei Geral, como também apoiar os empreendedores que pretendem constituir uma empresa, ou mesmo obter informações sobre a empresa já constituida. 
Talita também tem acompanhado  o processo de instalação da Lac Lelo, industria de beneficiamento de leite que anunciou a construção de uma unidade industrial em Tuparendi, bem como a aplicação da Lei de Incentivo “Programa Bom de Investir”, que estimula, através de subsidio, o crescimento industrial. Atualmente cinco empresas estão sendo beneficiadas pela lei municipal. Ela explica ainda, que através da Diretoria de Industria e Comércio, foi encaminhado um projeto de lei para a Câmara de Vereadores, que pretende regulamentar, uma vez aprovado, o programa “Tuparendi  -  Nota Legal”, espécie de bolão que premiará as pessoas que comprarem no comércio local. 

Fernandão é o novo diretor técnico de futebol do Inter

Fernandão prometeu que um dia voltaria, e está de volta
Capitão do time do Inter durante a conquista da Libertadores da América e do Mundial em 2006, Fernandão está de volta ao Beira-Rio. Desta vez, porém, ficará fora dos gramados. A partir de amanhã, o ex-atacante assume o lugar deixado por Newton Drummond, o Chumbinho, como diretor técnico de futebol. O acerto foi sacramentado na tarde desta terça-feira, durante reunião com o presidente Giovanni Luigi e demais membros da diretoria do clube.
Por volta das 15h, o site do clube  confirmou a contratação de Fernandão e anunciou que Luis Anápio Gomes de Oliveira assumirá o cargo de vice-presidente de futebol, cargo antes ocupado por Roberto Siegmann. Anápio exercia os cargos de 1º vice-presidente do clube e presidente da Comissão de Obras do Beira-Rio. Anteriormente ele já havia sido vice-presidente de marketing e de finanças do Clube
Fernandão está na capital gaúcha desde ontem, quando foi anunciada a demissão de Falcão e Roberto Siegmann. Nas entrevistas, o ex-vice de futebol deixou claro que contratar o ex-jogador como diretor de futebol não o agradava pela falta de experiência na função. Com Siegmann longe do Beira-Rio, o caminho para a volta do ídolo ficou aberto.
Hoje cedo, o presidente Luigi deixou claro, em entrevista à Rádio Guaíba, que o perfil de liderança de Fernandão era o procurado para a função. "Queremos alguém que tenha liderança e transite bem no vestiário", declarou Luigi hoje cedo., sem citar o nome do ex-jogador.
Cuca deve ser o novo técnico
Após o anúncio de Fernandão como novo diretor executivo de futebol, o Inter agora parte para a busca do treinador que substituirá Falcão. Sem emprego desde que deixou o Cruzeiro, Cuca é o nome preferido do presidente Giovanni Luigi e deve ser anunciado nas próximas horas. 
Trajetória de Fernandão
Fernando Lúcio da Costa chegou ao Beira-Rio pela primeira vez em 2004, após grande esforço do então presidente Fernando Carvalho em repatriá-lo. Na época, ele ainda era pouco conhecido pela torcida brasileira, pelo grande período atuando no Olympique de Marselha e no Tolouse, ambos da França.
Em seu jogo de estreia no Inter, Fernandão mostrou que tinha estrela ao marcar o milésimo gol do clássico Gre-Nal. O feito lhe rendeu uma placa e o fez cair nas graças da torcida colorada.
Com grande espírito de liderança, Fernandão logo assumiu a braçadeira de capitão e passou a ser a principal figura do grupo colorado. Em 16 de agosto de 2006, depois de marcar um gol e dar passe para Tinga marcar o dele, o ex-atacante ergueu a taça da Libertadores da América pela primeira vez no Beira-Rio. Ele também foi eleito o melhor jogador da grande decisão da competição. Por causa da conquista, Fernandão passou a ser chamado carinhosamente de “capitão América” pela torcida vermelha.
Apesar da glória vivida naquela noite, o ápice da carreira do ex-atacante aconteceria meses depois, bem longe do Beira-Rio. Em Oklahoma, no Japão, o time de Abel Braga venceu o poderoso Barcelona por 1 a 0 e conquistou o título do Mundial de Clubes de 2006. Com dores musculares, Fernandão deixou o gramado da decisão para dar lugar ao contestado Adriano Gabiru, que acabou marcado o gol da vitória.
Saída em 2008
Em junho de 2008, Fernandão trocou o Inter pelo Al-Gharafa, do Catar. Na época, ele prometeu que um dia voltaria ao Beira-Rio,  como jogador ou dirigente. Um ano depois, rescindiu seu contrato com o clube árabe e anunciou sua volta ao futebol brasileiro. 
Apesar do clamor dos torcedores pedindo a volta do “capitão América”, o vice-presidente de futebol do Inter na época, Fernando Carvalho, não fez força para colocá-lo de volta no Beira-Rio. O fato chateou o jogador, que decidiu, então,  voltar para o Goiás, clube pela qual foi revelado.
No começo do ano passado, Fernandão acertou com o São Paulo, mas não teve mais atuações de destaque como jogador e decidiu pendurar as chuteiras em maio deste ano. Nesta época, fez as pazes com Fernando Carvalho, fato que o reconduziu ao caminho do Inter, agora como dirigente.

PF apreende 17,4 mil maços de cigarros contrabandeados em Santa Rosa

Cigarros foram apreendidos em Santa Rosa
Foto:Sinibaldo Ciotti / divulgação
A Polícia Federal de Santo Ângelo apreendeu na noite de segunda-feira, 17,4 mil maços de cigarros contrabandeados em Santa Rosa, no noroeste do Estado.
A apreensão ocorreu por volta das 20h, após denúncia anônima à Brigada Militar. Ao perceber a aproximação da polícia, o condutor do veículo onde estavam sendo transportados os cigarros, atirou contra a polícia e fugiu.
A mercadoria e o carro foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal de Santo Ângelo.

Acadêmicos do Curso de Tecnologia em Redes de Computadores da SETREM criam empresa

A empresa está localizada na sala incubadora da Faculdade SETREM
Jeferson Itamar Petry, de 23 anos e Mauricio Haag, de 19 anos, acadêmicos do 3º Semestre do Curso de Tecnologia em Redes de Computadores da SETREM, disponibilizam ao mercado local um novo empreendimento no ramo da Tecnologia da Informação (TI).  Oferece instalação e venda de sinal de internet via radio, bem como serviços em redes de computadores e reparação e manutenção destes equipamentos.
Jeferson que trabalhou por sete anos na fábrica de fogões Veit, conta que a idéia de negócio surgiu após a experiência de seis meses em uma empresa da área de TI. ‘O proprietário da HZ Soluções de Horizontina, Marcelo Bortoli, propôs que abríssemos uma firma terceirizada de internet via radio em Três de Maio. Buscamos orientação com professores da SETREM e desde o dia 01 de junho está em funcionamento.”
Maurício, que atuava na Cotrimaio, onde ingressou através do Programa Jovem Aprendiz, ressalta que a empresa tem tudo para dar certo. “Existe uma demanda relevante por serviços e estamos bastante focados neste novo desafio.”
A empresa está localizada na sala incubadora da Faculdade SETREM (Prédio 01, sala 07). Informações pelo telefone: 9936-7185 e 8455-3074. E-mail: solutec@hzsolucoes.com.br

SETREM desenvolve Programa de Inclusão Digital destinado a Deficientes Visuais

Na terça-feira, dia 12, a colaboradora do Programa Inclusão Digital, Janaina Poersch, participou de um encontro na Associação dos deficientes Visuais (ASDEVI).         A reunião ocorreu no salão do campo Oriental Futebol Clube, coordenado por Angelita Sabino, enfermeira do Projeto Estratégia de Saúde da Família (ESF) Viva Família, do Bairro Oriental.
A SETREM através do Programa Inclusão Digital está desenvolvendo um projeto, que visa inserir os deficientes visuais na era digital. Para o próximo semestre será organizado o laboratório onde ocorrerão, de forma gratuita, aulas uma vez por semana.

4ª Conferência Estadual do Idoso

Na ocasião também foram definidos os Delegados que vão
representar o Estado na Conferência Nacional do Idos
Santa Rosa teve representantes na 4ª Conferencia Estadual do Idoso do Rio Grande do Sul. O evento foi realizado nos dias 15,16 e 17 de julho no Auditório Dante Barone da Assembléia Legislativa, em Porto Alegre. A Coordenadora de Desenvolvimento Social, Ieda Oliveira Schmatz e o Coordenador da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Idosos, Olmédio Bamberg participaram.
A Conferência reuniu representantes de diversos municípios do Estado que tiveram a oportunidade de tratar de temas como: intersetorialidade na garantia dos direitos da pessoa idosa, protagonismo do idoso, participação e controle social, processos de gestão, entre outros. De acordo com, Ieda Oliveira Schmatz, “Foi muito importante, pois tivemos a oportunidade de trocar experiências e aprender mais sobre como podemos pactuar caminhos intersetoriais para as Políticas Públicas dos Idosos”.
Na ocasião também foram definidos os Delegados que vão representar o Estado na Conferência Nacional do Idoso. Como Santa Rosa é um dos únicos municípios do Estado com Coordenadoria do Idoso, o Coordenador Olmedio Bamberg foi nomeado Delegado e irá participar do evento nacional.

Vigilância Sanitária apreende carne ilegal em Santo Ângelo

Por juliana_gomes
A Vigilância Sanitária Ambiental de Santo Ângelo apreendeu na manhã desta segunda-feira, 18, 2,6 mil kg de ossos de suíno descarnados que estavam sendo transportados em desacordo com a legislação sanitária. Uma F-4000 com placas de Ijuí foi abordada pelo patrulhamento da Polícia Rodoviária Estadual de Santo Ângelo, que notou a irregularidade no transporte e acionou o Departamento da Vigilância Sanitária Municipal.
O veículo não tinha licença para transporte de produtos alimentícios, estava em péssimo estado de conservação, com o revestimento interno apresentando ferrugem e buracos. Os alimentos estavam acondicionados sobre estrados de madeira e algumas embalagens estavam rompidas deixando os alimentos expostos ao risco de contaminação.

Região ganha mais 20 postos para entrega de armas

Quem entrega sua arma recebe indenização de
R$ 100,00 a R$ 300, 00 por arma recolhida
A Campanha do Desarmamento recebe reforço nesta segunda-feira. No Rio Grande do Sul, mais 216 postos foram implantados em municípios onde não há delegacias da Polícia Federal. Destes, mais de 20 na região, graças à integração das polícias Civil e Militar.
Segundo levantamento do Ministério da Justiça, de maio até o dia 6 deste mês, 786 armas foram entregues nos postos de recolhimento gaúchos. O Rio Grande do Sul era o quarto Estado em entregas absolutas e o terceiro no ranking que leva em conta as populações.
A expectativa, no entanto, é de que o aumento do número de postos mude esse panorama em breve. Quem entrega sua arma recebe indenização de R$ 100,00 a R$ 300, 00 por arma recolhida.
Não são indenizadas, entretanto, armas artesanais, de ar comprimido, de brinquedo e munição.
Polícia Civil
Santa Rosa 10ª DP – Rua Palmeira, 229 53-3512-5099
Horizontina/10ª Rua Arnold Schneider, 538 55-3537-3215
Três de Maio/10ª Rua do Comércio, 205 55-3535-2044
Santo Cristo/10ª Rua Padre Augusto, 414 55-3541-1026
Santo Angelo/13ª Rua Sete de setembro, 1051 55-3313-2582
Cerro Largo/13ª Rua Monteiro Lobato, 398 55-3359-1818
Girua/13ª Rua Leopoldo Vontobel, 652 55-3361-1414
Três Passos/22ª Rua Daltro Filho, 1030 55-3522-1040
Santo Augusto/22ª Rua Tiradentes, 780 55-3781-3619
Tenente Portela/22ª Rua Arati, 39 55-3551-1400
Crissiumal/22ª Rua Inhancorá, 500 55-3524-1151
São Luiz Gonzaga/27ª Rua Borges de Medeiros, 2208 55-3352-8113
Porto Xavier/27ª Rua Julio de Castilhos, 274 55-3354-1080
Sto.Ant. das
Missões/27ª Rua Porfirio Belmonte, 3596 55-3367-1243
Brigada Militar
Horizontina –  CRPO-FNO 4º BPAF – CIA Rua Arnoldo Schneider, nº: 560
Três de Maio –  CRPO-FNO 4º BPAF – CIA Rua Alfredo Henn, nº: 1053 – Bairro Jardim das Acácias
Santo Augusto –  CRPO-FNO 7º BPM – CIA Rua Moisés Viana, nº 453 – Bairro Centro
Três Passos – CRPO FNO 7 BPM Rua Duque de Caxias, 460
Santa Rosa – CRPO FNO 4 BPAF Rua Guairá, 234 – Bairro Esperança
São Luiz Gonzaga – CRPO Missões 14 BPM Rua 13 de Maio, 929
Santo Ângelo – CRPO Missões 7 RPMON RS 344 – KM 97

Estado tem a maior produção de uvas da sua história

Mainardi, acompanhado de diretores do
Ibravin, anuncia safra recorde
O Rio Grande do Sul colheu, nesta safra, o maior volume de uvas em toda a sua história. Foram 707,2 milhões de quilos, 34,2% a mais do que o registrado no ano passado (526,8 milhões de quilos) e 10% superior aos 634 milhões de quilos de 2008, até então a maior de todas as produções da cultura no Estado.
Os números foram divulgados na tarde desta segunda-feira (18), na sede da Secretaria da Agricultura, pelo secretário Luiz Fernando Mainardi e pelo presidente do Conselho Deliberativo do Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho), Julio Fante. Eles consolidam o Rio Grande do Sul como o maior produtor brasileiro, com 55% do total produzido no País, e como responsável por 90% do vinho produzido no Brasil.
Conforme os dados, houve, contudo, redução na produção de uvas viníferas. Nesta safra, foram colhidos 82,3 milhões de quilos contra 83,8 milhões do ano passado. A diminuição foi compensada pelo crescimento das uvas comuns (americanas ou híbridas) que registraram um crescimento e totalizaram 624,9 milhões de quilos. Quase a metade destas uvas foram destinadas à elaboração de suco. Esta tendência vem se mantendo. Em 2004 apenas 24,2 da produção tinham esta finalidade e, neste ano, o volume chegou a 49%.
Mais de 60% da produção ficou concentrada nos municípios de Bento Gonçalves (25%), Farroupilha (15,7%), Monte Belo do Sul (10%), Santana do Livramento (6%) e em Garibaldi (5,6). Bento Gonçalves também lidera o ranking geral, somando-se as viníferas e as comuns, com um total de 123,3 milhões de quilos. Em segundo lugar aparece Flores da Cunha, com 106,6 milhões de quilos) e em terceiro, Farroupilha, com 72 milhões de quilos). Na sequência aparecem Caxias do Sul ( 60,5 milhões) e Garibaldi (49,8 milhões de quilos).
Fante destaca que o aumento na produção está diretamente relacionado ao acréscimo de novas áreas que iniciaram o cultivo há alguns anos, cujos plantas entraram em fase produtiva nesta safra. Esta expansão se deu nas áreas tradicionais da serra gaúcha e nas regiões da Campanha, Serra do Sudeste e, inclusive, no Norte do Estado.
O secretário da Agricultura informou que o Estado, em parceria com o Ibravin, vai buscar um pouco mais de três milhões de reais junto a fundos públicos de investimento para a modernização do Laboratório de Referência Enológica (Laren), localizado em Caxias do Sul. Entre estas possibilidades citou o acesso a linhas de financiamento patrocinadas pelo Fundo de Conversão Estrututural e Fortalecimento Institucional do Mercosul (Focem).
"Precisamos modernizar este laboratório do Estado, referência em todo o País, que tem desempenhado um grande papel no grau de qualidade que os vinhos gaúchos apresentam hoje e também no combate às fraudes", esclareceu o secretário que também aproveitou para anunciar a reinstalação da Câmara Setorial da Uva e do Vinho.
Por fim, destacou que o Governo do Estado criou uma comissão, integrada por ele, pelo secretário geral de Governo, Estilac Xavier, e pelo secretário da Fazenda, Odir Tonollier, para estudar a reivindicação de aumento dos repasses do Fundovits para o Ibravin, hoje estipulado em 25% do que é arrecadado.

Texto: Marcos Pérez
Foto: Vilmar da Rosa