29 outubro 2011

Lula se alimenta, conversa e está tranquilo, diz médico

Lula participou de reunião sobre reforma política em São Paulo 
em 17 de outubro
Foto:WERTHER SANTANA/AE
O médico Raul Cutait, do hospital Sírio-Libanês, informou neste sábado que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está se alimentando e conversando. Lula permanece no hospital, após exames que diagnosticaram um câncer na laringe.
Segundo o site G1, Lula deve continuar internado no hospital Sírio-Libanês até o início da noite deste sábado, enquanto se recupera de uma pequena cirurgia a que foi submetido para retirada de uma parte do tumor para análise.
Ainda de acordo com o site, o tratamento do ex-presidente deve durar pelo menos três meses, e os médicos descartaram, pelo menos em um primeiro momento, a necessidade de cirurgia.
Mais cedo, o hospital Sírio-Libanês havia divulgado boletim médico informando que "após avaliação multidisciplinar, foi definido tratamento com quimioterapia, que será iniciado nos próximos dias". Segundo boletim, Lula está bem e deverá realizar o tratamento em caráter ambulatorial.
Lula recebeu diagnóstico "com tranquilidade"
Indagado por jornalistas sobre como Lula recebeu a notícia do câncer, o médico Raul Cutait respondeu que foi "com tranquilidade". Cutait disse que a equipe médica que cuida do ex-presidente ainda estava definindo o tipo de tratamento que Lula receberá, e se começará, de fato, na próxima na segunda-feira.

Chuva de granizo causa danos em pelo menos quatro municípios no norte do Estado

Em Liberato Salzano, granizo atingiu casas, galpões de fumo e armazéns
Foto:Divulgação
Uma chuva de granizo provocou prejuízos na madrugada de sábado em pelo menos quatro municípios no norte do Estado.
Segundo a prefeitura de Liberato Salzano, o granizo atingiu 96 casas, galpões de fumo e armazéns nas localidades de Linha Xisto (incluindo a escola estadual Estácio de Sá), Bom Retiro, Barrinha, Barra Azul e Sigognini. Só em Barra Azul, foram 50 casas danificadas. Não há desalojados nem desabrigados.
A Defesa Civil foi comunicada e presta auxílio às famílias prejudicadas pelo granizo. Conforme o secretário municipal de Indústria, Comércio e Finanças, Vilson Alchieri, as lavouras de fumo, milho, laranja e parreiras foram danificadas, bem como as estradas de acesso ao interior.
— Estamos verificando a possibilidade de aproveitar as laranjas que caíram das árvores para evitar perdas ainda maiores — destaca.
O Corpo de Bombeiros registrou prejuízos em propriedades rurais em duas localidades de Marau e também em Gentil, onde as pedras de gelo teriam provocado danos na cidade e no interior. Pelo menos sete lonas foram distribuídas nos dois municípios.
Em Sarandi, de acordo com a Brigada Militar, a chuva de granizo destelhou uma casa. Ninguém ficou ferido.

Setor de urgência do Hospital de Três de Maio está superlotado

Segundo o diretor técnico do HSVP, as maioria desses casos
atendimentos não é de urgência, mas sim consultas seletivas
O setor de urgência e emergência do Hospital São Vicente Paulo de Três de Maio enfrenta excesso de demanda de pacientes quenecessitam de atendimento. Muitos desses poderiam recorrer aos postos de saúde do município.
Devido à grande procura por atendimento médico, mais de 22 mil consultas, no período de janeiro a setembro, foram realizadas no setor de Urgência do hospital.
Segundo o diretor técnico do HSVP, Clóvis Eduardo Tomasi, a maioria desses atendimentos não é de urgência, mas sim consultas eletivas. Segundo dados do HSVP, estimasse que 60 % dos atendimentos realizados (13.200 consultas) poderiam ser feitos nos postos de saúde.
- Além do transtorno que isso dá para o hospital, nós estamos realmente preocupados com o paciente que tem um problema de urgência, porém muitas vezes tem que ficar esperando na fila – destaca Tomasi.
As orientações do Conselho Regional de Medicina e do Ministério da Saúde são que o hospital faça um sistema de fichas com cores diferentes de acordo com a necessidade de atendimento.
- É possível que façamos isso, porém precisamos fazer um treinamento dos profissionais e verificarmos em loco onde já está implantada essa metodologia. Mas é uma saída que estamos procurando para essa dificuldade, além de termos um sistema aonde o paciente passe primeiro pelo posto de saúde e depois seja encaminhado ao hospital em caso de urgência – ressalta o diretor técnico.
Tomasi destaca também que após a consulta de urgência, o acompanhamento e os próximos atendimentos devem ser realizados nos postos de saúde do município.
Tipos de atendimento
Consulta eletiva – Pode ser realizada nos postos de saúde ou em clínicas particulares. É o serviço médico que deve prestar o primeiro atendimento à maioria das ocorrências médicas, tendo caráter resolutivo para os casos de menor gravidade e encaminhando os casos mais graves para o serviço de urgência e emergência ou para internamento hospitalar, para cirurgia eletiva ou para atendimento pelo médico especialista indicado para cada paciente.
Atendimento de urgência – Define-se por urgência a ocorrência imprevista de agravo à saúde com ou sem risco potencial de vida, cujo portador necessita de assistência médica num curto prazo de tempo.
Atendimento de emergência – Define-se por emergência a constatação médica de condições de agravo à saúde que impliquem em risco iminente de vida ou sofrimento intenso, exigindo, portanto, tratamento médico imediato.