19 outubro 2013

Choque de trem deixa 99 feridos em Buenos Aires

Choque de trem deixa 99 feridos em Buenos Aires
(Crédito: Hugo Villalobos / AFP / CP)
Pelo menos 99 pessoas ficaram feridas no choque de um trem neste sábado na estação terminal Once de Buenos Aires, no mesmo local onde em 2012 outro acidente deixou 51 mortos e 700 feridos. "Noventa e nove pacientes foram atendidos em hospitais portenhos como consequência do acidente", informou a Secretaria da Saúde de Bueno Aires. Não há registro de mortos.

Os feridos foram levados para doze hospitais da capital argentina e, embora alguns permaneçam em observação, "não há ninguém em estado grave", indicou a secretária de Saúde da cidade, Graciela Reybaud. No hospital Ramos Mejía, "46 pessoas deram entrada, sendo que dez receberam alta, e as demais continuam em observação, entre elas um menino de 8 anos com ferimentos leves", disse Alejandro Muñoz, diretor da equipe de emergência.

O trem, que faz o transporte diário de milhares de pessoas, viajava com um número reduzido de passageiros por ser sábado. Julio, que viajava no terceiro vagão, afirmou à imprensa que, depois do impacto, os passageiros se revoltaram com o condutor. "As pessoas gritavam com ele, chamando-o de assassino, e jogavam pedras contra ele, que estava caído, mas consciente. Mas os bombeiros chegaram e o levaram, e não vi se estava ferido", contou.

O porta-voz do sindicato de maquinistas La Fraternidad, Horacio Caminos, informou que o condutor está internado em estado "delicado, embora, aparentemente, não corra risco de morrer". "Tem 45 anos e muita experiência", acrescentou.

"O trem passou por todas as revisões técnicas sem observações e tinha sido submetido a uma revisão integral na última terça-feira", disse o ministro dos Transportes, Florencio Randazzo, em uma entrevista coletiva à imprensa, descartando uma falha no sistema de frenagem. Randazzo assegurou que a formação "entrou no terminal a uma velocidade maior que a permitida" e que o sistema de GPS tinha indicado que as paradas anteriores haviam sido realizadas "sem inconvenientes".

Em relação ao maquinista, Randazzo disse que o exame de rotina feito antes da jornada de trabalho para indicar o consumo de bebida alcoólica tinha dado resultado negativo e que "em momento algum foram comunicadas falhas à torre de controle" ao longo da viagem.

O acidente aconteceu na mesma estação terminal onde o choque de um trem contra a plataforma de embarque deixou 51 mortos e 700 feridos em 22 de fevereiro de 2012, em uma das piores tragédias ferroviárias da Argentina. Em 13 de junho passado, outro acidente na linha Sarmiento deixou 13 mortos e 155 feridos quando um trem de passageiros se chocou com outro que estava parado perto da estação Castelar, 30 km a oeste de Buenos Aires. "Viajamos todos os dias, mas com medo. Vamos todos na expectativa para ver se o trem freia ou não", disse Jorge, um dos passageiros que escaparam ilesos.

Depois desses acidentes, o governo nacional anunciou uma troca de composições, todas em péssimas condições, por trens fabricados na China. Os acidentes de trem também comprometem a popularidade do governo de Cristina Kirchner e este novo acidente acontece a uma semana das eleições legislativas de 27 de outubro.

Homem fica ferido em acidente de trabalho no interior de Independência

Dickel foi removido ao HSVP
O acidente aconteceu por volta das 9he30min da manhã deste sábado (19) na localidade de Rincão Cabral, no interior de Independência, e deixou ferido Gilberto da Silva Dickel, 37 anos.

Segundo informações da reportagem da Rádio Colonial AM, o rodado de um gaiotão que era puxado por um trator passou sobre o corpo de Gilberto. O compartimento agrícola, teria se desprendido do trator após ter arrebentado a corrente de sustentação do mesmo. O trator estava carregado de adubo.

As equipes do Corpo de Bombeiros e Samu de Três de Maio prestaram socorro a vitima, que chegou consciente no Hospital São Vicente de Paulo.

Homem esfaqueia sogra e mata cunhado em Passo Fundo

Foto: Lucas Cidade - Rádio Uirapuru
Na noite dessa sexta-feira (19), uma briga familiar resultou no 38º homicídio do ano em Passo Fundo.

Por volta das 21h, a Sala de Operações da Brigada Militar foi informada que uma briga generalizada estava ocorrendo no pátio de uma casa, localizada na Rua Olavo Bilac no bairro Petrópolis, em frente a empresa Transpasso.

Quando os policiais chegaram no local encontraram a Natalina Lourenço do Prado, de 58 anos, com um pedaço de faca cravado nas costas, e ao lado já estava sem vida o jovem Taironi Macedo, de 18 anos, também com um pedaço de faca nas costas.

Imediatamente, Natalina foi socorrida pela ambulância do Corpo de Bombeiros e encaminhada até o Hospital da Cidade, onde permanece internada em estado de saúde grave.

A Equipe Volante da Polícia Civil, juntamente com policiais da Equipe Especializada em Homicídios da 1ªDP, estiveram no local e já identificaram o autor do bárbaro crime. Trata-se do Gilberto Luiz Machado, de 50 anos, que após cometer as agressões fugiu para rumo ignorado.

De acordo com o relato dos policiais, Machado havia comparecido na residência visivelmente embriagado e quando a sua sogra, Natalina, foi fechar o portão acabou sendo atingida pela facada. O jovem Taironi foi defender a sogra, quando acabou sendo morto pelo cunhado.

Até o momento o assassino não foi localizado.

Tribunal de Justiça Mantém Salomão à frente do Cartório de Crissiumal

Foto: Arquivo Cartório Salomão
A 3ª Câmara do Tribunal de Justiça gaúcho negou na tarde desta sexta-feira (18) dois pedidos de liminares contra o registrador público Marcos Salomão.

Os pedidos tentavam tirar Salomão do cartório de Crissiumal. Um dos pedidos foi realizado por uma ex funcionária que alega ter direitos sobre o cartório. O outro pedido foi realizado pelo cartorário de Humaitá que alega ser o mais antigo da Comarca e, portanto, com direitos sobre o cartório.

Ao analisar os pedidos, o desembargador Leonel Pires Ohlweiler resolveu manter Salomão à frente do cartório de Crissiumal como já havia sido feito pelo juiz Adriano Parollo, Diretor do Foro da Comarca.

O desembargador Leonel negou os pedidos justificando que deve "se preservar a manutenção da administração da serventia em prol da funcionalidade dos serviços..." .

Salomão é concursado desde 1997 no estado, e é titular do Cartório de Boa Vista do Buricá. Por duas vezes o Poder Judiciário já solicitou seus serviços para atuar como Interventor em cartórios que apresentavam irregularidades na região.

Menino foi atropelado ao descer de ônibus escolar na ERS 207 próximo ao pórtico da entrada de Crissiumal

Acidente ocorreu no final da tarde desta sexta-feira 
(Foto: Guia Crissiumal)
Um menino de 11 anos foi atropelado ao descer do ônibus escolar no final da tarde desta sexta-feira (18) nas proximidades do pórtico de entrada da cidade de Crissiumal, na ERS 207, na localidade de Vista Alegre, nas imediações da entrada para Linha São Roque.

O menino que estuda na Escola Municipal Madre Paulina, ao descer do ônibus, atravessando a pista de um lado a outro acabou colhido por um veículo Golf, que ainda freou por longa distância, tentando evitar o acidente.

O carro que trafegava no sentido Interior / Cidade acabou saindo da pista, do lado direito.

Uma ambulância fez o resgate da vítima até o Hospital de Caridade de Crissiumal, de onde teve que ser encaminhado ao Hospital de Cruz Alta em virtude dos ferimentos. O menino deu entrada na UTI do Hospital Santa Lúcia de Cruz Alta durante a noite, sem traumatismo craniano e respondendo aos primeiros testes médicos.

A Brigada Militar esteve no local.