04 agosto 2010

Vídeos mostram a queda de neve em Bom Jesus e Vacaria

A neve que caiu no Rio Grande do Sul ontem e hoje está gerando cenas inusitadas para os gaúchos. Moradores de Bom Jesus e Vacaria, na Serra gaúcha, registraram as imagens da precipitação nesta quarta-feira. O vídeo mostra a surpresa das pessoas com o fenômeno, que cobriu de branco pontos da região.
Além de Vacaria e Bom Jesus, Boa Vista do Buricá, Caxias do Sul, Cambará do Sul, Campestre da Serra, Canela, Crissiumal, Gramado, Horizontina, Jaquirana, Monte Alegre dos Campos, Rio Grande, São Francisco de Paula, São José dos Ausentes, Tiradentes do Sul, Três de Maio e Vacaria também verificaram o fenômeno hoje.
Ontem já havia nevado em Cambará, Canela e São Francisco de Paula. A meteorologia não descarta que o fenômeno possa ocorrer também em Porto Alegre nesta quarta-feira.

Supermaconha é apreendida em Porto Alegre

O Denarc apreendeu nesta manhã 16 pés de maconha em uma casa no Bairro Glória, em Porto Alegre. O diretor de investigações do órgão, delegado Luis Fernando Oliveira, disse que a droga é fortificada geneticamente para ganhar maior teor de THC (substância responsável pelos efeito da erva) e vinha sendo cultivada em uma estufa, com emissão de luzes e temperatura controlada.
- Essa maconha chega a ser dez vezes mais cara que a tradicional. É destinada a usuários de classe alta - continuou o delegado.
Um homem de 29 anos foi preso em flagrante por tráfico e encaminhado ao Presídio Central.

Maria da Penha: ator Dado Dolabella foi condenado

O ator Dado Dolabella foi condenado, pelo 1º Juizado de Violência Doméstica Familiar contra a Mulher, por agredir a atriz Luana Piovani, no dia 22 de outubro de 2008, em uma boate na Gávea, Zona Sul do Rio. A informação é do advogado da atriz, Marcelo Quintanilha Salomão. Como a sentença corre em segredo de Justiça, ainda não é possível saber a pena que lhe foi aplicada.
“Tenho o conhecimento da condenação. Estamos aguardando agora o conhecimento da quantidade de pena que foi aplicada”, afirmou ele, que esteve no Juizado de Violência Doméstica Familiar na terça-feira (3).
Segundo o advogado, a condenação foi importante para provar que a Lei Maria da Penha funciona. “Acho que essa decisão ela demonstra que as delegacias de atendimento à mulher foram necessárias e que a Lei Maria da Penha foi fruto de uma exigência das vítimas de violência, que exigiram a punição do agressor, isso que deve ser ressaltado”, completou ele.
O advogado de Dado Dolabella, Michel Assef Filho, disse que ainda não foi informado sobre a condenação e que precisa ter conhecimento da sentença para saber se vai recorrer.
O Ministério Público informou que ainda não recebeu a sentença da juíza Ane Cristine Scheele Santos, para análise condenatória. Segundo o MP, é esperada uma pena branda para Dado Dolabella, “já que esta seria a sanção adequada para a conduta do acusado”.
Dado também responde a processo por lesão grave contra a camareira Esmeralda de Souza, conhecida como Esmê, no mesmo episódio da boate. Ela também é cliente do advogado Marcelo Quintanilha. Segundo ele, Luana Piovani está fora do Rio e a camareira está em cartaz em São Paulo, com a peça “Ensina-me a viver”.
Além deste processo em que acaba de ser condenado, Dado responde a outros processos por desrespeitar as medidas protetivas da Lei Maria da Penha, de não se aproximar da vítima a menos de 250 metros.

Número de municípios gaúchos com ocorrência de neve é o maior em quatro anos

A neve que caiu no Rio Grande do Sul ontem e hoje abrangeu o maior número de municípios gaúchos dos últimos quatro anos. Nesta quarta-feira, pelo menos 10 cidades registraram neve granular: Caxias do Sul, Gramado, Vacaria, Cambará do Sul, Campestre da Serra e pontos de Crissiumal, Tiradentes do Sul, Boa Vista do Buricá, Bom Jesus e Rio Grande. Ontem já havia nevado em Cambará, interior de Canela e São Francisco de Paula. As cidades de Monte Alegre dos Campos e Horizontina tiveram registro de chuva congelada. A meteorologia não descarta que o fenômeno possa ocorrer também em Porto Alegre no dia de hoje.
A neve acumulou sobre as calçadas, automóveis e a vegetação na cidade de Gramado no mais expressivo evento do fenômeno no município desde o inverno de 2000. Entre Crissiumal e Três de Maio, Noroeste do Estado, houve queda de grãos de gelo, o que é raro naquela região, considerando as menores altitudes e maior continentalidade. Houve relatos de flocos também em Tiradentes do Sul.
As nuvens que avançam de Noroeste aumentam a possibilidade de neve ou chuva congelada no Alto Uruguai e no Planalto Médio. As condições para o fenômeno nas próximas horas persistem na Serra do Nordeste e no Planalto Sul Catarinenses, além do Planalto Médio e do Alto Uruguai.
Mais neve pela frente
Deve nevar novamente entre hoje e amanhã em pontos do Centro, Sul e Leste do Uruguai, não se descartando acumulação em alguns pontos. A circulação de umidade do mar que pode provocar pancadas de chuva hoje e principalmente amanhã para o Leste do Rio Grande do Sul.
A quarta-feira começou com temperatura de 1ºC na Base Aérea de Canoas e 2,7ºC em Porto Alegre. Algumas mínimas negativas ocorreram no Estado, nesta manhã. Em Cambará do Sul, foi registrada a menor temperatura de hoje no Rio Grande do Sul, até as 9h30min, -3,6ºC. Na Fronteira Oeste, fez -2ºC em Santana do Livramento, e na Campanha, -1,2ºC, em Bagé.
Confira outras mínimas da manhã nesta quarta:
São Luiz Gonzaga: 0,2ºC
Cruz Alta: 1ºC
Passo Fundo: 1ºC
Uruguaiana: 2,7ºC
Santa Maria: 0,1ºC
Encruzilhada do Sul: 0ºC

Vazamento de dados de estudantes do Enem será apurado, diz Inep

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou uma nota na manhã desta quarta-feira (4) informando que vai apurar "causas e responsabilidades" sobre o vazamento de informações sigilosas dos estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ocorrido na terça-feira (3), no site do órgão, que é responsável pela organização da prova.
Os dados disponíveis no site eram de estudantes inscritos nos exames de 2007, 2008 e 2009. Foram exibidas informações como nome, RG, CPF, notas e número da matrícula, que deveriam ser mantidas em sigilo.
Segundo a nota, os dados dos inscritos, armazenados no banco do instituto, eram colocados numa "área reservada do site, com endereço específico, e liberados para as Instituições de Ensino Superior (IES) e Secretarias de Educação que solicitassem para utilização nos seus processos seletivos. Essas instituições se comprometiam a não divulgar os dados e teriam acesso mediante usuário e senha."
Ainda de acordo com a nota divulgada nesta quarta-feira, tão logo informado que o endereço em área reservada havia se tornado público, o Inep "fechou o endereço específico."
Para finalizar, a direção do Inep informou que "apura causas e responsabilidades que provocaram o ocorrido."
O Ministério da Educação (MEC) também já afirmou que vai apurar o que houve e já admite até a possibilidade de demissão dos responsáveis Segundo o Inep, a falha não compromete o resultado das três últimas edições do exame.
No ano passado, o MEC cancelou provas do Enem depois que os exames foram roubados de dentro da gráfica responsável pela impressão do material.

Formaturas do Programa Brasil Alfabetizado

Foram realizadas 3 formaturas das Turmas do Programa Brasil Alfabetizado, durante a programação das comemorações do aniversário do município. Na tarde desta terça-feira, 2 turmas uma do Lar do Idoso e outra do Centro Assistencial Sagrada Família(20 alunos) participaram da formatura realizada no Lar do Idoso.
Na ocasião, o Prefeito Orlando Desconsi, a Secretaria de Educação, Neli Cadaval da Costa, a Presidente da Fundação, Karina Kucharski, Presidente da Associação Damas de Caridade, Veleda Cardoso, a Coordenadora do CASF, irmã Elizabeth, outros membros do Governo e comunidade em geral participaram da cerimônia. Segundo a formanda Dona Noemia, “Antes eu tinha que pedir informação para as pessoas, agora eu posso dar informação para os outros e fazer leitura na igreja”.
Outra turma de 15 alunos conclui suas atividades no CAS Cruzeiro do Sul, na noite desta terça-feira. O Prefeito Orlando Desconsi, a Secretária Neli Cadaval, o Secretário Ramão Moreira, outros membros do Governo, a Presidente da Associação dos Moradores, Isabel Motta e a comunidade local participaram da solenidade. Essas formaturas marcaram a realização do Programa, do Governo Federal, desenvolvido em parceria com a Prefeitura, que busca ofertar a oportunidade de aprender a ler e a escrever para as pessoas que não tiveram acesso ao mundo da leitura e da escrita durante a infância e a adolescência.
Em Santa Rosa ainda estão sendo realizadas aulas em mais 4 turmas, uma delas se forma na quinta-feira(05), no Rincão dos Rolim, às 18h 30min. Ao todo 110 pessoas foram beneficiadas.

Chuva congelada é registrada na região de Crissiumal

Devido a umidade e o frio desta manhã foram registradas pancadas de chuva congelada em municípios da Região Celeiro. Em Crissiumal, alguns moradores chegaram a pensar que era neve. Segundo os meteorologistas, no entanto, a chuva congelada é quando os flocos de neve se transformam em gotas de chuva congelada e atingem a superfície. Esta água então congela ao entrar em contato com plantas, cercas, telhados, automóveis ou qualquer outro objeto.
A MetSul Meteorologia não descarta a possibilidade de neve nas próximas horas em diferentes regiões do Rio Grande do Sul.

Senado amplia licença-maternidade para 180 dias

A ampliação da licença à gestante de 120 para 180 dias recebeu o apoio da totalidade dos senadores presentes na sessão plenária de ontem. A mudança, prevista em proposta de emenda à Constituição (PEC 64/07) apresentada pela senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN), foi aprovada em segundo turno e agora vai ao exame da Câmara dos Deputados.
A proposta — que altera a redação do inciso XVIII do artigo 7º da Constituição - estende a todas as trabalhadoras o benefício que havia sido concedido pela Lei 11.770/08 às funcionárias das empresas que aderissem ao Programa Empresa Cidadã. Por essa lei, originada de projeto da senadora Patrícia Saboya (PDT-CE), as empresas que aderissem ao programa teriam benefícios fiscais.
A PEC foi aprovada em primeiro turno no esforço concentrado do dia 7 de julho. O resultado foi comemorado pelos senadores e pelo público presente nas galerias do Plenário.
Rosalba Ciarlini disse que a proposta foi a primeira que apresentou no Senado, fruto de suas observações quando atuava como médica pediatra.
— Via a angústia das mães quando tinham que voltar ao trabalho. Agora, a mãe vai voltar ao trabalho muito mais produtiva e tranquila, ao passo que a criança terá um desenvolvimento psíquico mais equilibrado e será um cidadão de paz — disse a senadora.
Consagração
O presidente do Senado, José Sarney, elogiou o valor social da PEC. Ele lamentou que o regimento imponha restrições à participação do presidente nas votações e disse que, do contrário, teria prazer em juntar seu voto ao dos demais.
— A emenda de Vossa Excelência recebeu uma verdadeira consagração dessa Casa — disse.
Diversos outros senadores ressaltaram os benefícios inerentes à ampliação do período de convivência entre a mãe e o bebê. A senadora Marina Silva (PV-AC) observou que a oportunidade de amamentação por mais tempo exclui a necessidade de alimentação precoce que expõe os recém-nascidos a diversas infecções.
— Há ganho emocional, ganho social e ganho econômico para o poder público, já que há perspectiva de diminuição de gastos com saúde pública ¿ disse Marina, que voltou de sua licença para participar do esforço concentrado.
Já Augusto Botelho (PT-RR), que também é médico, acrescentou que não é só leite que faz bem ao bebê, mas o contato físico com a mãe.
— Seis meses é o mínimo. As pessoas serão melhores se conviverem mais tempo com as mães — disse.
Aloizio Mercadante (PT-SP), por sua vez, lembrou que a ideia é meritória e que existe em muitos países, mas que será necessário reduzir outros gastos públicos para que mães e filhos não sejam prejudicados.
Segurança
Inácio Arruda (PCdoB-CE) observou que a votação foi acompanhada por assistentes sociais, que lotaram as galerias do Plenário e comemoraram o resultado.
— Todos têm conhecimento profundo da matéria e sabem do que estamos falando.
O que difere a proposta ora em discussão da Lei 11.770/08, que criou o Programa Empresa Cidadã, é que, no caso da legislação em vigor, a ampliação da licença-maternidade de quatro para seis meses vale para as funcionárias das empresas que aderirem ao programa, mediante incentivo fiscal. A PEC de Rosalba Ciarlini, por sua vez, torna a norma obrigatória para todas as empresas e instituições.

Participantes do Programa Jovem Aprendiz da SETREM oportunizaram aulas gratuitas de informática

Através do Programa de Inclusão Digital SETREM, participantes do Programa Jovem Aprendiz da instituição, puderam fazer a sua parte em prol da comunidade. Estudantes do Curso Técnico em Informática tornaram-se instrutores e oportunizaram capacitação gratuita a interessados.
De maio a julho deste ano, foram beneficiadas cerca de 80 pessoas. Cada aluno promoveu 20 horas/aula de conhecimentos básicos em informática (Windows, Word, Excel e Power Point). As atividades foram realizadas nos laboratórios de informática do Campus SETREM, com a supervisão de professores.
Participaram dos cursos colaboradores de empresas as quais os aprendizes estão vinculados. Um exemplo foram os estudantes Pedro de Sá, Aline Schoffen, Andressa Fischer e Danielle Gianello que convidaram os colegas de trabalho da Extragás, Jardinox e Unimed Alto Uruguai. Estes ainda trouxeram familiares, que deixaram a turma lotada, 31 alunos. “A experiência foi diferente e gratificante. Ensinamos o que vimos em sala de aula, desta forma, também aprendemos”, revelou Andressa.
Para os estudantes Alex Ruaro e Maicol Genz, a experiência foi ainda mais desafiadora: foram instrutores de professores e estudantes de uma escola na localidade de Progresso. A entidade havia recebido do governo estadual um laboratório completo de informática com sistema operacional Linux instalado. “Como o sistema é pouco utilizado, precisamos estudá-lo antes de orientar. Foi positivo porque aprendemos uma nova ferramenta e nos colocamos pela primeira vez como professores, uma grande responsabilidade’, destacou Alex.
Para a professora Maria Cristina Rakoski, colaboradora do programa de Inclusão Digital, esta vivencia propicia aos estudantes amadurecimento. “Ao sanarem dúvidas e vivenciarem o aprendizado de seus alunos, os aprendizes conquistam confiança e encorajamento, agindo de forma mais madura durante o curso”, conclui.

Policial rodoviário registra neve em Vacaria: "Estávamos na expectativa"

Um plantão corriqueiro se transformou no registro de um fato raro para o policial rodoviário Carlos Teles. Por volta das 4h50min, da janela do posto da Polícia Rodoviária Federal em Vacaria, Teles gravou a neve que caiu no município serrano por 10 minutos. O fenômeno foi confirmado pelo meteorologista Cléo Kuhn.
Apesar da baixa qualidade da imagem, uma vez que o policial utilizou o celular para gravar o fenômeno, é possível ver os flocos que caíram do céu por cerca de 10 minutos.
— Antes tinha dado uma garoa, uma chuvinha fininha. Como somos aqui de Vacaria, estávamos na expectativa. Imaginávamos que haveria o fenômeno — disse Teles.
Veja as imagens abaixo:

Ministro recebe convite para participar do Hortigranjeiros

Aproveitando a vinda à Santa Rosa do Ministro Guilherme Cassel, para abertura das comemorações dos 79 anos do município, a presidente do 27º Hortigranjeiros, Claudia Bachinki, juntamente com o prefeito Orlando Desconsi e o Secretário de Agropecuária, Ari Dresch entregaram um convite do evento.
Na ocasião, a Presidente convidou o Ministro para que participe da abertura oficial do Encontro que será realizada no dia dia 23 de setembro, às 14h na praça de alimentação do Parque Municipal de Exposições. De acordo com Claudia, "Este ano faremos a abertura oficial na quinta-feira, para que efetivamente os 4 dias do evento sejam preenchidos com toda a programação que está planejada".
A participação do Governo Federal, através do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento/MAPA e do Ministério do Desenvolvimento Agrário/MDA, garantiram ao 27º Hortigranjeiros, o valor de repasse de R$ 180 mil. A 27ª edição do Encontro Estadual de Hortigranjeiros acontecerá nos dias 23 a 26 de setembro de 2010, no Parque de Exposições de Santa Rosa, com Entrada gratuita.

Escolas estaduais terão matrículas pela internet

A rede estadual de ensino, com 2.573 escolas, passa a matricular seus alunos pela internet a partir de outubro, quando inicia a primeira etapa para o ano letivo de 2011.
A garantia foi dada pelo secretário da Educação, Ervino Deon, durante a abertura do Seminário Internet para Todos, realizado pela Comissão de Educação da Assembléia Legislativa.
— Estamos dando um passo histórico no processo de matrículas para toda a rede estadual de ensino. A partir de agora, em qualquer situação, sem precisar sair de casa, pais ou responsáveis podem fazer a inscrição e a matrícula do seu filho pela internet — comemora Deon.
No ano passado, as escolas estaduais localizadas nos municípios de Cachoeira do Sul, Alvorada e Cachoeirinha realizaram de forma experimental as matrículas pela internet. O resultado foi satisfatório e contou com a aprovação tanto dos pais quanto dos servidores.
— Foi uma experiência necessária. Depois que afinarmos o processo e treinarmos as pessoas, já estaremos em condições de realizarmos o processo totalmente informatizado — explica Milton Pereira, diretor pedagógico da Secretaria da Educação.
Nos casos onde as famílias de alunos morarem em localidades ainda sem acesso à internet, como áreas rurais e acampamentos indígenas, o secretário Ervino Deon explicou que o Estado está discutindo alternativas com a Federação das Associações dos Municípios (Famurs) e a Associação dos Vereadores do Rio Grande do Sul.