Através do Programa de Inclusão Digital SETREM, participantes do Programa Jovem Aprendiz da instituição, puderam fazer a sua parte em prol da comunidade. Estudantes do Curso Técnico em Informática tornaram-se instrutores e oportunizaram capacitação gratuita a interessados.
De maio a julho deste ano, foram beneficiadas cerca de 80 pessoas. Cada aluno promoveu 20 horas/aula de conhecimentos básicos em informática (Windows, Word, Excel e Power Point). As atividades foram realizadas nos laboratórios de informática do Campus SETREM, com a supervisão de professores.
Participaram dos cursos colaboradores de empresas as quais os aprendizes estão vinculados. Um exemplo foram os estudantes Pedro de Sá, Aline Schoffen, Andressa Fischer e Danielle Gianello que convidaram os colegas de trabalho da Extragás, Jardinox e Unimed Alto Uruguai. Estes ainda trouxeram familiares, que deixaram a turma lotada, 31 alunos. “A experiência foi diferente e gratificante. Ensinamos o que vimos em sala de aula, desta forma, também aprendemos”, revelou Andressa.
Para os estudantes Alex Ruaro e Maicol Genz, a experiência foi ainda mais desafiadora: foram instrutores de professores e estudantes de uma escola na localidade de Progresso. A entidade havia recebido do governo estadual um laboratório completo de informática com sistema operacional Linux instalado. “Como o sistema é pouco utilizado, precisamos estudá-lo antes de orientar. Foi positivo porque aprendemos uma nova ferramenta e nos colocamos pela primeira vez como professores, uma grande responsabilidade’, destacou Alex.
Para a professora Maria Cristina Rakoski, colaboradora do programa de Inclusão Digital, esta vivencia propicia aos estudantes amadurecimento. “Ao sanarem dúvidas e vivenciarem o aprendizado de seus alunos, os aprendizes conquistam confiança e encorajamento, agindo de forma mais madura durante o curso”, conclui.