19 setembro 2012

Policial Militar abriga famílias e resgata crianças em meio ao temporal em Porto Lucena

Sargento da Brigada Militar também sofreu com avarias no
próprio terreno (Créditos: Fernando Gomes / Agencia RBS)
Em meio ao temporal que destruiu casas, arrancou árvores e derrubou postes na pequena Porto Lucena, no Noroeste, um sargento da Brigada Militar transformou a própria residência em abrigo improvisado para os vizinhos. Cláudio Matos, 43 anos, recebeu outras três famílias que ficariam a noite inteira desabrigadas após observarem suas moradias serem destelhadas pela força do vento e do granizo.

Não bastasse a solidariedade, durante a tempestade, o PM deixou sua casa e resgatou duas crianças na residência que fica em frente. Voltou com uma em cada braço, sãs e salvas.

— Parecia que o mundo estava vindo abaixo. As crianças choravam muito e eu tentava acalmá-las — relata Matos.

Para manter a própria família a salvo — mulher e três filhos de 3, 5 e 10 anos —, manteve-os embaixo de uma mesa para evitar o risco de ferimentos caso o teto desabasse ou alguma pedra de gelo atravessasse o forro.

Ao longo desta quarta-feira, já sem chuva, a população da cidade calcula os prejuízos. A prefeitura sofreu diversas avarias, conforme contou pela manhã à Rádio Gaúcha o prefeito Leo Miguel Weschenfelder.

Praticamente todos os 5,3 mil moradores da cidade estão envolvidos com a instalação de lonas, limpeza das casas e recuperação de móveis. As escolas suspenderam as aulas.

Trabalhador argentino desaparece ao cair no Rio Uruguai em São Borja

Argentino trabalhava na Ponte Internacional da Integração
(Foto: Dilhermano Messa/Folha de São Borja)
Um trabalhador argentino caiu na correnteza do Rio Uruguai na altura da fronteira entre São Borja, no noroeste do Rio Grande do Sul, e Santo Tomé, na Argentina, por volta das 8h20 desta quarta-feira (19), de acordo com a empresa Mercovia, onde trabalha, e o Corpo de Bombeiros do município gaúcho. O acidente aconteceu enquanto o homem trabalhava na manutenção da Ponte Internacional da Integração, que liga as duas cidades. Ele está desaparecido.

Utilizando embarcações, os bombeiros fazem buscas no rio com o apoio do Exército. Segundo a Mercovia, a própria empresa e as prefeituras das duas cidades também enviaram equipes ao local para auxiliar no resgate.

O sargento Elvis Pimentel Campos, que esteve no local durante a manhã, conta que houve tentativa de salvar o argentino logo após o acidente. "Conversei com um colega dele. Era um funcionário antigo da empresa, trabalhava lá há 12 ou 13 anos fazendo a manutenção da ponte. Quando ele caiu, outro rapaz atirou o colete salva-vidas, mas o rapaz não conseguiu pegar este colete e não se teve mais informações", lamentou.

Os bombeiros acreditam que o funcionário não usava equipamento de segurança. Já a Mercovia diz que este fato ainda não está esclarecido, e que não é prática dos empregados trabalharem sem o equipamento.

Santo-Angelense na capa da Playboy


A santo-angelense Karine Camargo, 28 anos, é a capa da revista Playboy Especial que foi lançada na última segunda-feira, dia 17, em todo o país. Ex-aluna dos colégios Estadual Missões e Marista Santo Ângelo (ela também cursou Psicologia na URI Santo Ângelo) e atuante nos grupos de teatro santo-angelenses (Grupo Ossette), Karine começou como atriz figurante no seriado Malhação e na minissérie “Afinal, o que querem as mulheres?”. Ainda, atuou na minissérie “Lara com Z” e na novela “Cheias de Charme”, onde faz o personagem "Kelyane". Os seus trabalhos mais recentes foram com o personagem “A Morena da Laje” em Zorra Total e como a dançarina Kellyane na novela “Cheias de Charme”. Na Rede Record, ela trabalhou nas novelas “Poder Paralelo” e “Luz do Sol”. No teatro, atuou na peça “Gimba Presidente dos Valentes” e também fez parte do elenco da novela “Kubanacan” da Rede Globo. 


Antes da revista Playboy, ela realizou ensaio sensual na “Revista Sexy”. Esta é aterceira vez que uma santo-angelense é capa da revista Playboy. Em 1993, a santo-angelense Andréa Rammé foi capa desta revista, obtendo um dos recordes de vendas. Em 1996, a santo-angelense Tatiana Rammé também foi capa da revista. Além disso, Santo Ângelo é a terra da modelo e apresentadora Renata Fan e das famosas modelos Fernanda Schonardie e Carol Falc.

Noite de Terror: Temporal atinge Santo Augusto

Mais de 80% das casas foram atingidas
Mais de 80% das casas foram atingidas
   
Na noite de ontem terça-feira (18) um forte temporal que iniciou por volta das 21hs chegou a Santo Augusto e trouxe terror a comunidade.

Várias casas ficaram destruídas com a força do vento, postes ficaram ao chão, famílias estão sem alimentos e roupas.
A Antena da Rádio Querência foi destruída.

Segundo levantamento feito pelo departamento de jornalismo da Rádio Querência, as casas mais atingidas estão nos bairros Glória, Cerro Azul, São João e Tiradentes. Não há energia elétrica em vários pontos do município.

A secretaria de assistência social está apurando a totalidade de casas atingidas pelo temporal.
O prefeito Alvorindo Polo deverá decretar situação de emergência ainda nesta tarde.

Municípios do Noroeste do RS contabilizam prejuízos do temporal

Estragos causados por chuva na Região Noroeste do RS
(Foto: Reprodução/RBS TV)
Entre os mais afetados pelo temporal no Rio Grande do Sul, municípios do Noroeste do Rio Grande do Sul contabilizam prejuízos na manhã desta quarta-feira (19) após mais uma noite de chuva e vento forte. Os estragos passam por casas destelhadas, árvores arrancadas e falta de energia elétrica. Segundo a Defesa Civil do estado, viaturas de São Luiz Gonzaga partem em direção a cidades mais afetadas para distribuir lonas e prestar ajuda aos moradores. Cerca de 95 mil pessoas estão sem energia elétrica no estado.

 Porto Lucena, cidade de 5.365 habitantes, foi a mais atingida. A prefeitura estima que, das 2,6 mil residências, 90% foram atingidas pelo granizo. Algumas famílias foram abrigadas no salão da igreja.

A sede da prefeitura ficou alagada durante a madrugada. Documentos e computadores foram perdidos. "A Defesa Civil e a prefeitura, a população em geral, vamos começar a fazer um grande mutirão e veremos a providência que vamos tomar com relação a esse acontecimento", projetou o diretor de serviços urbanos do município, Olmar Gustavo Kratz.

O município de Santo Augusto registrou ventos de 120 km/h, segundo a prefeitura. Em apenas um núcleo habitacional, 50 casas foram atingidas. No município, aproximadamente 500 residências sofreram com a ação do temporal. O município analisa a possibilidade de decretar situação de emergência.

A Defesa Civil de Santa Rosa, com auxílio da Brigada Militar, do Corpo de Bombeiros e do Exército, distribuiu 12 mil metros de lonas. "Vamos fazer o levantamento mais detalhado e talvez vamos ter de decretar situação de emergência", disse o coordenador Valdir Melo.

A Cruz Vermelha de Santa Rosa deu início a uma campanha para recebimento de doações aos desabrigados de toda a Região Noroeste. As doações podem ser entregues no Corpo de Bombeiros do município. Também pode ser feito contato pelo 193.

Em Ibirubá 180 casas foram destelhadas pelo vento e o município ficou sem luz durante a noite e a madrugada. Em Ijuí o vento arrancou telhas de 50 residências e árvores caíram na Praça da República. Em Cruz Alta o campus universitário da Unicruz teve de suspender as aulas devido à falta de energia elétrica. Na cidade, cerca de 40 casas foram destelhadas. Ajuricaba e Jóia também contabilizam os prejuízos. Os municípios estavam sem comunicação pela manhã.

Em Santo Ângelo cerca de 300 casas foram danificadas. Em Giruá o forte vento também provocou estragos e assustou a população. Em Cândido Godói o granizo e o vento destruíram o telhado do hospital e alguns pacientes precisaram voltar para suas casas, já que não havia condições de abrigá-los no local.
A Defesa Civil do estado ainda não tem informação sobre desabrigados nem números definitivos sobre a quantidade de pessoas atingidas pelo mau tempo.

Outras regiões
No Sul do estado, o km 407 da BR-116, entre Camaquã e Cristal, ficou bloqueado das 23h de terça até pouco depois das 6h desta quarta, quando começou a ser liberada para o fluxo de veículos. Congestionamentos de até 7 quilômetros se formaram no ponto, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

A chuva deu uma trégua região pela manhã. Os moradores também contabilizam os prejuízos. Em Camaquã muitos bairros ficaram alagados. Em Chuvisca o mau tempo danificou pontes, causou estragos em lavouras e as aulas foram suspensas nas escolas públicas. As escolas de Camaquã e Cristal também suspenderam as aulas devido aos problemas de acesso nos municípios.

Em Cristal, a forte chuva chegou a derrubar o muro de um cemitério. Equipes da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e da Defesa Civil foram ao local e a situação foi normalizada. O acesso à cidade de Amaral Ferrador permanece apenas por Encruzilhada do Sul. Em função do nível do Rio Camaquã, a travessia de balsa foi suspensa.

Em Porto Alegre e na Região Metropolitana ainda há muitos pontos com alagamentos nas ruas. Na capital gaúcha os motoristas encontram pelo menos 20 semáforos estragados pela manhã.
Na Zona Sul os moradores usaram embarcações na madrugada na Vila do Resvalo. A água invadiu as residências e os bombeiros ajudaram no resgate. Na Ponta Grossa a água também tomou conta de ruas e deixou moradores olhados nas suas casas.

O grande volume de chuva fez o Arroio Feijó, em Alvorada, transbordar. Algumas casas de bairros próximos já foram invadidas pela água. Os moradores correm para retirar pertences e os carros foram levados para as partes mais altas. Problemas também em Esteio. A água invadiu casas na Vila Ezequiel. Moradores são resgatados com a ajuda de barcos.

Previsão do tempo
Os meteorologistas indicam que o tempo melhora a partir da tarde desta quarta no Rio Grande do Sul, principalmente na Fronteira com o Uruguai e na Metade Sul. As temperaturas devem chegar aos 25°C no Norte do estado. Em Porto Alegre e na Região Metropolitana o céu fica parcialmente nublado e o tempo também melhora ao longo do dia.

Na quinta-feira (20) a expectativa é que o sol volte a aparecer em boa parte do estado. As temperaturas devem diminuir e a previsão indica frio ao amanhecer, com mínimas abaixo de 10°C. Segundo medição do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até as 8h desta quarta havia chovido 75 milímetros em Frederico Westphalen, e 72 milímetros em Santa Rosa e Cruz Alta. Em Santo Augusto o acumulado era de 68 milímetros no horário.

Temporal de granizo arrasa o município de Porto Lucena

Estima-se em 2650 residências e prédios atingidos
Na noite de ontem (18/09) terça-feira, por volta das 19:40 um temporal de granizo arassou o Município de Porto Lucena.

Segundo relato do Prefeito Municipal Leo Miguel Weschenfelder o vento associado ao granizo com pedras enormes destruiu vidraças, telhados, veículos, causando inclusive ferimentos em cidadãos.

Segundo informa ainda, calcula que é a pior tempestade que assola o Município nos últimos 50 anos. Em reunião com a coordenadoria da Defesa Civil sob o comando do Tenente Martinelli calcula-se em torno de 2650 residências e prédios atingidos sendo que destes a quase totalidade de 2600 tiveram seus telhados destruídos.

Ainda é incalculável o número de árvores que caíram
Ainda, segundo o Prefeito, sua própria casa, casas da periferia, do interior, foram atingidas de forma implacável.

A chuva persistiu até por volta da meia-noite quando deu uma trégua. No momento (08:00) venta e é frio no Município.

A maior preocupação é com o retorno da chuva e por isto o Município está em contato com Municípios vizinhos em busca de lonas para amenizar a situação, o material disponível no Município se esgotou.

No momento, não há fornecimento de energia elétrica, água e telefone e apenas uma operadora de celular está em funcionamento.
A água da chuva alagou tudo por onde caiu

O prédio da Prefeitura Municipal foi quase que totalmente destruído, documentos, computadores, móveis, todos atingidos, existe uma camada de 30 cm de água no interior do prédio.

A Administração Municipal está empenhada juntamente com a Defesa Civil e com a ajuda do Exército em sanar as questões mais urgentes.

Três de Maio: Temporal deixa prejuízos de grande monta para o Lar dos Idosos

Muro com grade e calçada, deslizaram na lateral do Lar
Ainda na manhã desta terça-feira (18), fortes rajadas de ventos destelharam algumas casas e galpões no interior de Três de Maio, e durante a noite os prejuízos foram registrados no Lar do Idosos.

O Lar dos Idosos está localizado em uma parte baixa da cidade, e grande acumulo de água vindo durante a noite das ruas com nível bastante superior, derrubaram cerca de 20 metros do muro e calçada de uma obra de cerca de 50 metros ainda por ser concluída, na rua São Sebastião, rua lateral as instalações do Lar, aproximadamente mais 10 metros de muro e calçada estão comprometidos e podem desmoronar a qualquer momento. Muita água também invadiu as instalações que abrigam os idosos.

Em entrevista a Reportagem da Rádio Colonial AM na manhã desta quarta-feira (19), o presidente do Lar o senhor Elzido Schmidt, falou com indignação sobre o acontecido. “Segundo o presidente, o deslizamento foi ocasionado tão somente pela irresponsabilidade de alguns moradores que acumulam lixo nas ruas. Elzido, disse ele próprio ter ao menos tentado desobstruir cerca de 5 bocas de lobo entupidas. Numa delas ele encontrou até mesmo chapas de raio x”.
Aproximadamente mais 10 metros do muro e da calçada,
estão comprometidos e podem delizar a qualquer momento
(Créditos: Paulo Marques)

O Corpo de Bombeiros Misto de Três de maio, já atendeu mais 30 ocorrências de destelhamentos de residências na cidade, e diversas árvores foram cortadas por estarem oferecendo perigo.

Em Três de Maio, diversos pontos da cidade estão sem energia elétrica e água potável, mesma situação da cidade vizinha Independência.

Até o momento são 14 presos na Operação Babilônia

A Polícia também apreendeu documentos e computadores 
Até o momento foram presas 14 pessoas, entre eles, três secretários municipais, sendo dois deles, filhos do prefeito do município de Bom Progresso. Segundo os policiais, um dos homens, que era secretário, teria saido da Secretaria para concorrer a vereador. Os indivíduos deverão ser indiciados pelos crimes de fraude à licitações, peculato apropriação, peculato desvio, formação de quadrilha, coação no curso do processo, lavagem de dinheiro, falsidade documental, uso de documento falso. Além dos três secretários municipais, inúmeros empresários estão recebendo voz de prisão por terem cometido crimes contra a administração pública. A Polícia também apreendeu documentos, computadores, dez armas, sendo seis espingardas e quatro revólveres. Ainda foram apreendidos inúmeros talonários de combustível, em branco, mas já assinados.

Dez armas foram apreendidas, seis espingardas e quatro
revólveres (Créditos: Polícia Civil)
Segundo as investigações esta organização criminosa teria desviado cerca de 7 milhões do município de Bom Progresso. Entre as fraudes está a de compra super faturada de pneus, remédios, aquisição de material de construção. Entre os empresários presos está um homem proprietário de uma grande rede de farmácias. A farmárcia emitia notas em nome de pessoas carentes, como se elas tivessem comprado remédios cobertos pelo convênio com a Prefeitura, e a Prefeitura empenhava e pagava a farmácia. Na realidade estas pessoas nem haviam comprado nada e quem havia comprado eram as pessoas envolvidas na fraude, mas os produtos adquiridos não eram remédios.

Entre outras medidas tomadas pela Polícia Civil na Operação Babilônia está a inviolabilidade dos bens patrimoniais dos acusados e a quebra do sigilo bancário.

Vendaval e granizo danificam casas e deixam feridos no Noroeste do RS

Árvore tombou sobre o prédio da Justiça do Trabalho em meio
a temporal em Santa Rosa
(Crédito: Felipe Rigon Dorneles/Especial CP)
Um temporal de grandes proporções atingiu a Região Noroeste do Rio Grande do Sul por volta das 20h desta terça-feira (18) provocando destruição em diversas cidades. O município de Porto Lucena está completamente às escuras e sem água. Segundo a Brigada Militar, há dezenas de feridos, mas nenhum com gravidade. A maioria foi atingida por pedaços de telha ou de madeira que se desprenderam das casas com o vendaval. Uma equipe da prefeitura percorre a cidade para ajudar as pessoas e levar para o hospital quem precisa. A maioria das residências do município sofreu algum dano com o temporal. O vendaval durou aproximadamente 30 minutos.

Em Ijuí, além da chuva e do granizo, rajadas de vento destelharam casas, espalharam o lixo pelo chão, inundaram ruas e bloquearam avenidas, segundo a Brigada Militar. Na Vila Santo Antônio, a queda de um raio provocou o incêndio de uma casa. O Corpo de Bombeiros admite que não tem condições de atender todos os chamados. Foram relatados problemas com árvores que caíram, casas que ficaram alagadas e pessoas que se sentiram mal. Apenas as ocorrências mais graves estão sendo atendidas, com entrega de lonas.

Em Condor, Crissiumal, Inhacorá, casas foram destelhadas pelo granizo, segundo o Corpo de Bombeiros. A Câmara de Vereadores de Jóia também perdeu o teto e um posto de combustível teve a cobertura arrancada. Moradores relataram à polícia que, no município de Capão Bonito, as pedras de gelo que caíam com a chuva tinham o tamanho de um ovo de galinha. Em Tapera, a chuva de granizo provocou estragos em casas e empresas. Parte da cidade está sem luz. Segundo informações de uma estação meteorológica da cidade de Cruz Alta, os ventos na região superaram os 100 km/h.

O Hospital Caridade São Clemente, em Soledade, está parcialmente destelhado. Em Santa Rosa, mais de 100 casas ficaram sem teto. Mesmo problema enfrentado em Pejuçara, Giruá, Cândido Godói e Palmeira das Missões.

São José do Inhacorá: Prêmio valoriza boas práticas em gestão escolar no RS

 Créditos: Assessoria de Comunicação Social da FAMURS
A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) promoveu, em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação do RS (Undime/RS), o Prêmio Gestão Escolar 2012. A homenagem foi entregue nesta sexta-feira (14/9), às 16h, durante solenidade no auditório da FAMURS em Porto Alegre, RS.

Nesta oportunidade foram homenageadas as cinco instituições que foram referência de ensino no RS ano base 2011. São elas:

- Escola Municipal de Educação Infantil Paraíso da Criança, de São José do Inhacorá: referência estadual em gestão escolar e destaque em educação infantil.
- Escola Estadual Augusto Ruschi, de Santa Maria: destaque em gestão participativa e destaque em gestão de recursos e serviços.
- Escola Municipal Rui Barbosa, de São José do Inhacorá: destaque em gestão de resultados.
- Escola Municipal de Educação Infantil Amália BresoliniBambini, de Espumoso: destaque em gestão de pessoas.
- Escola Municipal Santo Antônio, de Portão: destaque em gestão pedagógica.
Também apoiam a realização do evento o Instituto Unibanco, a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, a ONG Parceiros Voluntários, o Instituto Jama e o Grupo Gerdau.
Nesta ocasião, o prefeito de São José do Inhacorá, Dr. Alexandre Vaz Ferreira se pronunciou em nome da FAMURS representando os prefeitos do RS e a Professora Adriane Waechter, Dirigente Municipal de Educação, falou em nome da UNDIME/RS, representando todos os Secretários de Educação do Estado.