24 maio 2011

Dia do Desafio: Santa Rosa se prepara para enfrentar cidade colombiana

O campo do Quartel será local de corrida 
das 18h às 20h
Os 68.587 habitantes de Santa Rosa participam das 0 às 20h de amanhã do Dia do Desafio 2011. O SESC , com o apoio da prefeitura, organizou diversas atividades físicas e de recreação que serão desenvolvidas durante o dia.
A agenda de atividades do Sesc abre às 6h com a Maratona Clube de Santa Rosa, que propõe que os atletas corram 12 horas ininterruptas, seguindo até às 20h. O evento acontece no Centro Poliesportivo do Regimento de Cavalaria Mecanizada.
A solenidade de abertura oficial do Dia do Desafio será na Praça Expedicionário Isidro Leal (ao lado do quartel), às 8h. O jogo de futsal entre autoridades e imprensa ocorrerá no ginásio do SESC, na rua Concórdia nº114, às 18 h.
Neste ano, Santa Rosa enfrentará a cidade de Chía, da Colômbia. As disputas foram definidas por meio de um sorteio, cujo critério é garantir que os adversários sejam municípios com número semelhante de habitantes. O evento propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. O vencedor será aquele município que mobilizar a maior porcentagem de pessoas em relação ao número de habitantes.
Já Três de Maio, com seus 23.333 habitantes, irá disputar com a cidade mexicana de Camargo, que possui 47.209 habitantes.

Oktoberfest Missões escolheu suas soberanas

Foto: Thiago Pinheiro, divulgação
Na última sexta-feira, o Pavilhão Central do Parque Municipal de Exposições de Cerro Largo, foi o cenário para a escolha das soberanas da 17ª Oktoberfest Missões, seguida pelo Baile do Chopp, animado pela conhecida Banda Indústria Musical.
Concorriam ao título maior, seis belas jovens, que durante quase um mês, participaram de extensa programação, entre cursos, palestras e avaliações, até culminar com a grande final.
Em promoção da Associação Comercial e Industrial de Cerro Largo, as eleitas foram:
Rainha da Oktoberfest Missões – Cátia Regina Gallas, 20 anos
1ª Princesa – Andressa Hilgert de Oliveira, 18 anos
2ª Princesa – Sabrina Scheuer Marques, 22 anos
A nova rainha recebeu como premiação, um pacote turístico para Balneário Camboriu, oferecido pela empresa JAT Brasil, de Junio Araújo, que foi um dos jurados do evento.
A Oktoberfest Missões será realizada em Cerro Largo, de 11 a 16 de outubro deste ano, com muita alegria, dança e chopp.

Clube União traz Itamone a Tuparendi

O baile será nesta sexta-feira dia 27 
Depois de promover um baile carnavalesco, algo que não acontecia há muito tempo em Tuparendi, a direção do Clube União volta a promover um grande evento na próxima sexta, 27 de maio, e contratou a melhor e mais tradicional banda de bailes do Rio Grande do Sul, Itamone de Caxias do Sul. O Conjunto Itamone, é o único remanescente de um cast de grandes bandas que animavam os concorridos bailes de debutantes das décadas de 70, 80 e 90. Além do Itamone, bandas como João Roberto e seu Conjunto, Mensagem, Impacto, Je Reviens e Caravelle, disputavam o posto de melhor banda de bailes  do sul. Com a crise da maioria das sociedades, e as mudanças de comportamento, as bandas se dissolveram, restando apenas o Itamone como remanescente de uma época de ouro dos clubes sociais. Há dois anos atrás o Itamone também quase sucumbiu, quando o caminhão que transportava o equipamento se envolveu em um acidente com um caminhão tanque e um automóvel. O acidente vitimou cinco pessoas, duas delas da equipe técnica do Itamone, que perdeu todo o seu equipamento de som e luz.
Elvino Menegatti, diretor e tecladista do Itamone desde sua fundação, explica que pensou em parar, mas resolveu seguir em frente, atendendo principalmente pedidos de seus músicos e fãs. A banda ainda preserva a cantora Marcinha, responsável por parte da fama que o conjunto alcançou em mais de 40 anos de estrada. O repertorio ainda é marcado pela presença de boleros, sambas e valsas, mas quem for ao Clube União também poderá dançar ao som de grandes sucessos dos Bee Gees, Abba e outros que marcaram os anos 70, além de músicas atuais, com ritmos como o “sertanejo universitário” e o “axé music”.
Segundo Fernando Fagundes, presidente do Clube União, o lucro auferido com o evento será aplicado em reformas no prédio do Clube.  O baile deverá ter início às 23 horas, as mesas estão sendo vendidas ao preço de R$ 120,00, dando acesso a quatro pessoas, Informações e reservas poderão ser feitas pelo telefone 55.3543.1200, com Tere.

Deputado e secretário Busato pleitearam acessos asfálticos com o governador

Para o segundo semestre ainda na região, são aguardadas as 
obras do segundo lote
Líder do PTB na Assembleia, o deputado Aloísio Classmann comemorou o anúncio da retomada das obras de acessos asfálticos no Estado, anunciado  pelo governador Tarso Genro. Nesta semana, em audiência com o governador e com o Secretário de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento, Luiz Carlos Busato,   o parlamentar havia destacado a importância da execução dessas obras, reivindicadas por diversos municípios gaúchos. Segundo Classmann, as prefeituras e comunidades têm muito a comemorar com a decisão do Executivo. No plano de obras foram contemplados 46 acessos municipais que serão pavimentados com recursos do Tesouro do Estado, com possibilidade de início imediato (lote 1). Outros 29 trechos serão executados com recursos oriundos do BNDES, possivelmente no segundo semestre do ano (lote 2).
Foram anunciadas obras em seis trechos da região que serão contemplados ainda neste primeiro lote de liberações:  Trecho Nova Candelária - Boa Vista do Buricá (Ivagaci-finalização); trecho Chiapetta – Inhacorá; trecho Novo Machado- Tucunduva; trecho Sagrada Família – BR- 386; trecho São José do Inhacorá – RS 472 e Nova Boa Vista - BR 386.
Para o segundo semestre ainda na região, são aguardadas as obras do segundo lote, que contemplam os seguintes trechos:  Braga - Campo Novo; Vista Gaúcha - Barra do Guarita; Pinheirinho do Vale; Porto Vera Cruz; ; São José das Missões – BR 386; São Pedro das Missões – BR 386; Sede Nova – BR 468; Inhacorá – Alegria; Rolador - BR 392 (Cerro Largo); Ubiretama – BR 392; e Nova Ramada – RS 155.
Classmann reiterou ainda sua expectativa para o anúncio dos acessos que deverão ser executados nos próximos dois anos."Ainda há uma relação de mais 28 trechos que serão iniciados em 2013 e 2014 e que serão definidos oportunamente. Vamos continuar atentos e lutando, pois estas obras são vitais para o desenvolvimento do noss Estado" destacou.

Município de Três de Maio tem Lei da Ficha Limpa

Ver.Orlandinho foi o autor do projeto
A Câmara de Vereadores aprovou na noite de ontem, o Projeto de Lei que institui no município de Três de Maio a Lei da Ficha Limpa. A iniciativa foi do Vereador Orlando Maier (PT).
A Lei da Ficha Limpa Municipal, aprovada pela Câmara de Vereadores, estende no âmbito do município os mesmos critérios adotados na Lei Federal. A diferença é que a lei municipal abrange os ocupantes em Cargos de Comissão, os chamados CCs. Segundo Maier, o objetivo da lei é estender os preceitos da ‘Lei da Ficha Limpa’ ao exercício de cargos importantes do primeiro e segundo escalão da administração municipal, visando à proteção da probidade administrativa e da moralidade:
"A sociedade tres-maiense clamava por uma lei que viesse tornar ainda mais transparente o poder público municipal", afirmou.
Com aprovação do Projeto “Ficha Limpa”, pessoas condenadas por tráfico de drogas, homicídio, improbidade administrativa, compra de votos e abuso de poder político, econômico ou de meios de comunicação não poderão ocupar cargos comissionados na administração municipal.
O Projeto Ficha Limpa segue agora para análise do Prefeito Municipal Olívio Casali, que pode sancioná-lo ou vetá-lo.

Polícia Federal prende 12 pessoas por tráfico de drogas em Uruguaiana

Operação Opala foi deflagrada na manhã

desta terça-feira para desarticular grupo 

investigado desde 2009

A Polícia Federal de Uruguaiana, na Fronteira Oeste, cumpriu 13 mandados de busca e apreensão e efetuou a prisão preventiva de 12 pessoas por suspeita de envolvimento com tráfico de drogas. A Operação Opala foi deflagrada às 7h desta terça-feira. Durante as buscas, não foram localizadas drogas.
A investigação teve início em 2009, quando um homem foi preso após ser flagrando transportando 490g de crack. Foi apurado que o irmão do preso, auxiliado por pessoas residentes em Quaraí, era responsável pela aquisição de maconha em Paso de Los Libres, na Argentina. A droga seria revendida em Quaraí, Alegrete e para traficantes uruguaios.
Um dos líderes do grupo foi preso em flagrante em março de 2010, na cabeceira da Ponte Internacional que liga Uruguaiana a Paso de Los Libres, quando trazia para o Brasil 20kg de maconha. O grupo também comprava crack e cocaína de traficantes estabelecidos em Uruguaiana e Alegrete.

Votação do Código Florestal nesta terça-feira ainda depende de acordo

A medida defendida pelo relator do Código Florestal, Aldo
Rebelo (PCdoB-SP), não agrada a presidente Dilma Roussef
Marcada para começar às 10h desta terça-feira (24), a votação do projeto do Código Florestal na Câmara ainda depende de um acordo entre líderes partidários e representantes do governo. Depois de superarem a polêmica em torno do artigo que isenta pequenos produtores da obrigatoriedade de recompor reserva legal, os líderes precisam agora resolver o impasse em torno do dispositivo que concede anistia para quem desmatou até julho de 2008.
A medida defendida pelo relator do Código Florestal, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), não agrada a presidente Dilma Rousseff e deve ser barrada caso seja mantida na proposta oficial. Para evitar um futuro veto, as negociações sobre mudanças no texto começaram desde cedo no Palácio do Planalto nesta segunda (23) e deverão se estender durante toda a terça.
A pedido de Dilma, o vice-presidente da República, Michel Temer, até então afastado das negociações, participou ativamente nesta segunda-feira das articulações sobre o projeto. No Palácio do Jaburu, Temer almoçou com o ministro da Agricultura, Wagner Rossi (PMDB), o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza, e Aldo para tratar do texto.
Mais tarde, na vice-presidência da República, recebeu novamente o relator do projeto e o líder do governo na Câmara, além do líder do PMDB na Casa, deputado federal, Henrique Eduardo Alves (RN).
Segundo Vaccarezza, nas Áreas de Preservação Permanente (APPs) de margens de rios, o governo concordou em exigir de pequenos produtores, com atividades consolidadas em propriedades de até quatro módulos fiscais, a recomposição da vegetação de apenas 20% da área total da terra. A regra era defendida por Rebelo como uma forma de garantir a atividade de ribeirinhos nas margens dos grandes rios.
Vaccarezza também afirmou que as necessidades de mudança no texto de Aldo Rebelo poderiam fazer com que o relatório, já lido no plenário da Casa, tivesse de ser substituído novamente. “Não adianta votar o texto do jeito que está porque a presidente vai ter que tomar as medidas contrárias”, alegou Vaccarezza.
Nesta segunda, ao tomar conhecimento da posição da presidente Dilma de vetar a anistia a desmatadores, Rebelo afirmou que iria enviar uma carta ao Planalto para esclarecer o texto defendido por ele.
“O que a própria imprensa e a opinião pública não têm clareza, quando acusam o meu relatório de propor anistia a quem desmatou, é o que esclareço na carta [que será enviada à Dilma]. Isso não é anistia porque o que proponho é suspensão, inclusive dos prazos das multas até que o proprietário se regularize e converta a sua propriedade dentro das normas legais”, argumenta Rebelo.
Adiamento da votação
Defensor do adiamento da votação do texto de Aldo Rebelo na Câmara, um grupo de dez ex-ministros do Meio Ambiente assinou uma carta na qual solicitaram a ampliação do debate em torno da regulamentação de regras de uso sustentável das florestas. Capitaneados pela ex-ministra Marina Silva, os ex-comandantes da política ambiental do país vão ao Palácio do Planalto a partir das 9h desta terça para conversar com a presidente Dilma.
Nesta segunda, o grupo foi recebido pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, que afirmou, após o encontro, que o texto do relator ainda precisaria sofrer modificações para ser votado.
Em duas páginas, os ex-ministros argumentam na carta, endereçada a presidente e ao Congresso, que o texto do relator Aldo Rebelo não guarda “coerência” com o histórico brasileiro de elaboração de políticas que valorizam o desenvolvimento sustentável das florestas. “Ao contrário, se aprovada qualquer uma dessas versões [do projeto do novo código], o país agirá na contramão de nossa história e em detrimento de nosso capital natural”, argumentam os ex-ministros.
A carta foi divulgada durante coletiva da qual participaram oito dos dez ex-ministros: Carlos Minc, Marina Silva, José Carlos Carvalho, Sarney Filho, Henrique Brandão Cavalcanti, Rubens Ricupero, Fernando Coutinho Jorge, Paulo Nogueira Neto. Os ex-ministros Gustavo Krause e José Goldemberg assinam o documento, mas não puderam comparecer à Câmara.
Ainda no documento, o grupo de líderes ambientais sustenta que o novo Código Florestal deve ter por prioridade “esforços de restauração” das florestas: “O código deve ser atualizado para facilitar e viabilizar os necessários esforços de restauração e de uso das florestas, além de sua conservação. É necessário apoiar a restauração [das florestas], não dispensá-la.”

Novo hotel será construído em Santa Rosa

O empreendimento de R$ 4milhões
terá quatro andares e 132 leitos
O setor hoteleiro de Santa Rosa recebeu uma atenção especial do empresário Ademir Meinerz, que pretende investir em um novo hotel. O início das obras do Hotel Imigrantes está previsto para agosto.
A empresa Meinerz já encaminhou o projeto na Secretaria Municipal de Planejamento. O hotel será construído na RS 344 em frente ao Posto de Combustível Camera, com uma área superior a 3mil m².
O espaço deve estar disponível até 2013.
- Nossa previsão é estar com a obra pronta em 30 meses – projeta Meinerz.
A estrutura
O empreendimento de R$ 4milhões terá quatro andares e 132 leitos, distribuídos em 66 apartamentos, sendo três deles adaptados aos portadores de necessidades especiais.
O espaço contará com elevador, restaurante, sala de convenções e uma área ampla para estacionamento. Os hóspedes poderão usufruir do Office-Express, que será um espaço com micro-computadores, conexão com a internet, impressora, mesa para pequenas reuniões e um Centro de Eventos, com capacidade para 150 pessoas.
Com projeto da arquiteta e urbanista Camila Preissler, a arquitetura do hotel irá resgatar características da imigração regional.

Óleo de cozinha utilizado pelo Exército é destinado para reciclagem

O principal objetivo desta prática é evitar 
contaminação do solo e da água
O Setor de Aprovisionamento, responsável pelo armazenamento, manipulação e preparação das refeições servidas aos militares do 19º RC Mec, está participando da reciclagem do óleo de cozinha.
O óleo usado pelo Regimento San Martín e pelas residências dos militares é recolhido em um ponto de coleta localizado no setor de Aprovisionamento e entregue à Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O óleo é destinado para a Cooperativa Coopersol, que transforma o óleo em combustível e glicerina para a produção de sabão.
O principal objetivo desta prática do Setor de Aprovisionamento é evitar a contaminação do solo e da água, caso ocorra o descarte indevido do óleo, contribuindo para a preservação do meio ambiente.