22 novembro 2013

Certhil promove Reppy Hour para comemorar 44 anos

Parabéns Certhil pelos 44 anos (Foto: Paulo Marques)
Evento já tradicional da ACI/SINDILOJAS é o Café com Empresários, que sempre celebra momentos especiais das empresas de Três de Maio, mas a Certhil prefere um Reppy Hour na parte da tarde, especialmente na data próxima ao aniversário da cooperativa.

No final da tarde desta sexta-feira (22) a direção e colaboradores da Certhil receberam os convidados na sede da AFUCER, para comemorar os 44 anos de fundação desta importante Cooperativa de Distribuição de Energia e de Desenvolvimento Regional.

A Certhil foi fundada no dia 23 de novembro de 1969, e desde então tem muita história para ser contada, o que resumidamente o presidente Kurt Grenzel e o vice Reginato, procuraram passar aos presentes em um breve relato.

A Certhil tem como missão: Promover o desenvolvimento sustentável gerando e distribuindo energia, oferecendo produtos e serviços com excelência, contribuindo na qualidade de vida das pessoas e respeitando o meio ambiente.

Ônibus com 27 alunos cai em ribanceira em Santa Catarina

Foto: Wilson Schmidt Junior/Rádio Cidade AM
Segundo informações da assistente de educação da Escola Básica Professor Florentino Vetter de Indaial, Roseli Soehn, 27 alunos estavam no ônibus de turismo envolvido em um acidente na manhã desta sexta-feira, 22, na SC-486 em Botuverá. Na colisão, ocorrida por volta das 8h15min, um homem e uma mulher que estavam em uma Montana, placas de Botuverá, envolvido na ocorrência morreram. Os veículos caíram em uma ribanceira.

No coletivo, estavam 34 pessoas. Além dos alunos do quarto e sexto ano, três professores da unidade de ensino, um deles a diretora da escola, três mães, sendo que uma delas era guia da viagem, e o motorista do ônibus.

Segundo informações preliminares oito pessoas que estavam no ônibus ficaram feridas levemente e foram encaminhadas para o Hospital Azambuja, em Brusque. Deram entrada no hospital seis crianças e dois adultos.

Por volta das 11h30min, segundo informações da unidade hospitalar, todos já haviam tido alta. A diretora da escola Solange Klein teve uma fratura no pé esquerdo.

— Não tenho condições de falar muita coisa agora, ainda estou em estado de choque — disse a diretora quando saiu do hospital.

A viagem de estudo para as cavernas de Botuverá já estava programada há um bom tempo.

De acordo com a assistente de educação o ônibus saiu da cidade por volta das 6h20min desta sexta.

O proprietário da Dellandrea Agência Viagens Turismo, Renato Pereira, disse que a empresa disponibilizou ainda na manhã desta sexta um outro ônibus para buscar as crianças no local do acidente.

Acidente deixa condutora levemente ferida na ERS 342

Foto: Paulo Roberto Staziaki
Uma mulher de 21 anos, residente em Cruz Alta ficou levemente ferida ao tentar evitar o choque com um caminhão na ERS 342, na localidade de Km 16. O carro foi atingido pela carreta tendo a lateral do lado do carona avariada. O motorista do caminhão não parou para prestar socorro.

A condutora teve um corte na testa e foi socorrida pela guarnição do Corpo de Bombeiros de Horizontina. Ela conduzia um Ford Fócus de placa JPQ 1265 e se deslocava a Horizontina para visitar a irmã, que havia tido bebê no dia anterior.

No local a estrada praticamente não possui acostamento e os caminhões prancha carregados com máquina agrícolas muitas vezes precisam invadir a pista contrária para não danificar as cargas nos galhos da vegetação.

Mobile Payment: você ainda vai usar


Os serviços financeiros móveis, também chamados de m-payment, foram regulamentados pelo governo no início deste mês. A Lei nº 12.865 abriga um conjunto de regras do Banco Central (BC) que permitem realizar pagamentos via dispositivos móveis (smatphones, tablets, etc), passando pelo banco ou não.

Assim como no uso do cartão de crédito, será possível apenas autorizar uma compra e posteriormente, pagar a fatura. Outra opção é utilizar o débito automático, após inserção de dados e senhas que comprovem a titularidade do comprador e usuário da conta.

Com cerca de 30 milhões de usuários de smartphones no Brasil, de acordo com a eMarketer, este tipo de modalidade de pagamento estará de fato presente na vida dos consumidores brasileiros em breve.

Hoje, já existem diversos serviços realizados via dispositivos móveis, até mesmo a complexa gestão de uma empresa. “Na TECNICON acompanhamos as tendências globais e identificamos a naturalidade dessa migração do desktop para os modelos móveis. Por isso, nosso software de gestão já está disponível para ser totalmente utilizado nesse novo contexto, com toda segurança”, conta Claudiomiro Fernando Rex, CEO da TECNICON – única empresa do RS na lista das 50 maiores de software do país.

As operadoras de telefonia também estão focadas em oferecer cada vez mais produtos e serviços nessa linha e acreditam que serviços financeiros móveis são uma das fontes de renda mais promissoras no futuro. Evidência disso é a criação de unidades de negócios especializadas para este serviço dentro das operadoras.

A Frost & Sullivan, empresa internacional de consultoria e inteligência de mercado, estima que o total de brasileiros cadastrados nesses serviços atingirá os 80 milhões em 2018 e os esforços de comunicação das empresas farão do mobile payment um hábito comum entre a população brasileira.

De acordo com as novas normas do BC, todos os serviços de pagamento móveis deverão conversar entre si, ou seja, permitir a transferência de saldos para outras instituições. Também devem ser utilizáveis por diferentes agentes, como por exemplo bancos e operadoras de telefonia.

Para o CEO da TECNICON, não há dúvidas de que o mundo agora é móvel e as empresas devem adequar seus produtos e serviços para este cenário de mobilidade total das transações. Fique certo: você ainda vai usar. 

Motorista fica preso nas ferragens em acidente na ERS-342, em Catuípe

O acidente aconteceu em Três Vendas (Foto: ijui.com)
O motorista Ivan Júnior Oliveira ficou preso nas ferragens depois de bater o carro contra uma árvore ao desviar de um cachorro na pista.

Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros de Ijuí e pela equipe da Secretaria de Saúde do município de Catuípe.

O acidente ocorreu na manhã desta sexta-feira, 23, na localidade de Três Vendas na ERS 342, por volta das 9h20.

O motorista que trabalha em uma empresa que presta serviços para os Correios trafegava sentido Ijuí/Catuípe, tendo como destino o município de Mauricio Cardoso.

Segundo informações do gerente da Agência do Correio de Catuípe, Odail Boaski, a vítima fazia a linha Ijuí/Mauricio Cardoso na distribuição de correspondência. “Ele passou pela agência por volta das 8h50, e logo em seguida fomos avisados do acidente”.

O seu roteiro hoje foi pegar as correspondências e Ijuí e realizar as entregas nas cidades de Catuípe, Independência, Horizontina e Maurício Cardoso.

Os bombeiros demoraram cerca de uma hora e trinta minutos para retirar a vítima do interior do veículo. Ivan Junior Oliveira sofreu uma fratura múltipla na perna direita, e ficou consciente durante todo o resgate.

Ele foi conduzido ao Hospital de Caridade de Ijuí (HCI).

'Não é assassino', diz namorada de Kiko em audiência do caso Kiss

Nathalia Daronch, namorada de Elissandro Spohr, em audiência
sobre a Kiss em Porto Alegre (Foto: Luiza Carneiro/G1)
A namorada de Elissandro Spohr, sócio da boate Kiss, prestou depoimento em audiência no Foro Central de Porto Alegre na manhã desta sexta-feira (22). Nathalia Daronch, de 23 anos, disse que não percebeu o tamanho das chamas quando elas começaram na madrugada de 27 de janeiro, no incêndio que resultou em 242 mortes em Santa Maria, Região Central do Rio Grande do Sul. Considerada uma das sobreviventes, ela estava grávida de quatro meses no dia da tragédia.

"Não queríamos que nada disso tivesse acontecido, ninguém ganhou com isso. Ficamos muito tristes de estar sentados no sofá vendo TV com a nossa filha e ver na televisão pessoas chamando ele de ganancioso, assassino. Ele não é assassino, não é nada disso", disse Nathalia.

Sobre a reforma da boate Kiss com espuma, onde o fogo se espalhou e gerou a fumaça tóxica no interior da casa noturna, Nathalia afirmou que foram engenheiros que insistiram na colocação. "Na reforma não tinha espuma. Mesmo com todo o gasto, os vizinhos reclamavam do barulho. O engenheiro só resolveria se tivesse as espumas. Eles falaram que só a espuma resolveria o problema. O Kiko era resistente a esse material. Ele gastou dinheiro com outros materiais, mas os engenheiros insistiram que o problema só seria resolvido com a espuma", declarou.

Nathalia e Kiko chegaram juntos, de mãos dadas, para a audiência marcada para as 10h30. O músico da banda Gurizada Fandangueira, que tocava na noite da tragédia, Marcelo de Jesus dos Santos, compareceu à audiência. Também foram ao Foro cerca de 10 familiares de vítimas, entre eles mães que fazem parte da ONG Para Sempre Cinderelas.

O juiz Ulysses Louzada, da 1ª Vara Criminal de Santa Maria, também viajou a Porto Alegre para acompanhar a audiência. Na sexta-feira (29) da próxima semana, o magistrado voltará a capital para ouvir Wilian Renato Machado, outro sobrevivente do incêndio. Ele é sobrinho de Kiko. A audiência tem início previsto para as 10h, na 1ª Vara do Júri do Foro Central.

Agricultor fica ferido após ataque de vaca em Três de Maio

Homem ficou caído em uma vala e teve ferimentos na
região abdominal
O agricultor Sandro Fischborn, de 46 anos, foi atacado por uma vaca no final da tarde desta quinta-feira (21) em Três de Maio. Conforme relato de familiares, ele ficou caído em uma vala até a chegada dos bombeiros e do Samu, que o levaram para atendimento médico no Hospital São Vicente de Paulo.

O agricultor sofreu ferimentos na região abdominal. O ataque aconteceu na localidade de Entrada da Barrinha quando Sandro estava conduzindo os animais para a ordenha, por volta das 18h.