22 novembro 2013

'Não é assassino', diz namorada de Kiko em audiência do caso Kiss

Nathalia Daronch, namorada de Elissandro Spohr, em audiência
sobre a Kiss em Porto Alegre (Foto: Luiza Carneiro/G1)
A namorada de Elissandro Spohr, sócio da boate Kiss, prestou depoimento em audiência no Foro Central de Porto Alegre na manhã desta sexta-feira (22). Nathalia Daronch, de 23 anos, disse que não percebeu o tamanho das chamas quando elas começaram na madrugada de 27 de janeiro, no incêndio que resultou em 242 mortes em Santa Maria, Região Central do Rio Grande do Sul. Considerada uma das sobreviventes, ela estava grávida de quatro meses no dia da tragédia.

"Não queríamos que nada disso tivesse acontecido, ninguém ganhou com isso. Ficamos muito tristes de estar sentados no sofá vendo TV com a nossa filha e ver na televisão pessoas chamando ele de ganancioso, assassino. Ele não é assassino, não é nada disso", disse Nathalia.

Sobre a reforma da boate Kiss com espuma, onde o fogo se espalhou e gerou a fumaça tóxica no interior da casa noturna, Nathalia afirmou que foram engenheiros que insistiram na colocação. "Na reforma não tinha espuma. Mesmo com todo o gasto, os vizinhos reclamavam do barulho. O engenheiro só resolveria se tivesse as espumas. Eles falaram que só a espuma resolveria o problema. O Kiko era resistente a esse material. Ele gastou dinheiro com outros materiais, mas os engenheiros insistiram que o problema só seria resolvido com a espuma", declarou.

Nathalia e Kiko chegaram juntos, de mãos dadas, para a audiência marcada para as 10h30. O músico da banda Gurizada Fandangueira, que tocava na noite da tragédia, Marcelo de Jesus dos Santos, compareceu à audiência. Também foram ao Foro cerca de 10 familiares de vítimas, entre eles mães que fazem parte da ONG Para Sempre Cinderelas.

O juiz Ulysses Louzada, da 1ª Vara Criminal de Santa Maria, também viajou a Porto Alegre para acompanhar a audiência. Na sexta-feira (29) da próxima semana, o magistrado voltará a capital para ouvir Wilian Renato Machado, outro sobrevivente do incêndio. Ele é sobrinho de Kiko. A audiência tem início previsto para as 10h, na 1ª Vara do Júri do Foro Central.