06 setembro 2013

Acidente deixa cinco pessoas feridas no trevo de acesso a Humaitá

Cinco pessoas ficaram feridas (Foto: Trespassos News)
Um acidente de trânsito aconteceu por volta das 11h30min desta sexta-feira (06/09), no trevo de acesso à Humaitá (trevo do CITEGEM), no entroncamento da BR 468 com a ERS 207.

Um veículo Renault Logan, com placas de Campo Bom, cortou a frente de um caminhão VW da empresa frigorífico LK, de Coronel Bicaco, que acabou colidindo na traseira do carro.

Com a batida, Marilene Regina Kunrath, uma pedestre que estava no acostamento lateral da pista, também acabou sendo atingida. Ela teve fratura exposta,  o Hospital de Caridade de Três Passos não informou o local da fratura.

Foto: Rádio Alto Uruguai
Os quatro ocupantes do veículo, Sergio Amarildo Lemos, de 56 anos; Norma Garcia Lemos, de 46 anos, e suas filhas, Keli Garcia Lemos, de 13 anos e Julia Garcia Lemos, de 11 anos, se feriram aparentemente sem gravidade, sendo socorridos pelas equipes do Samu e Corpo de Bombeiros e levados ao Hospital de Caridade de Três Passos, onde permanecem internados nessa tarde, mas passam bem.

Os condutor do caminhão, Itamar Ávila, e os dois caronas, Alceu Cruz de Oliveira e Everaldo Angre, todos funcionários do frigorífico de Coronel Bicaco, não se feriram.

Polícia apreende metralhadora de guerra e nove outras armas no RS

Dois homens foram presos com drogas e armas
(Foto: Divulgação/Polícia Civil)
Policiais civis do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) prenderam nesta sexta-feira (6) dois homens durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão na divisa entre Campo Bom e Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, Rio Grande do Sul. No local, os policiais encontraram seis revólveres, duas pistolas, uma espingarda calibre 12 e uma metralhadora de guerra calibre 9mm.

Além das armas, os policiais ainda encontraram cerca de 50kg de maconha, 1kg de crack e 300g de cocaína. Os presos, de 24 e 26 anos, foram conduzidos ao Denarc para os procedimentos legais e posteriormente serão encaminhados ao sistema prisional. A operação foi coordenada pelos delegados Rodrigo Zucco e Heliomar Franco.

Professores do Pacelli e da São Francisco decidem encerrar a greve

Professores do Pacelli e da São Francisco decidem encerrar
a greve
Reunidos na tarde desta sexta-feira, 6, os professores do Instituto Cardeal Pacelli e da Escola Francisco decidiram voltar ao trabalho. Assim, a partir de segunda-feira as aulas voltam ao normal em todas as escolas estaduais de Três de Maio. A greve do magistério durou onze dias e não conseguiu a adesão total dos professores.

Na Escola Castelo Branco seis professores estavam paralisados e a expectativa é que eles também voltem a dar aulas a partir de segunda-feira.

Já em Porto Alegre, depois de quase três horas de reunião entre professores e representantes do governo do Estado, na sede da Fundação de Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH) na manhã desta sexta-feira, a direção do Cpers/Sindicato anunciou que pretende radicalizar a mobilização com relação as negociações salariais com o governo do Estado. Os professores da rede estadual de ensino estão em greve desde a semana passada.

No final do encontro, a presidente do sindicato, Rejane de Oliveira, disse que a paralisação vai continuar e pode ainda ser radicalizada. “Vamos definir uma agenda de ações, porque o governo Tarso não nos deu outra opção a não ser manter a greve. O governo mostrou que não quer negociar”, destacou.

A sindicalista explicou que a categoria solicitou ao governo estadual que criasse um calendário para o pagamento do piso nacional, que hoje é de R$ 1.567 e que suspendesse o projeto de reforma do Ensino Médio, o que na opinião da presidente do sindicato, compromete o futuro dos alunos. “Pedimos um reajuste dos valores do vale-refeição do magistério. O secretário respondeu que não pode pagar o piso nacional e que não vai suspender o projeto de reforma do Ensino Médio”, acrescentou.

O secretário estadual da Educação, Jose Clovis de Azevedo, afirmou que 13 dos 27 pontos que compõem a pauta de reivindicações da categoria foram atendidas pelo governo gaúcho. “Não vamos suspender o projeto que prevê a reformulação do Ensino Médio porque seria um desrespeito com a comunidade escolar”, ressaltou.

Segundo ele, o pagamento do piso nacional teria um impacto de R$ 3 bilhões no orçamento estadual. Sobre o reajuste do vale-alimentação, Azevedo afirmou que a revisão do valor não depende da secretaria, mas do Comitê de Diálogo Permanente (Codipe) vinculado à Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos.

Após reunião com governo do RS, professores permanecem em greve

Reunião foi realizada na manhã desta sexta-feira em Porto
Alegre (Foto: Divulgação/ Governo do RS)
Uma reunião entre o Comando de Greve do Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Cpers-Sindicato) e a Secretaria de Educação foi realizada na manhã desta sexta-feira (6) em Porto Alegre. Assuntos como o piso do magistério, a reforma do ensino médio e o projeto do vale refeição foram levados para o centro das dicussões. De acordo com a presidente do sindicato, Rejane de Oliveira, "o encontro foi insatisfatório". Por isso, a categoria permanece em paralisação.

“Foi uma reunião de um governo que é intransigente e não consegue resolver seus impasses”, disse Rejane ao G1, logo após a reunião.

Segundo o sindicato, o Comando levou uma proposta de negociação, que não foi tratada. “Nós passaremos agora a outro patamar de mobilização, para que haja mais pressão”, completou a presidente. Um documento foi entregue ao sindicato e será analisado nesta tarde pelos integrantes.

De acordo com o governo, 11 pontos apresentados já foram completamente atendidos. Sobre o calendário de pagamento do piso, o governo destaca importância da mudança do índice de reajuste e disse ser inviável ter previsibilidade. O documento entregue ao Cpers será divulgado ainda nesta tarde.

Jovem mauriciense é encontrado morto na Austrália

Foto: Arquivo pessoal/Facebook
O jovem Diogo Jr Stefanello, (21), natural de Doutor Mauricio Cardoso e que residia e trabalhava na cidade de Brisbane, capital do estado de Queensland, a terceira maior cidade da Austrália, país localizado na Oceania, foi encontrado morto dentro de casa pela namorada.

O jovem, filho do casal de servidores públicos de Doutor Mauricio Cardoso, Gerson e Maristela Stefanello, Diogo deixa a irmã Munique. O jovem partiu para o exterior após trabalhar na John Deere e estudar na Unijui. Desportista ele foi atleta da equipe de futebol amador Farroupilha de Vila Pitanga.

A polícia australiana investiga as circunstâncias da morte. O corpo deverá após autorização ser transladado para o município onde residem os pais do jovem, mas ainda não há previsão para chegada. O corpo sem vida foi encontrado pela namorada do rapaz, a horizontinense Nayrana Sieben, que residia com ele naquele país.

Localizados 5 kg de cocaína em veículo retido no fim de agosto em Santo Ângelo

A droga estava escondida em fundo falso do veículo
(Foto: Polícia Federal/Divulgação)
A Receita Federal apreendeu cinco quilos de cocaína em um carro em Santo Ângelo nesta quinta-feira. Agentes da Equipe de Repressão encontraram a droga oculta em um Celta que havia sido recolhido ao órgão no dia 28 de agosto, após abordagem da Brigada Militar.

Na ocasião, foi localizado com os dois ocupantes do veículo uma quantidade de eletrônicos e brinquedos de origem estrangeira, o que levantou suspeita de destinação comercial. A mercadoria e o veículo foram recolhidos para a Delegacia da Receita Federal em Santo Ângelo. Ao fazer ontem a verificação dos objetos apreendidos, houve nova inspeção no carro, quando então foram encontrados no encosto do banco traseiro cinco tabletes de cocaína e ainda outros itens de eletrônicos.

Locutor da Fiesta del Inmigrante em Oberá é preso por abuso sexual de menor

O abuso teria acontecido no dia 19 de agosto na casa dele
A cidade de Oberá, em Misiones está estremecida com um fato ocorrido no município.

Oberá está em plena realização da Fiesta Nacional del Inmigrante que iniciou nesta quinta-feira dia 05 e se estende até o dia 15 de setembro.

O acusado é Alejandro Pascual “Cacho” Santandera, de 58 anos,  que é o locutor oficial  da Fiesta Nacional del Inmigrante há 34 anos, e que teria abusado sexualmente de uma menina de oito anos. A Fiesta está na sua 34ª edição.

O abuso teria acontecido no dia 19 de agosto, na casa do locutor. A menina estaria na casa para fazer pequenas tarefas domésticas em troca de comida e dinheiro. Segundo o relato da menina, o homem a chamou e pediu que tomasse banho e logo, a conduziu para um quarto onde abusou dela.

No mesmo dia, a vítima teria contato o fato à sua mãe e à irmã. As três foram na parte da noite fazer a denúncia à Polícia.

Como o abuso foi provado, o comunicador foi detido e o fato causou comoção em Oberá, pois "Cacho" é muito conhecido por ser o locutor oficial da Fiesta Nacional del Inmigrante e por participar de muitos eventos em Oberá.

O Portal do Jornal Misiones Lider chegou a retirar a notícia do abuso de seu site deixando apenas links de outros portais de Buenos Aires que trazem a notícia. Posteriormente chegou a retirar do site qualquer referência do caso pois era a mais acessada do ranking das notícias. O fato teve larga repercussão em todo país vizinho com dezenas de portais trazendo a notícia, inclusive com a foto de "Cacho".

O locutor também é conhecido em Ijuí e na região noroeste do Rio Grande do Sul em função da Fiesta Nacional del Inmigrante. Inclusive, muitos ijuienses o conhecem, assim como muitos de Santa Rosa, já que os dois municípios têm amplos intercâmbios turísticos e comerciais.

Oberá é um município que foi berço de acolhida de quase duas dezenas de etnias européias e por isso, realiza anualmente a sua Fiesta Nacional del Inmigrante no mês de setembro.

O município distante cerca de 120 quilômetros de Três de Maio, e a cerca de 50 quilômetros do rio Uruguai, em Porto Mauá/Alba Posse, na província de Misiones, na Argentina.

Mãe abandona filho e é encontrada usando drogas em Santo Ângelo

Menino de 10 anos foi deixado em uma escola no
Centro do município. 
Segundo a Polícia Civil,
mulher responderá por abandono de incapaz
Uma mãe abandonou um dos filhos em uma escola de Educação Infantil no município de Santo  Ângelo, na Região das Missões, no Rio Grande do Sul. De acordo com uma funcionária do colégio, a mulher chegou ao local querendo matricular o menino de 10 anos. Ela alegou que precisava visitar a mãe no hospital e não voltou mais.

O caso aconteceu na semana passada, mas foi divulgado nesta quinta-feira (5) pela polícia. A direção da escola acionou o Conselho Tutelar e o menino foi levado a um abrigo da cidade. Segundo a delegada Elaine Maria da Silva, a mãe foi encontrada no dia seguinte em uma mata consumindo drogas. A mulher vai responder por abandono de incapaz. A criança está sob a guarda de um irmão.

Professora que estava desaparecida no RS é encontrada pela polícia

Carro da professora foi encontrado na manhã desta
quinta-feira (5) (Foto: Bruna Taschetto/RBS TV)
A polícia encontrou nesta quinta-feira (5) a professora de 52 anos que estava desaparecida desde a tarde de quarta-feira (4) em Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul. Ela estava em um hotel e passa bem. A Polícia Civil e a Brigada Militar iniciaram as buscas após a mulher receber uma ligação sobre um suposto sequestro e ter sacado dinheiro em uma agência bancária.

Segundo a polícia, a professora seguiu as orientações de presidiários de fora do estado que afirmavam ter sequestrado a filha dela. A mulher depositou R$ 5,6 mil em contas diferentes. Eles teriam exigido mais de R$ 60 mil. Na manhã desta quinta, ela abandonou seu carro em uma rua do bairro Dores, e se hospedou no hotel. A Polícia Civil vai investigar as contas bancárias em que os depósitos foram feitos para tentar identificar a quadrilha.

O veículo foi encontrado por moradores em frente a um clube, e a polícia foi avisada, ainda antes de a mulher ser localizada.

Familiares já haviam conseguido entrar em contato com a filha da professora, que mora em Rio Grande, no Sul do estado, e informaram que ela estava bem.