O abuso teria acontecido no dia 19 de agosto na casa dele |
A cidade de Oberá, em Misiones está estremecida com um fato ocorrido no município.
Oberá está em plena realização da Fiesta Nacional del Inmigrante que iniciou nesta quinta-feira dia 05 e se estende até o dia 15 de setembro.
O acusado é Alejandro Pascual “Cacho” Santandera, de 58 anos, que é o locutor oficial da Fiesta Nacional del Inmigrante há 34 anos, e que teria abusado sexualmente de uma menina de oito anos. A Fiesta está na sua 34ª edição.
O abuso teria acontecido no dia 19 de agosto, na casa do locutor. A menina estaria na casa para fazer pequenas tarefas domésticas em troca de comida e dinheiro. Segundo o relato da menina, o homem a chamou e pediu que tomasse banho e logo, a conduziu para um quarto onde abusou dela.
No mesmo dia, a vítima teria contato o fato à sua mãe e à irmã. As três foram na parte da noite fazer a denúncia à Polícia.
Como o abuso foi provado, o comunicador foi detido e o fato causou comoção em Oberá, pois "Cacho" é muito conhecido por ser o locutor oficial da Fiesta Nacional del Inmigrante e por participar de muitos eventos em Oberá.
O Portal do Jornal Misiones Lider chegou a retirar a notícia do abuso de seu site deixando apenas links de outros portais de Buenos Aires que trazem a notícia. Posteriormente chegou a retirar do site qualquer referência do caso pois era a mais acessada do ranking das notícias. O fato teve larga repercussão em todo país vizinho com dezenas de portais trazendo a notícia, inclusive com a foto de "Cacho".
O locutor também é conhecido em Ijuí e na região noroeste do Rio Grande do Sul em função da Fiesta Nacional del Inmigrante. Inclusive, muitos ijuienses o conhecem, assim como muitos de Santa Rosa, já que os dois municípios têm amplos intercâmbios turísticos e comerciais.
Oberá é um município que foi berço de acolhida de quase duas dezenas de etnias européias e por isso, realiza anualmente a sua Fiesta Nacional del Inmigrante no mês de setembro.
O município distante cerca de 120 quilômetros de Três de Maio, e a cerca de 50 quilômetros do rio Uruguai, em Porto Mauá/Alba Posse, na província de Misiones, na Argentina.