20 abril 2013

‘Primeiro CTG do mundo’ comemora 65 anos

Os Monarcas: atração no 35 CTG
Começa neste domingo a programação para festejar os 65 anos de existência do 35 CTG, o “primeiro CTG do mundo” e “berço” do tradicionalismo gaúcho. A partir das 10h, haverá o passeio das pilchas pelo Brique da Redenção, em Porto Alegre, com concentração nas  Avenidas José Bonifácio e João Pessoa. À noite, a partir das 20h, está prevista uma domingueira, na sede da entidade, com o grupo Trilha Campeira.

Ao longo da semana acontecem  homenagens, palestras e noites temáticas sobre trova e poesia. Na quarta-feira, às 22h, haverá baile com Os Monarcas. E no domingo, dia 28, cavalgada de aniversário e domingueira com o grupo Vozes. Clique aqui e confira a programação completa.

O 35 CTG foi fundado em 24 de abril de 1948 por Paixão Côrtes e o “Grupo dos Oito”, a partir da criação do Departamento de Tradições Gaúchas do Colégio Júlio de Castilhos, na Capital, um ano antes.

Carro invade casa e deixa três pessoas feridas em Santiago

Ocupantes do veículo foram hospitalizados, mas passam bem
(Foto: Rádio Santiago)
Um carro desgovernado subiu a calçada, bateu em uma árvore e depois invadiu uma casa na manhã deste sábado (20) na avenida 7 de Setembro, em Santiago, na Região Central do Rio Grande do Sul, segundo a Brigada Militar.

Três ocupantes do veículo foram encaminhados ao Hospital de Caridade do município, mas passam bem.

Ninguém se feriu na residência. A Polícia Civil irá investigar o caso para ver se o motorista estava dirigindo embriagado.

Morre funcionário ferido em explosão em fábrica em Horizontina, diz empresa

Explosão em fábrica matou funcionário em Horizontina
(Foto: Reprodução/RBS TV)
Morreu por volta das 15h30 deste sábado (20), em Passo Fundo, o funcionário da John Deere que estava internado em estado grave após uma explosão no setor de pinturas da fábrica de colheitadeiras e plantadeiras, localizada no município de Horizontina, na Região Noroeste do Rio Grande do Sul.

Em nota, a John Deere confirma a morte do trabalhador e lamenta o fato. “Neste momento de pesar, a companhia expressa seus sentimentos e permanece concentrada no acompanhamento e total apoio aos seus familiares”, diz o texto.

A vítima tinha 42 anos e teve 80% do corpo queimado na explosão, ocorrida durante a madrugada. Ele trabalhava havia 17 anos na John Deere. Segundo a empresa, ele realizou dezenas de horas de treinamentos de segurança e qualificação profissional e cumpriu todas as normas de segurança no ambiente de trabalho. O Instituto Geral de Perícias (IGP) irá avaliar as causas da explosão.

Motorista envolvido em acidente com Van de universitários permanece internado em hospital

O Pálio e a Van colidiram na quinta-feira (18)
(Foto: Arquivo/Paulo Marques Notícias)
O motorista do Fiat Pálio, que colidiu com uma Van que transportava universitários que retornavam de Ijuí, na última quinta-feira (18) a noite, permanece internado no Hospital São Vicente de Paulo em Três de Maio.

Roni Tratsch, 35 anos, chegou a ser removido para o Hospital Vida e Saúde em Santa Rosa para a realização de uma tomografia, que não constatou nenhuma lesão grave. Retornando ao HSVP, na manhã desta sexta-feira, já no final do dia foi transferido do quarto para CTI. Mas segundo as informações recebidas pelos familiares, foi apenas uma medida de precaução para maiores cuidados.

O Fiat Pálio de Independência dirigido por Roni  na noite de quinta-feira, colidiu com a Van no momento em o motorista da mesma manobrou o veículo para contornar o trevo na ERS 342, próximo ao Parque de Exposições Germano Dockhorn em Três de Maio.

Este foi mais um acidente em um dos locais reivindicado pela comunidade para construção de rótulas. São quatro pontos da ERS 342 onde os acidentes estão acontecendo com grande freqüência: em Três de Maio, o entroncamento com a rua Ivagaci, entroncamento com a Av. Senador Alberto Pasqualine e entroncamento com a Av. Leonel de Moura Brizola (local do recente acidente) e em Independência, o entroncamento com a Av. Três de Maio, principal acesso ao centro da cidade.

As autoridades governamentais (Estado) não estão dando muita importância para a situação, mobilizações da sociedade neste sentido já foram realizadas.

Explosão em empresa agrícola de Horizontina deixa um ferido grave

Foto: Jornal Folha Cidade
Uma explosão em um tambor com solvente localizado no setor de pinturas de uma empresa em Horizontina, na região noroeste do Estado, deixou uma pessoa gravemente ferida na noite desta sexta-feira.

De acordo com o sargento Oli Marques, do Corpo de Bombeiros do município, o incêndio aconteceu por volta das 23h15min e, quando a corporação chegou ao local, o fogo já havia sido extinto pelo sistema de combate particular com sprinklers (chuveiros automáticos). O acidente foi na empresa de máquinas e implementos agrícolas John Deere, localizada na Avenida Frederico Jorge Logemann, bairro Industrial.

O funcionário Eloi Levandoski, 43 anos, ficou gravemente ferido e, após um primeiro atendimento no hospital de Horizontina, será levado a Passo Fundo. Outras duas pessoas, que estão em estado de choque, também receberam atendimento na cidade.

A empresa emitiu uma nota oficial esclarecendo o ocorrido:

"A John Deere lamenta profundamente o acidente ocorrido na noite desta sexta-feira, 19 de abril, por volta das 23h30, em sua fábrica de colheitadeiras e plantadeiras em Horizontina (RS), quando uma explosão no setor de pinturas deixou um funcionário gravemente ferido. Neste momento, estamos concentrando esforços no pronto atendimento médico e assistência necessárias ao funcionário e seus familiares".

Acidente de trânsito envolve carro e motocicleta em Tenente Portela

Carro e moto se envolvem em acidente de trânsito na saída
para Vista Gaúcha  (Foto: Portela Online)
Um acidente entre um carro e uma motocicleta deixou uma pessoa levemente ferida no final da tarde desta sexta-feira, 19 de abril, no bairro Modelo, em Tenente Portela.

O motociclista Márcio Adriano Festinalli, 37 anos, voltava para casa quando por volta das 18h, na rua Sebaldo Bernardo Stein, esquina com a Avenida Itapiranga, foi atingido por um Chevette.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) socorreu a vítima e encaminhou para o Hospital Santo Antônio com escoriações leves pelo corpo.

A motorista do Chevette que tem a idade de 35 anos admitiu não ter Carteira Nacional de Habilitação e que há um ano dirige o veículo.

A Brigada Militar determinou o recolhimento do carro.