15 outubro 2009

SETREM adquire novo sistema de irrigação de pastagens

Encerrou hoje, quinta-feira, a instalação, no Campus SETREM, de um novo sistema de irrigação de pastagens, que aproveita a urina e o esterco do gado leiteiro. Além do baixo custo, segundo o engenheiro agrônomo da Sani Fértil Projetos de Irrigação e Fertilização, de Palmitinho/RS, Cléber Luis Sponchiado, garante melhor aproveitamento dos dejetos, no que se refere à fertilização.
Na SETREM foram utilizados os dejetos depositados embaixo das infraestrutura do tambo de leite, sendo estes sugados por uma bomba e transferidos por tubulações. “O sistema é uma alternativa de hidratação para pastagens, principalmente nos períodos de escassez de água. Também é uma maneira inteligente de levar nutrientes de forma líquida. Tanto os dejetos de suínos, como os de bovinos, há alta concentração de nitrogênio”, explica Sponchiado.
Antes da aquisição, conforme Marcelo Rigo, coordenador do setor de pecuária da SETREM, realizava-se fertilização de pastagens, cerca de quatro hectares, por meio de trator. “É eficiente também quando se trata de questões ambientais. Sabe-se que entidades governamentais cobram o destino correto dos dejetos. Assim, a SETREM está à disposição para os que desejam conhecer o sistema”, conclui.

Lula quer baixar preço do gás de cozinha

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje que tem a intenção de baixar o preço do gás de cozinha, que ele considera caro:
— É uma coisa que está na minha cabeça, está na cabeça da Dilma (Rousseff, ministra-chefe da Casa Civil), é uma coisa que queremos ver se a gente reduz o preço do gás, porque as pessoas pobres usam gás e pagam caro pelo botijão, que está R$ 40, R$ 38.
Lula não adiantou detalhes sobre como o gás poderia ser barateado. Ele disse que o governo já estudou a possibilidade de reduzir o valor para os beneficiários do Bolsa Família, mas esbarrou no problema da distribuição:
— Tentamos fazer uma política para entregar o gás mais barato às pessoas que têm o Bolsa Família, mas aí não teria um rede de distribuição para fazer o gás chegar a essas pessoas.
As declarações foram feitas pelo presidente durante entrevista coletiva a rádios em Sertânia (PE), uma das cidades por onde Lula passou na vistoria que faz desde ontem a obras de revitalização e transposição do Rio São Francisco.

Evento reúne profissionais de TI de todo o país

Durante a semana passada, a SETREM, pela primeira vez, foi sede da 7ª Escola Regional de Rede de Computadores (ERRC). Promovida pela Sociedade Brasileira de Computação, reuniu mais de 100 acadêmicos, professores e profissionais oriundos do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil.
Participaram do evento, que oportunizou minicursos, palestras e apresentação de artigos científicos, as instituições: SETREM, John Deere, UNIJUI, URI, UFSM, UNIPAMPA, UNISINOS, SENAC-RS, UFRGS, UFSC, UFG, ULBRA, UNICAMP, CRS-INPE, UFMT, UNIAMAZONAS, FCNSA e UNISC.
A coordenação do evento ficou a cargo do professor Fauzi Shubeita e o Comitê Científico, pelo professor Cláudio Schepke. A coordenadora do Curso de Tecnologia em Redes de Computadores da SETREM, Vera Lúcia L. Benedetti foi responsável pelo apoio institucional e a secretária do evento, a bolsista Denise Siqueira. “Este encontro consolida a região noroeste do Estado e a SETREM como membros ativos da comunidade científica do Rio Grande do Sul e Brasil. Além destes, também foi fundamental a promoção Sociedade Brasileira de Computação em acreditar na iniciativa e os parceiros ARTE.COM e COMPUNEW que patrocinaram o evento”, destacou Vera.

Temporais provocam destruição e morte em SC e PR

O mau tempo passou não chegou a atingir o Estado durante a madrugada. Até o momento, houve chuva forte apenas em algumas cidades das Missões, ainda na noite dessa quarta-feira.
Segundo os bombeiros, nenhum chamado foi feito por parte dos moradores. Mas em Santa Catarina e no Paraná, os temporais provocaram destruição. A chuva e o granizo, acompanhados de vento forte, atingiram o Oeste e o Sudoeste do Paraná.
Uma pessoa morreu depois de uma árvore cair sobre o carro que dirigia, 10 pessoas ficaram feridas e cerca de 1,4 mil casas foram danificadas. Em Santa Catarina, o temporal destelhou em torno de 1,2mil residências na cidade de Curitibanos, no meio-oeste do Estado.
Em apenas 10 minutos, o granizo destruiu cerca de 1,2 mil casas. As grandes pedras de gelo, que caíram por volta das 18h45min desta quarta-feira, ainda eram visíveis e se acumulavam nas ruas perto meia-noite.
Segundo os bombeiros da cidade, a chuva, o granizo e o vento forte deixaram quase 200 pessoas desabrigadas. Elas foram levadas para uma escola no centro de Curitibanos que está servindo de abrigo público.
Em Campos Novos (SC), o vento destelhou 30 casas.