23 agosto 2010

Três casas são consumidas pelo fogo em Santa Maria

Três casas foram consumidas pelo fogo no início da tarde desta segunda-feira, na Vila Alto da Boa Vista, bairro Nova Santa Marta. Com o forte vento norte, as chamas se alastraram rapidamente. Outras quatro casas vizinhas foram atingidas de leve. Ninguém ficou ferido, mas as famílias perderam tudo o que tinham. Elas ficarão abrigadas provisoriamente no ginásio da Escola Municipal Adelmo Simas Genro.
A Defesa Civil e a prefeitura já foram acionadas para a doação de lonas e a reconstrução das moradias. Não se sabe as causas do incêndio.

Programa de Economia Solidária em Santa Rosa

Foi lançado em Santa Rosa o Projeto Brasil Local. A iniciativa é do Ministério do Trabalho e Emprego, através da Secretaria Nacional de Economia Solidária. O Programa será realizado no município, através da Associação de Voluntariado e Solidariedade- Avesol, com a parceria da Prefeitura.
No lançamento, participaram diversas entidades que estão comprometidas com a economia solidária. A ideia é desenvolver os empreendimentos de economia solidária em Santa Rosa. De acordo com a Agente de Desenvolvimento Local, Tamara Raísa Bubanz Silva, “Queremos proporcionar melhorias para os empreendimentos que estão desenvolvendo atividades, e os que ainda não conseguiram se firmar no mercado, porque a economia solidária leva a cooperação, solidariedade e sustentabilidade”.
No RS participam 32 municípios que já têm histórico no desenvolvimento da Economia Solidária. O Programa será realizado durante um ano, em Santa Rosa.

PRF de Seberi aprende 5kg de crack escondido em pneu

A condutora e passageira de um Kadett, com placas de Novo Hamburgo, foram presas hoje por tráfico de drogas. O carro foi abordado no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Seberi, no km 51 da BR-386, às 5h. Em revista ao veículo foram encontrados 5kg de crack escondidos no interior do estepe.
As detidas, ambas de 28 anos, informaram que a droga foi trazida de Foz do Iguaçu (PR) e seria distribuída em Novo Hamburgo, onde elas residem.

Prefeitura lança Programa Hortas Escolares e Comunitárias

A Prefeitura de Santa Rosa, através das Secretarias de Agropecuária e de Educação, realizou na última semana, um Café com Sabor da Terra. O evento, reuniu integrantes do Governo, professores, diretores de escolas, voluntários e representantes de conselhos para o lançamento do Programa de Hortas.
O Projeto é inédito e deve beneficiar todas as comunidades escolares de Santa Rosa, com a implantação de hortas nas Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Também serão organizadas hortas comunitárias e domiciliares na área rural e urbana. De acordo com a Coordenadora do Programa, a trofóloga Victória Nardes, “Queremos destacar a importância das hortaliças na alimentação escolar, com programa de educação ambiental, envolvendo as crianças e a comunidade. Nosso corpo é dependente dos alimentos naturais, por isso, temos que fazer a nossa parte e incentivar as pessoas para que também utilizem verduras e legumes sem agrotóxico”.
O Programa terá como base os alimentos trofológicos, ou seja, sem uso de produtos químicos. A meta é implantar cerca de 100 hortas, nesse ano. O tema também será debatido em sala de aula, e através de palestras na comunidade.

Polícia de Eldorado do Sul encontra corpo de empresária que teria sido enterrada viva

A polícia de Eldorado do Sul descobriu que uma empresária de Canoas, que estava desaparecida, foi assassinada por ladrões e teve corpo concretado em uma cova.
Durante a investigação do homicídio de um jovem usuário de crack em Eldorado do Sul, em junho deste ano, chamou a atenção da polícia o depoimento dos pais da vítima sobre outro caso. Foi quando começou a ser solucionado o mistério do desaparecimento de Solange Alves da Silva, de 53 anos, dona de pousadas e lavagem de carro na Capital.
As testemunhas relataram que uma mulher teria sido enterrada viva em uma área de reflorestamento na cidade de Guaíba. Com base nestas informações, a polícia localizou a cova com o corpo da mulher coberto por concreto e a perícia confirmou que a vítima era mesmo a empresária.
A ocorrência que era de desaparecimento, desde 5 de fevereiro deste ano, passou a ser de latrocínio (matar para roubar). O delegado Rodrigo Zucco, de Eldorado do Sul, conseguiu descobrir os autores do crime e o motivo. Ele investiga se ela foi enterrada viva. Foram presos José Natalício e Élton Correa, ambos com prisão preventiva decretada, e confessaram que foi um assalto.
Com o auxílio de mais um criminoso, eles usaram cartões de crédito da vítima e fizeram um saque no valor de R$ 27 mil em um banco da Capital. Ainda tentaram sacar mais R$ 100 mil, mas a agência não autorizou.
O terceiro suspeito que está sendo procurado é Sinval Nunes, também com prisão preventiva decretada. Após solucionar o caso, a polícia solicitou a custódia dos dois presos e realiza na manhã de hoje a reconstituição do crime na cidade de Guaíba.

Obras alteram atendimento no Hospital São Vicente a partir de hoje

O Hospital São Vicente de Paulo de Três de Maio a partir desta segunda-feira vai passar por grandes reformas em sua estrutura física. As obras vão atingir o haal de entrada, a área de atendimento ao público e a Unidade de Internação B, pacientes particulares e conveniados. Assim, o hospital informa que a portaria principal estará interditada e o acesso será pela porta da Unidade de Emergência.
Para melhor andamento dos trabalhos e atendimento dos pacientes, o Hospital São Vicente de Paulo vai limitar ainda mais o ingresso de visitas aos corredores e leitos. A direção do hospital pede que apenas sejam visitas aos pacientes que estiveram internados nesse período de reformas se houver extrema necessidade.
O São Vicente coloca a disposição de parentes e amigos os telefones 35 35 – 97 00 ou 97 20 para se obter informações sobre o estado dos pacientes.

Exposição à luz piora crises de enxaqueca em até 40% dos casos

Uma pesquisa divulgada pela Sociedade Brasileira de Cefaleia revelou que, para cerca de 40% dos pacientes, a exposição prolongada ao barulho e a luz intensos, em especial a luz do sol, são os principais fatores desencadeadores de crises de enxaqueca. O estudo foi coordenado pelo neurologista Elcio Juliato Piovesan.
Esses pacientes apresentam uma maior suscetibilidade a estímulos externos. No período entre as crises ou durante, essas pessoas são mais suscetíveis à luminosidade. De acordo com Piovesan, isso acontece porque os pacientes com enxaqueca apresentam um estado de sensibilidade maior.
— A luz é um estímulo externo que acentua esta hipersensibilidade que o paciente apresenta e a região do cérebro que é mais sensível a estas alterações é o lobo occipital, que é responsável por processar os estímulos visuais — explica.
Algumas doenças no olho que levam à cegueira, principalmente o glaucoma agudo, estão associadas a dores na cabeça ou no olho, mas as características clínicas dessa dor diferem de enxaqueca.
— As cefaleias causadas por erros de refração visual (problemas de visão) causam cefaleias secundárias que são muito diferentes das cefaléias primárias como é o caso da enxaqueca — destaca.
Ainda segundo o neurologista, o que pode acontecer é que um paciente com enxaqueca que apresentar um problema visual pode ser mais difícil controlar as crises de enxaqueca.
— Muito facilmente quando corrigimos os erros visuais o paciente melhora a própria enxaqueca —, complementa.
Existem algumas formas de prevenir a fotofobia (aversão a luz). Medicamentos que aumentam a resistência do lobo occipital devem ser as medidas mais adequadas e, em casos agudos, a limitação à exposição à luz auxiliam o tratamento.
Saiba mais sobre a enxaqueca:
A enxaqueca é uma patologia que apresenta as fases premonitória, de aura e de cefaléia e sintomas associados.
Fase premonitória: sintomas que antecedem as dores de cabeça começam a se manifestar entre seis e até 48 horas antes do início da cefaléia. Os sintomas premonitórios podem ser fotofobia, e osmofobia (aversão a odores).
Fase de aura: esse é o momento da manifestação clínica em que o paciente apresenta alterações visuais que antecedem a dor de cabeça do paciente em até 60 minutos. Aura visual tem uma duração de cinco até 60 minutos.
Fase de cefaléia: a dor de cabeça da enxaqueca tem uma duração que pode estar entre quatro e 72 horas nos adultos e entre duas e 48 horas na faixa pediátrica, ou seja, até os 14 anos. A cefaléia é pulsátil e pode vir acompanhada de náuseas e vômitos, além de foto e fonofobia. Geralmente, ela piora quando quando o paciente faz esforços físicos como caminhar ou correr.

Resgate de mineiros presos em jazida no Chile pode levar quatro meses

O chefe das operações de resgate na jazida de ouro e cobre onde estão soterrados 33 mineiros no Chile, Andrés Sougarret, afirmou que serão necessários pelo menos quatro meses para que a abertura da fenda esteja completamente terminada e os mineiros possam sair do refúgio onde se encontram, a 688 metros de profundidade.
Para o operário Pedro Ramírez, que tem participado ativamente das operações de salvamento, os 33 mineiros terão que trabalhar para o seu próprio resgate. Ramírez explicou que eles serão retirados por um buraco com 66 centímetros de diâmetro, que será feito ampliando a abertura já existente de oito centímetros de largura, aberta pela sonda e através da qual foi conseguido o contato com os trabalhadores, neste domingo.
A partir de agora, "o trabalho que a máquina vai fazer é aumentar o buraco e vai cair material" até os 700 metros de profundidade, onde os mineiros se encontram.
— Eles vão ter que trabalhar em seu próprio resgate porque terão que limpar os elementos que caírem, fruto desta escavação — disse Ramírez.
— Nosso pessoal (os mineiros presos) terá que retirar o material e facilitar o trabalho que se faz na superfície — reiterou. Ramírez destacou que os mineiros serão retirados "um a um", através deste buraco que começará a ser aberto na segunda-feira.
— O resgate será de pessoa a pessoa, com corda — acrescentou.
O diretor regional do Departamento Nacional de Emergências (Onemi), Carlos García, explicou que o local onde estão os mineiros tem temperatura entre 32 e 36 graus, e com altos níveis de umidade. García disse que os mineiros se organizaram para conseguir água e luz e que nas próximas horas vão receber comida e água, que deverão racionar porque "depois de tanto tempo sem tomar líquidos, há indução ao vômito, o que poderia aumentar a desidratação".
— Os parentes vão entrar (no recinto da jazida) para poder ter contato com eles, para lhes dar mais força e ânimo, através de um cabo que será inserido na coluna de perfuração — explicou García.
O presidente chileno, Sebastián Piñera confirmou, este domingo, que os 33 mineiros presos estão vivos, após receber uma mensagem que os trabalhadores amarraram em um dos tubos baixados até o fundo da mina para estabelecer contato com eles. Os mineiros estão presos na jazida San José, situada 800 km de Santiago, desde 5 de agosto.