17 março 2012

No 100º jogo de Damião, Inter atropela o Juventude e faz 7 a 0

Camisa 9 marcou duas vezes, assim como o estreante Jajá 
Coelho. Dátolo, Oscar e Jô completaram o placar
A festa era para ser de Leandro Damião, que completou seu 100º jogo com a camisa do Inter. Ele fez sua parte, ao marcar duas vezes. Mas os companheiros quiseram participar e atropelaram o Juventude por 7 a 0 na tarde deste sábado, no Beira-Rio.
Além do camisa 9, Dátolo, Oscar, Jô e Jajá, que fez sua primeira partida pelo clube, fizeram os gols da partida. Com o resultado, a equipe mantém os 100% de aproveitamento na Taça Farroupilha – segundo turno do Gauchão – assumindo a liderança do Grupo 1.
O Inter agora volta a pensar na Libertadores. Na quarta-feira, às 19h45 (horário de Brasília), o time enfrenta o The Strongest na temida altitude de 3.600m de La Paz. O Juventude só joga no sábado, às 21h, contra o Ypiranga.
Após golear o The Strongest por 5 a 0 na terça-feira, o Inter termina a semana com uma nova goleada: 7 a 0 sobre o sempre complicado Juventude.

Cpers: Fechem escolas e lotem a Assembleia na terça

Categoria pretende impedir a votação do 
reajuste de 23,5% para o magistério
O Cpers convocou professores para fecharem colégios e lotarem as galerias da Assembleia Legislativa, na próxima terça-feira, a fim de evitar a votação da proposta do governo de reajuste da categoria.
Para o secretário estadual da Educação, José Clóvis de Azevedo, a convocação do sindicato é uma luta política de desgaste ao governador Tarso Genro que não vai resultar em melhores salários.
O Piratini propôs, na tarde desta sexta-feira, antecipar para setembro uma das três parcelas - prevista para novembro - da reposição de 23,5% oferecida à categoria. O reajuste é parte da reposição maior, de 76%, divididos em sete parcelas, até 2014, quando um servidor de escola poderá ganhar R$ 1.260. Os professores, que rejeitaram a reposição, querem o piso nacional do magistério, que é de 1.451.
Na tarde de hoje, o protesto dos professores contribuiu para o congestionamento das avenidas Borges de Medeiros e João Pessoa e toda a região central da Capital. Assim com os agentes da Polícia Civil, eles caminharam em direção ao Palácio Piratini apesar de terem reunião no final da tarde com o governo.

Tour Copa e rodada de negócios encerram agenda de sul-africanos no Estado

Comitiva sul-africana visitou as obras de 
construção da Arena
A realização da Copa do Mundo norteou a programação da comitiva governamental e empresarial sul-africana nessa sexta-feira (16). O secretário estadual do Esporte e do Lazer e coordenador do Comitê Gestor da Copa 2014 RS (CGCopa), Kalil Sehbe, recepcionou os representantes do governo e empresários da África do Sul na Arena do Grêmio, primeira parada do Tour Copa organizado pelo Governo do Estado. "Estamos apresentando pontos da cidade onde ocorrerão os principais acontecimentos da Copa 2014", afirmou o secretário.
A comitiva visitou as obras do futuro estádio gremista, no bairro Humaitá, (Campo Oficial de Treinamento da Copa 2014) e o estádio-sede do Mundial. No Beira-Rio, os sul-africanos conheceram as instalações do complexo desportivo, incluindo o Museu Colorado. Após o tour, o grupo conheceu elementos da cultura gaúcha, apreciando o tradicional churrasco e apresentações de danças típicas. A agenda se encerrou à tarde, no Beira-Rio, onde o engenheiro Élio Giaretta, responsável pelo projeto, apresentou vídeos relativos ao projeto de modernização do estádio.
Futuras parcerias 
Os empresários também preencheram a Matriz de Entendimento, na qual explicaram as principais ações das suas empresas. O documento servirá de base para a missão gaúcha que irá a África do Sul na metade do ano. "Um evento como esse também tem como legado a consolidação de relações comerciais e, principalmente, de fraternidade entre as nações", destacou Kalil.
Para a diretora de promoção e exportação do departamento de Comércio e Indústria da África do Sul, Corné Du Plessis, o período em Porto Alegre foi muito proveitoso e pode render grandes parcerias. "Podemos fazer projetos não só para a próxima Copa, mas também seremos parceiros em projetos na África do Sul e em países de língua portuguesa. Eu tenho certeza que seremos parceiros", afirmou.

Texto: Nathália Ely
Foto: Tiago Garcia/SEL