11 dezembro 2010

Obama telefona para líderes mundiais sobre WikiLeaks

Presidente americano

Barack Obama
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, telefonou neste sábado ao primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, e ao presidente do México, Felipe Calderón, para discutir a "ação deplorável" do site WikiLeaks, informou a Casa Branca. O site é responsável por vazar informações confidenciais da diplomacia americana.
"O presidente manifestou seu pesar pela ação deplorável do WikiLeaks e os dois líderes concordaram que ela não terá influência ou modificará a estreita cooperação entre Estados Unidos e Turquia", destaca nota da Casa Branca sobre a conversa de Obama com Erdogan. Obama também entrou em contato com Felipe Calderón e ambos concordaram que "os atos irresponsáveis (do WikiLeaks) não devem afastar os dois países da "importante cooperação".
"O presidente destacou a importância da aliança entre Estados Unidos e México sobre um amplo leque de assuntos e reafirmou seu compromisso para trabalhar com Calderón contra as organizações criminosas internacionais, para reforçar a cooperação na fronteira e para melhorar o bem-estar econômico de ambos os povos", afirmou a Casa Branca.
Correspondência diplomática revelada pelo WikiLeaks mostrou a desconfiança de Washington com o papel dos militares mexicanos no combate ao narcotráfico. Obama também cumprimentou Calderón pela "excelente liderança e trabalho do México ao presidir a conferência de Cancún" sobre a mudança climática.

Airton Michels é confirmado na Secretaria de Segurança

Gaúcho de Horizontina, Michels foi 
superintendente da Susepe e secretário-substituto 
de Justiça e Segurança do RS
Confirmado na Secretaria de Segurança do Rio Grande do Sul o atual diretor do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Airton Michels. A definição foi tomada neste sábado pelo governador eleito Tarso Genro, que deve anunciar oficialmente a nomeação nos próximos dias.
Airton Aloisio Michels é gaúcho de Horizontina. Formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, Michels foi superintendente da Superintendência dos Serviços Penitenciários (SUSEPE) e secretário-substituto de Justiça e Segurança do RS. Também foi promotor de Justiça no interior do Estado, professor de Direito Penal da Universidade do Rio dos Sinos e funcionário das varas do Júri e de Família e Sucessões da Capital gaúcha.
O cotado para o cargo era o superintendente da Polícia Federal no Rio Grande do Sul, Ildo Gasparetto.

Roth fala em seriedade e prega respeito ao TP Mazembe

Técnico e jogadores concederam
entrevista coletiva 
Celso Roth reiterou que tem a fórmula para passar pelo TP Mazembe e chegar na final do Mundial. E ela passa por ter tranqüilidade, usar a experiência internacional acumulada nos últimos anos e, principalmente, respeitar os adversários. O técnico colorado e o zagueiro Bolívar concederam entrevista coletiva, em evento oficial da Fifa, no estádio Zayed Sports City, neste sábado.
“Temos de ter humildade. Todo mundo sabe que o futebol brasileiro tem qualidade, mas todas as equipes que estão aqui também têm. Futebol tem que ser jogado. Ninguém ganha antes de jogar, na véspera”, afirmou Roth. O treinador confirmou que tirou lições da partida que levou o TP Mazembe para a semifinal ao vencer o Pachuca por 1 a 0. Na opinião de Roth, os mexicanos foram displicentes na marcação e não mostraram um futebol competitivo. Enfim, não respeitaram o adversário.
“Ninguém é melhor que ninguém,. Todo mundo conhece todo mundo. O futebol está globalizado. O que aconteceu não é novidade, principalmente para mim”, afirmou Roth. A lição apreendida no jogo Pachuca x Mazembe, assistido ao vivo por todo a delegação, será enfatizado até terça-feira, data da semifinal do Mundial. Roth garante que fará reuniões para manter a luz amarela de atenção acesa até a estreia no Mundial.
“O futebol africano é alegre, mas eles mostraram seriedade quando a bola está rolando”, prosseguiu Bolívar. Depois da coletiva, Roth e Bolívar seguiram rapidamente para o outro estádio que sedia o Mundial em Abu Dhabi, o Mohammed Bin Zayed Stadium, onde foi realizado mais um treino em preparação ao jogo contra o Mazembe.

Falso pastor preso em São Borja abriu 146 igrejas no país

Preso em São Borja o estelionatário suspeito de enganar vítimas em 12 Estados. O homem se passava por pastor e chegou a montar 146 igrejas no país.
O homem chegava nas cidades, montava uma igreja e pedia doações para os fiéis, alegando que usaria o dinheiro para projetos sociais. Depois de pegar o dinheiro fugia e trocava de nome. Ele ficava, em média, um ano em cada município.
O projeto atual do falso pastor era abrir uma faculdade de teologia em São Borja.
Segundo o delegado Luiz Nestor Martins Contreira, o falso pastor foi descoberto após gerar desconfiança nos fiéis.
A identidade do farsante só foi descoberta com as impressões digitais. Sabino Saldanha já havia utilizado ao menos cinco nomes diferentes, entre eles Laércio Alves da Silva, identidade usada na Fronteira Oeste.
O falso pastor tinha mandados de prisão decretados no Acre, em Rondônia, no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul. Sabino Saldanha foi encaminhado ao presídio de São Borja.

Polícia prende em Santa Catarina um dos foragidos mais procurados do RS

Criminoso é violento e extremamente
perigoso, diz delegado
O foragido conhecido como Da Mamãe, um dos mais perigosos e mais procurados do Rio Grande do Sul (RS), foi preso na noite de sexta-feira na Praia dos Ingleses, em Santa Catarina (SC).
Tarcísio da Silva, 36 anos, estava sozinho e desarmado no centro do balneário catarinense quando uma equipe da Polícia Civil gaúcha o abordou e anunciou a prisão, por volta das 21h.
Silva liderava a chamada Quadrilha da Mamãe, apontada como autora de uma sucessão de roubos de carros e ataques a residências que aterrorizaram Porto Alegre até a metade deste ano. A quadrilha é considerada uma das principais do RS, de acordo com o delegado responsável pela prisão, Augusto Cavalheiro Neto, e seu líder, um criminoso violento e extremamente perigoso.
— Se ele não é o principal foragido do RS, está entre os cinco principais — afirmou Cavalheiro.
O delegado comandou um grupo formado por 10 policiais na operação em SC, montada depois de a polícia ter recebido informações sobre a presença do foragido no litoral catarinense. Em pouco mais de um mês, no período em que durou a investigação para pegar Da Mamãe, outros dois integrantes da quadrilha foram presos na região metropolitana de Porto Alegre.
— Ele sentiu que se não saísse do Rio Grande do Sul, cairia — disse o delegado, ao explicar a incursão do suspeito por Santa Catarina.
A Quadrilha da Mamãe é suspeita de invadir uma casa na zona sul de Porto Alegre e torturar um casal de idosos, em junho. Também estaria envolvida na morte do tenente da reserva da Brigada Militar Edemilson Lira de Freitas, 51 anos, em 21 de julho, no bairro Intercap, em Porto Alegre. Ele acabou baleado nas costas ao enfrentar a quadrilha, que tinha feito três mulheres reféns na casa de um empresário do setor de transporte.
No fim de julho, a polícia começou a apertar o certo contra os bandidos e, em uma operação sigilosa, descobriu pistas do grupo em Cachoeirinha. Em agosto, três integrantes do grupo foram presos no município.
Na madrugada deste sábado, Da Mamãe era conduzido em uma das cinco viaturas da Polícia Civil gaúcha em direção ao Rio Grande do Sul. A previsão de chegada à 1ª Delegacia de Polícia de Cachoeirinha era para 7h. O delegado informou que, depois de ser ouvido, o foragido deverá ser encaminhado ao Presídio Central.