11 dezembro 2010

Obama telefona para líderes mundiais sobre WikiLeaks

Presidente americano

Barack Obama
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, telefonou neste sábado ao primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, e ao presidente do México, Felipe Calderón, para discutir a "ação deplorável" do site WikiLeaks, informou a Casa Branca. O site é responsável por vazar informações confidenciais da diplomacia americana.
"O presidente manifestou seu pesar pela ação deplorável do WikiLeaks e os dois líderes concordaram que ela não terá influência ou modificará a estreita cooperação entre Estados Unidos e Turquia", destaca nota da Casa Branca sobre a conversa de Obama com Erdogan. Obama também entrou em contato com Felipe Calderón e ambos concordaram que "os atos irresponsáveis (do WikiLeaks) não devem afastar os dois países da "importante cooperação".
"O presidente destacou a importância da aliança entre Estados Unidos e México sobre um amplo leque de assuntos e reafirmou seu compromisso para trabalhar com Calderón contra as organizações criminosas internacionais, para reforçar a cooperação na fronteira e para melhorar o bem-estar econômico de ambos os povos", afirmou a Casa Branca.
Correspondência diplomática revelada pelo WikiLeaks mostrou a desconfiança de Washington com o papel dos militares mexicanos no combate ao narcotráfico. Obama também cumprimentou Calderón pela "excelente liderança e trabalho do México ao presidir a conferência de Cancún" sobre a mudança climática.