11 abril 2012

Grêmio: Argentinos brilham, tricolor bate o Ipatinga e avança na Copa do Brasil

  Jogadores comemoram gol do Grêmio
  (Foto: Alexandre Auler / Ag. Estado)
Sem tanto brilho, mas esbanjando pragmatismo e zelo pela vantagem, o Grêmio venceu o Ipatinga por 3 a 0 no Olímpico, na noite desta quarta-feira. Já havia batido o rival por 1 a 0 no jogo de ida, em Minas Gerais, confirmando o favoritismo e avançando às oitavas de final da Copa do Brasil - não sem antes, no entanto, dar ao torcedor uma generosa dose de drama mexicano, que acabou atravessada pelo ritmo do tango.
Com um gol em cada tempo, os argentinos Facundo Bertoglio e Miralles, xodós das arquibancadas, abriram o caminho da classificação. No final, já sem sustos no horizonte gremista, Léo Gago completou o placar.
O Grêmio agora está à espera do seu novo adversário, que sairá da disputa entre Fortaleza e Náutico, que começa nesta quinta-feira. Antes de conhecê-lo, o Tricolor encara no domingo mais uma decisão. Enfrenta o Ypiranga pelas quartas de final da Taça Farroupilha, o segundo turno do Gauchão, no Olímpico. Não há partida de volta, e empate nos 90 minutos leva aos pênaltis. Já o Ipatinga mede forças com a Tombense, no sábado, às 16h, em Tombos, pela décima rodada do Grupo B do Módulo II do Campeonato Mineiro.

Três de Maio: Projeto Amor de Mãe terá segundo encontro do primeiro curso

Na foto, momento do primeiro encontro realizado no dia 29 de março
Após a realização do primeiro encontro ocorrido no dia 29 de março, do qual participaram 32 gestantes, tem sequência nesta quinta-feira dia 12 de abril, a partir das 16h junto ao auditório do Centro Administrativo do Hospital São Vicente de Paulo, o Projeto Social Amor de Mãe. Nesta oportunidade também poderão participar algumas futuras mamães que não puderam comparecer no primeiro encontro.
O 1º Curso do Projeto Amor de Mãe, está subdividido em quatro etapas e terá além do encontro deste dia 12, mais duas reuniões, dias 26 de abril e 10 de maio. Para o encontro desta quinta estão programadas palestras com a enfermeira Mariliane Oliveira, que irá abordar as normas e rotinas do Centro de Controle de Infecção Hospitalar e como é feito o acompanhamento do nascimento dos bebês, com a odontóloga Luciane Grams que vai enfatizar os cuidados da mãe e dos recém nascidos com a higiene bucal, e para encerrar o ciclo de palestras deste encontro o convidado é o médico Obstetra Dr. Gilvane Dahmer que falará sobre mudanças anatomo-fisiológicas, tipos de parto e “mitos e verdades” da maternidade.
Estão envolvidos no Projeto Amor de Mãe, diversos profissionais do HSVP, as Irmãs Filhas do Sagrado Coração de Jesus, Unimed, Secretaria Municipal de Saúde de Três de Maio, DM3 Publicidade, Rotary Club e Natura Cosméticos.

Três de Maio: Comitiva de três-maienses convida presidente da AL para a 2ª Exporterneira

Comitiva de divulgação da Expoterneira 2012 com deputados 
na Assmbléia (Foto: Viviane Dreher)
Representantes da 2ª Exposição da Terneira e da Economia Familiar (Expoterneira), de Três de Maio, foram recebidos pelo presidente da Assembleia Legislativa do RS, deputado Alexandre Postal, na manhã desta quarta-feira (11/4). O líder da bancada do PTB, deputado Aloísio Classmann, acompanhou a comitiva que divulgou o evento, que ocorrerá de 7 a 10 de junho e reunirá mais de 250 expositores. "É a força da agricultura familiar e que movimentará o noroeste gaúcho", destacou Classmann.
O grupo foi formado pelo presidente da feira, Silceu Dalberto, o prefeito Olívio Casali, o presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Trage, os vereadores Delmar Mebius, Orlando Maier, Jorge de Oliveira e Gilson Grando, além de deputados estaduais.
São esperadas mais de 50 mil pessoas para o evento, quando poderão ser conferidos animais de produtores dos 14 municípios de abrangência da Cotrimaio, Sicredi e Certhil, organizadoras do evento, com o apoio da prefeitura e Fundação de Capacitação e Desenvolvimento (FUNCAP). Na programação, estão atrações como a 15ª Festa Campeira, a fase regional do Festival de Música "Rio Grande Canta o Cooperativismo", etapa do campeonato de motocross e Encontro de Mulheres Cooperativistas.
Também haverá exposição de indústria e comércio; Expodinâmica; feira do livro; concursos de terneiras, pássaros e ovinos; Feira Regional da Economia Familiar; Fórum de Nutrição Animal; parque de exposições e praça de alimentação.

Santa Rosa: Café Colonial na 19ª Fenasoja

Atrativo será servido na casa da Etnia Italiana de Santa 
Rosa, na Praça das Nações 
Um típico e delicioso café colonial é uma das novidades que a Etnia Italiana de Santa Rosa estará oferecendo para os visitantes e expositores da 19ª Fenasoja. O anúncio é da Diretoria da Associação Brasitália, presidida por Vital Parise.
A ideia do Café Colonial partiu de uma comissão composta por Carlos Casagrande, Valdir Tomazini e Benaldo Liberali. De acordo com Liberali, muitos contatos estão sendo realizados para organizar a realização do Café: “nós três estaremos na linha de frente, e estamos agregando novos italianos que ainda não estavam engajados na Brasitália. Conseguimos adesão de toda família Bonetti que trará toda sua experiência no preparo de seu comprovado Café Colonial, com os quais aprenderemos essa nova modalidade de atender aos visitantes”, afirma.
Polenta, fortaia, salame, queijos, bolos, pães, copa, morcela, bife, melado, nata, mel, geléias diversas e café são algumas das delicias que serão servidas na Casa da Etnia Italiana no parque. Benaldo também destaca que a decoração terá um tratamento especial pelos integrantes da Etnia. “No restaurante haverá a decoração tradicional, montado pelas senhoras voluntárias da Etnia. Na frente, para a Praça das Nações, montaremos um pequeno recinto típico, onde o público poderá rever ou ver o ambiente de nossos antepassados, com suas dificuldades e maneiras de enfrentá-las no cotidiano, com as limitações de toda ordem”, afirma.
Além do passado, a Etnia tem uma preocupação com o futuro. Por isso, em parceria com a Metalúrgica Fratelli Ltda., através do Diretor Moacir Locatelli, a Etnia estará apresentando o que há de mais moderno, na geração de energia limpa, ou seja, a captação da energia solar pelo sistema Fotovoltaico, transformando a luz do sol em energia elétrica. “Essa energia será conduzida a acumuladores que fornecerão energia elétrica para o ambiente do Café Colonial e os refletores noturnos na fachada de nossa sede. Todo o sistema estará à visitação pública em nosso pátio”, comenta Benaldo.
Os visitantes que quiserem levar para casa alimentos típicos poderão adquirir os itens junto ao ‘Bolicho Italiano’, que será montado junto à Casa. O valor do Café Colonial deverá ser definido nos próximos dias. O Café será servido na casa da etnia italiana, na Praça das Nações, das 8h às 10h, das 11h30 às 14h30 e das 16h às 22h, durante a 19ª Fenasoja, que ocorre de 27 de abril a 06 de maio, no Parque Municipal de Exposições Alfredo Leandro Carlson, em Santa Rosa.

Três de Maio: Aumenta para seis o número de casos de dengue no município

As medidas de controle desenvolvidas incluem a eliminação de criadouros 
A Secretaria Estadual da Saúde, por meio do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), confirma mais cinco casos de dengue contraídos no Rio Grande do Sul. Até o momento, os registros estão restritos à região Noroeste.
São cinco casos em Santa Rosa e seis em Três de Maio. Também foram confirmados outros cinco casos de pessoas que contraíram a doença fora do RS, totalizando agora 32 casos importados.
Medidas
As medidas de controle desenvolvidas incluem a eliminação de criadouros, tratamento químico da área, pesquisa de casos suspeitos e mobilização e esclarecimento da população e dos profissionais de saúde. Os municípios da região Noroeste estão em alerta para a identificação de casos suspeitos de dengue e intensificando as ações preventivas e de controle do mosquito.
A Secretaria Estadual da Saúde ressalta que os sinais e sintomas de dengue são febre alta, dores articulares e musculares, dor de cabeça, manchas avermelhadas pelo corpo, vômitos e diarreia. As pessoas que apresentarem esse quadro clínico devem procurar o posto de saúde mais próximo para avaliação médica.

Tucunduva: Aprovada contratação de mais um dentista para trabalhar no sistema de saúde

A imagem é ilustrativa
A Câmara de Vereadores de Tucunduva aprovou um Projeto de Lei de autoria do Executivo Municipal, criando um novo cargo de dentista e também de um auxiliar de saúde  bucal. Desta forma a prefeitura poderá contratar mais um dentista para trabalhar no sistema de saúde do município. A contratação de mais um dentista foi saudada pelo vereador Leonir Bortoluzzi(PT), como de “suma importância” para o município, mas ainda assim Leonir  fez questão de chamar a atenção do executivo municipal com relação aos gastos com a folha de pagamento. Segundo o vereador os gastos estão chegando perto do limite permitido pela lei. “Sou favorável ao projeto, mas já chamei a atenção de que cada programa novo que nós criarmos, cada despesa nova com pessoal, para ter o meu voto, terá que vir acompanhada de um corte na mesma proporção em servidores da ativa, sejam cargos de confiança ou não”, advertiu Bortoluzzi. Ele ainda declarou que os municípios terão que forçosamente passar por uma reestruturação nos seus quadros de funcionários, se quiserem continuar aderindo a novos programas que estão sendo criados pelo Governo Federal e Estadual.

Três de Maio: Curso de Inseminação Artificial em andamento

SETREM e SENAR oferecem aprimoramento técnico na área
SETREM e SENAR oferecem aprimoramento técnico na área de bovinos leiteiros
Desde a segunda-feira (09), a SETREM oferece mais uma etapa do curso de Inseminação Artificial de bovinos de leite. A atividade acontece através da parceria firmada entre a Instituição e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). Durante este ano serão disponibilizados mais quatro cursos semelhantes a este, todos conduzidos pelo o palestrante Paulo Prauchner.
Nesta edição, nove participantes estão recebendo aprimoramento técnico nos turnos da manhã e da tarde. O curso, que ocorre até a sexta-feira (19), tem a duração de 40 horas e está sendo oferecido na área do Tambo da SETREM.

Três de Maio: Autorizado inicio das obras da unidade ESF do bairro Santa Rita

Será construída a U-ESF, B.Santa Rita / Foto: Pato Roberto
Mais uma importante conquista na área da saúde para o município, desta vez, com a liberação do projeto arquitetônico pela Vigilância Sanitária do Rio Grande do Sul, que autoriza o início das obras da unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Santa Rita.
Conforme o secretário de Saúde, Valdemar Fonseca, várias são as conquistas da pasta, que trabalha arduamente para proporcionar uma saúde de qualidade para os munícipes de Três de Maio. “A comunidade não faz ideia de tudo o que acontece dentro da Secretaria, e para que todos possam ver com transparência as atividades desempenhadas, cada ESF possuí um Painel Informativo da Saúde, assim como a Unidade Central e a Secretaria de Saúde, que permite acompanhar as atividades realizadas durante o mês”, informa.
Segundo Fonseca, no mês de março, a Secretaria de Saúde realizou 6.811 consultas; 8.666 procedimentos técnicos e auxiliares; autorizou a realização de 5.137 exames; os agentes de saúde visitaram 4.208 residências, entre outras atividades, que, somaram juntas, 40.430 procedimentos, sendo que a Secretaria conta com 133 profissionais.

Microcrédito: Classmann destaca importância do credenciamento do Sistema Cresol para o pequeno empreendedor

Túlio Zamin, vice-governador Beto Grill, governador Tarso Genro, 
secretário Maurício Dziedricki, presidente da Cresol, Egon Gabriel 
Junior, e deputado Classmann (Foto: Caco Argemi)
O credenciamento das cooperativas de Crédito Rural com Interação Solidária (Cresol) às operações do Programa Gaúcho de Microcrédito, foi acompanhado pelo líder da bancada do PTB na Assembleia Legislativa, deputado Classmann. O parlamentar prestigiou a reunião-almoço realizada nesta segunda-feira (9/4), no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, com a presença do governador Tarso Genro e o presidente da entidade, Egon Gabriel Junior. "Esta parceria é uma ótima notícia para os pequenos empreendedores, facilitando o acesso ao crédito, garantindo o desenvolvimento de forma sustentável deste setor fundamental para o crescimento do Estado", afirmou Classmann.
O crédito oferecido será na faixa de valor a partir de R$ 100,00 até R$ 15 mil, com taxas de juros do Programa são de 8% ao ano, voltado aos pequenos produtores, empreendedores rurais e urbanos. Com a iniciativa, serão 37 Instituições de Microcrédito credenciadas junto ao governo. "A qualificação das micros e pequenas empresas é estratégica para o desenvolvimento da economia gaúcha", destacou o gevernador Tarso.
Também participaram do evento o vice-governador, Beto Grill, o secretário de Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa, Maurício Dziedricki, presidente do Banrisul, Túlio Zamin, deputados federais e deputados estaduais.
CRESOL
Reconhecida na América Latina na área de microfinanças, o Sistema Cresol está presente em cerca de 300 municípios de pequeno e médio porte de Santa Catarina e do RS, com oito bases regionais, 60 cooperativas singulares, 110 unidades de atendimento e mais de 106 mil associados. Segundo a entidade, no primeiro semestre do ano passado, foram realizadas mais de 20 mil operações do Pronaf Custeio, representando mais de R$ 155 milhões.