21 maio 2013

Família de Horizontina está hospedada em hotel de T. de Maio a espera da casa do Gugu

Alexandre de Souza entrevistou dona Elizabete e seus filhos
(Foto: Paulo Marques)
Elizabete da Silva Dias, 48 anos, e os três filhos estão morando temporariamente no Hotel Franken em Três de Maio vivendo os últimos momentos antes de conhecerem a casa que vão ganhar do programa do Gugu da Rede Record.

Dona Bete atendeu ao jornalista Alexandre de Souza da Rádio Colonial e contou que tudo o que está acontecendo na vida dela ainda parece um sonho. “Vou ter aquilo que nunca antes tive na vida. Eu morava na capela do cemitério de Horizontina”, emocionou-se Dona Bete. O passado de dificuldades ficará apenas na lembrança a partir desta quarta-feira quando o apresentador chega a Horizontina para entregar a casa.

A diarista morava há 18 anos na capela mortuária do Cemitério Municipal, junto com seus três filhos. Quando a jornalista Alessandra Toniazzo se mudou para Horizontina, no final de janeiro deste ano, ficou sabendo da história e resolveu escrever para a revista Sou Mais Eu, da Editora Abril, em São Paulo, onde trabalha. A publicação é nacional e atinge cerca de 500 mil leitoras por semana.

Pendências do IPERGS em debate

Foto: Arquivo/PMN
Entidades que integram a Federação das Santas Casas do Rio Grande do Sul, entre elas o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Três de Maio, estão tomando medidas para resolver as pendências de longa data que  envolvem o Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul – IPERGS. Em abril, uma Assembleia Geral abordou assuntos como o não pagamento das glosas (valores referentes a atendimentos, medicamentos, materiais, taxas e profissionais liberais da área de saúde) dos anos de 2005 a 2009, a não abertura de sistema para recursos de glosas dos anos 2010 em diante, o não cumprimento do acordo sobre a CMED 3 (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos) e a não implantação da CBHPM (Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos).

No encontro foram definidas algumas ações por parte das entidades em busca da resolução destes problemas. Entre elas está o estabelecimento de um prazo para soluções definitivas a partir de uma notificação extrajudicial com prazo de 30 dias para que o IPERGS resolva conclusivamente todas as pendências, sob pena de novas medidas administrativas, técnicas, assistenciais e judiciais. Segundo a direção do HSVP, foi a falta de continuidade por parte do IPERGS das ações acertadas entre o Instituto e os hospitais que ocasionou uma quebra de confiança, levando as instituições a tomar atitudes e a realizar este manifesto.

Nesta quarta-feira, 22, ocorre o dia de alerta aos gestores do IPERGS, Governo do Estado e Servidores Públicos, sobre o risco de desassistência no Estado por falta de condições de manutenção dos serviços em decorrência do descaso com que as questões vêm sendo proteladas há mais de dois anos. Para este dia, ficou deliberado o bloqueio e/ou transferência para outra data de todas as assistências eletivas aos usuários do IPERGS, incluindo consultas, internações, exames e procedimentos ambulatoriais, ressalvando-se os casos de urgência e emergência.

Realizada a 15ª Sessão Ordinária do legislativo três-maiense

Foto: Jmoraes
Nesta segunda-feira dia 20 de maio, aconteceu a 15ª sessão  ordinária da câmara de vereadores de Três de Maio. A sessão contou com as presenças dos secretários municipais da Educação Ernani Rehn e de Governo Leandro Maheler.

Sob  a presidência do vereador Alexandre  Classman  (PTB) estiveram em apreciação, uma Moção de louvores , um requerimento  ambos de origem legislativa e feita a leitura de  projeto de lei Nº  024/2013 de origem  executiva. A Moção de louvores 002/2013 de autoria da bancada do PMDB, – Em reconhecimento ao Presidente e organizadores da XIII Expofeira do Agronegócio, foi aprovada por unanimidade. Também  foi aprovado por unanimidade o  requerimento, Nº 001/2013 , Em reconhecimento ao Presidente e organizadores da XIII Expofeira do Agronegócio. Também foi feita pela secretaria da câmara, a leitura Projeto de Lei nº 024/2013, de origem Executiva  que  dispõe sobre a qualificação de profissionais que compõem a Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência Doméstica da microrregião de Três de Maio. Esse projeto deverá ser apreciado e votado pelo senhores vereadores na próxima sessão do legislativo.

No grande expediente os pronunciamentos  mais uma vez se concentram na condições das estradas do interior . Também foi alvo dos vereadores que ocuparam a tribuna a situação da Creche do Bairro Guaíra, cuja as obras estão paralisadas . De acordo com informação do Secretário de Educação, a empresa empreiteira que estava executando a obra faliu,  sendo necessária agora  uma avaliação do que foi realizado, para então ser realizada  uma nova licitação, para a realização do restante da obra .  Conforme o secretário, o processo deverá ser agilizado o máximo possível.

O legislativo volta a se reunir regimentalmente, no próximo dia 03 de junho.

Uma mulher caiu no golpe do bilhete premiado em Três de Maio, e perdeu 9 mil reais

Falsários aplicam o golpe do bilhete premiado 
em Três de Maio
Abordada por um individuo que lhe garantia ter um bilhete premiado e que estaria comercializando o mesmo, uma mulher de 76 anos, caiu no golpe na tarde desta segunda-feira e comprou o bilhete do falsário que dizia ter um prêmio de 800 mil reais.

A mulher ofereceu a quantia de 9 mil reais para comprar o bilhete, momento em que uma outra mulher chegou e também ofereceu o mesmo valor para dividir o prêmio. Após sacar o montante em reais, as duas passaram o dinheiro ao falsário, e então, pediram a esta senhora para que aguardasse na Praça da Matriz que eles iriam ao banco retirar o prêmio e a encontrariam em seguida. Mas o que ela não imaginava, é que a outra compradora era parceira do elemento, e os dois não voltaram mais levando os 9 mil reais desta senhora.

Segundo delegado Barbato, responsável pela DP local, em entrevista a Rádio Colonial AM na manhã desta terça-feira, a pena para este tipo de crime é de um a cinco anos de reclusão, mas a polícia tem muitas dificuldades para identificar os elementos envolvidos neste tipo de crime. Na grande maioria dos casos, os falsários são de fora do município e vem até a cidade apenas para praticar o golpe.

Chuva causa transtornos no acesso da ATRHOL e Coopervisão

Acesso não tem pavimentação e base cede em dias de chuva
A falta de pavimentação na Avenida Segundo Elias Grechi, acesso da ERS 305 e Avenida Jorge Logemann, contornando os fundos da John Deere Brasil no Distrito Industrial I, onde estão localizadas entre outras, as empresas ATRHOL e Coopervisão, novamente causou transtornos de grande monta a motoristas nesta segunda feira(20).

Após as chuvas o barro que acumula próximo a rodovia estadual impede o acesso dos caminhões que carregados com colheitadeiras, plataformas ou plantadeiras, precisam acessar a transportadora para o despacho e conhecimento de carga.

A dificuldade é a mesma para caminhões que precisam acessar a cooperativa para entrega ou escoamento de grãos. É antiga a reivindicação dos empresários do distrito ao Poder Público pelas obras. A estrada ainda é de chão batido com cascalho que cede nos dias de umidade, causando as derrapagens dos veículos e o consequente atolamento.

Neste inicio de noite(20) nossa reportagem foi chamada para registrar que um caminhão, da transportadora Lançanova de Três de Maio, carregado com plataformas de milho atolou no local. Uma Retroescavadeira da Prefeitura teve de rebocar o caminhão prancha.

Nossa reportagem buscou contato com o Governo Municipal. Conforme o Secretário de Planejamento Jonas Silva, no sábado foram  feitas obras no local com a reposição de cascalho, no entanto as fortes chuvas do domingo e o tráfego constante fez com que a base cedesse voltando a se tornar um atoleiro.

Garante ele, que verbas estão sendo buscadas para obras de pavimentação dos acessos nos dois distritos industriais. O distrito II na saída para Três de Maio terá a parceria com a AGDI- Agência de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul, devendo ser realidade nas próximas semanas.

No Distrito I (foto) os recursos estão sendo articulados em Brasilia, pois são em maior volume e devem demorar mais alguns meses. Paliativamente o governo deverá repor o cascalho e efetuar a rolagem do trecho, informa.

Visita à Universidade auxilia na escolha da futura profissão

Estudantes participaram do “UFRGS Portas Abertas 2013”
(Foto: Divulgação)
Estudantes participaram do “UFRGS Portas Abertas 2013” em Porto Alegre, conhecendo a Universidade e as opções de cursos de nível superior

Os estudantes do 3º Ensino Médio da SETREM participaram, no dia 18, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, do evento que recepciona a comunidade de todo o estado em mais uma edição do projeto UFRGS Portas Abertas. A atividade, que em 2012 recebeu cerca de 10 mil visitantes, tem como objetivo apresentar a Universidade a quem está se preparando para escolher uma formação profissional de nível superior.

Com o projeto, centenas de professores, técnico-administrativos e estudantes universitários são mobilizados em quatro campi. Eles mostram aos visitantes como funcionam as faculdades, grupos de ensino e pesquisa, bibliotecas, espaços de convivência, cultura e lazer, salas de aula e laboratórios da UFRGS.

Além de visitas guiadas pelas unidades acadêmicas, os estudantes puderam acompanhar palestras sobre os cursos, simulações, oficinas, peças de teatro, orientação sobre profissões, mostras de trabalhos de alunos e demonstrações de experimentos e pesquisas. Alunos do Ensino Médio e vestibulandos utilizaram o projeto como uma ajuda na escolha da profissão, já que os diversos cursos de graduação da UFRGS foram apresentados aos visitantes. As características e as perspectivas de cada profissão foram abordadas em atividades de diversas Unidades.

Câmara de Horizontina votou nesta segunda-feira instalação da CPI do Leite

Câmara de Horizontina votou nesta segunda-feira instalação
da CPI do Leite
“Pedido de cassação de mandato de dois vereadores envolvidos com a Associação de Produtores de leite de Vila Cascata foi apresentado por suplentes por falta de desincompatibilização no período eleitoral”.

Os vereadores horizontinenses votaram no final da tarde desta segunda-feira (20), a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para acompanhar os trabalhos do Ministério Público no município, no que tange ao escândalo do Leite Adulterado, cuja empresa suspeita de envolvimento tem como diretor um dos vereadores da casa, Larri Jappe do PDT. A quebra de decoro parlamentar pelo edil é o centro das investigações da referida comissão, que terá na presidência Alessandro dos Santos do PTB e relator Rafael Thiago Godoy do PMDB.

Os 9 vereadores assinaram o requerimento. O vereador Larri Jappe tem ligação com a Associação de Produtores de Leite de Vila Cascata, para quem prestava serviços administrativos e de transporte de leite, onde cargas após recolhidas das propriedades, receberam, segundo o Ministério Público mistura de ureia e água antes de chegar a indústria. O MP chegou a pedir a prisão preventiva do vereador, não aceita pelo Judiciário.

Na condição de líder da Associação de Pequenos Produtores de Leite de Vila Cascata, Jappe, pleiteava verbas federais e municipais para instalação de uma Unidade de Resfriamento de Leite, já com terreno e laboratório de análises adquiridos e verba de R$ 700 mil garantida do MAPA- Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. As obras ainda não haviam sido iniciadas e o recursos permanecem na conta do município, possivelmente serão devolvidos ao Governo Federal, pois a Associação de Produtores de Leite está anunciado o fim de suas atividades.

Outro vereador possuia ligação com a referida Associação de Produtores. È o médico veterinário Alvaro Callegaro, que também é o presidente do PP- Partido Progressista do município. Callegaro não possui envolvimento com o escândalo do Leite Adulterado, mas juntamente com Jappe, é alvo de processo de cassação de mandato eletivo, pois segundo sustenta uma ação de suplentes de vereadores, entre eles do PPS Marcos Volnei Hirt, impetrado dois dias depois da diplomacão dos atuais vereadores, a dupla praticou condutas vedadas ao não se desincompatibilizar de suas funções na referida associação durante o período eleitoral.

Alvaro seria o vice-presidente do grupo associativo, diz a denúncia.O procurador jurídico do suplente Marcos Hirt, o advogado Nilton Garcia da Silva, reconhece que o Recurso Eleitoral nada tem a ver com o episódio Operação Leite Compen$ado, e sim, diz respeito ao fato de ambos não terem se afastados da Associação da qual eram dirigentes durante o período da campanha eleitoral de 2012, onde concorreram e se reelegeram vereadores.

Pesa o fato, segundo o causídico, de haver dinheiro público envolvido na associação dirigida sob a participação dos dois vereadores, a saber que houve e ainda há, uma relação umbilical criada entre ela e os poderes públicos federal e municipal.

Segundo o advogado Nilton Garcia da Silva, também é de conhecimento geral, que a tal associação criada por articulação de Jappe doou um terreno para o município, onde vai ser ou seria implantada a usina de resfriamento de leite com abrangência regional.

Também é sabido, diz Garcia, que o Ministério da Agricultura disponibilizou R$ 700.000,00 para este fim. Callegaro já apresentou defesa a Justiça Eleitoral.