17 dezembro 2011

Caminhada irá relembrar Marcha da Coluna Prestes nas Missões

Por Deise Froelich
O histórico ano de 1924 será relembrado nas Missões com a reconstituição do trajeto da Marcha da Coluna Prestes, liderada por Luís Carlos Prestes. Os rebeldes da Coluna que partiu do Rio Grande do Sul juntaram-se aos rebeldes paulistas, que estavam em Foz do Iguaçu, e percorreram grande parte do Brasil, totalizando mais de 25 mil km.
A nova Marcha da Coluna Prestes relembra esse episódio histórico percorrendo parte do trajeto de linha férrea construída pelo Batalhão Ferroviário, que era comandada por Prestes antes do levante rebelde.
Na programação dos dias 7 e 8 de janeiro de 2012 os caminhantes terão contato com belezas como a Cascata do Comandaí, a fonte em meio à mata que serviu de acampamento para o Batalhão Ferroviário, a ponte de ferro construída sob comando de Prestes, a mata do Sítio do Segredo e seu Museu Particular, o Balneário Porto Cristal.
Um carro de apoio acompanhará o grupo durante os 13km de trajeto. O local de pernoite e jantar é preparado especialmente para receber os caminhantes e a noite é inspiradora para histórias e lendas.
Informações sobre como participar deste momento, podem ser obtidas pelo fone (55) 3312-9632 ou pelo e-mail claudio@caminhodasmissoes.com.br.

Antônio Cassol tomou posse para mais um mandato no Sindicato Rural

Dr. Antônio Cassol assume o SR por 3 anos
Os associados do Sindicato Rural de Três de Maio, estiveram reunidos com convidados e autoridades em geral, nesta sexta-feira, dia 16 de dezembro, para uma solenidade de posse da nova diretoria da entidade.
O médico veterinário e agricultor Antônio Carlos Cassol, retornou ao comando da diretoria do Sindicato Rural, o qual já presidiu de 1999-2005 e foi vice-presidente de 2005-2011. O vice-presidente e o agricultor Gilberto Marasca, que foi vice de Antônio Cassol em seu dois mandatos, e era o presidente do Sindicato nos últimos seis anos passados, quando Cassol era o vice-presidente da entidade.
O evento desta sexta-feira, no Salão Paroquial Católico, contou com representantes do Senar/Casa Rural, com entregas de certificados dos cursos realizados em parceria Sindicato Rural/Senar RS. Também, esteve presente o senhor Francisco Schardong, vice-presidente da Farsul, quem deu posse oficial à nova diretoria do Sindicato Rural de Três de Maio.
Após a solenidade, os convidados puderam confraternizar em um gostoso jantar.

Giruá sobe 32 posições no ranking do PIB

Informações: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Giruá
Um levantamento da Fundação de Economia e Estatística (FEE) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou nesta semana que Giruá está entre os municípios que mais cresceram no Estado.
Ele subiu 32 posições no ranking referente ao Produto Interno Bruto (PIB) gerado em 2009. O município ocupava em 2008 a 130ªposição, e subiu em 2009 para a 98ª posição, sendo um dos 40 municípios que mais cresceram neste ano, com 11,6% de um ano para outro.
Os dados mostram que Giruá cresceu mais que o Rio Grande do Sul e o próprio país. A economia do Estado retraiu ficando em -0,8% e a do Brasil também sofreu reflexo negativo, ficando em -0,6%. Apesar da retração, o desempenho de municípios como Giruá fortaleceram-se economicamente.
_O comércio, a indústria e a produção agrícola estão fortalecidos e os novos empreendedores estão apostando em Giruá _ destaca o prefeito Fabiam Thomas.
Conforme levantamento, mais da metade dos municípios gaúchos apresentaram desempenho inferior ao do Estado. Na região, o município de Guarani das Missões também mostrou crescimento, com 29,2%, ocupando a 146ª posição no ranking.

Após 147 dias, tráfego de veículos na ponte de Entre-Ijuís foi liberado nesta sexta-feira

Por Deise Froelich
Foram mais de 100 dias de transtornos e trânsito em pista única, na ponte sobre o Rio Ijuí, localizada na ERS-344, entre Santo Ângelo e Entre-Ijuís. Desde o dia 8 de junho deste ano, o Departamento Autônomo de Astradas e Rodagem - DAER realizava obras no local para resolver um desnível de 15 centímetros no vão central da estrutura.
O semáforo improvisado nas duas cabeceiras da ponte foi desligado nesta manhã e a liberação total para o trânsito ocorreu ao meio- dia.
_Concluímos este árduo trabalho , praticamente artesanal, considerando a extensão das rachaduras que havia na ponte e restituímos nas condições de seguranças_destacou o secretário de Infraestrutura e Logística do RS, Beto Albuquerque, ao afirmar que agora iniciará o trabalho, junto ao governo do Estado, para viabilizar a restauração da ERS-344.
De acordo com a Comando Rodoviário da Brigada Militar de Santo Ângelo, em torno de 7 mil veículos passam pela ponte todos os dias.