12 dezembro 2011

Morre o cantor e compositor regionalista José Claudio Machado

José Claudio Machado / Foto: Emílio Pedroso / Agencia RBS
Um dos grandes nomes da música regionalista, José Claudio Machado morreu nesta segunda-feira. Natural de Tapes, o cantor e compositor tinha 63 anos e estava internado no Hospital Mãe de Deus há seis meses para tratar de um enfisema pulmonar. Segundo o amigo e companheiro de composições Mauro Moraes, assim que o corpo for liberado, o velório será na Câmara de Vereadores de Guaíba, onde ele viveu seus últimos anos. O enterro ocorre na terça às 11h na mesma cidade.
Machado foi o grande vencedor da Califórnia da Canção Nativa em sua segunda edição, em 1972, época de ouro do grande festival de Uruguaiana que hoje é considerado patrimônio cultural do Rio Grande do Sul. A canção Pedro Guará, que lhe deu a Calhandra de Ouro, foi composta em parceria com Cláudio Boeira Garcia e se tornou uma das mais conhecidas de seu vasto repertório – ela deu título a um de seus álbuns mais conhecidos, gravado em 1990.
O músico também ficou conhecido por interpretações como a de Pêlos, Milonga Abaixo de Mau Tempo e Campesino e pelas duas passagens pelo grupo Os Serranos, a última na segunda metade dos anos 1980, quando gravou o disco Isto É... Os Serranos. Machado também tocou com Os Tapes, Bebeto Alves, Luiz Marenco e Mauro Moraes e gravou 14 CDs, o último deles Os Melhores Sucessos de José Claudio Machado, de 2007.
Foi um dos idealizadores do Parque da Harmonia, hoje identificado como reduto dos tradicionalistas sobretudo no período que antecede o 20 de setembro.
– Aquilo ali era primeiro um aterro, nós íamos fazer churrasco, passar o dia, jogar bocha. Um dia saiu um acampamento. E, quando se viu, era um parque – declarou, em uma de suas últimas entrevistas.

Farsul propõe criação de açudes nas propriedades de produção de arroz

Audiência pública foi realizada pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente 
Foto: Marco Couto/Agência ALRS / Divulgação
O consultor da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Ivo Lessa, defendeu nesta segunda-feira a criação de açudes para a redução do consumo de água da bacia do Sinos. A proposta foi apresentada durante audiência pública para discutir a situação emergencial do rio na Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa gaúcha.
Lessa disse acreditar que a medida poderia reduzir em até 50% o consumo de água do rio nos meses de verão, período em que chove menos e quando a produção tem maior demanda.
— Seria uma medida rápida que poderia ser utilizada a partir do ano que vem. Cada produtor se responsabilizaria pela criação de reservatórios nas suas propriedades — disse ele, acrescentando que a construção de açudes depende de autorização da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).
— Quarenta e sete produtores têm permissão para captar água do rio, porém este número aumenta em até oito vezes porque as pessoas captam água de forma irregular — destacou a deputada Ana Affonso (PT), que propôs a realização da audiência.
O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, voltou a defender a necessidade de estabelecer um cronograma para acabar com a produção de arroz na região nos próximos quatro anos. 
— Nós precsamos mudar a matriz produtiva da região, é um problema estrutural. A prioridade deve ser o abastecimento de um milhão de pessoas que utilizam a água da bacia — enfatizou.

Promoção Óleo Natumed e Rádio Colonial AM

Óleo Natumed
Você é convidado a escrever quantas cartinhas quiser, para o programa Rádioinformação da Rádio Colonial AM, com nome, endereço e telefone, respondendo a pergunta: qual a utilidade do Óleo natumed na sua casa, para que você e sua família usam o Óleo Natumed ?
Participe desta promoção especial, enviando quantas cartas quiser até o dia 21 de dezembro, e concorra a um aparelho DVD da marca Philips. O sorteio será dia 22 de dezembro, ao vivo no programa Rádioinformação da Rádio Colonial AM.
O endereço da Rádio Colonial é o seguinte: rua Bruno Dockhorn, nº 18, CEP 98910 000, Três de Maio. Na internet, site: www.radiocolonial.com.br, e-mail: recepcaocolonial@gmail.com .

Presidente do Cpers corre risco de ser expulsa do PT

Dirigente do partido, Adeli Sell vai propor que Rejane de 
Oliveira seja submetida à comissão de ética
Considerada a pedra no sapato do governador Tarso Genro em função da oposição radical e incansável, a presidente do Cpers, Rejane de Oliveira, pode acabar expulsa do PT.
O pedido oficial será apresentado nos próximos dias à comissão de ética do partido pelo presidente da sigla em Porto Alegre, vereador Adeli Sell.
A crise nas entranhas do PT chegou ao ápice na última quinta-feira. Ao lado de colegas de sindicato, Rejane comandou um ato que constrangeu os companheiros do partido que integra desde os anos 80. Sorridente, incendiou uma pilha de cartilhas elaboradas pelo governo do Estado para esclarecer as mudanças no Ensino Médio. A foto estampou jornais e sites de notícias.
Por considerar “inaceitável” a postura da dirigente, Adeli decidiu tomar a frente no movimento que defende a exclusão de Rejane dos quadros do PT. A solicitação, segundo ele, será encaminhada ainda nesta semana para avaliação dos colegas.