29 dezembro 2009

Termina nesta quarta prazo para produtor pagar renegociação de dívidas agrícolas

Termina nesta quarta-feira (30) o prazo para os produtores rurais liquidarem ou refinanciarem as parcelas inadimplentes da securitização ou do Pesa com os benefícios previstos na lei 11.775/08. O alerta é do deputado federal Luis Carlos Heinze (PP/RS), vice-presidente da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados.
Heinze explica que o pagamento das operações vencidas só poderá ser efetuado pelos mutuários que aderiram ao programa até o dia 30 de novembro. Segundo ele, é importante que os agricultores procurem os bancos. “É uma oportunidade para acertar essas contas dentro da normalidade com descontos e bônus e evitar que aumentem ainda mais ao serem inscritas em Dívida Ativa da União”, ressalta.
PESA - a legislação determina que as parcelas de juros, inclusive as de 2009, devem ser mantidas em normalidade até o vencimento, com aplicação do bônus de adimplência. Após, o valor será corrigido pelos mesmos encargos financeiros contratados originalmente - 8%, 9% ou 10% mais IGP-M integral, até a efetiva liquidação. O produtor poderá ainda, a critério da instituição financeira, refinanciar a inadimplência com o desembolso de 5% no ato e o volume remanescente dividido em até quatro parcelas.
SECURITIZAÇÃO - a lei prevê que as prestações não sofram a correção pela variação do preço mínimo. A partir do vencimento incidirão juros de 6% mais IPCA ao ano. O produtor poderá pagar 2% do saldo devedor e distribuir o restante até 2025, com 3% de correção ao ano. Porém, terá que liquidar integralmente a parcela de 2009. Essa regra só vale para as operações que foram adquiridas pela União.
DÍVIDA ATIVA: o prazo para pagamento total dos débitos inscritos em Dívida Ativa da União – DAU - também se encerra nesta quarta-feira, dia 30. Os descontos para esse acerto vão de 38% a 70%. Já quem pretende reparcelar a conta em até 10 vezes com bônus que vão de 33% a 65%, tem até o dia 30 de março de 2010 para efetuar o pagamento da primeira prestação. Nas duas opções a negociação é feita exclusivamente por meio dos telefones 0800 8800 494 ou 4003 0494.

Tuparendiense Monica Nitsch defenderá a equipe do Santos FC

Para o ano de 2010, o casal de irmãos: Rafael e Mônica Nitsche, tuparendienses, passarão a defender outras equipes profissionais de futebol, motivo de orgulho para os pais Arnaldo e Maria, residentes em Campininha, interior de Tuparendi.
Rafael (colorado), nascido em 21 de maio de 1990, aos 13 anos havia sido levado por um empresário para Santa Catarina. Em 2009, com 19 anos de idade jogou nos juniores (capitão da equipe) e no profissional do Brusque. Para o próximo ano de 2010, passará a defender a equipe do Metropolitano, de Blumenau – SC, equipe mais estruturada do que o Brusque.
Mônica (gremista), nascida em 21 de dezembro de 1994, seguiu o mesmo caminho do irmão, aos 13 anos jogou no Juventude de Caxias do Sul, com 14 anos de idade foi para a equipe do Jaguariúna, interior de São Paulo, já a partir de janeiro de 2010, com 15 anos de idade, passará a defender a equipe santista do Santos Futebol Clube, do Estado de São Paulo, equipe da melhor jogadora do mundo (Marta), equipe que recentemente sagrou-se campeã mundial interclubes.
Segundo os pais, os filhos começaram muito cedo a praticar futebol de campo, passando por várias escolinhas da região.
Ao verem que seus filhos teriam um futuro pela frente, o casal começou a investir nos filhos. Ambos atuam na mesma posição, de zagueiro.
Para a mãe do casal de atletas, a maior dificuldade é suportar a saudade dos filhos, o pai destaca a importância do apoio que foi recebido das famílias de Vitor e Délcio Meneguine. Para o casal Nitsche, é a realização de um sonho de ver os dois filhos fazendo o que mais gostam de fazer, ou seja, jogar futebol.

Fator Fogaça separa trabalhistas

Costurada ao longo deste ano pelos líderes dos dois partidos herdeiros do trabalhismo no Estado, a aliança entre PDT e PTB para a disputa ao governo gaúcho está por um fio. O sinal de que não será desta vez que a frente trabalhista sairá do papel partiu do PDT.
Em encontro realizado ontem na Assembleia entre líderes das duas siglas, os pedetistas deixaram claro que não há hipótese de o partido apoiar uma candidatura do deputado Luis Augusto Lara (PTB) ao Piratini.
A opção por uma aliança com o PTB – tendo Lara como candidato a governador – seria hoje a última das opções do PDT. A definição da candidatura de José Fogaça, do PMDB, reforçada pela sua colocação na última pesquisa Datafolha – empatado em primeiro lugar com o candidato do PT, Tarso Genro – praticamente sacramentou o apoio do PDT ao prefeito da Capital.
Assim que chegou à reunião acertada entre Lara e o deputado Paulo Azeredo (PDT), o presidente do PDT, Romildo Bolzan, fez um breve comentário que resumiu a falta de interesse do partido em apoiar um candidato do PTB:
– Não sei por que fui convidado.
No início do encontro, Bolzan reiterou que a aliança trabalhista só teria chances de prosperar se a chapa fosse encabeçada por um integrante do PDT. O dirigente calcula que o candidato pedetista pode ser definido em três semanas, mas a candidatura própria só é considerada viável com o PTB na composição.
– Se é para ser vice do PTB, vamos ser vice do Fogaça ou do Tarso, porque para nós é muito melhor – complementou Bolzan.
Durante a conversa, Lara propôs que o PDT também lance um nome ao governo para verificar o potencial das duas candidaturas até março. Segundo ele, se o PDT escolher um candidato com viabilidade eleitoral igual ou maior do que a do PTB, o partido abre mão da cabeça de chapa. Líderes pedetistas argumentam que a sigla não pretende apresentar um nome se não tiver segurança de que o caminho é a candidatura própria.
– Ao contrário do PTB, que tem unidade em torno de Lara, temos quatro pré-candidatos. Por que vamos nos engalfinhar numa disputa interna se depois não vamos ter candidato? – disse o presidente nacional do PDT, Vieira da Cunha.