30 junho 2009

Brasil tem 680 casos de gripe A

O ministério da Saúde confirmou nesta terça-feira 55 novos casos de contaminação pelo vírus influenza A (H1N1) nos estados do Piauí (3), Santa Catarina (3), Alagoas (1), Distrito Federal (1), Paraná (1) e Sergipe (1). O ministério registrou 45 novos casos no RS, mas 41 deles já haviam sido anunciados pela Secretaria Estadual da Saúde. Outros quatro casos, todos em Porto Alegre, foram confirmados na noite desta terça-feira no Estado.
Com os novos casos, o ministério registra um total de 680 casos confirmados da doença. A maioria dos pacientes já recebeu alta ou está em processo de recuperação.
Os casos suspeitos da doença chegam a 673 no país. As amostras com secreções respiratórias dos pacientes estão em análise laboratorial. Outros 933 casos foram descartados.
No Rio Grande do Sul tem 85 casos confirmados de influenza A (H1N1) no Estado, de acordo com boletim divulgado hoje pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual da Saúde. Os quatro novos casos confirmados são de pacientes de Porto Alegre.

Juiz anula demissão de Macalão, considerado o pivô da fraude dos selos

Por decisão do juiz da 3ª Vara da Fazenda Pública, Martin Schulze, o ex-diretor da Assembleia Legislativa Ubirajara Macalão deve reassumir o cargo e receber vencimentos não-pagos desde 2007.
A informação foi dada pelo advogado de Macalão, Giulio Perillo. Perillo diz que o processo administrativo que resultou na demissão de Macalão foi considerado nulo em razão de supostas irregularidades. Cabe recurso ao Tribunal de Justiça (TJ) do Estado e ao Supremo Tribunal Federal (STF).
— Houve a nulidade total do processo administrativo. Ele volta para a Assembleia e volta a ter o salário que tinha desde maio de 2007 até agora — explicou o advogado.
Após seis meses de investigação no Legislativo, Macalão foi demitido, em dezembro de 2007, por ser considerado o pivô da fraude dos selos.
Durante sete anos, um esquema de compra irregular de selos desviou cerca de R$ 3,3 milhões dos cofres da Assembleia.
Schulze já havia concedido liminar em favor da volta de Macalão, que foi cassada pelo presidente do TJ, Arminio da Rosa, em março de 2008.

Sobrevivente do avião que caiu no Oceano Índico é uma menina de 14 anos

O sobrevivente resgatado do avião acidentado na segunda-feira (horário de Brasília) é uma menina, de 14 anos, informou hoje o vice-presidente da Aviação Civil do Iêmen, Mohammed Abdel-Rahman Abdel Qadir, em entrevista coletiva. Antes, Abdel Qadir tinha afirmado que o passageiro resgatado era um menino e tinha cinco anos. Depois, disse que há informações contraditórias sobre a idade. A adolescente foi levada a um hospital da capital das Ilhas Comores, Moroni, e não há informações sobre seu estado de saúde.
Abdel Qadir acrescentou que, até o momento, foram recuperados três cadáveres do aparelho acidentado. Antes, outra funcionária iemenita tinha declarado à rede de televisão Al Jazira que tinham sido resgatados sete cadáveres.
O responsável iemenita afirmou que foi formada uma equipe de investigadores franceses, iemenitas e comorenses para investigar as causas do acidente e continuar os trabalhos de busca e resgate.
Abdel Qadir informou também que o avião se submeteu, em 2007, a uma revisão completa, com a participação de especialistas da Airbus, companhia fabricante do aparelho, e que tinha sido confirmado seu "bom estado".
O avião da Yemenia Airway caiu no Oceano Índico com 153 pessoas a bordo, por causas ainda desconhecidas. O aparelho, um Airbus 310-300, que tinha partido de Sana às 18h45min (12h45min de Brasília), aonde chegou procedente de Paris, caiu no mar quando estava a apenas 30 minutos de seu destino, o aeroporto internacional de Moroni.

Espanha confirma primeira morte causada pela gripe

Uma jovem infectada pela gripe A (H1N1) que morreu nesta terça-feira se tornou a primeira vítima fatal da doença na Espanha e a quarta na Europa, informou hoje o Ministério da Saúde espanhol.
A jovem, que estava internada no Hospital Gregorio Marañón de Madri, passou ontem por uma cesariana na qual nasceu um bebê de 28 semanas de gestação, que se encontra em bom estado de saúde.
Segundo dados oficiais, o número de pessoas infectadas pela gripe na Espanha é de 717.

Idosos são minoria entre os casos da nova gripe, mostram estudos. Primeiro caso suspeito em Porto Mauá

A taxa de mortalidade da gripe A (inicialmente chamada de "gripe suína") é semelhante ao de uma gripe comum, mas uma coisa tem intrigado os médicos que acompanham a evolução da pandemia. O vírus parece, até o momento, atingir menos aqueles que os especialistas esperavam ser as suas maiores vítimas: os idosos. As informações são do site G1.
A maior parte das mortes pela doença tem ocorrido em jovens adultos, segundo dois estudos separados — um encomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e realizado por cientistas britânicos e outro feito por pesquisadores americanos e mexicanos. O primeiro foi divulgado no dia 19 na revista especializada Science. O segundo, nesta segunda-feira no New England Journal of Medicine.
No município de Porto Mauá, Gilson Ristoff, residente em Volta Grande interior do município, é suspeito de ser portador da gripe suína.
Esteve na Argentina, retornou e sentiu os sintomas da nova gripe, foi consultar no Posto de Saúde e posteriormente foi encaminhado ao Hospital Vida & Saúde de Santa Rosa para fazer exames para comprovar se possue ou não a nova gripe.

Lei 11.960 altera prazo para refinanciamento de débito inscrito em DAU. Data passa para 30 de setembro

Conforme antecipado pelo deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS), desde a semana passada, foi prorrogado o prazo para os produtores rurais que tem débitos inscritos em Dívida Ativa da União refinanciarem suas pendências e efetuarem o pagamento da 1º parcela. O Artigo 7º, da lei 11.960, publicada nesta terça-feira (30), no Diário Oficial da União altera a data de 30 de junho para 30 de setembro de 2009.
A mudança foi negociada pelo parlamentar gaúcho, que estava preocupado com a reclamação dos mutuários quanto as dificuldades para fecharem o acordo e receberem o boleto para pagamento. Heinze orienta que os produtores devem ligar o quanto antes para os telefones 4003 0494 se estiverem nas capitais, e 0800 8800 494 nas demais localidades. Segundo Heinze é importante fazer a ligação o mais rápido possível, pois quanto mais próximo da data limite, o problema de congestionamento nas ligações pode voltar a ocorrer. “O prazo adicional de mais três meses é fundamental para que todos os produtores possam reparcelar suas dívidas, por isso é importante não deixar para última hora”, enfatiza.
Àqueles que pretendem liquidar integralmente a operação, o deputado destaca que tem até o dia 30 de dezembro para fazer o pagamento.
SECURITIZAÇÃO – No caso dos contratos inadimplentes da securitização, Recoop e Pronaf o deputado reforça que a data para pagamento termina nesta terça-feira (30).
PESA – Quanto a data para liquidação dos juros inadimplentes do Programa Especial de Saneamento de Ativos – PESA, Heinze antecipa que é esperado para esta terça-feira (30), voto do Conselho Monetário Nacional (CMN) que pode alterar o prazo de 30 de junho para 30 de setembro de 2009.

São Gabriel retoma as atividades escolares

A rede de ensino de São Gabriel retomou na manhã desta terça-feira as atividades, depois de uma semana sem aulas. Tanto nas escolas públicas quanto nas privadas, poucos alunos optaram por usar máscaras para se proteger contra a gripe A.
Na Escola Estadual Menna Barreto, uma das maiores da cidade, com cerca de 1,3 mil alunos, o diretor Sildo Cabreira passou nas salas de aula para orientar alunos e professores quanto a medidas de higiene e cuidados para evitar a contaminação pelo vírus influenza A. Apesar do frio, todas as janelas ficaram abertas.
O comerciário Carlos Clener, 44 anos, pai de Juliane Barcellos de Oliveira, 5 anos, levou a menina na escola, mas abriu mão do uso das máscaras. Mesmo assim, não significa fim de suas preocupações:
— A gente sempre fica um pouco preocupado, ainda mais porque ela é pequena, não sabe se cuidar sozinha.
A Secretaria Municipal de Saúde deve divulgar até o meio-dia os números atualizados de casos confirmados e suspeitos na cidade. Até a noite de segunda-feira, havia 36 casos confirmados de gripe A em São Gabriel. O decreto de situação de emergência, anunciado no dia 22, ainda mantém proibida a realização de bailes, boates e shows em locais fechados.

Sobrevivente da queda do Airbus no Oceano Índico é resgatado, diz empresa

Um sobrevivente foi resgatado do Oceano Índico na manhã desta terça-feira (30), na região próxima às Ilhas Comores, onde um Airbus A310, da companhia Yemenia Air, caiu a cinco minutos de pousar, informou o vice-diretor geral de operações da companhia, Mohammad al-Sumairi, em entrevistas às agências internacionais de notícias.
A informação foi confirmada pelos jornais franceses “Le Monde” e “Le Figaro”, porém, com base em fontes diferentes.
“Nós ainda não sabemos a nacionalidade ou o sexo da pessoa resgatada”, disse, sem informar mais detalhes sobre as operações de resgate.
O Airbus A310 da companhia Yemenia Air caiu nas proximidades das ilhas Comores, no Oceano Índico, com 153 pessoas a bordo, segundo informação divulgada pela companhia aérea, sendo 142 passageiros e 11 tripulantes. Os jornais franceses dizem que 66 franceses estariam a bordo.
De acordo com a rede de TV CNN e agências de notícias, o acidente ocorreu no início da madrugada desta terça (hora local, por volta de 17h no horário de Brasília). O avião teria caído cinco minutos antes de chegar a seu destino.
Segundo os jornais “Le Monde” e “Le Figaro”, o voo IY 626 partiu de Paris em direção a Moroni, nas ilhas Comores, com conexões em Marselha, na França, e em Sanaa, capital do Iêmen.
Inicialmente, os passageiros embarcaram em um Airbus A330, e na conexão em Sanaa trocaram de aeronave, embarcando em um Airbus A310. Em 31 de maio, um outro Airbus, modelo A330, que partiu do Rio de Janeiro em direção a Paris, caiu sobre o Oceano Atlântico, matando 228 pessoas.

Micro-ônibus escolar colide contra trem em Cruz Alta

O choque entre um trem da América Latina Logística (ALL) e um micro-ônibus com estudantes deixou três passageiras feridas por volta das 22h desta segunda-feira em Cruz Alta, no noroeste do Estado.
As alunas eram transportadas da Universidade de Cruz Alta (Unicruz) até Boa Vista do Cadeado, onde moram. Segundo a Brigada Militar, o micro-ônibus estaria atravessando a linha férrea que passa pela Rua Venâncio Aires, na Vila Rocha, próximo ao centro da cidade, quando foi atingido lateralmente pela locomotiva do trem, que viajava com 15 vagões cheios de soja que fazia o trajeto Santo Ângelo-Cruz Alta. O veículo foi arrastado por cerca de 50 metros e tombou em um barranco.
O motorista do micro-ônibus e três passageiras ficaram feridos, sendo uma delas em estado grave. Os feridos foram encaminhados ao pronto-socorro do Hospital São Vicente de Paulo, em Cruz Alta, onde permaneciam em atendimento até a meia-noite. O maquinista da locomotiva não se feriu.