18 janeiro 2011

Morre gaúcho que estava internado desde sexta-feira após acidente na BR-101 em Garopaba

Na sexta-feira, colisão envolvendo sete veículos
provocou duas mortes no local, na BR-101 em
Garopaba. Gaúcho e filho de 3 anos morreram
depois no hospital
Morreu nesta manhã, em Santa Catarina, o gaúcho Ernani Rodrigo de Souza, de 38 anos. Ele estava internado em estado grave desde sexta-feira, no Hospital Regional de São José, quando junto com a família, que é de Santa Rosa, sofreu um grave acidente na BR-101, em Garopaba (SC).
O filho dele, Mateus Eduardo Gram de Souza, de 3 anos, também vítima do acidente, acabou morrendo no hospital e foi enterrado em Santa Rosa. Os órgãos da criança foram doados no hospital Joana de Gusmão, em Florianópolis.
A mulher e o outro filho do casal, de 9 anos, sobreviveram. Outras duas pessoas morreram neste acidente que envolveu sete veículos e deixou mais nove pessoas feridas.
O corpo de Ernani deve chegar em Santa Rosa durante a madrugada de quarta-feira. O velório será na Igreja da Comunidade Evangélica da Paz.
O acidente
A tragédia aconteceu no km 262 da BR-101, altura do Morro Agudo, em Garopaba. Um caminhão Mercedes Benz com placas de Içara (SC) teria invadido a pista contrária antes de atingir o Verona de Santa Rosa (RS).
Também foram atingidos um Corolla de Igrejinha (RS) e um Royale de Blumenau (SC). Logo após as primeiras colisões, acabaram se envolvendo no acidente mais dois caminhões e um automóvel que estava parado no local.
O condutor do Corolla, Clebert Ivo Fetter, de 53 anos, e o motorista do Royale, Edson José Colzani de 36 anos, morreram na hora.

Em pouco mais de uma semana, mais uma mulher morre em acidente na BR - 472

Em uma semana dois acidentes no
mesmo local, duas mulheres morreram
Um acidente por volta das 17h desta terça-feira, 17, vitimou uma mulher que conduzia um automóvel Honda Civic com placas de Santo Cristo. A condutora do automóvel Lourdes Terezinha Kulzer, 37 anos, estava sozinha no veículo que conduzia no sentido Três de Maio/Santa Rosa, e bateu de frente em um ônibus da empresa Reunidas que a pouco tinha saído da Rodoviária de Santa Rosa com destino a Florianópolis SC.
Lourdes chegou a ser socorrida e encaminhada ao Hospital São Vicente de Paulo, em Três de Maio, mas não resistiu aos ferimentos. Ela era psicóloga e esposa do juiz do trabalho de Santa Rosa, Cláudio Ost.
Fotos: Lucas Mumbach e Felipe Dorneles
O acidente na BR 472, ocorreu na localidade de Caravágio -Três de Maio, no mesmo local onde no último dia 10 de janeiro outro acidente vitimou a três-maiense Elidiane Jaqueline Zawatski Domasnki.  

Pesquisa identificou demanda por produtos orgânicos

Amanda Endler identificou preocupação da 
população quanto a saúde
Estudo desenvolvido por formanda do curso de Administração, Amanda Endler, identificou preocupação da população quanto à saúde
Uma pesquisa que integrou o trabalho de conclusão de curso da acadêmica e formanda Amanda Endler, do curso de Administração da UNIJUÍ, revelou dados quanto ao consumo de produtos orgânicos no município de Santa Rosa. O estudo sugere que os resultados auxiliem produtores a identificar potencialidades na produção, que produzam produtos que tenham maior demanda no mercado.
Amanda justificou que nos dias atuais a preocupação da sociedade com a saúde e com o meio ambiente vem aumentando gradativamente, sendo que a agricultura orgânica torna-se uma oportunidade de negócio: “para que esse setor continue se expandindo é necessário conhecer melhor o consumidor para que se desenvolvam estratégias para estimular a demanda de orgânicos”.
O trabalho buscou identificar os fatores que influenciam o comportamento dos consumidores de orgânicos no município de Santa Rosa, com intuito de descobrir o que os motiva em sua decisão de compra. Um questionário foi aplicado com 143 consumidores de produtos orgânicos da cidade de Santa Rosa. A coleta ocorreu de forma aleatória, apenas com consumidores de produtos orgânicos. Foram 53% são do sexo feminino; 34% entre 21 e 30 anos, seguidos de 33% entre 31 e 40 anos; a renda dos consumidores é, na maioria, de R$ 3 a 5 mil (50%), seguido de R$ 1 a 3 mil (30%).
Os resultados identificaram que, variáveis como ausência de agrotóxicos, alimento mais saudável, garantia/ segurança de que o produto é orgânico, sentir segurança ao se alimentar, longevidade e qualidade de vida são aspectos fundamentais no comportamento de compra desses consumidores. Questões referentes à conscientização ecológica e a preocupação com o bem estar da família tem maior importância para as mulheres em relação aos homens.
Amanda diz que cada vez mais os orgânicos estão presentes na alimentação diária de consumidores bem informados e que procuram uma melhor qualidade de vida para si próprios e suas famílias: “é de grande valia estudar esse novo tipo de consumidor, mais consciente, mais bem informado, e que apresenta uma preocupação tanto com as questões do ambiente como com o seu bem estar. É necessário que os produtores e os comerciantes desse segmento de alimentos compreendam bem o que os consumidores querem e esperam, bem como o que os motiva na hora da sua tomada de decisão de compra, ou seja, o porquê os mesmos preferem produtos orgânicos a produtos convencionais e também como os mesmos se comportam”.
A acadêmica propõe sugestões, sendo que as principais se relacionam a manutenção do mercado já existente a partir do melhoramento das embalagens, e também da busca por parte dos produtores da certificação para o produto comercializado, uma vez que a garantia de que o produto é orgânico é umas das variáveis identificadas como mais importantes no comportamento de compra na pesquisa realizada. Outra sugestão se dá ao fato de redes de supermercados criarem marcas próprias de alimentos orgânicos gerando assim uma diminuição no preço final desses produtos para os consumidores impulsionando assim o crescimento desse segmento de mercado.

Fundação do Núcleo de Criadores do Médio Buricá

Novo encontro está marcado para o próximo dia 26 
Estiveram reunidos, nesta quarta-feira, dia 12 de janeiro de 2011 em São José do Inhacorá, membros da Diretoria do Núcleo de Criadores de Ovinos do Médio Buricá, com os ovinocultores de São José do Inhacorá. O Presidente Sr. Jairo Glinke esteve acompanhado do Sr. Luciano Jahn e do Secretario da Agricultura do Município de Três de Maio Sr. Valdir Ortiz, oportunidade em que expuseram os avanços que se pretendem obter com a efetivação do Núcleo, que deverá ser composto por criadores do Município de Três de Maio, São José do Inhacorá, Boa Vista do Buricá, Alegria e Independência. 
O Prefeito, Dr. Alexandre, criador de ovinos, parabenizou a iniciativa de ação regional, e juntamente com a Secretaria Municipal do Agronegócio se comprometeu em mobilizar os demais ovinocultores do Município para participar da Reunião do dia 26 de janeiro de 2011 em Três de Maio/RS.
O Núcleo tem por prioridade intensificar e qualificar o sistema de criação e abate de ovinos, para organizar a oferta de carne de qualidade, o ano todo aos consumidores, procurando fidelizar os consumidores, e de sobremaneira, promover eventos típicos nos municípios que compõem o Núcleo objetivando a desmistificação relacionada ao sabor da carne de ovinos. 
Atualmente existem diferentes raças de ovinos, que oferecem carne com menos gordura se comparadas aos animais abatidos e consumidos há décadas atrás, devendo ser prioridade dos criadores do núcleo raças que oferecem carnes mais secas e principalmente deverá haver a oferta de animais jovens aos consumidores.
Em São José do Inhacorá há uma dezena de criadores, e é objetivo da Administração Municipal, dobrar este número nos próximos anos, mas principalmente, qualificar estes produtores e, paralelamente, estimular o consumo da carne pelos seus aspectos salutares e de sabor.

Bancada do PTB atuará coesa em prol do desenvolvimento do Estado, afirma Classmann

Bancada do PTB atuará coesa em
prol do desenvolvimento do Estado, 
afirma Classmann
O líder do PTB na Assembleia Legislativa, deputado Aloísio Classmann, acompanhado do deputado eleito Ronaldo Santini, reuniu-se na última semana com o chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, para tratar da participação do PTB no governo do Estado. Os petebistas integram o Executivo à frente de três pastas: do Trabalho e Desenvolvimento Social, Obras Públicas e Irrigação e Apoio à Micro e Pequena Empresa.
No próximo dia 31 de janeiro, serão empossados seis deputados estaduais, que já assumiram posição de trabalhar coesos pelo desenvolvimento do Estado. “Estamos imbuídos do firme propósito de realizarmos um trabalho conjunto entre os deputados de nossa bancada e os secretários petebistas do novo governo. Depois de várias reuniões mantidas com o Executivo buscamos articular um trabalho interligado em prol do nosso Estado", afirmou Classmann.

Enfermeira é suspensa após fazer sexo com paciente terminal nos EUA

Amber Van Brunt em foto
Divulgada pela imprensa local
A enfermeira norte-americana Amber Van Brunt, de Shawnee, no estado de Oklahoma, luta para recuperar sua licença de trabalho, depois de uma decisão que a proíbe de exercer a profissão por 20 anos por ter tido relações sexuais com um paciente terminal sob seus cuidados, informou a imprensa local.
Amber, de 33 anos, vai comparecer nesta quarta-feira (19) diante de um juiz do condado de Oklahoma para pedir o cancelamento da decisão, tomada em agosto pelo comitê de enfermagem de Oklahoma.
O advogado de Amber disse que a relação foi consensual e que não aconteceu durante o expediente da enfermeira, mas sim quando ela o visitava "como amigo". Apesar disso, ela admite que "errou", por inexperiência, e que está arrependida.
O comitê de enfermagem afirmou que há provas de que a relação ocorreu nas horas de trabalho da enfermeira, mas afirmou que isso é "irrelevante", porque, mesmo se fosse em horário de folga, o relacionamento seria considerado antiprofissional.
Amber começou a cuidar de Chris Reiter, de 43 anos, na casa dele, em novembro de 2009. Casado, ele sofria da doença de Lou Gehrig, uma doença degenerativa do sistema nervoso. Vivia em cadeira de rodas, e os médicos previam que teria no máximo seis meses de vida.
A mulher de Chris, Liz, de 41 anos, afirmou que suspeitou do caso. Ela questionou o marido, que negou tudo.
Mas, posteriormente, ela descobriu e-mails trocados entre os amantes e que comprovavam o caso.
Liz afirmou que se sentiu "traída", depois de todos os cuidados que teve com o marido, com quem era casada desde 1996 e com quem tinha dois filhos.
Ele chegou a tentar suicído ao saber que Amber estava grávida de outro homem, segundo o relatório do comitê. Tomou uma overdose de relaxantes musculares, e foi salvo pela própria Amber, que ligou para o telefone de emergência.
Depois da tentativa de suicídio, Chris foi hospitalizado e nunca mais voltou para casa, morrendo em 21 de maio. Ele teria dito que foi "seduzido" e "estragou seu casamento", segundo a versão de Liz.
Liz denunciou Amber e depois se mudou com os filhos para o estado americano de Nebraska.

Jeferson define eixos de seu mandato

Jeferson Fernandes, primeiro
suplente da bancada do PT na
Assembleia, assume o mandato
em 1º de fevereiro
Está prevista para às 14h do dia 1º de fevereiro, uma terça-feira, a posse de Jeferson Fernandes (PT) como deputado estadual. Ele tem bem claro os quatro eixos que nortearão seu mandato na Assembléia Legislativa: educação pública, agricultura familiar, segurança pública e saúde pública. “São questões com as quais me comprometi com as bases no decorrer da campanha eleitoral”, enfatizou.
Sobre agricultura familiar, destacou tratar-se de uma bandeira que herdou de Elvino Bohn Gass, que exercerá seu primeiro mandato de deputado federal. “Os quatro eixos que defendi na campanha serão balizadores de meu mandato, mas meu foco principal será o de representar a região junto ao Governo Tarso Genro. Pretendemos estabelecer um diálogo permanente com todos os setores da sociedade organizada, permitindo uma interação das entidades na nossa ação parlamentar”, acrescentou. Jeferson e Bohn Gass manterão um escritório de representação na rua Duque da Caxias, onde já funciona a sede do PT.

Criança morre atropelada em Santiago, na Região Central

Confira os acidentes em 2011 e
em 2010 no RS:
Um menino de 9 anos morreu atropelado na manhã desta terça-feira, em Santiago, na Região Central. O acidente aconteceu no trevo de acesso à cidade, próximo à revenda Nicola Veículos, na BR-287, km 401.
Conforme a Polícia Rodoviária Federal de Santiago, um Fiat Siena, com placas de Uruguaiana, trafegava no sentido Unistalda-Jaguari, quando aconteceu o acidente. Luis Antônio Antunes teria atravessado a pista sem cuidar o fluxo dos carros. Ele estava acompanhado pela mãe.
O menino foi encaminhado pelos bombeiros ao Hospital de Caridade de Santiago, mas não resistiu aos ferimentos. 

Tragédia na Região Serrana completa uma semana com mais de 670 mortos

A localidade de Ponto Final, em Itaipava, distrito de Petrópolis, ficou devastada
tragédia na Região Serrana do Rio de Janeiro completa uma semana nesta terça-feira (18) e já soma 672 mortos, segundo os números oficiais das prefeituras das cidades devastadas pelas chuvas. Pelos últimos levantamentos dos municípios, são 318 mortos em Nova Friburgo, 274 em Teresópolis, 58 em Petrópolis, 20 em Sumidouro e 2 em São José do Vale do Rio Preto.
Em Teresópolis, a prefeitura procura 177 desaparecidos. Em Petrópolis, há 26 desaparecidos, segundo a prefeitura. Em Sumidouro, há outros cinco. Já em Nova Friburgo, a prefeitura informou que não há levantamento sobre desaparecidos. O número de desabrigados e desalojados na região passa de 15 mil.
Já a Secretaria estadual de Saúde e Defesa Civil informa que são 665 mortos no estado, sendo 312 em Nova Friburgo, 276 em Teresópolis, 58 em Petrópolis (incluindo corpos encontrados em São José do Vale do Rio Preto) e 19 em Sumidouro.
As duas mortes de São José do Vale do Rio Preto foram confirmadas pela prefeitura de Petrópolis, para onde foram transferidos os corpos e feita a identificação por familiares. A Prefeitura de São José do Vale do Rio Preto informou nesta segunda-feira que ainda não tem registros de mortes de moradores da cidade. De acordo com a assessoria do município, os 6 corpos  encontrados na cidade são de moradores de outras cidades e chegaram até lá pela correnteza do Rio Preto.
Segundo a Polícia Civil, 676 corpos já foram resgatados e identificados pelos peritos do IML (Instituto Médico Legal), sendo 277 em Teresópolis, 319 em Nova Friburgo, 56 em Petrópolis, 19 em Sumidouro, 4 em São José do Vale do Rio Preto e 1 em Bom Jardim. Com o corpo encontrado em Bom Jardim, passariam a ser 6 cidades com registros de mortos na Região Serrana, segundo a polícia. O G1 não conseguiu entrar em contato com a prefeitura de Bom Jardim.
As buscas por outras vítimas que ainda estejam soterradas e o trabalho de resgate da população que ainda se encontra em áreas isoladas na Região Serrana do Rio entraram em seu 6º dia.
A previsão do tempo para o longo do dia é de pancadas de chuva e trovoadas, em toda a Região Serrana.
Nesta segunda-feira (17), quatro rodovias que estavam interditadas foram liberadas. Já a prestação de serviços básicos, como o fornecimento de luz e água, continua sendo gradativamente restabelecida nas cidades atingidas.

Morre menino gaúcho vítima de acidente com sete veículos em SC

Saiba mais sobre acidentes
Um menino gaúcho, vítima do acidente que envolveu sete veículos na BR 101, em Garopaba (SC), morreu na noite deste domingo. A colisão matou outras duas pessoas e feriu oito, na última sexta-feira. Mateus Eduardo Gram de Souza, de três anos, morador de Santa Rosa, estava internado na UTI do Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, mas não resistiu aos ferimentos.
O irmão dele, Lucas Gabriel Gram de Souza, de nove anos, foi atendido no setor de neurologia e liberado, nesta segunda-feira. Ernani Rodrigo de Souza, de 38 anos, pai dos meninos, segue internado no Hospital Regional de São José. O acidente ainda matou o gaúcho Clebert Ivo Fetter, de 53 anos, de Igrejinha, e Edson José Colzani, de 36 anos, que dirigia um carro de Blumenau.
A tragédia ocorreu na última sexta-feira. Um caminhão Mercedes-Benz de Içara (SC) invadiu a pista contrária e bateu contra um Corolla de Igrejinha (RS), um Royale de Blumenau (SC) e um Verona de Santa Rosa (SC) antes de atingir mais um carro parado e dois caminhões, perto das 15h, em uma descida no km 262, na altura do Morro do Agudo.

Produção de milho no Estado já é quase 65% modificada, aponta estudo

Estudo aponta a aprovação de 

biotecnologia nas lavouras gaúcha

e brasileira na safra 

Com um avanço em ritmo cada vez mais acelerado nas lavouras gaúchas, o milho geneticamente modificado é uma realidade que veio para ficar. Do total da área plantada para a safra 2010/2011 no Estado, 64,7% é cultivada com sementes transgênicas – mais resistentes a insetos, com tolerância a herbicidas ou de genes combinados –, como mostra estudo realizado pela Céleres, consultoria especializada em agronegócio.
Da mesma forma, o Brasil também prevê um aumento do uso da biotecnologia no cultivo da cultura (veja quadro). No Estado, a área de cultivo de milho geneticamente modificado cresceu pouco mais de sete vezes na comparação com o ciclo de 2008/2009.
Sobre o avanço no Rio Grande do Sul, o diretor da Céleres, Anderson Galvão, observa:
— O ritmo está maior do que na soja. Isso é resultado de um produtor satisfeito, devido à facilidade de manejo.

Candidatos a salva-vidas tatuados são desclassificados de seleção

Eliminados se reuniram em Cassino para 
protestar contra a regra
Em um veraneio com 1.228 salvamentos em águas gaúchas, alta de mais de 15% em relação à temporada passada, as restrições contra tatuagens dificultam o recrutamento de salva-vidas civis temporários.
Para as 600 vagas abertas em edital público, houve 107 interessados. Parte foi reprovada na segunda-feira em virtude da norma.
A situação levanta o questionamento sobre a proibição, regra nos concursos da Brigada Militar. O edital publicado em 29 de dezembro só permite tatuagens em regiões do corpo cobertas pelo uniforme de trabalho, sunga e regata no caso dos salva-vidas. Assim, desenhos em braços, pernas e pescoço eliminam os candidatos na primeira das três etapas da seleção, realizada na segunda-feira em Rio Grande, Santa Maria e Porto Alegre.

Temporal provoca alagamentos e transtornos em municípios no interior do Estado

Chuva causou transtornos no centro de
Taquara, no Vale do Rio dos Sinos
A forte chuva desta tarde provocou transtornos no interior gaúcho. Uma das cidades mais prejudicadas foi Taquara, no Vale do Paranhana. Não há relato sobre estragos em residências. Os problemas ocorreram em função dos alagamentos.
Segundo os bombeiros, o centro da cidade foi tomado pela água durante o temporal. Seis famílias precisaram ser retiradas de casa, mas voltaram com a melhora do tempo.
Durante quase uma hora, por volta das 17h, a chuva alagou ruas como Júlio de Castilhos, Tristão Monteiro, Rio Branco e General Frota. O nível na água baixou rapidamente depois que a chuva parou, mas o comércio da região precisou fechar as portas.
— É a parte mais baixa da cidade, mas logo que a chuva parou a água baixou. Foram mais problemas para o trânsito com os alagamentos. Mas não recebemos nenhum chamado por causa de casas estragadas ou maiores danos — relatou o sargento Eudair Martin, dos bombeiros.
Os bombeiros deslocaram uma equipe para atender uma ocorrência de uma mulher que sofreu descarga elétrica durante o temporal. Ao chegar no local, no entanto, uma ambulância já estava socorrendo a vítima para o hospital da cidade.
A suspeita é de que a mulher tenha levado o choque ao passar perto de portão eletrônico na Rua João Bayer, no bairro Petrópolis.
Outros problemas com a chuva
Em Dois Irmãos, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, receberam 20 chamados sobre destelhamentos, pontos de alagamento e quedas de árvores.
Em Santa Maria, no centro do Estado, pontos ficaram isolados e sem energia elétrica, assim como em Santa Rosa, Cruz Alta e Frederico Westphalen, na região Noroeste.
Em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, a chuva forte deixou ruas, residências e lojas temporariamente alagadas em diversos bairros. Em algumas ruas o trânsito precisou ser interrompido pela Brigada Militar.  No bairro Arroio Grande uma árvore caiu. Com a força da água, o muro de uma residência tombou no bairro Bom Jesus.
Já no município de Venâncio Aires, três residências ficaram parcialmente destelhadas nos bairros Centro e Bela Vista.
Houve alagamentos também em São Luiz Gonzaga, Alegrete, Igrejinha e Parobé. Não há registro de feridos.