18 janeiro 2011

Temporal provoca alagamentos e transtornos em municípios no interior do Estado

Chuva causou transtornos no centro de
Taquara, no Vale do Rio dos Sinos
A forte chuva desta tarde provocou transtornos no interior gaúcho. Uma das cidades mais prejudicadas foi Taquara, no Vale do Paranhana. Não há relato sobre estragos em residências. Os problemas ocorreram em função dos alagamentos.
Segundo os bombeiros, o centro da cidade foi tomado pela água durante o temporal. Seis famílias precisaram ser retiradas de casa, mas voltaram com a melhora do tempo.
Durante quase uma hora, por volta das 17h, a chuva alagou ruas como Júlio de Castilhos, Tristão Monteiro, Rio Branco e General Frota. O nível na água baixou rapidamente depois que a chuva parou, mas o comércio da região precisou fechar as portas.
— É a parte mais baixa da cidade, mas logo que a chuva parou a água baixou. Foram mais problemas para o trânsito com os alagamentos. Mas não recebemos nenhum chamado por causa de casas estragadas ou maiores danos — relatou o sargento Eudair Martin, dos bombeiros.
Os bombeiros deslocaram uma equipe para atender uma ocorrência de uma mulher que sofreu descarga elétrica durante o temporal. Ao chegar no local, no entanto, uma ambulância já estava socorrendo a vítima para o hospital da cidade.
A suspeita é de que a mulher tenha levado o choque ao passar perto de portão eletrônico na Rua João Bayer, no bairro Petrópolis.
Outros problemas com a chuva
Em Dois Irmãos, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, receberam 20 chamados sobre destelhamentos, pontos de alagamento e quedas de árvores.
Em Santa Maria, no centro do Estado, pontos ficaram isolados e sem energia elétrica, assim como em Santa Rosa, Cruz Alta e Frederico Westphalen, na região Noroeste.
Em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, a chuva forte deixou ruas, residências e lojas temporariamente alagadas em diversos bairros. Em algumas ruas o trânsito precisou ser interrompido pela Brigada Militar.  No bairro Arroio Grande uma árvore caiu. Com a força da água, o muro de uma residência tombou no bairro Bom Jesus.
Já no município de Venâncio Aires, três residências ficaram parcialmente destelhadas nos bairros Centro e Bela Vista.
Houve alagamentos também em São Luiz Gonzaga, Alegrete, Igrejinha e Parobé. Não há registro de feridos.