03 outubro 2009

Tarso lidera intenções de voto para o Piratini a um ano da eleição, segundo pesquisa Ibope

Um ano antes da eleição de presidente da República, governador e senadores, uma pesquisa do Ibope aponta o candidato do PT, Tarso Genro, à frente em quatro cenários distintos de disputa pelo governo do Estado. Em segundo lugar, vêm candidatos do PMDB – o ex-governador Germano Rigotto, presente em dois dos quatro cenários, e o prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, em outros dois. O deputado federal Beto Albuquerque (PSB) surge em terceiro nas quatro simulações.
Embora rompidos, os dois integrantes do atual governo ocupam posições próximas na pesquisa – quarto lugar, no caso da governadora Yeda Crusius (PSDB), e sexto, no do vice-governador Paulo Feijó (DEM). Nos cenários em que figura como candidato ao Piratini, o deputado Vieira da Cunha (PDT) aparece em quarto ou quinto lugar.
Tarso lidera nos quatro cenários de segundo turno dos quais participa – contra Rigotto, Fogaça, Yeda e Beto. Os dois possíveis candidatos do PMDB obtêm o mesmo índice (34%) frente a Tarso em segundo turno. Nas simulações em que Tarso não figura e Rigotto ou Fogaça enfrentam os demais, os candidatos do PMDB se saem melhor. Os cenários de segundo turno incluem os quatro primeiros colocados na pesquisa estimulada de primeiro turno.
Quando se pergunta aos entrevistados em qual dos candidatos listados não votariam de jeito nenhum, Yeda é a mais lembrada, com 60%, seguida de Feijó, com 20%. Na pesquisa espontânea – na qual não é apresentado um disco com o nome dos candidatos –, Tarso é o mais citado (10%), seguido por Rigotto (6%).
Ficha técnica
- Instituto: Ibope
- Período de campo: 25 a 29/9
- Número de entrevistados: 812 em 52 municípios
- Margem de erro: três pontos percentuais para mais ou para menos

Hélio Kerkhoff é prefeito temporário de Tuparendi

O médico Hélio Carlos Kerkhoff, 53 anos, eleito vereador pelo PSDB nas eleições proporcionais de 2008 e atual presidente da Câmara de Tuparendi, recebeu comunicação oficial na terça-feira, 29, da juíza Daniela Ferrari Signor, titular da 42ª Zona Eleitoral, informando sobre o teor do acórdão da decisão proferida pelo (TRE) Tribunal Regional Eleitoral da Ação de Investigação Judicial Eleitoral julgada no final da tarde de quinta-feira da semana passada, dia 24.
A magistrada esclarece, no último parágrafo: “diante disso (da decisão do TRE), consideram-se cassados os diplomas de Itálico Cielo e Darci Diniz, cabendo à Vossa Excelência (Hélio Kerkhoff) assumir o cargo de Prefeito Municipal a partir de 30 de setembro de 2009, em caráter temporário, até a realização de nova eleição majoritária em data a ser definida pelo TRE-RS. O Acórdão foi publicado no Diário Oficial da Justiça Eleitoral na data de hoje (29/09) e a referida decisão passa a ter efeitos práticos a partir do dia seguinte (30/09)”.
MEDIDAS: na primeira declaração à Rádio Noroeste na condição de prefeito temporário, Hélio Kerkhoff acentuou as dificuldades financeiras da Prefeitura que ameaça o pagamento da folha dos servidores. Como primeira medida, anunciou a exoneração de todos os cargos comissionados e a decisão de não nomear, pelo menos por enquanto, nenhum cargo de confiança.
“Assumimos o cargo sem nenhuma pompa e de certa forma constrangidos, mas dispostos a encarar toda a responsabilidade atinente”, declarou. Vai se utilizar de servidores do quadro que receberão FGs (Funções Gratificadas) para responder pelas secretarias.
Sobre as festividades alusivas ao 50º aniversário, alertou que o momento não é de se fazer festa, disse que vai avaliar a programação e só depois se posicionar sobre a execução ou não dos eventos agendados.
NOVA ELEIÇÃO: tudo indica que o TRE envie nas próximas horas à 42ª Zona Eleitoral o cronograma do pleito. Será uma eleição semelhante a de 2008, só que adaptada a um prazo reduzido. Uma das poucas exceções é que não haverá horário eleitoral gratuito no rádio.

Deputado Henrique Fontana esteve em Três de Maio nesta sexta-feira

Na noite desta sexta-feira (02), lideranças partidárias do Partido dos Trabalhadores, receberam em Três de Maio o Deputado Federal Henrique Fontana. Fontana que é líder do Governo Lula, falou aos presentes das ações do Governo Federal no Estado e no País. Falou também da importância dos investimentos do Pré-sal. Mais de 300 pessoas de Três de Maio e cidades vizinhas, participaram do evento no Salão da Comunidade do Bairro Jardim das Acácias.
Durante o ato o Partido dos Trabalhadores recebeu a adesão de novos filiados.

Vinte prefeituras gaúchas não terão acesso ao crédito de R$ 1 bilhão da União

Conforme levantamento da CNM, 20 prefeituras gaúchas não terão acesso ao crédito de R$ 1 bilhão da União aprovado para prevenir a queda de arrecadação dos municípios, pelos critérios adotados.
As cidades seriam Agudo, Bagé, Bento Gonçalves, Cachoeirinha, Capão do Leão, Farroupilha, Nova Hartz, Panambi, Parobé, Roca Sales, Santiago, São Pedro do Sul, Serafina Corrêa, Soledade, Tapes, Terra de Areia, Três Coroas, Três de Maio, Três Passos e Vacaria.
Foto: Três de Maio (Fotos Aéreas André Bohn)