01 julho 2010

Central de Regulação e Transplantes apresenta benefícios do novo sistema informa informatizado

A Secretaria Estadual da Saúde estabeleceu a meta de aumentar em 70% até o final do ano o número de transplantes de órgãos. Para alcançar o objetivo, o Complexo Estadual Regulador de leitos conta conta com um novo sistema informatizado, o Aghos, que até dezembro estará presente em 48 hospitais do Estado. Além de permitir o controle e agendamento de consultas e cirurgias, ele possibilitará o acompanhamento em tempo real dos pacientes internados nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs), auxiliando a identificar os casos de possíveis doadores.
O sistema foi apresentado na tarde desta quarta-feira (30/6) para representantes de outros órgãos, como o coordenador do Centro de Apoio de Direitos Humanos do Ministério Público Estadual, Francesco Conti, a promotora de Justiça do MPE, Angela Salton Rotunno, o Juiz de Direito Comarca de Porto Alegre do Tribunal de Justiça do RS, Carlos Eduardo Richinitti - Juiz de Direito Comarca de Porto Alegre do Tribunal de Justiça do RS, o secretário-adjunto de saúde de Porto Alegre, Jorge Della Flora, e o Diretor Administrativo-Financeiro e de Relacionamento com Clientes da Procergs, Antonio Ramos Gomes.
Eles também conheceram o Plano Estadual de Implantação de Organizações de Procura de Órgãos e de Tecidos (OPOs), já aprovado pelo Ministério da Saúde e que aguarda publicação da portaria no Diário Oficial da União para a sua implantação. Ele prevê a criação de organizações descentralizadas em todo o Estado, com a formação de estruturas em hospitais para a contratação de médicos que ficarão responsáveis pela vigilância nas UTI de casos de morte encefálica.
O Aghos já foi implementado em 30 hospitais gaúchos. Até o final do próximo mês ele interligará 48 instituições. O sistema informatizado auxiliará para que se diminua a lista de espera por leitos no Estado, assim como terá o controle das contratualizações com os hospitais, apresentando em tempo real seu histórico de produção..
O coordenador da Central de Transplantes do Estado, Eduardo Elsade, destaca ainda que com será possível diminuir os casos em que o transplante é perdido pois o paciente teve parada cardíaca antes da retirada dos órgãos, que atualmente representa 25% dos casos de possíveis doadores..
O objetivo do trabalho é ultrapassar os 2 mil transplantes por ano. Em 2009 foram realizadas 1.231 doações, contra 1.193 no ano anterior. Em 2010, até o final de abril, eram 418 registros. Atualmente a fila de espera por um transplante de órgão ou tecido no Estado é de 3.036 pacientes.

Estupro de adolescente causa comoção em Santa Catarina

Três jovens de classe média alta são suspeitos de terem estuprado uma menina de 13 anos em Florianópolis (SC). O assunto provocou comoção no Estado e o inquérito do caso deve ser concluído até sexta-feira, conforme o diretor da Polícia Civil local, Nilvaldo Rodrigues, entrevistado pela TV Record de Santa Catarina.
O repórter Tony Borges teve acesso ao depoimento da adolescente. Em seis páginas, ela relata o que teria ocorrido em um apartamento em região nobre da capital catarinense. Conforme a versão dela à polícia, somente no dia seguinte ela teve noção da gravidade dos fatos e relatou tudo para a família.
Devido a ferimentos, a vítima foi levada ao Hospital Infantil Joana de Gusmão, medicada e liberada. Logo depois, foi encaminhada ao Instituto Geral de Perícias, onde foram feitos exames que comprovaram a violência sexual.
A família da garota registrou ocorrência na 6ª Delegacia de Polícia do município e contratou o advogado Francisco Ferreira, que solicitou exame toxicológico na jovem. Ele acredita que essa é uma das principais provas contra os suspeitos. “Queremos aferir em que nível ocorreu essa violência, se a vítima estava dopada ou não”, disse.
O assunto também chegou a blogs e sites de relacionamento, como o Orkut. A quantidade de informações não confirmadas e boatos é tão grande que uma instituição de ensino da capital catarinense precisou divulgar uma nota oficial.
Fóruns e mensagens apócrifas teriam dito que os suspeitos estudariam num mesmo local. De acordo com texto do Colégio Catarinense, o fato ocorreu fora das dependências da escola e nenhum dos citados é estudante da instituição.

Bruno: 'É constrangedor para mim. Torço para que ela apareça'

O goleiro Bruno disse nesta quinta-feira (1º), após participar de um treino no Centro de Treinamento do Flamengo, na Zona Oeste do Rio, que sua ex-namorada - que está desaparecida - deixou o filho com um amigo dele, o Macarrão, para resolver questões pessoais.
O desaparecimento de Eliza Samudio é investigado pela polícia mineira. O último contato entre a jovem e amigos foi feito no início do mês. Eliza teve um relacionamento com o goleiro no ano passado. Ela tentava provar que teve um filho do jogador.
Ao fim do treino, por volta das 11h30, Bruno falou com jornalistas. “Por enquanto é uma situação delicada. Estou chateado. Estou torcendo pra que ela possa aparecer. Está sendo constrangedor, não só pra mim, quanto para minha família. Chateado eu estou, pelo fato de ela ter desaparecido, mas quero que ela apareça logo, para que a gente possa conversar, voltar a ser feliz outra vez, porque tá difícil.”
Ele se referiu ao amigo como funcionário na entrevista. “Quem trouxe a criança para mim foi o Macarrão, que é um funcionário, que acabou me entregando a criança, falando que ela tinha deixado a criança com ele porque tinha que resolver uns problemas pessoais. Ele é meu funcionário, pode responder melhor que eu”, disse.
“Estive com ela [Eliza] há uns dois, três meses atrás, quando fui conhecer a criança. Quando a criança chegou até a mim eu estava no sítio. O meu funcionário que trouxe para mim”, contou.
O jogador foi afastado do time por causa da investigação, por isso não viajou com os outros jogadores para São Paulo, mas continua treinando no clube. Zico, diretor executivo do Flamengo, acompanhou o treino do goleiro nesta manhã.
Bruno disse que está triste com a situação. “Deixei nas mãos de Deus, Deus sabe o que faz. Estou torcendo para que ela possa aparecer, para acabar logo essa situação, que está sendo chato. Estou triste com isso. Vi a entrevista do pai dela, estou torcendo pra que ela apareça”.
Na quarta-feira, o goleiro treinou com três integrantes da comissão técnica. O jogador também não deu entrevistas sobre a investigação que a polícia de Minas Gerais faz sobre o desaparecimento da ex-amante de Bruno, Eliza Samudio.

Bancos funcionam em dois períodos nesta sexta

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que o expediente bancário será alterado por causa da partida Brasil x Holanda, às 11h (horário de Brasília), pela Copa do Mundo da África do Sul.
Em Três de Maio, bem como em todas as cidades do interior do país, as agências funcionarão das 8h às 10h30 e das 13h30 às 15h30.
"As instituições deverão afixar avisos em suas dependências sobre o horário de atendimento nos dias de jogos com antecedência mínima de 48 horas", diz comunicado da entidade.
A Febraban lembra que, mesmo durante o horário da partida, a população poderá utilizar os serviços de Internet Banking e os mais de 173 mil caixas eletrônicos existentes em todo o País.

Trânsito está interrompido para pavimentação de acesso asfáltico a SETREM

A secretaria de Obras de Três de Maio alerta aos motoristas que o trecho da estrada entre Três de Maio e a localidade de Bela Vista está interrompido devido as obras de papvimentação do acesso asfláltico a BR-472.

Os motoristas podem chegar a 472 utilizando a estrada que liga a Av. Santa Rosa nas proximidades de Caravágio, passando pelos armazéns da Cotrimaio na antiga Ceval. Está sendo feito o alargamento do leito da estrada e a terraplanagem.

A expectativa é de que até o final do ano a estrada esteja pronta.

Prefeito quer mobilização contra cobrança da diferença no SUS

Prefeitura de Giruá propõe mobilização gaúcha contra decisão inédita do Supremo Tribunal Federal que permite a pacientes pagar a chamada diferença de classe.
Ângelo Fabiam Thomas fez um relato da situação que envolve Giruá aos prefeitos em encontra promovido pela FAMURS ontem em Porto Alegre. Em entrevista a Rádio Colonial ele voltou a criticar o pagamento de uma diferença para obter acomodações melhores em hospitais e escolher o médico que vai atender. Giruá se tornou símbolo do debate desde dezembro de 2009, quando o ministro do STF Celso de Mello decidiu que o Hospital Filantrópico São José, em Giruá, poderia cobrar pelo atendimento diferenciado no SUS.
O prefeito de Giruá, anunciou que não cumprirá a decisão porque ela permite que pacientes com poder aquisitivo maior furem a fila de internações no hospital ao serem encaminhados por médicos não credenciados pelo sistema público. A desobediência custará R$ 500 por dia ao município./ Diante do impasse, pessoas que podem pagar terão que ir à Justiça para ter o benefício.
No próximo dia 8, secretários, promotores e conselheiros de saúde vão se reunir com o vice-presidente do STF Carlos Ayres Brito em Brasília para entregar um memorial contra a medida.

Liquidações se iniciam 10 dias após chegada do inverno

Apenas 10 dias depois de iniciado o inverno, liquidações de inverno já são vistas no comércio. Nos maiores shoppings de Porto Alegre, os consumidores encontram lojas de roupas, calçados e até joias com queima de estoques de inverno.
Pelo menos 10 lojas do Praia de Belas, 20 do Iguatemi e 24 do BarraShoppingSul oferecem liquidações com descontos de até 60%, e os consumidores aproveitam. A servidora pública Angela Ourique, 28 anos, não desperdiçou a oportunidade de comprar um par de sapatos gastando menos em uma loja do Praia de Belas.
– É a minha primeira compra em liquidação de inverno, e consegui o produto pela metade do preço – comemora.
A antecipação das promoções tem ocorrido de forma cada vez mais frequente e independente da estação climática. Conforme Nailê Santos, gerente de marketing do Shopping Iguatemi, lançamentos intermediários são incorporados às tradicionais coleções primavera-verão e outono-inverno, dando mais opções ao consumidor.

Caso Bruno: família de Eliza oferece R$ 5 mil por informações

A família da jovem Eliza Silva Samundio, desaparecida há três semanas em Minas Gerais, decidiu oferecer recompensa a quem auxiliar a polícia com informações que a ajudem localizá-la. Eliza manteve um relacionamento com o jogador Bruno, goleiro do Flamengo, com quem supostamente teve um filho, também chamado Bruno. 
A informação exclusiva, obtida por Zero Hora na tarde desta quarta-feira, partiu do advogado da família de Eliza, Jader Marques. O criminalista gaúcho está no caso desde o fim de semana passado, quando a polícia passou a investigar o desaparecimento da jovem e localizou o bebê em Minas Gerais. 
— Nós temos motivo para acreditar que há pessoas que podem fornecer informações importantes. Por isso, o pai determinou que eu fizesse a oferta da recompensa para a pessoa que forneça a informação do paradeiro da filha dele. A informação deve ser levada a Delegacia de Homicídio de Contagem, Minas Gerais — declarou Marques. 
O criminalista é um dos dois advogados gaúchos trabalhando no caso. Primeiramente Eliza, quando ficou grávida, recorreu a Anne Faraco, mulher de Jader e advogada de família. Anne trabalhava na ação de investigação de paternidade.

Mega Sena acumula e pode pagar R$ 6,5 milhões no próximo sorteio

Ninguém acertou as seis dezenas sorteadas no concurso 1192 da Mega Sena, realizado na noite desta terça-feira em Ribeirão preto, no interior de São Paulo. O prêmio estimado para o próximo concurso, que acontece no sábado (3 de julho) é de R$ 6,5 milhões.

Trinta e quatro pessoas acertaram cinco números e vão receber R$ 33,4 mil cada uma. A quadra teve 2691 acertadores, que levam R$ 604 cada.

As dezenas sorteadas foram 17, 20, 49, 52, 57 e 59.