06 dezembro 2013

Polícia investiga carta que revela plano para assassinar o presidente da Cotrijuí

O presidente da Cotrijuí Vanderlei Fragoso (foto) e seu irmão
Gilmar Fragoso estão sendo ameaçados de morte
Já está em poder da Polícia Civil uma carta anônima que revelou um plano onde presidente da Cotrijuí Vanderlei Fragoso e o seu irmão Gilmar Fragoso seriam assassinados.

A carta foi enviada à Cotrijuí via Correio e nela consta o plano de ação dos ‘supostos' assassinos.
O documento que já foi entregue a Polícia, a qual já trabalha no caso, consta que o crime seria cometido por um grupo de pessoas que não aceita a atual situação da cooperativa.

Na carta também é relatado que seria utilizado armas longas para a realização dos assassinatos.

O crime deveria ocorrer na estrada que liga os municípios de Independência e Três de Maio, sendo também estava sendo cogitado a morte dos seguranças, caso os mesmos reagissem.

Esta não é a primeira vez que Vanderlei Fragoso recebe ameaças de morte, desde que assumiu a presidência da Cotrijuí.

'Argentina vai tomar conta da cidade', comemora prefeito de Porto Alegre

Dilma Rousseff participa do sorteio final dos grupos
da Copa de 2014 (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)
Na Bahia para acompanhar a definição dos grupos da Copa do Mundo, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, celebrou o sorteio que trará seleções como Argentina, Holanda e França ao Estádio Beira-Rio. A proximidade com a Argentina entusiasma o político pela chance de incremento no turismo no estado.

"Estou muito feliz porque temos times que realmente são destaque. A Argentina ao lado de Porto Alegre é ótimo. A Argentina vai tomar conta da cidade", comemorou o prefeito em entrevista ao G1

O prefeito ainda destacou a tradição de seleções como Holanda e França. "Com a França temos uma relação forte. A Holanda é uma seleção forte", completa.

Além dos campeões, Fortunati ressaltou o poder aquisitivo da Coreia do Sul. De acordo com o prefeito, pouco antes de iniciar o evento, ele conversou com membros da Fifa que ressaltaram o poder aquisitivo e turístico dos coreanos. “A Coreia tem se agilizado, feito um alto esforço para levar os torcedores pare onde o time está jogando. Acredito que teremos uma presença muito forte dos coreanos em Porto Alegre”, fala.

Para Fortunati, os turistas poderão, em Porto Alegre, enxergar um outro Brasil. “Hoje, quando alguém do exterior fala do Brasil, falam de samba, futebol e carnaval. Vamos começar a divulgar Porto Alegre a partir de outras potencialidades que o turista quando vem ao Rio Grande do Sul passa a conhecer”, opina.

Cidades da Região da Serra, como Gramado, Canela e Região dos Vinhedos, serão bastante exploradas na divulgação do estado. Durante o evento, um estande recebeu membros de todos os países para conhecer os atrativos do estado. Fortunati acredita que a Copa será o ponto de partida para outros tipos de turismo também. “O turismo gastronômico, cultural precisam ser explorados. Temos que a aproveitar a Copa do Mundo e deixar um legado”, completa.

O vice-governador Beto Grill, que também participou do sorteio em Salvador, se disse satisfeito com o resultado. "Entendo que as seleções que estarão vindo para jogar em Porto Alegre, além de grandes seleções campeães, são selecões que vão despertar interesse pelo estado, que deverão vir acompanhadas de muitos turistas. Por se tratar de um sorteio, digo que nós temos muita sorte", comemora o vice-governador.

Assim como Fortunati, ele enfatizou as diversas paisagens gaúchas. "Temos várias cidades que estão preparadas também para receber os times nos centros de treinamento. O visitante poderá estender sua estada e conhecer outros lugares", fala.

Pai diz que a filha foi assassinada, e caso é investigado pela polícia de Horizontina

Foto: Arquivo pessoal/Facebook
Bibiana Canova Zarth, 37 anos, foi assassinada por volta das 2 horas e 30 minutos da madrugada desta sexta-feira (06) em sua residência, na Avenida Assis Brasil, 1072, Bairro Industrial, em Horizontina.

Segundo a polícia, o pai da jovem relatou que ela estava chegando em casa naquele momento e logo após entrar na garagem com seu automóvel, o mesmo ouviu um disparo de arma e um grito. Quando saiu para fora encontrou a mesma caída e avistou dois elementos fugindo rapidamente pela rua em uma moto, em rumo ignorado.

O pai ligou para a polícia, que compareceu ao local. A jovem foi socorrida e conduzida até o hospital Oswaldo Cruz, mas veio a falecer. Bibiana era filha de Nivaldo Zarth e Odila Canova Zarth. A Polícia Civil está investigando o ocorrido.

Em Horizontina mulher é encontrada em casa com ferimentos na cabeça e morre no hospital

Familiares de Jango participam de cerimônia religiosa em São Borja

Multidão acompanha cerimônia de João Goulart na Igreja
Matriz, em São Borja (Foto: Estêvão Pires/G1)
Moradores de São Borja e familiares de João Goulart participam na tarde desta sexta-feira (6) da missa com corpo presente do ex-presidente na Igreja Matriz, em São Borja, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. Estão na cidade a viúva de Jango, Maria Thereza Goulart, além dos filhos João Vicente e Denise e dos netos João Marcelo e Vicente.

A ministra Maria do Rosário, da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República, e os senadores Pedro Simon (PMDB-RS) e Randolfe Rodrigues (PSOL-RJ) também estão no local. Após um princípio de tumulto com a multidão e uma breve restrição ao acesso para evitar superlotação, a Brigada Militar liberou a entrada da comunidade que acompanha a cerimônia. A missa está prevista para iniciar por volta das 15h30.

O padre Alvano Freitas, um dos que vai conduzir o evento, ressaltou ao G1 a importância da celebração e disse que se trata do evento religioso mais importante de sua vida. Segundo ele, será a missa mais importante de todos os seus anos na Igreja Católica. “Para nós é uma honra muito grande, já que ele foi um presidente deposto injustamente. Queremos que este gesto reforce o regime democrático de direito e que nunca mais alguém se atreva a comprometê-lo”, salientou.

A viúva de Jango, Maria Thereza Goulart, participa de
missa (Foto: Estêvão Pires/G1)
Além de Alvano, o padre Irineu Machado também será responsável pela cerimônia. Três pessoas devem discursar: o filho, João Vicente Goulart, o senador Pedro Simon (PMDB), e a ministra da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, Maria do Rosário. Outros familiares de Jango também estão presentes, como o neto Christopher Goulart, e filha Denise Goulart, e a ex-mulher do ex-presidente, Maria Thereza Goulart.

Diversas bandeiras nacionais estão sendo carregadas pelo público, assim como quadros com a imagem de João Goulart. Simpatizantes deixaram homenagens ao lado da urna. Depois da cerimônia religiosa, os restos mortais de Jango serão levados ao Cemitério Jardim da Paz, onde ocorrerá o segundo enterro.

Raios causaram muitos prejuízos na região. Interior de Humaitá teve um galpão incendiado

Foto: Jornal Novo Noroeste
Durante a forte chuva desta quinta-feira a tempestade elétrica causou diversos transtornos na região. Em Crissiumal diversos aparelhos eletrônicos foram danificados.

Confira abaixo reportagens do Jornal Novo Noroeste de Humaitá e do site Tirsul:

Na tarde do dia 5 de dezembro, a família de José Igídio Schlindwein viu em poucas horas o trabalho de anos sendo destruído. O galpão da residência onde mora José, sua esposa Marli e seus dois filhos, Aline e Anderson, pegou fogo por volta das 14h, ao ser atingido por um raio.

Foto: Tirsul
A família estava dormindo e não percebeu o incêndio, até que um vizinho passou pela estrada e buzinou para avisá-los. Seu José Igídio, que reside no local há 21 anos, há cerca de 4, havia reformado o galpão: “As perdas foram incalculáveis, tudo o que estava dentro do galpão foi adquirido com muito esforço e zelávamos muito pelas nossas coisas. Mas, tudo o que estava lá dentro foi perdido”, relata. O galpão não tinha seguro e a família perdeu muitas coisas, entre elas: bombas de veneno, picador elétrico, plataforma, motosserra, venenos, sementes, uma balança, ração para os animais, tábuas e ferramentas. O trator estava embaixo do galpão, mas conseguiu ser salvo. Apesar da chuva intensa, o fogo se alastrou rapidamente e foi muito difícil contê-lo. O Corpo de Bombeiros foi acionado e ajudou a conter as chamas. O fato ocorreu na localidade de Boa Esperaça.

Uma novilha de  grande porte,  prenha de seis meses,  foi morta por um raio,  na tarde de ontem 05) durante a chuva na localidade de Esquina Progresso, interior de Tiradentes do Sul. Além da novilha o resfriador da propriedade também queimou, causando um prejuízo de aproximadamente R$ 3.500,00.

Motorista perde o controle de direção e desce barranco com automóvel

Foto: Divulgação/Especial Paulo Marques Notícias
Por volta das 11he40min desta quinta-feira (05) o motorista Rudimar Sehnem, dirigia o automóvel Bora na ERS 210, em Boa Vista do Buricá, e devido a forte chuva que caia naquele momento ele perdeu o controle do veículo, que desceu um barranco e capotou.

O empresário de 37 anos, disse aos policiais da Brigada Militar de Boa Vista do Buricá, que o carro aquaplanou e ficou desgovernado. Depois de descer o barranco de mais de 30 metros, o veículo parou em meio a vegetação.

O motorista estava sozinho no carro e teve ferimentos leves. O Bora foi recolhido pelo Guincho SOS Master de Três de Maio.

Operação no RS flagra celulares, drogas e armas em presídio de Ijuí

Celulares foram apreendidos dentro de presídio no RS
(Foto: Vinícius Ayres/Brigada Militar)
Uma operação realizada na manhã desta sexta-feira (6) em Ijuí, na Região Noroeste do Rio Grande do Sul, encontrou objetos proibidos em posse de presos do Instituto Penal do município. De acordo com a Brigada Militar, drogas, armas e telefones foram apreendidos.

A ação teve a parceria da BM, Corpo de Bombeiros, Susepe e Polícia Civil. Cerca de 17 celulares, 12 carregadores, facas artesanais e uma quantidade de maconha e crack foram encontrados. Três detentos que cumpriam pena no regime semiaberto foram encaminhados à Penitenciária Modulada de Ijuí.

Em Horizontina mulher é encontrada em casa com ferimentos na cabeça e morre no hospital

Foto: Arquivo pessoal/Facebook
A horizontinense Bibiana Canova Zarth, 36 anos,  foi encontrada por volta das 2he30min da madrugada desta sexta-feira (06) em sua residência, na Avenida Assis Brasil, 1072, em Horizontina, com ferimentos na cabeça. Segundo a BM local, ela ainda foi conduzida até o hospital mas veio a falecer.

Bibiana era filha de Nivaldo Zarth e Odila Canova Zarth.

A Polícia Civil está investigando o caso e nenhuma hipótese neste momento é descartada.

Pai diz que a filha foi assassinada, e caso é investigado pela polícia de Horizontina

FEPAM autoriza traçado do Contorno Viário de Horizontina

Foi liberada a licença ambiental do Anel Viário
Informações liberadas pelo Departamento Municipal de Meio Ambiente de Horizontina dá conta de que a FEPAM- Fundação Estadual de Proteção Ambiental aprovou a Licença de Instalação do Contorno Viário que faz a ligação entre as ERSs 305 e 342 com o distrito industrial de Horizontina.

A licença emitida terá validade até 27 de novembro de 2014,e portanto a obra no quesito ambiental está com plena possibilidade de execução. Sabe-se que este também era um dos obstáculos a ser superados quando do anúncio das obras ainda em 2010.

O município conclui neste ano a indenização das famílias que terão suas propriedades atingidas pelo traçado. O Estado assinou o convênio com o município no último ano da gestão da ex-governadora Yeda Crusius,  sem possuir saldo em caixa suficiente para sua realização. Com a mudança de governo o projeto ficou contigenciado e só agora começa a concretizar-se.