06 dezembro 2013

'Argentina vai tomar conta da cidade', comemora prefeito de Porto Alegre

Dilma Rousseff participa do sorteio final dos grupos
da Copa de 2014 (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)
Na Bahia para acompanhar a definição dos grupos da Copa do Mundo, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, celebrou o sorteio que trará seleções como Argentina, Holanda e França ao Estádio Beira-Rio. A proximidade com a Argentina entusiasma o político pela chance de incremento no turismo no estado.

"Estou muito feliz porque temos times que realmente são destaque. A Argentina ao lado de Porto Alegre é ótimo. A Argentina vai tomar conta da cidade", comemorou o prefeito em entrevista ao G1

O prefeito ainda destacou a tradição de seleções como Holanda e França. "Com a França temos uma relação forte. A Holanda é uma seleção forte", completa.

Além dos campeões, Fortunati ressaltou o poder aquisitivo da Coreia do Sul. De acordo com o prefeito, pouco antes de iniciar o evento, ele conversou com membros da Fifa que ressaltaram o poder aquisitivo e turístico dos coreanos. “A Coreia tem se agilizado, feito um alto esforço para levar os torcedores pare onde o time está jogando. Acredito que teremos uma presença muito forte dos coreanos em Porto Alegre”, fala.

Para Fortunati, os turistas poderão, em Porto Alegre, enxergar um outro Brasil. “Hoje, quando alguém do exterior fala do Brasil, falam de samba, futebol e carnaval. Vamos começar a divulgar Porto Alegre a partir de outras potencialidades que o turista quando vem ao Rio Grande do Sul passa a conhecer”, opina.

Cidades da Região da Serra, como Gramado, Canela e Região dos Vinhedos, serão bastante exploradas na divulgação do estado. Durante o evento, um estande recebeu membros de todos os países para conhecer os atrativos do estado. Fortunati acredita que a Copa será o ponto de partida para outros tipos de turismo também. “O turismo gastronômico, cultural precisam ser explorados. Temos que a aproveitar a Copa do Mundo e deixar um legado”, completa.

O vice-governador Beto Grill, que também participou do sorteio em Salvador, se disse satisfeito com o resultado. "Entendo que as seleções que estarão vindo para jogar em Porto Alegre, além de grandes seleções campeães, são selecões que vão despertar interesse pelo estado, que deverão vir acompanhadas de muitos turistas. Por se tratar de um sorteio, digo que nós temos muita sorte", comemora o vice-governador.

Assim como Fortunati, ele enfatizou as diversas paisagens gaúchas. "Temos várias cidades que estão preparadas também para receber os times nos centros de treinamento. O visitante poderá estender sua estada e conhecer outros lugares", fala.