20 maio 2010

Inter se classifica para a semifinal da Libertadores com derrota para o Estudiantes

O sonho colorado de voltar à disputa do Mundial de Clubes está mais vivo do que nunca. Nesta noite de quinta-feira, em Quilmes (ARG), o Inter perdeu para o Estudiantes de La Plata por 2 a 1.
O resultado, entretanto, classifica o Inter para a semifinal da Copa Libertadores 2010 pelo saldo qualificado. No jogo de ida, o Inter havia vencido por 1 a 0. Giuliano marcou, aos 42min do 2º tempo, o gol heroico do Inter.
Nas semifinais, o Inter enfrenta o São Paulo, que passou pelo Cruzeiro. Os jogos que valem vaga na decisão estão marcados para ocorrer apenas após a Copa do Mundo da África do Sul.

Obras de Garabi e Panambi devem iniciar em 2 anos

Alcançar o maior nível de independência energética é uma prioridade estratégica do Brasil. E essa importância não se restringe apenas ao seu impacto na economia. “O acesso à energia é uma premissa básica da qualidade de vida e da cidadania”, ressalta o deputado federal Henrique Fontana (PT-RS), que articulou uma audiência entre o ministro de Minas e Energia, Marcio Zimmermann, e os prefeitos da Associação dos Municípios do Grande Santa Rosa, nesta quarta-feira (19), em Brasília. Na pauta da reunião, a construção das hidrelétricas de Garabi e Panambi, que juntas receberão investimentos de R$ 4 bilhões através da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).
De acordo com o ministro, as obras devem começar dentro de dois anos. Antes disso, ocorrem as fases preparatórias, como os estudos de viabilidade e o inventário que devem ser concluídos em julho deste ano. Zimmermann também destacou que as usinas serão construídas conforme modelo de engenharia conhecido como “fio d’água”. Este tipo de usina tem como característica um pequeno reservatório, que opera em níveis constantes sem necessidade de armazenamento de água para escoamento sazonal, como ocorre nas unidades que operam com reservatórios de acumulação.
Outro avanço deste projeto em comparação ao antigo, no caso de Garabi, é a redução da área alagada de 840 km2 para 514 km2. O secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, Altino Ventura Filho, explicou que o projeto original previa três hidrelétricas que somavam uma potência instalada superior a 5 mil MW e área alagada de 3,7 mil quilômetros quadrados. A extensão foi considerada grande demais e os projetos foram reformulados. A previsão, agora, é que as usinas tenham capacidade para gerar cerca de 2.000 MWatts.
“Com a implantação das hidrelétricas de Garabi e Panambi, o Brasil avança no processo de integração energética com os países sul-americanos”, comemorou Henrique Fontana ao lado dos prefeitos da região noroeste do Estado.

Acidente na BR-472 deixa mulher ferida

Um acidente às 7h15min de hoje na BR-472, que liga os municípios de Santa Rosa e Três de Maio, deixou uma pessoa ferida. A vítima, uma mulher de 33 anos, está internada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), do Hospital Vida & Saúde, de Santa Rosa.
Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal de Ijuí, que controla a rodovia, o veículo modelo Honda Civic, com placa de Santa Rosa, trafegava no sentido Três de Maio – Santa Rosa, km 146, quando a condutora perdeu o controle, invadiu a pista contrária e colidiu contra um barranco de pedras. A vítima foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

CCGL Distribui 17 MILHÔES de ICMS para os Municípios Fornecedores de Leite

Ao se decidir pela volta da CCGL à industrialização e comercialização de leite, se buscou corrigir algumas dificuldades e problemas que tínhamos na primeira fase, atendendo os fornecedores de leite, permitindo a eles uma estabilidade na sua renda, via preço e custo de produção, e criar um verdadeiro ambiente de cooperação entre os elos da cadeia do leite.
Dentre estas premissas foi montado um projeto de rateio do ICMS adicionado gerado na Indústria de Cruz Alta entre os municípios de origem da matéria prima.
Segundo Eliseu Roberti, Supervisor de Pecuária da COTRIMAIO é com grande prazer que a CCGL presta conta disto aos seus produtores, demonstrando o valor que o leite entregado a Cooperativa gerou para sua comunidade e quanto mais poderá gerar no futuro, quando um volume maior for destinado à esta indústria, diferente de outras fábricas que somente proporcionam retorno de ICM ao município sede da indústria.
Segundo Caio Vianna, Presidente da CCGL é através da união que a cooperativa traz que estão conseguindo o resultado esperado. ”Acredito na cooperação, acreditando no potencial de nosso estado, com a força e a garra da nossa gente vamos vencendo cada etapa daquilo que foi projetado, tendo a plena consciência de que caminhamos um pouco do longo caminho que teremos para percorrer, para termos uma empresa de lácteos que os gaúchos precisam e sonham em construir”.
Entre os municípios da região podemos destacar:

N º colocação

Município

%

Valor Adicionado

1

ESPUMOSO

3,78%

639.640,01

2

TRES DE MAIO

3,70%

626.354,03

4

SANTO CRISTO

2,56%

432.068,71

18

SANTA ROSA

1,49%

251.430,40

20

TIRADENTES DO SUL

1,45%

244.757,88

23

INDEPENDENCIA

1,24%

209.958,93

41

DOUTOR MAURICIO CARDOSO

0,85%

143.232,86

42

BOA VISTA DO BURICÁ

0,85%

143.109,36

45

HORIZONTINA

0,67%

113.230,93

64

SÃO JOSE DO INHACORÁ

0,65%

109.126,85

77

CRISSIUMAL

0,16%

27.846,89

102

ALEGRIA

0,05%

7.658,13

Enchente em Porto Mauá: começa a diminuir o nível da água do rio Uruguai

Com as intensas precipitações pluviométricas durante a semana, em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, ao longo do rio Uruguai e afluentes, o nível das águas do rio Uruguai voltou a subir neste ano de 2010.
Na quarta-feira, 19 de maio, às 8 horas da manhã, o nível das águas em Porto Mauá estavam nove metros acima do normal, subindo 25 cm por hora, no mesmo horário, a vazão na Barragem de Itá / SC era de 7.564 litros m³/segundo e o nível do rio Uruguai em Itapiranga / SC estava com 7m86cm, subindo 12cm/hora. Pela manhã, a travessia de balsa continuou normal, mas à tarde foi suspensa, pois às 13 horas o nível já havia atingido os 9m70cm (limite para efetuar a travessia). Às 17 horas, parou de crescer em Itapiranga, momento em atingiu o pico de 8m10cm, no mesmo horário, em Porto Mauá o nível estava em 10m50cm, crescendo 21 cm por hora e a vazão em Itá era de 7.245 m³/s. Na madrugada de quinta-feira, 20 de maio, atingiu o nível máximo de 11m10cm.
Em Porto Mauá as enchentes são superiores em torno de 30 a 45% do que ocorrem em Itapiranga / SC. O percentual se eleva de acordo como for a precipitação pluviométrica nos dois estados.
A última enchente havia ocorrido dia 28 de abril de 2010, quando atingiu 13m25cm.
São realizados diversos contatos com o Sr. Carlinhos Mallmann, 2º Sgt BM Cmt do 1º/2ºPBM - Itapiranga – SC, município que faz divisa com o Rio Grande do Sul, e com o Sr. José Vicente Miranda Regina, responsável do Planejamento e Programação Hidroenergética da Barragem de Itá, Tractebel Energia S/A, que sempre informa as vazões defluentes (saída) da barragem, informações estas que posteriormente são repassadas as imprensas (jornais, rádios e tevês), para alertar as populações ribeirinhas e regionais, para que estas possam se prevenir com a elevação do nível das águas,
Para as águas entrarem nas lojas em frente da Aduana de Porto Mauá, o nível do rio deve atingir 12m60cm. Para entrar nas residências que estão em áreas de risco deverá atingir os 13 metros.
Às 8h da manhã desta quinta-feira (20), o nível do rio Uruguai em Porto Mauá era de 11m.

Encontro de Oficiais do CRPO Fronteira Noroeste

Nesta terça-feira (18/05), estiveram reunidos na Câmara Municipal de Vereadores de Vicente Dutra, os Oficiais da área do Comando Regional Fronteira Noroeste (CRPO FNO).
Com o encontro, o Cmt do CRPO, Cel Atamar Manoel Cabreira Filho, reuniu os oficiais da área do Comando Regional para uma Instrução Centralizada que teve como objetivo solidificar e unificar a filosofia do Comando da Corporação e do CRPO, acompanhar os índices de criminalidade regional, integrar os Oficiais e proporcionar aos Comandantes de Batalhões apresentarem seus projetos, ações e metas de Comando.
Estiveram presentes o Cmt do 37°BPM, TCel Iguaraçu Ricardo da Silva; Cmt do 4º BPAF, TCel Sérgio Flores de Campos e do Cmt do 7°BPM, Maj Renan Claro e demais oficiais dos Batalhões e da Sede do Comando Regional.
O evento contou ainda com a presença do Sr Osmar José da Silva, Prefeito Municipal de Vicente Dutra, do Sr Alceu Foletto, Presidente da Câmara de Vereadores Municipal, do Maj Clóvis Reis da Silva Junior, Chefe do Gabinete de Polícia Cidadã da BM, que representou o Subcomandante Geral da BM e do Maj Rubinei Ricardo da Silva Junior, do Departamento de Informática da BM.
A pauta da reunião teve inicio pela manha com a abertura oficial pelo Cel Atamar, seguida por uma apresentação do Chefe do P3 do CRPO, Cap Mauro Ademar Schernn, com o tema “Análise dos Índices de Criminalidade dos anos de 2008, 2009 e 2010, e geoprocessamento de Ocorrências no MBDI” e pelo Cmt do 4ºBPAF, TCel Campos, com o tema “Mapa Estratégico do 4º BPAF”. Na parte da tarde as exposições tiveram seqüência com a apresentação do Comandante do 37ºBPM, TCel Iguaraçu do tema “Projeto Todos na Escola” e do Cmt do 7°BPM, Maj Renan, com “Estudo de Caso – Tentativa de invasão MST Fazenda em Santo Augusto”.
Na pauta, ainda foram tratados assuntos administrativos relacionados ao gerenciamento do Comando e dos Batalhões.

Grêmio perde de 3 a 1 e Santos vai à final da Copa do Brasil

O sonho de chegar à oitava final de Copa do Brasil terminou nas semifinais da Copa do Brasil, diante do Santos. Na noite desta quarta, na Vila Belmiro, a equipe do técnico Silas foi batida por 3 a 1. Os gols só vieram no segundo tempo. Na etapa inicial o Grêmio conseguiu segurar e empurrar o Santos para o campo de defesa. Os gols foram marcados por Ganso, Robinho e Wesley. O zagueiro Rafael Marques anotou o gol tricolor. no placar agregado, deu 6 a 5 – a primeira partida, no Olímpico, terminou 4 a 3 para o Grêmio.

O Santos chega à primeira final da Copa do Brasil. Vai encarar o Vitória, que despachou o Atlético-GO por 4 a 0 no segundo jogo das semifinais. A decisão será só depois da Copa do Mundo.