09 março 2012

Corsan de Três de Maio recebe dois novos veículos para reforçar a sua frota

Foto: Claudiomar Witcak
A Superintendência Regional Missões – Surmis - da Companhia Rio-grandense de Saneamento – Corsan - entregou em solenidade realizada na tarde desta sexta-feira, dia 9 de março, dois novos veículos para reforçar a frota da sua Unidade Pólo de Três de Maio. Foram entregues, simbolicamente, as chaves de uma camionete Ford Transit e de uma Saveiro, respectivamente aos funcionários da Unidade, Horácio Moraes de Oliveira e Mércia Nystron.
O ato que aconteceu no pátio da empresa, contou com as presenças do prefeito municipal Olívio José Casali, presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Vanin Trage,  representante dos deputados Elvino Bohn Gass e Jeferson Fernandes, professor Cesar Fontoura, secretários de Habitação e Planejamento, Moacir Carvalho e Leonardo Casali, representantes da empresa Rodonak, representante da Superintendência Regional Missões da Companhia Rio-grandense de Saneamento, o administrador Eduardo Vieira Munhoz, servidores e o gerente da Unidade Pólo da Corsan de Três de Maio, Adelar José Scherer.
O presidente do Poder Legislativo, Fernando Vanin Trage, ao fazer uso da palavra, inicialmente cumprimentou a Corsan pelo excelente trabalho que realiza no município de Três de Maio, com o compromisso de levar água de qualidade a todos os três-maienses. Destacou a sua alegria e satisfação de conferir in loco a valorização que o governo do Estado do Rio Grande do Sul concede a Companhia Rio-grandense de Saneamento. “É muito importante que o governador Tarso Genro proporcione aos servidores da Corsan ferramentas adequadas, para que vocês consigam desenvolver um trabalho ainda melhor do que já estão desenvolvendo em nosso município. Em nome de todos os vereadores, quero dizer que os servidores da Corsan de Três de Maio podem contar sempre conosco, pois vocês têm o nosso apoio, o respeito e a nossa admiração pelo trabalho que realizam. Que estes dois veículos, que irão transportar pessoas trabalhadoras, também  levem água de qualidade e a esperança de dias melhores”, disse Fernando Trage.

Um cara de Lajeado Vargas que amava rock and roll com sonho de ser caipira

Joãozinho e Zéca na casa do sertanejo em São Paulo
O músico João Fernandes, residente em Tucunduva, que integrou as bandas Atuais, Carruagem, Garotos de Ouro, 5ª Avenida, entre outros com seu contrabaixo, realizou no inicio deste ano um sonho que tinha desde menino. Ele é hoje um apaixonado e profundo conhecedor do rock and roll, professor de música,  mas deixa para lá, pois aqui a história é outra.
Com 14 anos de idade, lembra ele, que após passar a tarde na lavoura com os pais em Lajeado Vargas no interior de Maurício Cardoso, sentava com a família para ouvir a Rádio Nacional de São Paulo, hoje Rádio Globo, e ouvir as duplas caipiras, sertanejo raiz, Zico e Zeca, Liu e Léo, Zilo e Zalo, Jacó e Jacozinho, Pedro Bento e Zé da Estrada, Tião Carreiro e Pardinho, entre outros. Alí nascia seu encanto e o gosto pelas vozes de Zico e Zéca.
Havia de meio ano, decidiu tentar conhecer a dupla e através do site do empresário, conseguiu o telefone de Zeca com quem combinou que no início do mês de janeiro último, estaria rumando a São José do Rio Preto, onde o músico, hoje com 79 anos reside.
Ao chegar na estação rodoviária daquela cidade, depois de 28 horas dentro de ônibus, conforme o combinado, Joãozinho ligou para o celular de Zéca, que em poucos minutos o apanharia de carro na estação. “Foi uma mistura de susto, emoção, parecia que nosso encontro era entre um pai e um filho, eu imaginava o artista da capa dos discos que eu tenho, mas naquela época Zeca estava com 40 anos de idade e hoje tem 79”, diz João.
Zéca acolheu Joãozinho em sua casa, tocaram algumas músicas, quis saber do estilo musical de Joãozinho e mostrou-se admirado pelo carinho que a música sertaneja raiz encontra no sul do Brasil. O músico contou ao tucunduvense detalhes conquistas e obstáculos referentes a carreira até o falecimento de Zico, o irmão com quem formava a dupla. Zéca continua cantando, em parceria com o sobrinho Zico Filho. Lembrou de shows que fez no sul, entre eles no Paraná, no auge da carreira, sempre em circo e por percentual de portaria.
O sertanejo mostrou a João, fotografias de quando a dupla foi contratada para fazer shows para o Governo Federal e Getúlio Vargas como presidente, exigiu que Zico e Zéca cantassem com a pilcha do Rio Grande, na inauguração de uma usina hidrelétrica no Rio de Janeiro, presenteando a dupla com botas, bombachas, lenços e chapéus.
O músico retornou a Tucunduva com fotografias ao lado de seu artista preferido e se declara feliz por ter realizado esse sonho.

Fogo em caldeira movimenta Corpo de Bombeiros em Ijuí

A caldeira está localizada na laje da fábrica, em 
local bem arejado e de fácil acesso 
Incêndio em uma fábrica de manta asfáltica foi contido em rápida ação do Corpo de Bombeiros de Ijuí.
No início da tarde desta sexta-feira, 09, por volta das 13h15, o Corpo de Bombeiros de Ijuí recebeu um chamado para conter as chamas de um incêndio.
O sinistro ocorreu no Bairro Independência, na Rua José Gabriel.
O fogo teve início na caldeira de piche em uma fábrica de manta asfáltica.
Em rápida ação os bombeiros conseguiram conter as chamas.
Evitando um acidente de maiores proporções.
Ninguém se feriu.
Os danos foram de pequena monta.

Audiência pública vai definir uso das águas

De acordo com Diretor do Departamento de Recursos 
Hídricos e Saneamento Básico, João Giehl, a participação 
da comunidadeé muito importante
No dia 12 de março acontecerá uma audiência pública sobre o Uso da Água da Bacia Hidrográfica dos rios Turvo Santa Rosa Santo Cristo.
O objetivo da audiência é definir a realização do diagnóstico das características da bacia hidrográfica quanto aos aspectos econômicos, sociais, ambientais, disponibilidade hídrica, demanda pelo uso da água, usos e ocupação do solo; e o enquadramento das águas por classe de uso, conforme resolução CONAMA 357/05, estabelecendo que, conforme o uso pretendido da água, esta deve ter uma qualidade.
“A água é um bem indispensável para a vida humana, animal e vegetal e, como tal, faz parte de nossas preocupações. Ao mesmo tempo, pode servir para o desenvolvimento das novas tecnologias e o desafio é incorporar esses projetos sem perder a essência”, afirma o Prefeito Orlando Desconsi.
Devem participar da audiência representantes de sindicatos, cooperativas, associações comerciais e industriais, prefeituras, legislativo, ministério público, lideranças comunitárias e empresariais, universidades, ONGs, membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Turvo Santa Rosa Santo Cristo e demais órgãos e pessoas interessadas em discutir o futuro das águas.
De acordo com Diretor do Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento Básico, João Giehl, a participação da comunidade é muito importante. “É fundamental que todos participem desse evento, pois estaremos definindo a qualidade e o uso das águas na nossa região”, afirma.
Para articular a mobilização do evento em Santa Rosa, na sexta-feira, 02, aconteceu reunião com o Secretário Geral de Governo, Heitor Henrique Cardoso; Secretário de Meio Ambiente e Saneamento Básico, Luis Girardon, Diretor do Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento Básico, João Giehl; Presidente do Comitê, Gláucia Kapper; e o Vice-Presidente, Renato Pumpmacher.
A audiência vai acontecer em vários municípios da região. Em Santa Rosa, será no Auditório da Associação dos Municípios da Grande Santa Rosa, na Rua Borges de Medeiros 504, 2º andar (próximo a Praça da Independência), às 14hs. Nesta audiência, além de Santa Rosa, devem participar representantes dos municípios de Alecrim, Porto Mauá, Porto Vera Cruz, Santo Cristo, Tuparendi, Tucunduva, Independência, Catuípe e Giruá. As audiências também devem acontecer nos municípios de Campina das Missões, Três de Maio, Santo Augusto e Três Passos. Mais informações técnicas podem ser obtidas no site www.comiteturvo.com.

Curso de Psicologia da SETREM participou de atividades da XV Semana da Mulher

Integrante do COMDIM, a SETREM fez parte desta 
programação especial que evidenciou a mulher 
Durante os dias 02 a 10 de março, a Coordenadoria da Mulher e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM) realizam diversas ações na XV Semana da Mulher, em Três de Maio. Na quarta-feira (07), uma atividade especial foi proposta pelo curso de Psicologia da SETREM, juntamente com os realizadores do evento.
Integrante do COMDIM, a SETREM fez parte desta programação especial que evidenciou a mulher na semana em que se comemoram suas conquistas. A palestra ‘Mulheres conversando sobre MULHER’ teve a organização e participação de docentes do SERCEPS e acadêmicas do 10º semestre do curso de Psicologia. Realizado no Auditório do Campus, o momento de conversa e reflexão contou com a presença de representantes femininas de vários setores da sociedade três-maiense.
As professoras Jeane Borges e Marta Lorentz iniciaram com uma atividade que envolveu as mulheres da plateia a falar sobre assuntos que fazem parte do universo feminino. Segundo a coordenadora do curso de Psicologia da SETREM, Lilian Winter, o momento serviu para que também fossem apresentados dados teóricos: “A discussão trouxe os números sobre a violência contra a mulher e sua participação na sociedade ainda masculina”. Assuntos como o caráter histórico da sociedade e a cultura patriarcal a qual as mulheres estão inseridas foram debatidos durante a mesa-redonda.
Questões como a história das lutas e conquistas profissionais da mulher, responsabilidades, a dupla jornada de trabalho e estereótipos foram abordadas pelas acadêmicas e estagiárias do núcleo clínico do SERCEPS, Karen Tavares, Iara Schmidt e Marinéia Alflen, estudantes do 9º e 10º semestre de Psicologia.