09 março 2010

Escola Estadual São Francisco deverá ser transformada em centro técnico

O projeto está em estudo pela coordenadoria regional da Educação e prefeitura de Três de Maio. A idéia é instalar diversos cursos técnicos na escola para atender o grande número de jovens que concluem o ensino médio no município e contam, atualmente, com apenas um curso técnico gratuito no Instituto Cardeal Pacelli.
Próximo a São Francisco está o CIEP Glória Veronese que tem condições de acolher os alunos em idade de freqüentar o ensino médio. A Escola São Francisco funciona nos três turnos e possui 265 alunos matriculados em duas modalidades: Educação Fundamental Regular e Educação de Jovens e Adultos.
Já o CIEP, que tem capacidade para mil alunos, atualmente conta com trezentos matriculados.

Vereadores tresmaienses convidam Dep. Classmann para 12ª Festa Campeira

O líder do PTB na Assembleia Legislativa, deputado Aloísio Classmann, recebeu hoje (09/03/2010) o convite para prestigiar a 12ª Festa Campeira de Três de Maio.
Um grupo formado pelos vereadores Luiz Fernando Cereser, Gilson Antonio Grando e Orlando Maier, estiveram em Porto Alegre para divulgar 12ª Festa Campeira e, também, a Expo Terneira, que ocorrerá de 4 a 6 de junho, no Parque de Exposições Germano Dockhorn.
Na oportunidade, os representantes de Três de Maio solicitaram a interlocução de Classmann junto ao Governo do Estado e Secretaria do Turismo na busca de apoio para o evento.

Agricultores sem-terra fazem protesto no noroeste do Estado

Cerca de 500 agricultores sem-terra das regiões norte e noreste do Estado ocupam desde o início da manhã de hoje a frente de uma fazenda a cerca de 15 km do centro de Santo Augusto, na região Noroeste. Segundo um dos integrantes do grupo, Plinio Simas, trata-se de um ato público de denúncia.
A Fazenda Inveja, na localidade de Rincão dos Paiva, estaria há mais de 30 anos ocupada por agricultores. O grupo do MST, juntamente com herdeiros da fazenda, está em processo judicial pedindo a retirada desses agicultores para que os cerca de 8 mil hectares possam ser vendidos para reforma agrária.
— Estamos ao lado dos herdeiros da Fazenda Inveja nessa luta. Queremos que o Incra desaproprie esta terra para fins de reforma agrária — explicou Simas.
A fazenda teria no mínimo 8 mil hectares.
A Brigada Militar de Santo Augusto conseguiu conter os manifestantes antes da chegada no local, quando eles estavam próximos a entrada da Fazenda Clarisse Bilibio. Segundo o tenente-coronel Campos, um efetivo de 120 homens está no local impedindo que os manifestantes sigam. Mais reforços estão sendo aguardados.
Um outro grupo, com cerca de 80 manifestantes, está em frente ao Fórum do município reunido com advogados dos herdeiros da fazenda, solicitando uma audiência com a juíza.
Segundo uma das herdeiras da fazenda, Nelci Oliveira da Veiga, a família revindica as terras desde 1972. Eles teriam arrendado as terras, mas, após um período, parado de receber o dinheiro, quando entraram na justiça e se iniciou o longo processo. Veiga afirma que tem documentos que comprovam o contrato de arrendamento.
— Nós temos interesse em vender essas terras para a reforma agrária — afirma.
Segundo ela, seu avô Leonildo Lemos de Oliveira e seu tio-avô Osorio Lemos de Oliveira, são, por direito, os donos das terras. Neste momento, ela está em frente ao Fórum de Santo Augusto aguardando uma audiência com a juíza.

Acidente em Carlos Barbosa mata três pessoas da mesma família

Um acidente provocou a morte de três pessoas da mesma família na RS-446, em Carlos Barbosa, por volta das 8h30min desta terça-feira. Salmir Mariana Leandro, 37 anos, conduzia o Fiat Uno placas MHL-7069, de Criciúma (SC), no sentido Carlos Barbosa-São Vendelino quando perdeu o controle e se chocou contra um paredão de pedra no Km 8 da rodovia.
Ele e a mulher, Leila Bortolini Danieleski, 28, morreram na hora. A filha deles, Maria Eduarda Leandro, com dois meses de idade, chegou a ser socorrida, mas morreu a caminho do Hospital São Roque, em Carlos Barbosa.
Estavam no carro ainda outras duas crianças, filhas de um outro relacionamento de Leila. Kauana Danieleski, 9, e Eduardo Danieleski, 5, foram encaminhados ao Hospital São Roque e, em seguida, transferidos para o Hospital Tacchini, em Bento Gonçalves.
Selmar era natural de Criciúma, mas morava em Estância Velha há cerca de oito meses. Segundo o colega de trabalho Alberto Rogério Lubenov, ele atuava como eletrotécnico na empresa DSD Engenharia.

Por indicação de Heinze, Mapa vai propor alteração de norma que regulamenta prescrição agronômica

O coordenador-geral de Agrotóxicos e Afins do Ministério da Agricultura, Luis Eduardo Pacifici Rangel, encaminhou ao ministro Reinhold, nota técnica sugerindo alteração do decreto 4.074, de 2002, que regulamenta a prescrição de tratamento fitossanitário pelos engenheiros agrônomos e florestais e técnicos agrícolas. O documento encaminhado pela área técnica a Stephanes propõe mudança no parágrafo único do artigo 66.
A alteração foi sugerida pelo deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS) por meio do requerimento de indicação 4.575, de 2009, enviado ao Executivo em agosto do ano passado. Heinze argumenta que o atual texto da norma limita a liberdade de atuação dos profissionais de ciências agrárias, por isso deve ser modificado.
Heinze explica que a regra em vigor estabelece que os produtos agrotóxicos ou defensivos agrícolas, só poderão ser prescritos com observância das recomendações de uso aprovadas em rótulo e bula. Com a mudança proposta pelo parlamentar os profissionais terão autonomia para prescreverem o receituário. “Ela permitirá que os engenheiros e técnicos exerçam amplamente sua atividade, aplicando os conhecimentos adquiridos durante sua formação e em seus anos de experiência”, ressalta.
Entenda:
Redação atual – “Os produtos só poderão ser prescritos com observância das recomendações de uso aprovadas em rótulo e bula”.
Alteração sugerida - “Os produtos deverão ser utilizados mediante observância das recomendações constantes nos respectivos rótulos ou bulas ou de acordo com prescrições específicas contidas em receita lavrada nos termos do caput deste artigo, devendo ser obrigatoriamente respeitas as culturas e doses máximas, expressas em bula”.

Antônio Cassol representou o Sindicato Rural de Três de Maio, na CNA em Brasilia

Fazendo parte do novo estilo de atuação da CNA-Brasil após a posse da Senadora Katia Regina Abreu Dem-To na Presidencia da CNA, todas as Federações de Agricultura estão sendo convidadas a ter um dia dentro da CNA.
O primeiro Estado a ser contemplado com esta metedologia foi Tocantins, estado natal da Presidente e o segundo foi a FARSUL.
Nos foi apresentado um relatyo de todos os programas que fazem parte do Plano de Governo da atual Presidente. Ex.: Programa "Com Licença Vou a Luta" que estamos realizando na Comunidade de Sto Antonio-Consolata, há na área de saúde da mulher - Câncer de Colo Uterino, Na área Previdenciária, Legislação Trabalhista, Legislação Ambiental e Fundiária.
Na área de Tecnologia de Informação está sendo implementado um programa que contempla 1000 Sindicatos Rurais com acesso direto à Presidência e ligação 24 hrs na internet. Exemplifico: Foram contemplados com aparelho celular que permite enviar e receber e-mails, tudo o que for noticiado pela CNA os primeiros a receber são estes sindicatos. Além de estes telefones terem preferência no atendimento pela Presidente Katia Abreu.
Na oportunidade foi entregue para a Sra Presidente um convite para se fazer presente em Três de Maio para promover a inaugaração da Sede própria do Sindicato Rural. Fazendo parte da documentação anexamos um diagnóstico de nosso município e também anexamos o projeto da 1ª Expoterneira, sugerimos como data de sua visita o final de semana em que estiver ocorrendo a referida Feira. Estamos no aguardo das confirmação.