19 maio 2013

Universitária de Santa Maria é a nova primeira-prenda do RS

Taynara (de vermelho) e as prendas adultas do RS
(Foto: Rogério Bastos-divulgação/ MTG)
A estudante de enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Taynara Hella Moraes Ouriques, 19 anos, foi anunciada na noite deste sábado, em Santana do Livramento, como a nova primeira-prenda do Rio Grande do Sul. Integrante do DT Querência das Dores, ela disputou o título com outras 19 candidatas durante a 43a Ciranda Cultual de Prendas.

Também foram escolhidas ontem a primeira-prenda juvenil Paloma Drum Schacht, do CTG Unidos Pela Tradição, de Carazinho (7ª RT)   e a primeira-prenda mirim Anna Maria Socol, do CTG Gaudério Serrano , de Bento Gonçalves (11ª RT). Desde quinta-feira,elas enfrentaram  provas oral, artística e escrita para demonstrar conhecimentos de história,  cultura e artes gaúchas. Parabéns gurias!
Prendas adultas, juvenis e mirins do RS
(Foto: Rogério Bastos-divulgação/ MTG)

Animal silvestre foi atropelado na Perimetral em Três de Maio

Foto: Bruno Dockhorn/especial
Na manhã deste domingo (19), um animal que encontra-se em extinção foi atropelado na Perimetral em Três de Maio, no trajeto entre a Setrem e a comunidade de Bela Vista.

Jaguatirica é um animal ameaçado de extinção, o que é uma judiação. O nome popular é Jaguatirica, mas o nome científico é Leopardus Pardalis, seu tamanho corresponde de aproximadamente  70 centímetros a um metro de comprimento.

Seu habitat natural é nas florestas,  campos  e matas nas Américas, desde o sul dos Estados Unidos até a Argentina. No Brasil, em todo os biomas. Hoje a jaguatirica está ameaçada de extinção.

A jaguatirica tem uma semelhança física com a família  dos gatos e das onças, pela foto você pode adivinhar. É um felino silvestre, de pelagem amarelo-dourado com pintas escuras, habita diversas regiões das Américas do Norte, Central e do Sul, principalmente as florest
as.

É um animal arisco que costuma sair á noite para caçar e se alimentar, vê-lo durante o dia é muito difícil.   Estar próximo de uma jaguatirica é muito raro, só mesmo num zoológico!!!!

As características principais da jaguatirica são algumas listras no pescoço e perto da barriga e suas orelhas, olhos e focinho são mais parecidos com os de um gato doméstico.

Uma das principais causas da extinção da jaguatirica é a caça e a destruição de seu habitat que veem reduzindo a população desse animal, principalmente fora da Amazônia.

Pois este animal foi encontrado em Três de Maio, mas infelizmente foi atropelado e morreu.