24 janeiro 2011

Mulher morre carbonizada em incêndio em Santa Rosa

Mulher morre carbonizada em incêndio em 
Santa Rosa
Uma mulher morreu carbonizada no início da tarde desta segunda-feira em Santa Rosa, no Noroeste do Estado. Ela estava numa residência dentro do Estádio Carlos Denardim. Segundo o Corpo de Bombeiros do município, na residência moravam o zelador do estádio e sua esposa, Maria Verlane de Miranda, de 46 anos, que estava na casa no momento do incêndio e é a suposta vítima.
A moradia foi quase totalmente consumida pelas chamas. Conforme o delegado de Polícia Marcio Steffens, o resultado da perícia irá confirmar a identidade da vítima. Há suspeitas de que o incêndio tenha sido proposital, já que foi encontrada gasolina no local. 
A primeira perícia foi feita por uma equipe de Santo Ângelo. Outra equipe se deslocou de Porto Alegre e deve chegar amanhã na cidade, a fim de apurar as causas do incêndio. 

Cão salva comerciante de ladrões em Garibaldi

Max pulou sobre o ladrão armado
Max, um cão da raça boxer, é o herói do momento em Garibaldi. Para proteger o dono durante um assalto, o bicho brigou com um ladrão armado e levou dois tiros. O animal sobreviveu. O criminoso e outro comparsa fugiram sem roubar nada.
O caso aconteceu por volta das 22h45min de domingo na Rua Flores da Cunha, no centro da cidade. O comerciante Osmar Persico, 47 anos, havia estacionado sua caminhonete perto de casa, em frente a um terreno onde costuma deixar o cão. Logo após ter largado o bicho, o comerciante fechou um portão de acesso ao terreno.
Nesse momento, dois homens se aproximaram e exigiram a chave da caminhonete. Enquanto um dos ladrões foi até a cabine do veículo, o outro puxou um revólver para ameaçar o comerciante. Nessa hora, Persico aproveitou para reagir e empurrou o ladrão armado contra o chão. O criminoso revidou com um tiro. A bala atingiu de raspão a testa do comerciante.
— Fiquei meio tonto, mas consegui abrir o portão e gritar: pega eles, Max — conta Persico.
Imediatamente, o cão pulou sobre o ladrão armado. Desesperado, o criminoso tentou fugir se arrastando pela calçada, enquanto recebia mordidas. Cerca de 10 metros adiante, o assaltante atirou na pata direita de Max. Mesmo ferido, o bicho continuou atacando.
— Ele (ladrão) deu mais um tiro. Daí o Max fraquejou e veio gemendo em minha direção. O ladrão fugiu. Nem vi para onde foi o outro (assaltante) — descreve Persico.
O comerciante foi medicado no Hospital São Pedro. Atendido por um veterinário, o cão recebeu curativos e voltou para casa na tarde desta segunda-feira.
— Se não tivesse meu cão por perto, eles iriam me matar. É meu herói — emociona-se o comerciante.

Prefeito de Três de Maio está insatisfeito com atendimento do SAMU no município

Prefeito de Três de Maio está insatisfeito
com os serviços prestados pelo SAMU
Em entrevista a Rádio Colonial, Olívio Casali revelou que é o grande número de reclamações por parte da população e que o serviço de emergência tem deixado a desejar.
A prefeitura investe mensalmente cerca de R$ 8 mil reais para manter a ambulância do SAMU no município. No entanto, muitas vezes as pessoas não obtêm o atendimento imediato e têm que chamar o Corpo de Bombeiros. 
O prefeito disse que vai avaliar melhor a situação para saber se, realmente, vale a pena manter o SAMU: "Vamos avaliar se é interessante para o município manter esse atendimento". afirmou.
O programa Salvar/Samu é o atendimento móvel criado para urgências e emergências com plantão permanente 24 horas, pelo telefone 192. O custo é dividido entre União (50%), Estado (25%) e municípios (25%).
O que é o SAMU? 
O SAMU 192 faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências, de 2003, e ajuda a organizar o atendimento na rede pública prestando socorro à população em casos de emergência.
Com o SAMU 192, o governo federal está reduzindo o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população. 
Como funciona o atendimento? 
O SAMU realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, contando com as Centrais de Regulação , profissionais e veículos de salvamento.
As Centrais de Regulação tem um papel indispensável para o resultado positivo do atendimento; sendo o socorro feito após chamada gratuita, para o telefone 192. A ligação é atendida por técnicos que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações.
Esse mesmo médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente: orienta a pessoa a procurar um posto de saúde; designa uma ambulância de suporte básico de vida, com auxiliar de enfermagem e socorrista para o atendimento no local; ou, de acordo com a gravidade do caso, envia uma UTI móvel, com médico e enfermeiro. Com poder de autoridade sanitária, o médico regulador comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos e, dessa maneira, reserva leitos para que o atendimento de urgência tenha continuidade.

Ijuí tem o primeiro caso de dengue de 2011

Paciente chegou na cidade após

contrair a doença no Pará

A secretaria municipal de Saúde de Ijuí confirmou, nesta segunda-feira, o primeiro caso de dengue na cidade. Conforme a assessoria do órgão, trata-se de um caso "importado" da doença, já que uma mulher do Pará já chegou infectada no município
“A comunidade deve ficar tranquila porque o caso não é de Ijuí. A paciente apresentou os sintomas um dia antes de viajar para o Rio Grande do Sul”, garantiu o secretário de Saúde Claudiomiro Pezzetta, em comunicado oficial.
De acordo com informações do secretário, a mulher tem familiares morando na cidade e estava aproveitando um período de férias para fazer uma visita. “Demos toda a assistência necessária, inclusive fizemos o bloqueio das áreas nas quais a paraense esteve”, explicou Pezzetta, ressaltando que nenhuma outra pessoa que teve contato com a mulher apresenta os sintomas da dengue. 
A prefeitura de Ijuí já divulgou que nove casos suspeitos da doença foram notificados em janeiro. A Secretaria da Saúde aguarda o resultado do exame sorológico. No início do mês, em Porto Alegre, a prefeitura promoveu ação preventiva, após a confirmação de outro caso importado a doença.

Preso acusado de estuprar bebê de 5 meses em Ijuí


Local onde o acusado foi localizado pela 
BM / Foto: Brigada Militar
José Rui dos Santos, 47 anos, principal suspeito de ter estuprado a própria filha de cinco meses de idade foi preso na tarde deste domingo, 23 de janeiro, no interior do município de Ijuí. Sua prisão preventiva foi decretada no último dia 19.
Segundo informações preliminares, uma denúncia levou os policiais a uma casa abandonada na Linha 8 Leste, no Povoado de Santana. Segundo os policiais, José não teria resistido a prisão.
Após sua prisão, ele foi encaminhado ao Hospital de Caridade de Ijuí, para fazer exame de “corpo de delito” e foi encaminhado diretamente para a Penitenciária Modulada de Ijuí.
Segundo ainda os policiais, José Rui dos Santos nega ter estuprado a filha e que vai provar na Justiça sua inocência. Ele ainda disse aos policiais que fugiu e se escondeu porque temia a reação da população.

Ex-ministro Cassel está entre os novos diretores do Banrisul

Guilherme Cassel (4º da esq. para a dir.)
 será o diretor de crédito do banco
O novo presidente do Banrisul, Túlio Zamin, anunciou nesta manhã os novos nomes da diretoria da instituição, durante coletiva. Um dos integrantes é o ex-ministro do Desenvolvimento Agrário do governo Lula, Guilherme Cassel, que ocupará a diretoria de Crédito. O vice-presidente do banco é o ex-presidente da Famurs, Flávio Lammel.
A partir de agora, os indicados precisam ser submetido agora à aporvação da Assembleia e também do Banco Central. A expectativa é de que todo o processo esteja concluído no final de fevereiro.
Conforme Zamin, a equipe escolhida para dirigir o banco tem como característica especial a qualificação técnica.
_ Além do víés técnico, as indicações políticas também são respaldadas pela experiência dos integrantes _ afirmou o presidente.
Como a equipe ainda não tomou posse, Zamin evitou antecipar qualquer medida a ser tomada pelo banco, mas reforçou como prioridades a melhoria no atendimento e a intenção de ampliar os recursos para o setor imobiliário.
A respeito de crédito para os produtores rurais atingidos pela seca, Cassel disse que o banco está fazendo um diagnóstico da situação e que pretende anunciar medidas quando tomar posse.
Confira os nomes que compõe a nova diretoria do Banrisul: (*) 
Presidente - Túlio Zamin
Vice-presidente - Flávio Lammel
Diretor de Crédito - Guilherme Cassel
Diretor Operacional e de Atendimento - Ivandre Medeiros
Diretor Financeiro e de Relação com Investidores - João Emílio Gazzana
Diretor de Controle e Risco - Luiz Carlos Morlin
Diretor Comercial - Jone Pfeiff
Diretor de Administração de Recursos de Terceiros - Julimar Roberto Rota
(*) A equipe ainda necessita de aprovação da Assembleia Legislativa e Banco Central

Grêmio anuncia saída de Jonas para o futebol espanhol

Grêmio anuncia saída de Jonas para o
futebol espanhol 
O atacante Jonas está fora do Grêmio. O anúncio foi feito pelo vice de futebol do Tricolor, Antônio Vicente Martins, no começo da tarde desta segunda-feira, durante entrevista coletiva, no estádio Olímpico. O artilheiro do Campeonato Brasileiro de 2010 deixou o clube gaúcho apenas pelo valor da multa rescisória, que é de 1,25 milhão de euros, para assinar com o Valencia, da Espanha.
"Lamentavelmente, estou aqui para comunicar que o Jonas está se desligando do Grêmio. Ele nos comunicou a sua decisão na noite de ontem e, em respeito a imprensa e a torcida, estou aqui para fazer esse anúncio formal", disse Martins durante a entrevista.
O dirigente culpou a direção anterior, de Duda Kroeff, pelo baixo valor da multa rescisória, que culminou na saída do atacante. "Em março do ano passado, os então dirigentes do Grêmio negociaram a renovação do contrato até dezembro de 2011. Em troca da extensão do contrato, houve alteração no valor da cláusula rescisória para um valor extremamente baixo para o mercado nacional e absurdamente baixo para o mercado do exterior", criticou.
Vicente negou, entretanto, que esteja fazendo uma crítica pessoal ao ex-presidente e a Luís Onofre Meira. "Eu estou criticando um contrato feito com valores extremamente baixos. O Jonas já tinha tido um bom desempenho no Campeonato Brasileiro de 2009 e essa cláusula de rescisão deixou o clube a mercê. Era como uma bomba relógio que estava prestes a explodir. Não é uma critica pessoal, é o Grêmio que tem que aprender", afirmou.
O vice de futebol garantiu que o Tricolor fez propostas para que o atleta ficasse no estádio Olímpico pelo menos até o final da Libertadores, mas o Valencia não aceitou. O dirigente também eximiu Jonas de culpa por sua saída inesperada. "O Jonas foi correto em todo o processo. Ele optou por um desafio profissional diferente."
Depois de terminar o Campeonato Brasileiro em lua de mel com torcida gremista, Jonas passou a negociar a renovação do seu contrato com o Grêmio. Na última sexta-feira, no entanto, o jogador deu demonstração de que algo não estava bem ao xingar a torcida durante a partida contra o São José, válida pela quarta rodada do Campeonato Gaúcho.
Sobre o episódio, Vicente falou: "Hoje vocês entendem a reação do Jonas, que foi a reação de alguém que está sob alto stress. De alguém que estava definindo o seu futuro profissional. Foi despropositada para aquele momento, mas se justifica pela ansiedade”, finalizou.

Governador Tarso Genro sanciona lei que anistia 45 mil famílias de pequenos produtores

Tarso sancionou anistia para 45 mil
familia de pequenos agricultores
O governador Tarso Genro, em sua primeira viagem ao interior gaúcho como chefe do Executivo sancionou, neste sábado (22), em Ronda Alta, no norte do Estado, a lei que anistia dívidas de pequenos agricultores. O ato ocorrido no Salão Paroquial do município, que será uma das cidades com o maior número de beneficados, reuniu mais de mil trabalhadores do campo. 
"Esse projeto só foi possível devido a uma bela movimentação política que envolveu todo o Rio Grande. A Fetraf, a Fetag e a Via Campesina superaram as suas divergências e pressionaram, de maneira legítima, todos os envolvidos. Graças isso, hoje podemos anistiar as dívidas de 45 mil famílias de pequenos agricultores gaúchos", ressaltou Tarso. 
O projeto, aprovado na Assembleia Legislativa, no dia 11 deste mês, atende famílias de agricultores assentados da reforma agrária, pescadores, beneficiários dos programas de crédito do Feaper, do Funterra e do Fundo Pró-Rural/RS. Em sua grande maioria, os débitos são de valor inferior a R$ 3 mil. 
Presente ao evento, o presidente da Assembleia Legislativa, Giovani Cherini, ressaltou a importância da realização do ato no interior gaúcho. "O governador poderia ter sancionado o projeto no Palácio Piratini, mas não. Tarso Genro veio ao município de Ronda Alta, dando uma grande demonstração que este governo estará sempre ao lado do povo", destacou. 
Participaram da solenidade o secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, os deputados Dionilso Marcon, Elvino Bonh Gass, Gilmar Sossela, Altemir Tortelli e Edegar Pretto, prefeitos e vice-prefeitos da região e lideranças do MST, Fetraf, Fetag e Via Campesina. 
No próximo sábado, o governador também estará fora da Capital. Tarso fará a primeira interiorização de sua gestão. Uma parte da estrutura do Executivo será instalada no município de Piratini, na região Sul do Estado.

Estradas no interior de Alegria estão em péssimas condições

Localidade de Restinga Seca-Alegria
Transitar com automóvel no interior do município de Alegria, não é uma tarefa muito fácil. Em alguns lugares, a situação é muito preocupante e arriscada, pelo longo tempo sem receber reparos de conservação das estradas, o capim elefante e os inços tem deixado as mesmas mais estreitas, e o agravante são os buracos e as cabeças de pedras, que podem tranquilamente ocasionar problemas e até mesmo acidentes.
Exemplos, são, a estrada que liga Alegria com Três de Maio (foto),  a diferença pode ser notada ao cruzar a ponte do rio Buricá na divisa dos dois municípios, no lado de Três de Maio a estrada foi toda patrolada e está em ótimas condições, mas do outro lado são visíveis os problemas, igualmente na divisa de São José do Inhacorá com Alegria, são muito notáveis as diferenças de qualidade para o rolamento de veículos.   

Herdeiros políticos assumem cadeiras na Assembleia

Neta de Brizola, Juliana deixa a Câmara 
para ocupar cadeira na Assembleia 
Em uma semana, com o início da 53ª Legislatura, a Assembleia Legislativa gaúcha renovará 40% de seus integrantes. Porém, uma prática segue sem se renovar: a tradição da herança política. Dos 55 deputados eleitos, oito são familiares de figuras expressivas da política rio-grandense. Em alguns casos, os herdeiros são os mais votados de seus partidos.
A prática, antiga, não é exclusividade do Rio Grande do Sul ou do Brasil e permeia todos os grandes partidos. No Legislativo gaúcho, Edegar Pretto e Miriam Marroni, do PT; Maria Helena Sartori e Marcio Biolchi, do PMDB; Silvana Covatti, do PP; Juliana Brizola, do PDT; Marcelo Moraes, do PTB, e Lucas Redecker, do PSDB, são filhos, esposas ou neta de políticos conhecidos. Todos pertencem às mesmas legendas que seus "padrinhos".
Entre as representantes do sexo feminino, apenas Juliana não é esposa de político. A neta de Leonel Brizola seguiu os passos do avô e começou a carreira como vereadora em Porto Alegre. Agora, deixa a Câmara para, como a mais votada do PDT (61.305 votos), ocupar uma cadeira na Assembleia. Maria Helena Sartori, Silvana Covatti e Miriam Marroni são esposas, respectivamente, do prefeito de Caxias do Sul, José Ivo Sartori, e dos deputados federais Vilson Covatti e Fernando Marroni. Não estão em primeiro mandato. Silvana está se reelegendo como a mais votada do PP (85.604 votos) depois de fazer dobradinha com o marido na campanha. Maria Helena fez a primeira tentativa em 2002 e, como suplente, acabou assumindo uma vaga. Tentou outra eleição em 2006, mas não obteve sucesso. Esta é a primeira vez que se elege de fato. Miriam ficou na suplência em 2002, e ocupou uma vaga entre 2005 e 2006. Agora, estava em quarto mandato como vereadora em Pelotas.
Márcio Biolchi, filho do ex-deputado Osvaldo Biolchi, também não é estreante. Começou a carreira cedo, como vereador em Carazinho, e conquistou o primeiro mandato na Assembleia em 2002. Em 2008, passou a integrar o secretariado do governo da tucana Yeda Crusius.
Entre os herdeiros, além de Juliana, são estreantes no Parlamento gaúcho Edegar, Marcelo e Lucas. Os três capitanearam votos dos pais. Marcelo, vereador em Santa Cruz do Sul, é filho do deputado federal Sérgio Moraes e da prefeita da cidade, Kelly Moraes, também do PTB.
Edegar e Lucas chegam ao Parlamento prometendo dar continuidade ao trabalho de seus pais, os ex-deputados federais Adão Pretto (PT) e Júlio Redecker (PSDB), ambos já falecidos. Edegar foi o mais votado do PT (69.233 votos) com as mesmas bandeiras do pai em defesa dos agricultores familiares e da reforma agrária. Mas já conhecia os trâmites da política. Nas últimas três legislaturas, foi chefe de gabinete na Assembleia do deputado Dionilso Marcon (PT).
Lucas (69.043 votos) foi o mais votado do PSDB. Antes de se eleger foi candidato a prefeito e vice-prefeito de Novo Hamburgo, assessor do gabinete da ex-governadora Yeda Crusius e da bancada tucana na Assembleia.

Construção de barragens irá atingir 19 municípios na região

Foto: Eletrobrás, divulgação
Devem ser concluídos em dois anos os estudos de engenharia e ambientais do projeto das barragens Garabi e Panambi, que serão construídas nos municípios de Garruchos e Alecrim. O edital para a contratação da empresa que fará os estudos foi lançado pela Ebisa, estatal argentina de energia elétrica, parceira da Eletrobrás no projeto.
As duas usinas terão capacidade total de 2.200 Mw, a um custo inicialmente estimado em 5,2 bilhões de dólares.
De acordo com o presidente da Fundação Pró-Construção da Ponte Internacional Alba Posse – Porto Mauá, Airton Bertol da Silva, a barragem em nossa região será construída no km 1.016 do rio Uruguai, no município de Alecrim, a 10 quilômetros de Porto Vera Cruz.
- A partir do estudo, a Eletrobrás considerou os projetos economicamente viáveis e lançou o edital para contratação de empresas especializadas para fazer os estudos finais de engenharia e impactos ambientais, para a futura construção da barragem- acrescenta Airton.
A estimativa inicial é que, entre o início dos estudos e a conclusão das obras, sejam necessários seis anos. Neste período, as obras devem gerar 40 mil postos de trabalho, entre empregos diretos e indiretos, segundo o consórcio responsável pelos estudos, formado pela empresa brasileira CNEC e pelas argentinas Esin e Proa.
O projeto da barragem do AHE Panambi localiza-se nos municípios de Alecrim, no Rio Grande do Sul, e de Panambi,na província argentina de Misiones. No Brasil, o reservatório ocupará terras nos municípios de Alecrim, Dr. Mauricio Cardoso, Novo Machado, Porto Mauá, Santo Cristo, Tucunduva, Tuparendi, Crissiumal, Derrubadas, Esperança do Sul e Tiradentes do Sul. Na Argentina, ocupará parte dos Departamentos de 25 de Mayo, Oberá e Guaraní em Misiones. Estima-se que a população afetada será de 1.300 pessoas na área urbana e cerca de 5.400 pessoas na área rural.
O projeto da barragem do AHE Garabi localiza-se nos dois municípios de Garruchos, um no Rio Grande do Sul, outro na província argentina de Corrientes. No Brasil, o reservatório ocupará terras nos municípios de Garruchos, Santo Antonio dasMissões, São Nicolau, Pirapó, Roque Gonzales, Porto Vera Cruz, Porto Lucena e Porto Xavier. Na Argentina, ocupará terras dos Departamentos Apóstoles, Concepción e San Javier, em Misiones, e do Departamento Santo Tomé, em Corrientes. Estima-se que a população a ser afetada será de 2.100 pessoas na área urbana e de 3.800 pessoas na área rural. Uma diminuição de cerca de 45% em relação ao projeto anterior, realizado na década de 70.

Diferente da estiagem no Sul, lavouras no norte do RS são beneficiadas pelas chuvas

Dallanora estima produtividade média de 3
mil quilos por hectare, repetindo desempenho
 do ano passado
— Se a gente pedisse a Deus, a chuva não cairia tão na medida — brinca sorridente o produtor Celso Dallanora, 58 anos, mergulhado quase até a cintura nos altos pés de soja espalhados pelos 50 hectares da propriedade no interior de Tapera, no Norte gaúcho.
Enquanto na Metade Sul a estiagem avança, o prejuízo cresce e o rebanho encolhe, na Metade Norte a chuva acima da média e a boa produtividade consolidam no Estado uma safra de contrastes.
A produção de soja no Norte é considerada tão boa como a do ano passado, uma das melhores de todos os tempos. Na região de Passo Fundo, que abrange 70 municípios e 20% da produção do grão no Estado, a Emater prevê colheita de aproximadamente 2,4 milhões de toneladas. No caso de Dallanora, a estimativa é repetir o rendimento médio obtido em 2010 que alcançou 3 mil quilos por hectare.
— O clima será primordial até meados de março, mas os resultados atuais confirmam a tendência de uma safra muito boa e lucrativa — explica Cláudio Dóro, assistente técnico de culturas da Emater.
O mocinho do Norte é também o vilão do Sul: o clima. A escassez de chuva na Metade Sul implica quebras nas lavouras e há risco de que metade da soja plantada seja perdida. Apesar disso, o complexo portuário da Termasa-Tegrasa, responsável por movimentar 70% da soja gaúcha, mantém o otimismo.

Com gol de pênalti, misto gremista supera o Canoas pelo Gauchão

Viçosa comemora o gol de pênalti
O mistão tricolor arrancou uma vitória por 1 a 0 do Canoas, em um jogo abafado e disputado neste domingo, pelo Gauchão 2011. Na quarta partida do Grêmio na competição, os reservas foram auxiliados pela presença de Victor, Lúcio e Adilson na equipe. O confronto foi decidido na cobrança de pênalti de Junior Viçosa, aos 40 minutos do primeiro tempo.
Com o resultado, o grupo do técnico Renato chega aos 8 pontos do Grupo 2 e à segunda vitória consecutiva. No último jogo, os titulares venceram o São José de virada, por 2 a 1, com dois de Jonas. Já o Canoas, que questiona a arbitragem de Vinícius da Costa, se mantém na parte de baixo do Grupo 1, com três pontos e apenas uma vitória na competição.
O jogo deste domingo serviu como último teste para os jovens do Grêmio. Na próxima quarta, o Tricolor encara, no Uruguai, seu primeiro compromisso na Libertadores de 2011, contra o Liverpool.