24 janeiro 2011

Prefeito de Três de Maio está insatisfeito com atendimento do SAMU no município

Prefeito de Três de Maio está insatisfeito
com os serviços prestados pelo SAMU
Em entrevista a Rádio Colonial, Olívio Casali revelou que é o grande número de reclamações por parte da população e que o serviço de emergência tem deixado a desejar.
A prefeitura investe mensalmente cerca de R$ 8 mil reais para manter a ambulância do SAMU no município. No entanto, muitas vezes as pessoas não obtêm o atendimento imediato e têm que chamar o Corpo de Bombeiros. 
O prefeito disse que vai avaliar melhor a situação para saber se, realmente, vale a pena manter o SAMU: "Vamos avaliar se é interessante para o município manter esse atendimento". afirmou.
O programa Salvar/Samu é o atendimento móvel criado para urgências e emergências com plantão permanente 24 horas, pelo telefone 192. O custo é dividido entre União (50%), Estado (25%) e municípios (25%).
O que é o SAMU? 
O SAMU 192 faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências, de 2003, e ajuda a organizar o atendimento na rede pública prestando socorro à população em casos de emergência.
Com o SAMU 192, o governo federal está reduzindo o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população. 
Como funciona o atendimento? 
O SAMU realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, contando com as Centrais de Regulação , profissionais e veículos de salvamento.
As Centrais de Regulação tem um papel indispensável para o resultado positivo do atendimento; sendo o socorro feito após chamada gratuita, para o telefone 192. A ligação é atendida por técnicos que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações.
Esse mesmo médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente: orienta a pessoa a procurar um posto de saúde; designa uma ambulância de suporte básico de vida, com auxiliar de enfermagem e socorrista para o atendimento no local; ou, de acordo com a gravidade do caso, envia uma UTI móvel, com médico e enfermeiro. Com poder de autoridade sanitária, o médico regulador comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos e, dessa maneira, reserva leitos para que o atendimento de urgência tenha continuidade.