02 agosto 2009

Inauguração do Memorial Casa João Goulart é cancelada

A inauguração do Memorial Casa João Goulart, em São Borja, programada para o próximo dia 6 de agosto, foi cancelada por conta do avanço da gripe A. Para conter a epidemia, o município decretou estado de emergência e recomendou que eventos públicos fossem cancelados, na última quarta-feira, dia 29 de julho.
A decisão de adiar a inauguração, tomada pelas instituições parceiras do projeto Memorial Casa João Goulart, visa preservar a comunidade, autoridades e demais convidados. A nova data será divulgada assim que a cidade apresente condições adequadas para a realização de um evento de tal porte, evitando riscos para a saúde dos participantes.
Sobre o Memorial:
O Memorial Casa João Goulart é resultado de um projeto patrocinado pela AES Sul – Distribuidora Gaúcha de Energia e financiado pela Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul (SEDAC), através do sistema Lei de Incentivo à Cultura (LIC). O projeto promoveu a restauração da casa que pertenceu à família Goulart em São Borja. O imóvel foi construído em 1927, tombado como patrimônio histórico pela SEDAC em 1994 e, posteriormente, doado pela família de Jango à Prefeitura de São Borja. As obras de restauro iniciaram em junho de 2008 e foram concluídas em julho deste ano.
O memorial será formado por salas de exposição compostas por painéis com textos e imagens, sala de vídeo, vitrines de documentos e reconstituição de ambientes através do restauro do mobiliário original existente no local. O acervo exposto resulta de doação ou cedência de familiares, amigos, conterrâneos, admiradores do ex-presidente e do Instituto João Goulart.
Além do memorial, a casa restaurada irá abrigar uma seccional do Instituto João Goulart (de Brasília/DF), o escritório da Associação de Amigos do Memorial João Goulart, os escritórios do departamento de Assuntos Culturais da Prefeitura de São Borja, uma sala para exposição de produtos artesanais feitos na região (sob chancela da EMATER/RS), loja e uma cafeteria que atenderá os visitantes.
O espaço é situado na Avenida Presidente Vargas, onde também está localizada a casa do ex-presidente Getúlio Vargas, compondo o chamado Corredor Cultural de São Borja, que atualmente recebe cerca de 10 mil turistas por ano. O projeto recebe apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Rio Grande do Sul (IPHAE), da Prefeitura de São Borja, do Instituto João Goulart e da Emater/RS.