11 junho 2011

Tachões ainda não foram retirados das ruas de Santa Rosa

Everson Dornelles, RBS TV Santa Rosa
A prefeitura de Santa Rosa deve iniciar nos próximos dias a retirada dos tachões nas ruas da cidade. Há um ano e meio, o CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito proibiu a colocação deste tipo de redutor de velocidade.
A proibição ocorreu em função dos danos causados aos veículos.
- É péssimo, só pra dar problema, estragar a suspensão dos carros – comenta o engenheiro civil José Antônio da Silveira.
Mesmo depois de mais de um ano da determinação do CONTRAN, a administração municipal ainda não fez a retiradas. Assunto que preocupa o Conselho Municipal de Trânsito.
- Temos uma legislação municipal que prevê a retirada dos tachões e vamos pautar o assunto na próxima reunião do Conselho para sugerirmos ao prefeito, o cumprimento da Legislação – destaca o presidente do Conselho, Darci Alberto Petrazini.
O Secretário de Mobilidade Urbana, Ramão Moreira dá previsão para o município se adequar à lei.
- Nós, a partir da resolução, não colocamos mais tachões. E a partir de então, gradativamente, nós vamos começar a retirada dos tachões, principalmente aqueles próximos das rotatórias – afirma.
Conforme o Secretário, a retirada dos tachões faz parte do Plano de Mobilidade Urbana, que depois de quase dois anos começa a sair do papel. As primeiras modificações no trânsito de Santa Rosa devem iniciar nos próximos meses.
A primeira ação será a colocação de uma sinaleira no cruzamento das avenidas Santa Rosa e América. Outra é a alteração em alguns sentidos na rótula do Hospital Dom Bosco.

Quadrilha que utilizava BMW para entregas é desarticulada em Erechim

Quadrilha que utilizava BMW para entregas
é desarticulada em Erechim 
Cerca de 15kg de maconha foram aprendidos na operação BMW, desencadeada na noite de sexta-feira pela Delegacia de Polícia de Erechim, que investiga há três meses uma quadrilha responsável pelo tráfico de drogas no município. O esquema tinha até um serviço de tele-entrega de luxo com uma BMW sendo usada para atender aos pedidos dos clientes de alto poder aquisitivo.
Crédito: Divulgação / Polícia Civil

Na ação, um universitário, 26 anos, que, segundo a Polícia Civil, seria de uma família de classe média alta, foi preso em flagrante no bairro Bela Vista, na zona nobre da cidade. Para surpresa dos agentes, ele embalava 2,1kg de maconha em seu quarto. Houve ainda a apreensão de 18g de cocaína, além de dinheiro e telefones celulares.
Na continuidade da operação, que mobilizou 18 agentes, em quatro viaturas, sob o comando do delegado Gerson Cazedine Fraga, outro suspeito de tráfico, de 28 anos, foi preso no bairro São Cristóvão. Ele seria responsável por fornecer a droga ao universitário, que havia sido detido antes, e portava 12,9kg de maconha. As investigações da DP de Erechim vão prosseguir para desarticular toda a quadrilha.

RS confirma quinto caso de Gripe A

Paciente é um menino de seis anos internado em São Gabriel

A Secretaria Estadual da Saúde confirmou, na tarde desta sexta-feira, o quinto caso de Gripe A no Rio Grande do Sul. Até agora, são 88 notificações, das quais 83 foram descartadas em laboratório. Dois pacientes morreram da doença e outros três já não correm risco de vida. A doença foi registrada em Bagé, Três Passos, Camaquã e São Gabriel. Os números foram fornecidos pela chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Marilina Bercini.
Foi em São Gabriel que ocorreu o último registro, atestado na tarde desta sexta-feira. Um menino de seis anos teve o diagnóstico confirmado, nas últimas horas. Ele segue internado, mas com boa evolução no quadro de saúde. No mesmo município, uma gestante de 21 anos recebeu alta da Santa Casa de Caridade, pela manhã.
Ela recebeu tratamento com a medicação Tamiflu, indicada para casos de gripe A, e já está recuperada. Segundo o secretário de Saúde do município, Paulo Fernando Forgiarini, a gestação, que está no quinto mês, não foi afetada pelo H1N1. O terceiro sobrevivente da gripe A no RS, um bebê de um ano, morador de Camaquã, teve alta, na Santa Casa de Porto Alegre, ainda no domingo.
Na noite de quinta, foi sepultado no Cemitério da Santa Casa de Caridade de Bagé, o idoso Hipólito Fontoura Moreira, de 71 anos, vítima da Gripe A, que morreu pela manhã. Na quarta-feira, a Secretaria Estadual da Saúde confirmou a primeira morte. Terezinha Rita Romani, 48 anos, foi sepultada na terça, em Anta Gorda. Ela morreu na segunda-feira, em Três Passos, no Noroeste gaúcho, município distante mais de 300 km da cidade em que vivia. Foi o único local em que ela conseguiu leito de UTI.

Boato causa medo e suspende aulas em São Nicolau

Com medo, pais de alunos registraram a ocorrência da delegacia
Rafael Ristow, RBS TV Santo Ângelo
Voltaram ao normal as aulas na Escola Estadual Maria Seggiaro Hoffmann, em São Nicolau. Os 240 estudantes do turno da tarde foram dispensados nesta quinta-feira, 09, depois de boatos de uma possível chacina no colégio.
Em frente à delegacia de São Nicolau, alguns pais de alunos se reuniram para registrar ocorrência. A preocupação surgiu com um boato do possível crime que estaria sendo planejado por um adolescente de 15 anos, ex-aluno do colégio.
_Ouvi dizer que ele teria comentado sobre fazer o mesmo que aconteceu no Rio de Janeiro, matar mais de 50 pessoas_conta Jacondo Fiorin Brandão, pai de aluno.
Na escola, a festa junina foi cancelada e os alunos foram liberados na tarde desta quinta-feira. O adolescente acusado já tem passagens pela polícia por furto e ameaça e teria agredido uma professora há quatro anos.
A direção informou que também registrou ocorrência sobre o fato depois de receber ligações de pais preocupados com os boatos. Na delegacia, o rapaz foi ouvido e negou tudo.
O delegado que responde pela Polícia Civil de São Nicolau informou que, como não há provas e nada ocorreu, não pode ser feito o flagrante. Mesmo assim, o caso será encaminhado à Promotoria de Justiça para avaliar se é necessário tratamento médico para o adolescente.
_Exigimos que a Coordenadoria de Educação tome providências para termos um guarda na escola e para que seja construído um muro ao redor do colégio_diz Sandra Cardoso da Silva, mãe de aluno.
As aulas foram retomadas nesta quinta-feira à noite. A 32ª Coordenadoria Regional de Educação informou que nestas sexta e segunda-feira um policial militar acompanhará a entrada, a saída e o recreio dos alunos nos três turnos. Na próxima semana, o Coordenador Regional de Educação terá uma audiência com o Comando da Brigada Militar para efetivar o policiamento na escola.

Prefeito de Tuparendi envolve-se em acidente

Por Cesar Silva RBS Santa Rosa
Por volta das 9h30min desta sexta-feira, o prefeito de Tuparendi, Olavo Pavlak, envolveu-se em um acidente na RSC 472, em Santa Rosa.

Ele conduzia um veículo da administração municipal e foi atingido por uma caminhonete F – 1000, que entrou na rodovia. O carro da prefeitura teve danos de grande monta. O prefeito e o condutor da caminhonete não se feriram.

Recém-nascido abandonado foi salvo graças a latido de cadela, diz idosa

O casal de idosos que encontrou o recém-nascido na noite de quinta (9), considerada a mais gelada do ano, disse que sconseguiu perceber o bebê porque a cadelinha da família latiu muito alto ao perceber o choro. "A sorte foi que o animal fez barulho para chamar a nossa atenção, foi o que salvou a vida dessa criança", afirmou o aposentada Lúcia Kroska.

O bebê recém-nascido foi deixado na frente de uma residência no bairro Uberaba, em Curitiba. De acordo com o Hospital do Trabalhador, a menina passa bem e está sendo chamada de 'Carol' pela equipe médica. De acordo com o médico Marcos Takimura, apesar da temperatura muito fria, a criança chegou no hospital com quadro de hipotermia considerado leve. "A agilidade com que ela foi atendido colaborou para que o quadro não se agravasse ainda mais", explicou.
A polícia recebeu uma denúncia sobre o abandono da criança, aproximadamente, às 22h. A viatura chegou ao local 15 minutos após a denúncia e, segundo os policiais que atenderam a ocorrência, o bebê “estava ficando roxinho”.