15 julho 2009

BM forma 997 crianças em programa de prevenção às drogas na Capital

Crianças de nove a 12 anos da 4ª série do Ensino Fundamental de diversas escolas estaduais e municipais da Zona Norte se formaram nesta quarta-feira no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Os encontros semanais, promovidos pelo 20º BPM, duraram um semestre, contemplando 997 alunos. A cerimônia de formatura foi realizada no SESC Protásio Alves.
No programa, são abordadas 10 lições sobre família, formas de violência e prevenção às drogas, segundo o sargento João Batista Bandeira, que trabalha há sete anos no projeto. No segundo semestre, haverá outra edição do curso. O Proerd é desenvolvido em todo o Brasil desde 2002.
Marciele Paim da Rosa se destacou entre os formandos por sua redação.
— Gostei muito do curso. Nós nos colocamos no lugar de personagens e decidimos o que fazer em seu lugar. Aprendi que o importante é não seguir os outros, e ter nossa própria decisão — afirmou a estudante de 10 anos.

Em 10 anos, país pode ser a quinta maior economia, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje, em reunião com executivos da General Motors (GM) do Brasil, que se o país mantiver seu ritmo de crescimento chegará em 10 anos ao posto de quinta maior economia do mundo.
— Se a gente continuar nesse ritmo eu não tenho dúvidas de que nos próximos 10 anos o Brasil será a quinta maior economia do mundo — disse o presidente.
A reunião de Lula com a GM foi fechada para a imprensa, mas o áudio do discurso do presidente foi disponibilizado no site da Presidência da República. Lula ponderou que o Brasil ainda não superou totalmente a crise.
— Não vamos ser ufanistas e achar que resolvemos tudo. O crédito ainda tem pendências e o spread ainda está alto.
No discurso a executivos da GM do Brasil, o presidente Lula disse que "é incomensurável o orgulho de ser brasileiro em um momento em que percebemos que as empresas no Brasil estão melhores do que suas matrizes nos países desenvolvidos".
A GM brasileira anunciou hoje investimentos de R$ 2 bilhões na fábrica de Gravataí (RS). A matriz norte-americana, por sua vez, concluiu recentemente um complexo programa de reestruturação. A reunião em Brasília contou com a presença da governadora Yeda Crusius.

Projeto Emancipar Tem Apresentação da Foto Social

Tendo por local as dependências da Capela Católica do bairro Promorar em Três de Maio, foi apresentado aos moradores das comunidades Lixinho, Cobrinha e Horta a foto social do Projeto Emancipar. A foto social segundo Luís Otávio Abreu, é um raio-X das carências e necessidades das comunidades.
Na oportunidade, Luís Otávio Abreu gestor do Programa Emancipar, fez a apresentação da foto social das comunidades e o levantamento das propostas feitas pelos moradores das mesmas. Marcaram presença no encontro Vilarim Melgarejo de Abreu, coordenador regional do projeto, o vereador Delmar Mébius, secretários, diretores municipais e moradores daquelas comunidades.
Na ocasião, foi nomeado o comitê gestor que irá trabalhar no programa e que tem como integrantes:
Coordenador regional do projeto - Vilarim Melgarejo de Abreu
Representante Municipal - Cristiano Massuda Grenzel
Representante do Senac - Maria Rejane Hammes
Representante das comunidades - Odair Lopes
O Projeto Emancipar tem por objetivo promover a emancipação de pessoas, famílias e comunidades socialmente vulneráveis por meio de ações, integrando diferentes secretarias e parceiros da iniciativa privada, a fim de eliminar a dependência a programas sociais de transferência de rendas.
Em Três de Maio, as iniciativas serão desenvolvidas em áreas como a educação profissional, habitação popular e acesso ao crédito e cidadania.
Foto: Marcos Roberto

Participantes do Curso de Capacitação para Pedreiras visitam canteiro de obras do novo Fórum

Nesta terça-feira, dia 14, as estudantes do Curso de Capacitação para Pedreiras, desenvolvido pela SETREM em conjunto com a Rede Parceria Social, realizaram nova visita técnica.
Na oportunidade foram ao canteiro de obras do novo Fórum de Três de Maio acompanhadas pela professora Carla Becker, sendo recepcionadas pelo engenheiro civil Leonardo Casali. O profissional expôs ao grupo sobre as dificuldades em iniciar uma obra. Detalhou sobre os passos iniciais a serem tomados e referiu acerca de pontos que devem ser observados, como: topografia, fundações, estruturas de uma edificação, etc..
Também na Setrem, encerrou, na última sexta-feira, dia 10, a primeira etapa do projeto ‘Auxiliar Administrativo: seu negócio mais dinâmico e eficiente’, desenvolvido pela SETREM em parceria com a Innova e o Centro de Educação Profissional São João Calábria.
Comemorou-se a ocasião com a entrega de certificados referentes as 20 horas/aula de informática básica (Windows, Word e Power Point) realizadas nos laboratórios do Campus SETREM. Ao projeto social foi incluso o Programa Inclusão Digital SETREM 2010, realizado há sete anos pela instituição e que objetiva a erradicação do analfabetismo tecnológico em nossa região
Para o coordenador do departamento de extensão da SETREM, Franz Roedel, o componente é imprescindível para aqueles que desejam ingressar no mercado de trabalho. “Hoje, a informática é pré-requisito para a maioria das vagas de emprego, principalmente, para os visam atuar como auxiliar administrativo. O computador e seus aplicativos são recursos básicos para o desenvolvimento de funções elementares dentro de um empreendimento.”
O curso de ‘Auxiliar Administrativo’ beneficia, gratuitamente, 50 estudantes da rede pública de ensino, com objetivo de promover o ingresso destes, que são desprovidos de recursos econômicos, ao mercado de trabalho. Ao todo oferece 320 horas/aula.

Ampliação da GM vai gerar novos negócios no Rio Grande do Sul

Nove anos depois de inaugurar uma unidade no Rio Grande do Sul, em ato histórico, a General Motors anuncia oficialmente nesta quarta, dia 15, o projeto de ampliação da fábrica em Gravataí, o maior já feito pela montadora no Estado. O anúncio vem com sabor especial para a montadora americana, que acaba de sair de uma concordata, e abre caminho para novos investimentos em solo gaúcho.
A partir do anúncio oficial da ampliação da General Motors em Gravataí, a expectativa avança para projetos que acompanharão a expansão. Com o acréscimo entre 100 mil e 145 mil carros ao ano aos atuais 250 mil, a montadora que brotou do solo gaúcho sob o codinome Arara Azul vai exigir mais alimento para alçar voos mais altos. Um dos projetos em estudo é a instalação de uma fábrica de vidros da Saint-Gobain para atender ao aumento de produção, além da expectativa sobre a produção de pneus.
Instalados no Complexo Industrial de Gravataí, os 16 sistemistas devem ser os maiores beneficiados potenciais com a ampliação – outros candidatos podem surgir a partir do detalhamento dos novos carros que sairão das linhas de montagem gaúcha. Vários subfornecedores terão aumento de encomendas, reforçando o polo automotivo do Estado. Além disso, antigos projetos ganham impulso para sair do papel.
– Essa ampliação põe o Estado em outro nível. Como praticamente dobra a produção e essa unidade da GM tem a medalha de ser uma das mais produtivas do mundo, o desenvolvimento dessa cadeia vai transmitindo a cultura de inovação, de produção enxuta – entusiasma-se Paulo Tigre, presidente da Federação das Indústrias do Estado (Fiergs).
Na avaliação do empresário, com o novo porte da GM no Estado será mais fácil de convencer ou motivar empreendedores para avaliar projetos em território gaúcho.
– É como dizem, todo o artista tem de ir aonde o povo está – brinca Tigre, dizendo que a postura dos gaúchos tem de ser a adotada pela Assembleia Legislativa ao aprovar por 49 a zero a Lei de Inovação.
Fabricante de vidros automotivos, a Saint-Gobain Sekurit tem um centro de serviços no site da GM em Gravataí, mas a produção fica em Mauá (SP). O diretor-geral da empresa, Manuel Corrêa, confirma o estudo para construção de outra unidade nos próximos cinco anos.
– Existe a possibilidade de uma segunda planta, e pensamos no Rio Grande do Sul. Além da GM, atenderíamos à Argentina e ao polo automotivo do Paraná – adianta Corrêa.
Outro projeto com grande possibilidade é uma fábrica de pneus, provavelmente da Pirelli, avalia Paulo Fernando Ely, superintendente do Instituto Gaúcho de Estudos Automotivos (Igea). A empresa não comenta.
– Uma fábrica de pneus é a bola da vez. Se a Pirelli não fizer, alguém vai. Mas para a Pirelli é mais lógico – pondera Ely.

SP registra segunda morte por causa da gripe A

A Secretaria da Saúde de São Paulo informou na noite desta terça-feira o segundo óbito de paciente infectado pelo vírus da influenza A (H1N1) no Estado. Com esse registro, sobe para quatro o número de mortes causadas pela gripe A no Brasil.
De acordo com o Hospital de Clínicas de Botucatu, que realizou o atendimento, o paciente, de 28 anos e do sexo masculino, passou a apresentar febre, dor de cabeça, náusea, vômito, tosse e congestão nasal no dia 1 de julho.
O governo afirma que ele procurou o serviço médico no dia 4 de julho, quando foi internado. No dia 7 de julho seu quadro clínico se agravou e foi necessária internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde faleceu três dias depois, na sexta-feira.
O hospital informou que, durante a internação, foram investigadas doenças como pneumonia bacteriana grave, hantavirose, leptospirose, influenza A e histoplasmose aguda.
De acordo com o governo paulista, a investigação inicial aponta que o paciente teve contato com argentinos e chilenos que estavam no Brasil.
A primeira ocorrência em São Paulo foi a morte de uma menina de 11 anos em Osasco.

Médicos britânicos anunciam cura de adolescente que vivia com dois corações

Médicos da Grã-Bretanha anunciaram a cura surpreendente de uma adolescente que, durante 11 anos, viveu com dois corações. Quando tinha apenas um ano, Hanna Clark passou por uma cirurgia de transplante de coração. Ela sofria de cardiomiopatia, doença que faz o coração dobrar de tamanho e parar de funcionar.
O que tornou esse caso inédito foi a decisão que os médicos britânicos tomaram durante a cirurgia, há 15 anos. Em vez de extrair o coração doente, eles decidiram deixá-lo na paciente, ''descansando'', bem ao lado do coração transplantado — que assumiu a tarefa de bombear o sangue.
Os médicos apostaram, que sem ter que trabalhar, o coração doente iria se recuperar. E foi exatamente isso o que aconteceu. Depois de mais de uma década, o coração transplantado foi retirado, e o original voltou a funcionar normalmente.
Para a medicina é uma grande conquista. Agora, já se sabe que a cardiomiopatia pode ter cura. Os cientistas já estão desenvolvendo um coração artificial para ser usado enquanto o órgão doente descansa. Até poder voltar a bater com força, como aconteceu com o coração de Hannah.
Nesta terça-feira, quatro anos depois da retirada do coração extra, a equipe médica deu alta definitiva à ex-doente.
Eles explicaram que, por muitos anos, Hannah viveu bem com os dois corações, mas começou a desenvolver problemas de saúde provocados pelos 17 remédios que ela tomava para evitar a rejeição do órgão transplantado. O jeito foi mesmo aposentar o coração doado.
"Nunca perdemos a esperança. Ganhamos nossa filha inteiramente de volta", disseram os pais.
Hannah, agora com 16 anos, diz que mal pode acreditar no resultado:
— Deu certo! Estou viva e livre do tratamento.
As informações são do Jornal Nacional.