27 dezembro 2010

Heinze recebe prêmio considerado o “Oscar do Meio Ambiente”

Veja as fotos da entrega do prêmio
A luta do deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS) para modificar o atual código florestal brasileiro e conciliar preservação ambiental com a produção de alimentos, foi reconhecida pelo Instituto Latino-Americano de Proteção Ambiental Borboleta Azul. O parlamentar recebeu, no último dia 16 de dezembro, em solenidade no Teatro São Pedro, em Porto Alegre, o prêmio Responsabilidade Ambiental, considerado o “Oscar do Meio Ambiente”.
A 6ª edição do evento foi promovida e organizada pelo Borboleta Azul, em parceria com a Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul e com a Associação Riograndense de Imprensa (ARI).
Heinze destacou que a homenagem demonstra o reconhecimento do seu trabalho como único deputado gaúcho a participar da Comissão Especial do Código Florestal Brasileiro e nas ações que envolvem a preservação ambiental com a sustentabilidade do setor produtivo brasileiro. “O troféu evidencia que estamos no caminho certo. Ele nos dá ânimo para continuarmos nessa luta para melhorarmos as condições de vida e de trabalho dos produtores rurais sem descuidar do meio ambiente”, garante.

Após 26 anos de separação, irmãs gêmeas se reencontram na noite de Natal

Irmãs se reencontraram no Jornal do Almoço
Pouco depois da meia noite do dia de Natal, a costureira Ingrid Schmidt, 26 anos, foi surpreendida por uma visita inesperada da Brigada Militar de Boa Vista do Buricá. Ela voltava de uma festa e recebeu o presente que mais esperava: a notícia de que haviam encontrado sua irmã gêmea, da qual foi separada na maternidade.
Ingrid pediu ajuda para conhecer a irmã em uma reportagem veiculada no Jornal do Almoço, da RBS TV, na sexta-feira. Quem uniu as duas foi o conselheiro tutelar da 1ª Região da Capital, Marcelo Bernardi, que foi procurado por Lizandra Amaral Dias, a irmã que estava desaparecida. A partir de então, Bernardi começou a buscar contatos que pudessem ser úteis na tentativa de localizar a outra mulher.
— Nós, do Conselho Tutelar, já temos alguma facilidade nesse tipo de tarefa, apesar de nesse caso não se tratar de uma criança, a gente trabalha com pessoas desaparecidas. E nesse caso, depois de contatos com a Brigada Militar, eu liguei para o Hospital de Boa Vista do Buricá para saber se havia registro de consultas da Ingrid — relatou.
A sorte foi fundamental para localizar a costureira na noite de Natal. Segundo o conselheiro tutelar, um funcionário do hospital conhecia Ingrid e informou o contato para a Brigada Militar, que foi até a casa dela.
Por telefone, Marcelo contou a Ingrid que havia conseguido o contato de Lizandra, a irmã desaparecida, que hoje vive em Porto Alegre.
À 1h da manhã do dia 25, as duas já trocavam mensagens pela internet, assustadas com a semelhança física.
— Eu quase não consigo falar e escrever, estou bem trêmula. Pelo que a gente está vendo, somos idênticas! — emocionou-se Ingrid.
— Estamos separadas desde o nascimento. Uma família me adotou e ela ficou mais três meses no hospital até ser adotada por outra família. É difícil de acreditar — completou Lizandra.
Para o conselheiro tutelar, o reencontro foi um "grande presente de Natal", tanto para as irmãs como para as demais pessoas envolvidas na busca:
— Nós não tínhamos porque esperar o amanhecer. Imagine que essas pessoas estavam separadas há 26 anos. A ideia era para que o contato ocorresse durante a noite mesmo — concluiu.
Nesta manhã, o Jornal do Almoço proporcionou o esperado reencontro das irmãs. Uma surpresa para Lizandra, que não sabia que a irmã viria de Boa Vista do Buricá para vê-la.

Dia de Campo de Milho será no dia 06

Dia 06 de janeiro a partir das 8h
SETREM, Cotrimaio, Sicredi e Emater. Pesquisadores e profissionais renomados estarão presentes nesta edição, que tem como foco a cultura de milho. O evento ocorrerá na área de pesquisa agropecuária da instituição de ensino, no dia 06 de janeiro, quinta-feira, às 8h.
Serão apresentados materiais genéticos das empresas: Coodetec, Dow, Agroeste, Agroceres, Syngenta, Pioneer, Dekalb, Balu e Nidera. Também haverá palestra sobre ‘Como produzir milho com qualidade deferenciada’. Será oportunizado onibus até o local. Interessados devem inscrever-se nas unidades da Emater, Sicredi ou Cotrimaio.

Jovens protestam na rampa do Planalto contra reajuste

Jovens protestam na rampa do Planalto
contra reajuste 
Cerca de 100 estudantes universitários e secundaristas ocuparam a rampa do Palácio do Planalto no início desta tarde, em protesto ao aumento de salários dos parlamentares. Pela manhã, os estudantes saíram da rodoviária de Brasília e seguiram até o Congresso. A ideia era subir a rampa do Legislativo, mas o excesso de seguranças em frente ao prédio levou os manifestantes a mudar de estratégia. Eles aproveitaram um descuido da segurança presidencial, que dispunha apenas de alguns militares do Exército, para subir a rampa mais famosa do País.
Durante o protesto, sobrou também para a presidente eleita, Dilma Rousseff. "Ô Dilma, que papelão, tem dinheiro para ministro, mas não tem para a educação", diziam em coro. Os estudantes reclamaram da "ditadura parlamentar". "A gente conseguiu tirar o (ex-governador José Roberto) Arruda do governo do Distrito Federal. Agora, na questão do reajuste dos parlamentares, a população não foi para as ruas. Então restou aos estudantes agarrar essa bandeira", disse Nayara Marins, 19 anos, do curso de Ciências Sociais da Universidade de Brasília (UnB).

O estudante Bruno Campos Oliveira, 16 anos, do colégio Leonardo da Vinci, contou que ficou surpreendido com a própria façanha do grupo de ocupar a rampa. Ele disse que, quando viu soldados em frente ao Planalto, achou que não seria possível fazer o protesto no local. Depois de cerca de 20 minutos, os estudantes seguiram em direção à Esplanada. Nesse momento, carros da tropa de choque de Brasília já estavam no local, além de soldados do Exército e mais homens da segurança da Presidência.

"Ninguém ganha de corrente", alerta comandante de Buscas e Salvamentos dos Bombeiros

Bombeiros retiraram corpos submersos
no Guaíba
Desde quinta-feira, pelo menos seis pessoas morreram afogadas em rios, lagos e açudes do Rio Grande do Sul. Outras duas estão desaparecidas. Segundo o comandante do Grupamento de Buscas e Salvamentos dos Bombeiros (GBS), major Jarbas de Ávila, o número poderia ser menor caso as vítimas seguissem algumas recomendações das autoridades. Somente no Guaíba, três pessoas morreram.
— O principal é entender que onde eu não conheço, não posso entrar. Mesmo que saiba nadar, ninguém ganha de corrente! Ninguém quer que as pessoas não aproveitem o verão, mas elas têm de saber onde entrar — afirma.
Em 2009, uma equipe dos Bombeiros realizou palestras para conscientizar moradores da Vila Chocolatão sobre as armadilhas que um banho no Guaíba pode trazer. Segundo Ávila, apesar de aparentar não ter desníveis, o fundo do lago é irregular e pode causar tragédias.
— O leito do lago não é natural, ele foi feito por aterro. Tem buracos, valas, pedaços de galhos e pedras. Em cima disso, fica um lodo. A gente está sempre sinalizando, porque os buracos ficamos nos mesmos lugares. Tem um do lado da prainha do Gasômetro que tem quatro metros de profundidade, a um metro da margem — exemplifica.
Há 17 anos no Corpo de Bombeiros, o comandante já perdeu a conta de quantos corpos retirou das águas.
— A gente briga, bate nessa tecla. Ninguém quer ver essas coisas mais — enfatiza.
Confira o balanço completo dos afogamentos que ocorreram no Estado desde o início do feriadão:
DOMINGO
Alegrete - Alexandre Pires Fernandes, 13 anos, morreu afogado em uma lagoa em uma área de camping de Alegrete. Um grupo de amigos estava nadando quando dois meninos se afogaram. Um deles foi socorrido com vida. As buscas ao corpo de Alexandre começaram às 17h. Uma hora depois, o corpo foi encontrado.
Porto Alegre - Um jovem e um adolescente morreram afogados na manhã deste domingo na Ilha Grande dos Marinheiros na Capital. De acordo com o Corpo de Bombeiros, os amigos Paulo Ricardo Dorconi da Silva, 25 anos, e Jeferson Luis da Silva, 13, entraram nas águas do Guaíba sob uma ponte da freeway, por volta das 11h30min. Parentes que estavam no local não conseguiram localizar os dois e acionaram os bombeiros.
SÁBADO
Cachoeira do Sul - Por volta das 18h30min de sábado foi localizado o corpo de João Ronaldo Rodrigues, 46 anos, desaparecido durante a tarde no balneário Caixa d'Água, em Cachoeira do Sul. O balneário fica nas proximidades da Estrada da Ferreira, no interior do município. Segundo os bombeiros, Rodrigues estava acompanhado por familiares, que tentaram o salvar. O corpo foi localizado submerso, a 800 metros de onde houve o afogamento.
SEXTA-FEIRA
Rio Pardo - Foi encontrado no final da manhã deste sábado o corpo de Ceres Ricardo Tomaz, 16 anos, que havia desaparecido em uma lagoa em Rio Pardo. O adolescente estava com amigos na lagoa que fica próxima à cidade cenográfica quando se afogou na tarde de sexta-feira, por volta das 16h. Ele foi encontrado perto do meio-dia deste sábado numa parte funda do lago, próximo à margem. Quem fez o resgate foi uma equipe de mergulhadores do Grupo de Buscas e Salvamento de Porto Alegre. Segundo o Corpo de Bombeiros de Rio Pardo, a lagoa chega a ter 20 metros de profundidade.
QUINTA-FEIRA
Porto Alegre - Familiares encontraram no final da tarde desta sexta-feira o corpo do empresário Gilvano Zamboni. Ele se afogou no Guaíba, na Capital. O seu jet ski foi localizado na quinta-feira, à deriva. Próximo a ele estava o sobrinho de Zamboni, que foi resgatado com vida. A presença do jet ski no meio das águas, foi notada por outro sobrinho da vítima, por volta das 20h de quinta-feira.

Agência central do Banrisul na Capital tem princípio de incêndio

Agência central do Banrisul na Capital 
tem princípio de incêndio
Um princípio de incêndio, na central de ar-condicionado, obrigou a evacuação do prédio do Banrisul, na rua Caldas Júnior, no Centro de Porto Alegre., nesta segunda-feira. O foco ocorreu no 5ª andar e levou apreensão aos trabalhadores que chegavam para trabalhar, por volta das 8h30min. A primeira pessoa a detectar o problema foi uma funcionária da limpeza Karen Lobato. Ela acionou a Brigada de Incêndio do edifício, que agiu logo e controlou as primeiras chamas. “Quando vi, os aparelhos de ar-condicionado começaram a largar fumaça, que foi entrando para dentro das salas e chamei o pessoal para subir, enquanto os primeiros funcionários eram avisados e deixaram o prédio”, disse ela.
O Corpo de Bombeiros chegou ao local e isolou o andar, onde havia muita fumaça. Depois de isolada a área, foram desligados os equipamentos nos quais houve o curto-circuito. Segundo os bombeiros, os equipamentos foram completamente desligados para evitar um novo problema.
A informação sobre o princípio de incêndio logo se espalhou pelo prédio, e os funcionários que recém começavam a chegar, tiveram de descer às pressas. Junto à porta, as colegas Viviane Scher, Camila Fachin e Natália Moraes ainda estavam apreensivas, enquanto comentavam o fato. “O pessoal começou a passar pelas salas avisando que devíamos todos descer. Todo mundo foi para as escadas e elevadores, que continuavam funcionando, mas não sabíamos direito em que andar estaria ocorrendo o incêndio”, afirmou Camila.
No 5º andar, a quantidade de fumaça ainda era grande,cerca de 30 minutos após a chegada dos bombeiros. Na rua, funcionários que não quiseram se identificar reclamavam que não houve uma ação coordenada para a evacuação. “As pessoas que iam descendo é que avisavam os colegas, mas uma coisa desorientada, e não sabíamos direito o que estava acontecendo”, afirmou uma funcionária. Depois de 45 minutos, todos foram liberados para subir, mas o 5º andar ainda permanecia com poucos servidores devido à fumaça.

Comemoração Natalina para as crianças do PIM em Santa Rosa

Crianças reunidas para comemorar
As crianças envolvidas no Programa Primeira Infância Melhor/PIM, se reuniram para comemorar o fim de ano. O evento foi realizado na Escola Joaquim José Felizardo, CIEP, onde são realizadas as atividades do Programa.
Muitas famílias participaram da atividade. Foi realizada uma programação de celebração onde foi tratado do verdadeiro sentido do Natal. As crianças atendidas pelo Programa receberam presentes através de doações das Secretarias de Educação e Juventude, Desenvolvimento Social e Fundação Municipal de Saúde, como também das visitadoras, os quais foram entregues pelo Papai Noel. Após as atividades e os presentes, todos participaram de uma confraternização.

Lula afirma que não foi difícil governar o Brasil

Lula sai feliz do Governo Brasileiro
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse na manhã desta segunda-feira, ao longo do último programa “Café com o presidente” de sua gestão que “foi gostoso” governar o país e que não achou nada complicado essa tarefa.
Ele afirmou que vai trabalhar até dia 30 de dezembro e também pediu ao povo para apoiar a presidente eleita, Dilma Rousseff, que tomará posse dia 1º de janeiro.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse na manhã desta segunda-feira, ao longo do último programa “Café com o presidente” de sua gestão que “foi gostoso” governar o país e que não achou nada complicado essa tarefa.
Ele afirmou que vai trabalhar até dia 30 de dezembro e também pediu ao povo para apoiar a presidente eleita, Dilma Rousseff, que tomará posse dia 1º de janeiro.
O presidente iniciou o programa dizendo que só vai parar de trabalhar dia 30 de dezembro. Depois, descansa no último dia do ano e entrega o país no dia seguinte.
— Trabalhar até o último dia é um compromisso que assumimos com o povo brasileiro quando tomamos posse no dia 1º de janeiro de 2003 e, depois, tomamos posse, outra vez, dia 1º de janeiro de 2007. Para que o Brasil possa fazer aquilo que é necessário é preciso que a gente trabalhe do primeiro ao último dia. Não há nenhuma razão para a gente fraquejar, amolecer. Tenho compromissos com a administração. Até o dia 30 eu vou trabalhar. Ainda tenho que viajar para Pernambuco, Ceará, Bahia. E tem coisa para fazer em Brasília. Então, até o dia 30 eu trabalho. Dia 31 eu paro para descansar, desligo o motor, deixo o motor esfriar para poder entregar o motor para a Dilma, com manutenção feita, tudo direitinho para que ela possa começar dia 2 de janeiro, a 100 por hora.
Lula também falou sobre o programa “Café com o presidente”, e sugeriu que a presidente eleita, Dilma Rousseff, siga usando o programa como um de seus canais de comunicação
— É importante lembrar que no dia 17 de novembro de 2003 colocamos no ar o primeiro programa Café com o presidente. Foram 279 programas. Paramos nas eleições de 2006 e um pouco nas eleições de 2010. Penso que é justo que a nova presidente continue esse programa. Muitas das coisas que nós falamos aqui repercutem na televisão. As pessoas ficam sabendo pela televisão. Acho que a nossa presidente tem que utilizar o máximo possível esse espaço.
No último programa da série Lula pediu apoio do povo ao trabalho de Dilma.
— A mensagem que eu poderia dar para o povo brasileiro é a de pedir apoio para a presidente eleita, e apoio muito forte. O Brasil vai precisar de muita energia positiva. O Brasil está vivendo uma fase importante, de crescimento, consolidação, de um processo de crescimento econômico que pode nos levar a ser, dentro de cinco ou seis anos, a quinta economia mundial. Serão quatro anos de intensivo trabalho. Dilma vai precisar de todo o apoio. E é isso que eu queria pedir para vocês.
Por último, Lula agradeceu ao povo brasileiro, a Deus, e disse que não foi difícil governar o Brasil. Afirmou que “foi até gostoso demais”.
— Agradecer o carinho imenso que vocês tiveram comigo nesses oito anos, dizer que eu quebrei um tabu, porque todo mundo dizia que era muito difícil governar o Brasil, que era difícil, complicado. Eu não achei nada complicado, achei até gostoso demais. Provar que é possível fazer as coisas, fazer acontecer, permitir que o povo participe. Então, no fundo do coração, muito obrigado ao povo brasileiro, aos nossos ouvintes, a cada mulher, homem, criança que, nesses oito anos, me ajudaram a fazer do Brasil o que estamos colhendo agora. Sou muito grato. Sou um homem agradecido. Agradecido a vocês. Agradecido a Deus, que foi muito generoso comigo, me deu o que eu jamais imaginei ter, ou seja, a sorte de ser presidente desse país e de poder governar o Brasil com a dimensão que o povo brasileiro queria que governasse.

Safra de uva deve ser farta e de qualidade superior

Produção vitivinícola tem sido favorecida pela
ação do fenômeno La Niña
É com expectativa de uma colheita farta e de qualidade superior que os vitivinicultores do Vale dos Vinhedos, região que abrange Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, na serra gaúcha, aguardam a abertura da nova safra da uva.
Para o período que se inicia nos primeiros dias de janeiro e segue até março, a previsão é de que a produção supere em 15% o ciclo anterior.
Os trabalhos de colheita estão embalados não somente por esses dois fatores. O aumento do preço da uva, que passou de R$ 0,46 o quilo para R$ 0,52 o quilo – valorização de 13% – é um fator que motiva o vitivinicultor, que há quatro anos não tinha a cotação de seu produto reajustado. Embora o valor tenha ficado abaixo do que era reivindicado, os representantes do setor têm a perspectiva de vender a fruta acima do valor mínimo.
Esse otimismo nos parreirais já reflete na indústria, que anuncia elevada demanda da matéria-prima para sucos, vinhos e espumantes. A uva comum, a chardonnay e a resling são as mais procuradas. O presidente executivo do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Carlos Paviani, estima colheita 20% maior nos parreirais destinados à fabricação de vinho, especialmente pela entrada de novas áreas de plantio que estão começando a produzir agora.
— A perspectiva é boa. O clima está equilibrando chuva e sol em boas quantidades e o calor deve garantir uma matéria-prima de qualidade — avalia o executivo.
A chuva registrada em dezembro não chega a preocupar os produtores.
— Em geral, a safra deverá ser muito boa. Foi um episódio isolado, e claro que nos preocupamos com os produtores afetados, mas não é nada que comprometa o resultado — afirma o diretor executivo da Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul (Fecovinho), Hélio Marchioro.