Agência central do Banrisul na Capital tem princípio de incêndio |
Um princípio de incêndio, na central de ar-condicionado, obrigou a evacuação do prédio do Banrisul, na rua Caldas Júnior, no Centro de Porto Alegre., nesta segunda-feira. O foco ocorreu no 5ª andar e levou apreensão aos trabalhadores que chegavam para trabalhar, por volta das 8h30min. A primeira pessoa a detectar o problema foi uma funcionária da limpeza Karen Lobato. Ela acionou a Brigada de Incêndio do edifício, que agiu logo e controlou as primeiras chamas. “Quando vi, os aparelhos de ar-condicionado começaram a largar fumaça, que foi entrando para dentro das salas e chamei o pessoal para subir, enquanto os primeiros funcionários eram avisados e deixaram o prédio”, disse ela.
O Corpo de Bombeiros chegou ao local e isolou o andar, onde havia muita fumaça. Depois de isolada a área, foram desligados os equipamentos nos quais houve o curto-circuito. Segundo os bombeiros, os equipamentos foram completamente desligados para evitar um novo problema.
A informação sobre o princípio de incêndio logo se espalhou pelo prédio, e os funcionários que recém começavam a chegar, tiveram de descer às pressas. Junto à porta, as colegas Viviane Scher, Camila Fachin e Natália Moraes ainda estavam apreensivas, enquanto comentavam o fato. “O pessoal começou a passar pelas salas avisando que devíamos todos descer. Todo mundo foi para as escadas e elevadores, que continuavam funcionando, mas não sabíamos direito em que andar estaria ocorrendo o incêndio”, afirmou Camila.
No 5º andar, a quantidade de fumaça ainda era grande,cerca de 30 minutos após a chegada dos bombeiros. Na rua, funcionários que não quiseram se identificar reclamavam que não houve uma ação coordenada para a evacuação. “As pessoas que iam descendo é que avisavam os colegas, mas uma coisa desorientada, e não sabíamos direito o que estava acontecendo”, afirmou uma funcionária. Depois de 45 minutos, todos foram liberados para subir, mas o 5º andar ainda permanecia com poucos servidores devido à fumaça.